39 - PRESERVAÇÃO DOS SANTOS: DESCANSE NA OBRA DO SENHOR

Reforma Protestante  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

TEXTO - FILIPENSES 1.6

Philippians 1:6 NAA
6 Estou certo de que aquele que começou boa obra em vocês há de completá-la até o Dia de Cristo Jesus.

INTRODUÇÃO / Contexto

O Gancho (A Confiança Humana):

O ano é 1912. O mundo está maravilhado com o triunfo da engenharia humana, o RMS Titanic. Promovido pela White Star Line com uma confiança inabalável, ele era o navio 'inafundável'. Era um símbolo do que o homem podia fazer; uma fortaleza de aço contra o poder do oceano. Esta palavra, 'inafundável', é a imagem perfeita da confiança que muitas vezes depositamos em nossa própria força, em nosso próprio esforço para agradar a Deus. Nós tentamos construir nosso próprio navio 'inafundável' de boas obras e resoluções, acreditando que somos fortes o suficiente para chegar ao destino final.

A Crise (A Falha Humana):

Mas todos nós sabemos o que aconteceu naquela noite fria e escura no Atlântico Norte. O navio encontrou um iceberg. A confiança humana colidiu com a realidade, um bloco de gelo que não precisou sair de seu lugar. E o 'inafundável', afundou. Em poucas horas, a maior obra da engenharia humana estava no fundo do oceano a 4km da superfície. Isso é o que acontece com a nossa autoconfiança espiritual. Cedo ou tarde, ela colide com o iceberg da nossa fraqueza, do nosso pecado, ou de uma tribulação que não conseguimos suportar... e sentimos que estamos afundando.

O Pivô (A Verdadeira Confiança):

E aqui está o ponto central. O que muitos relatos insistem ser verdade, é que enquanto o gigante de aço afundava, a orquestra não tocou uma música de pânico. Eles se reuniram e tocaram um hino: 'Mais Perto Quero Estar de Ti'. No momento da falha humana total, quando o melhor que o homem podia construir estava ruindo, a única coisa que restou foi se agarrar à única segurança que é verdadeiramente inafundável. O único que, de fato, pode garantir perfeita segurança.

A Tese (O Sermão):

Muitos de nós vivemos a vida cristã como se estivéssemos no Titanic: ansiosos, tentando consertar o casco com nossas próprias forças, com medo de que, a qualquer momento, tudo vá por água abaixo. Mas a doutrina da 'Perseverança dos Santos', (o último dos cinco pontos dos cânones de Dort, ou como também é chamado, os cinco pontos do calvinismo) que vamos ver hoje é a boa notícia de Deus que diz: Você não está no Titanic. A sua salvação não é um navio construído por homens; é uma arca construída por Deus. A sua segurança não depende da sua capacidade de 'não afundar'. A sua segurança depende da promessa daquele que disse em Filipenses 1:6: 'Aquele que em vós começou a boa obra, a aperfeiçoará até ao dia de Cristo Jesus'.

EXPOSIÇÃO

VERDADES 1: Descanse no Construtor, não no Navio! (Filipenses 1:6a)

Texto: "Estou certo
A base da vida cristã não é "achismo", é certeza.
Note que o apóstolo não diz: ‘eu penso, eu acho, talvez, pode ser que’, ele se firma em uma certeza, em uma convicção: ‘ESTOU CERTO’
Outras traduções:
ARA: Estou plenamente certo
ARC: Tendo por certo isto mesmo
NVI: Estou convencido 
NVT: Tenho certeza
Bíblia Livre: Eu estou absolutamente certo
BNV-P: E eu tenho a certeza
Paulo está convicto, certo porque a sua certeza se baseia em alguém que é infalível, imutável, eterno, todo poderoso e é a Ele que Paulo nos direciona a seguir
de que aquele que começou boa obra em vocês há de completá-la até o Dia de Cristo Jesus."
O foco está em Quem começou, não em nós.
A boa obra não foi iniciada por você. Foi o que vimos quando ouvimos o sermão sobre a Eleição Incondicional, o segundo dos pontos.
A nossa salvação não foi uma conquista, uma cooperação, uma via de mão dupla, foi um ato exclusivo e completo de Deus resgatar, retirar a venda dos olhos, destampar os ouvidos que estavam surdos e nos transportar do reino das trevas para o reino de sua maravilhosa luz. Foi o braço forte do Senhor que nos resgatou, não foi a sua sabedoria, a sua inteligência, a sua capacidade de ver e aceitar o que outros não viram e não aceitaram.
Ele não é um arquiteto que abandona o projeto no meio, Deus não é como eu e você que começamos um projeto super empolgados, focados e a 220 e, de repente, após um tempo, simplesmente abandona aquilo como está porque está levando tempo de mais, ou porque está difícil de mais, ou porque o entusiasmo já não é o mesmo e os olhos não brilham mais.
Deus escolheu te chamar e se Ele se moveu em sua direção para mudar a sua condição, não foi porque Ele estava entediado e queria fazer algo diferente, mas porque Ele te amou tanto que decidiu desde toda a eternidade que iria não só te salvar, mas garantir que você seria eternamente salvo.
E é porque a obra é exclusivamente Dele que Paulo está certo e convicto, pleno em sua certeza de que:
aquele que começou boa obra em vocês há de completá-la até o Dia de Cristo Jesus."
Ele não apenas te convidou; Ele começou a obra e há de completar. Foi Ele quem te chamou, te regenerou. A iniciativa é 100% dEle. Se Ele começou, a responsabilidade de terminar é dEle.
Pode ser que nós não demos conta de algo que nos propomos a fazer, acontece. Mas quando foi que Deus foi incapaz de concluir algo que Ele se propôs a fazer?

