AQUELE QUE SUPRE TODAS AS NOSSAS NECESSIDADES

Reino. Polarização. Igreja  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

- Você já teve dúvidas sobre a compaixão de Jesus, ou sobre sua sensibilidade em relação às suas necessidades? Você já disse para si mesmo: “será que ele realmente se importa?” …
Como ficou em relação a isto? Quais foram seus sentimentos? Raiva? Angústia? Tristeza? Desespero? Desânimo?
- Você já teve dúvidas sobre o poder de Jesus para lidar com sua necessidade?
O que fez em relação a isto? Tentou resolver do seu jeito? Tentou controlar a situação?
Com as coisas acabaram? Deram certo? Ficaram piores? Ou nada mudou?
Como você ficou em relação a isto? Ansioso? Inquieto? Culpado? Com medo? Cansado?
NARRATIVA
=> O sermão de hoje é para você que perdeu a esperança em Jesus.
É para você que acredita que Jesus só importa com algumas pessoas especiais, que tem algum tipo de mérito que você não tem… É para você que carrega feridas no coração… angústias na alma… É para você que está com o espírito entristecido, porque acredita que Jesus não olha para você… não olha para as suas necessidades… como se ele não tivesse compaixão de você…
=> Mas.. O sermão de hoje é, também, para você que não quer ter esperança em Jesus!
É para você que quer controlar todas as coisas em sua vida… é para você que não quer soltar as rédeas da vida, não quer largar o volante de sua casa… é para você que acredita que se você tiver todas as coisas sob seu controle, tudo ficará bem… Este sermão é para você que ao tentar controlar todas as coisas, não confia no poder de Jesus em cuidar de todas as coisas, e, por isso, vive cansado, ansioso, aflito, amargurado, estressado… com alma inquieta…
Seja você que perdeu a esperança em Jesus… ou você que está se recusando a confiar somente em Jesus… o texto de hoje nos lembra que JESUS É AQUELE QUE SUPRE TODAS AS NOSSAS NECESSIDADES

QUATRO TÓPICOS SOBRE JESUS, COMO AQUELE QUE SUPRE TODAS AS NOSSAS NECESSIDADES

I. O CORAÇÃO DE JESUS - v.13,14

O texto narra a atitude de Jesus de buscar um lugar solitário, no deserto, após ficar sabendo do interesse de Herodes por ele (v.1,2). Entretanto, a multidão não o deixa. Enquanto ele entra no barco e atravessa o Mar da Galileia, a multidão dá a volta, e chega primeiro que ele. Segundo Lucas, o local era nos limites de Betsaida (9.10).
Então, o texto diz que Jesus fez três coisas em relação à multidão => Viu + compadeceu-se + curou
1. O significado de compadecer-se” | palavra só é usada nos evangelhos + 90% para Jesus
Entranhas x coração = sede das afeições | algo que mexe com o corpo de modo profundo;
seu coração saiu ao encontro deles
2. O alcance desta “compaixão” é impressionante | Jesus se compadece de toda a multidão que o seguiu
Independente da fé deles... do amor deles..
Jo 6.1-14 => Independente do interesse deles em relação à Jesus...
Ex.: Lc 17 - Dez leprosos;

APLICAÇÃO

Se você está perdendo as esperanças em Jesus, porque acredita que ele não se importa… meu querido, ele se importa mais do você possa imaginar! A compaixão dele quer a sua necessidade!
Ele trata o aflito como ovelha que não tem pastor, porque o seu coração se derrama em compaixão, em misericórdia e em amor!
Compaixão não é algo que ele apenas sente, e então passa… é algo que ele é, que faz parte da natureza dele e está presente em seu coração..
Compaixão é o que ele é! As escrituras afirmam:
Êxodo 34.6 “O Senhor Deus compassivo e bondoso, tardio em irar-se e grande em misericórdia e fidelidade;”
Salmo 103.8 “O Senhor é compassivo e bondoso; tardio em irar-se e rico em bondade.”
Então… acredite! Não perca a esperança! Ele se importa, porque este é coração dele - compaixão é o que ele é!
Já parou para pensar em como isto muda tudo?
Se compaixão é o que ele é, então compaixão não é uma resposta a um ritual, a uma boa obra e nem uma recompensa que recebemos!
Talvez você esteja aflito porque não está fazendo o que acredita ser necessário para destravar as bênçãos da misericórdia dele.
Compaixão não é algo que se move por mérito, mas demérito. Não é algo que é dado aos fortes, mas aos fracos. A misericórdia não é para os sãos, mas para os doentes.
Se o coração de Jesus é compassivo, então o alvo deste coração é sua necessidade! O que ele quer é a sua necessidade!
- Mas, os discípulos precisam entender isto...

II. AS ORDENS DE JESUS - v.15-18

O tempo passa, e os discípulos vão a Jesus com quatro problemas - v.15
Deserto + Tarde + multidão + s/ dinheiro (Mc 6.30-34; Jo 6.1-14)
Eles estão, em alguma medida, preocupados com a necessidade da multidão => Eles só conseguem ver os problemas...
1. Primeira ordem = “deem vocês mesmos de comer a eles” - v.16,17
A ordem de Jesus expõe a completa insuficiência dos discípulos;
Nós não temos nada, senão cinco pães e dois peixes” | comida comum da Galiléia + pães de pobre
2. Segunda ordem = “tragam esses pães e peixes aqui para mim” - v.18
Jesus quer a insuficiência dos discípulos;

APLICAÇÃO

Se a compaixão de Jesus quer a nossa necessidade, seu poder quer a nossa insuficiência. Jesus sempre trabalha com aquilo que não temos, ou com o que temos que não vale nada.
Se tudo o que você tem é seu sofrimento, oferte-o a Deus!
Se tudo o que você tem parece não valer nada e não fazer a menor diferença, deixe aos cuidados de Jesus!
Meus irmãos, esta ordem coloca os discípulos diante da realidade - o reino de Deus não depende da força do braço deles, da competência deles, da inteligência deles ou qualquer outra coisa.
Não importa o que seja, não somos suficientes para sustentar nossa vida, nossa família! A igreja não existe pela nossa competência! O Reino não avança pelas nossas brilhantes ideias! Tudo o que temos, no fim das contas, são cinco pães e dois peixes, que não serve para nada...
- Quantas vezes caímos no erro de acreditarmos que somos suficientes para lidar conosco, com nossos problemas, com nossa família, com a igreja... com o mundo?
Ex.: A igreja não vive sem mim (?) / Meu filho/filha não faz nada sem mim (?) / Minha casa só funciona por causa de mim (?)
Resultado imediato => Orgulho + Soberba + Arrogância | Deus resiste aos soberbos…
Resultado a longo prazo => Culpa + Medo + Ansiedade
Todas as vezes em que queremos ocupar o lugar de Deus - vida, trabalho, casa, igreja => resultado será este: orgulho => culpa, medo, ansiedade, cansaço, desanimo, remédios…
Se você está na fase do orgulho => Arrependa-se! Porque você está vivendo em um ciclo de insensatez!
Se você está na fase da culpa, do medo e da ansiedade => Arrependa-se! Você está próximo do quebrantamento e da humilhação… já está se deparando como fato de que tudo o que você tem é pouco, ou nada!
Qual o próximo passo? Entregue a Jesus a sua insuficiência! Ele quer o nosso nada. Ele quer o vaso de barro que somos.
2Coríntios 12.9–10 “Então ele me disse: “A minha graça é o que basta para você, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.” De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo…”
Purples, Pouco: Jesus, a minha vida toda é pouco / O tudo que eu posso oferecer é pouco / Ainda assim, recebes e usas do meu pouco / Pois Tua obra nunca dependeu de mim
Seja qual for a necessidade, você não tem o que é necessário para lidar com ela. Se a compaixão de Jesus quer a nossa necessidade, seu poder quer a nossa insuficiência.
Então, o que ele fará quando finalmente entregarmos a nossa necessidade e insuficiência a ele? Quando deixarmos tudo em suas mãos?

III. O PODER DE JESUS - v.19-21

Jesus, como o pastor do Salmo 23, que nos leva a pastos verdejantes, ordena a multidão que se assente sobre a relva verde (Mc 6), então faz três coisas que geram um resultado perfeito - um suprimento completo.
1. Ele ora em gratidão - v.19b | "Bendito és tu, Senhor nosso Deus, Rei do Universo, que nos faz nascer o pão da terra"
Portanto, deve ficar claro, para todos os discípulos, e para a multidão, que toda provisão vem do Senhor. Sua necessidade será suprida pelo Senhor.
2. Ele entrega aos discípulos - v.19c
v.16 x v.19 => De fato, os discípulos irão distribuir às pessoas as bênçãos do Reino, mas as dádivas do reino não provém deles, provém do Rei. Os discípulos são apenas servos do Rei.
3. Ele multiplicou os pães e peixes - v.19
Jo 2 - Jesus transformou água em vinho x Este evento é narrado em todos os evangelhos, um dos poucos;
Gn 1 + Ex 16 x Mt 14 | Jesus cria, do nada, alimento para uma multidão no deserto;
Qual foi o resultado final? - v.20,21
Todos foram supridos
O melhor que os discípulos poderiam fazer era o pior para a multidão, porque era absurdamente insuficiente para ela. Mas, Jesus é poderoso para suprir todas necessidade daquela multidão.
O melhor que você pode fazer pela sua vida, sua família ou pela igreja, e pelo Reino de Deus, é insuficiente. Mas, o que Jesus pode fazer é algo que superabunda toda expectativa.

APLICAÇÃO

Se a compaixão de Jesus quer a nossa necessidade, e seu poder quer a nossa insuficiência, então a única coisa que precisamos fazer é confiar em Jesus - porque ele é plenamente capaz de lidar com nossa necessidade, seja ela qual for.
Portanto, se você está tentando controlar a sua vida, acorde deste pesadelo! Você não pode multiplicar cinco pães e dois peixes… você não pode tornar sua insuficiência útil para alguma coisa!
=> Eu sei… que pode parecer inseguro demais, largar tudo e confiar em Jesus! Eu sei que pode te deixar vulnerável demais soltar a mão do mastro, mas Jesus está no barco e ele é quem controlar o vento e o mar…
Então, diga ao seu pobre coração orgulhoso...
Isaías 40.12 “Quem na concha de sua mão mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmos? Quem recolheu o pó da terra na terça parte de uma vasilha e pesou os montes e as colinas numa balança?”
Isaías 40.28–31 “Será que você não sabe, nem ouviu que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? A sabedoria dele é insondável. Ele fortalece o cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços, de exaustos, caem, mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.”
Por que, então, você insiste em manter-se rebelde a este poder? Por que não larga as rédeas? Por que não confia nele?
- Se ele pode transformar cinco pães e dois peixinhos em alimento para uma multidão, então será que ele não pode cuidar de seus problemas? Será que ele não pode suprir suas necessidades? Será que ele não pode suprir as necessidades de sua igreja?
Agora, no fim, o que Mateus quer nos ensinar?

IV. A SUFICIÊNCIA QUE É JESUS - 20b

O grande detalhe do texto é que sobraram 12 cestos cheios. O que isto significa? Seria o número aleatório? Como entender?
CENA => multidão do povo de Deus + deserto + milagre => 12 cestos cheios | 12 = Israel
É como se o texto estivesse recontando uma história para nós - a história sobre Deus provendo para o seu povo, no deserto, o que ele realmente precisa, e de forma milagrosa…
É Mateus, que escreveu para Judeus, quisessem ensiná-los de que Jesus quisesse tem o que é necessário para Israel, e tudo o que precisam fazer é ir a ele, e recebê-lo como o Messias prometido.
Ele é a provisão divina para o seu povo no deserto em que estavam!
É como se Jesus estivesse dizendo: se vocês virem a mim, eu lhes darei o melhor desta terra - lhes levarei à verdadeira terra e ao verdadeiro baquete: o banque messiânico, onde ele serve a si mesmo ao seu povo.
João 6.51 “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá eternamente.”

APLICAÇÃO

A compaixão de Jesus quer a nossa necessidade e seu poder quer a nossa insuficiência, para que no fim Jesus mesmo seja o grande suprimento de nossa alma => Ele é o pão que sacia a fome que somos!
Sabe porque você anda inquieto e ansioso neste deserto que você está?
É porque você está cavando cisternas que não retém água, para tentar plantar por si mesmo, neste deserto em que está, trigo para fazer pão para saciar a sua fome…
Você está tentando salvar a si mesmo! Construir seu próprio refúgio, poupar para sua própria segurança e comprar sua própria felicidade.
Você está acreditando que este deserto vai passar quando você fizer algo incrível… quando você tiver isto ou aquilo… quando chegar a este ponto ou aquele… Mas, não tem a ver com você, tem a ver com Jesus!
Você está tentando plantar trigo no deserto, para fazer pão para si mesmo = mas, você só precisa do pão que é Jesus!
Sl 23 - Se ele é o pastor, então não sentirei falta de nada, porque ele é suficiente => Projeto Sola
Sua necessidade não depende de você, depende de Jesus, então tudo o que você precisa é de Jesus. Se você continuar tentando salvar a sua vida, sua família ou a igreja você vai negar a Jesus, e destruir a si mesmo…
A fome que você é não será suprida com corpo / dinheiro / status / dopamina / remédios - seu necessidade só pode ser saciada em Jesus!

CONCLUSÃO

Venha a ele! E ele alimentará sua alma… saciaria sua necessidade com tudo o que ele é… ele lhe levará ao banquete da alegria messiânica, e você verá ele cuidando de todas as coisas!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.