VERDADE 2: APRENDENDO A SILENCIAR AS DÚVIDAS DA NOSSA MENTE (Romanos 8:31-39)

Mas... e se...? E a vida real? E as minhas lutas? E o diabo? E o meu próprio pecado? Porque sabe pastor Gerson, você não sabe como é a minha vida, como eu luto e o quanto eu sofro. Essa certeza até pode ser real na vida de privilegiados, mas na minha vida, eu não vejo isso.
Paulo, tendo feito a promessa em Filipenses, (promessa essa que não temos a autorização de duvidar pois isso é o mesmo que duvidar do próprio Deus, é pecado) também nos dá a defesa quando as dúvidas surgem em Romanos 8. Ele nos leva a um tribunal e prova que essa 'boa obra' está blindada contra qualquer ataque."
(Aqui você passa pelas 5 perguntas de forma breve, como você sugeriu, talvez agrupando-as):
Paulo inicia com perguntas retóricas: "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" e "Aquele que não poupou seu Filho... não nos dará tudo? "(v. 31-32)
Eu não sou suficiente, não vou aguentar, já não aguento hoje...
Paulo está dizendo que a obra não vai falhar por falta de recursos porque não faltam recursos a Deus. Deus já pagou o preço máximo (Seu Filho). Deus já fez TUDO o que deveria ser feito, PAGOU TUDO. Você acha que Ele economizaria agora na graça que você precisa para terminar a jornada? Isso não é só duvidar da graça de Deus, é ser irracional!
A Prova Legal (v. 33-34): Pergunta 3 e 4: "Quem intentará acusação?" e "Quem é que condena?"
Mas a minha consciência pesa, eu lembro constantemente do meu passado, lembro da minha vida, pior, ainda cometo pecados que eu jurei pra Deus que não cometeria mais...
A obra não vai falhar por causa de culpa. A morte do Deus vivo foi justamente para apagar toda a sua dívida com o Pai. O Diabo é o "acusador", mas não é que ele vá perder esse caso contra você, ele já perdeu o caso. Por quê?
O Juiz (Deus) é quem justifica.
O Advogado de Defesa (Cristo) é também quem pagou a pena (morreu), provou a vitória (ressuscitou) e está agora mesmo intercedendo por você. O caso está encerrado.
Dito tudo isso: Pergunta 5: "Quem nos separará do amor de Cristo?" (v. 35-39)
A obra não vai falhar por causa da oposição da vida (tribulação, angústia, perseguição). Paulo lista tudo o que o mundo e o inferno podem jogar em nós e conclui que nada disso pode "nos separar" do amor de Deus.
Luta,
angústia,
perseguição,
fome,
necessidade material,
perigos,
violência,
morte,
vida,
futuro,
anjos,
demônios,
altura ou profundidade,
Absolutamente nada nesse existência é capaz de separar o filho de Deus do seu Senhor.
A obra é indestrutível.
Em todas essas coisas não somos vencedores, somos mais que vencedores porque até essas coisas que deveriam nos fazer cair, cooperam para o nosso bem e nossa vitória passa a ser completa e perfeita em todos os aspectos.
Vencedor é aquele que derrota o inimigo. Alguém que é mais que vencedor faz do inimigo um ajudador que, mesmo sem querer, acaba te ajudando a chegar no seu destino.

CONCLUSÃO

VERDADE 3: ABRACE A CERTEZA (Filipenses 1:6)

há de completá-la até o Dia de Cristo Jesus."
A obra que Deus inicia tem um destino, um propósito: a perfeição.
A obra tem um prazo: o Dia de Cristo.
Deus não trabalha com "quase". Ele não vai te levar 99% do caminho e te deixar na porta do céu dizendo "agora é com você, vai lá filhão".
Ele vai te levar até o fim.

VERDADE 4: É DEUS QUEM TE SEGURA E NÃO O CONTRÁRIO

Mas como Ele faz isso? Se eu me sinto tão fraco?
Philippians 2:13 NAA
13 porque Deus é quem efetua em vocês tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.
Como eu sei que eu vou querer até o fim, que não vou desanimar?
Não é sobre você, é sobre Deus que faz. A pergunta é:
Como Deus garante que vamos 'querer' continuar? Como Ele garante que vamos 'realizar' a caminhada?
Deus vai operar em você não só a vontade, o querer, como também o fazer, segundo a sua boa vontade.
A perseverança do santo é sobre Deus trabalhando em você para que você deseje perseverar e te dando a força para perseverar. Sua luta, seu desejo por Deus, sua própria fé... tudo isso não é você se segurando em Deus; é Deus te segurando e não permitindo que você se perca.
Descanse na obra dEle. Pare de confiar na sua capacidade de "segurar" e comece a confiar na promessa dEle de "completar".

APLICAÇÔES

Mude como você lida com seu pecado.

Quando você peca, seu primeiro sentimento não deve ser o pânico. "Eu afundei! O buraco é grande demais! Será que eu perdi minha salvação? Eu falhei."
Quando você peca, seu primeiro sentimento deve ser a tristeza (porque você pecou contra um Pai fiel), mas não o pânico. Sua reação deve ser: "Eu caí, mas não estou separado dEle (Romanos 8:38). Esta falha não anula a promessa dEle (Filipenses 1:6). Ele vai me aperfeiçoar."

Mude como você enfrenta o sofrimento.

Quando a tribulação vem (Romanos 8:35), não pense: É o fim! Deus me abandonou! Não vou aguentar!" Seu foco está na sua capacidade de suportar.
Quando a tribulação vier lembre-se: "Esta onda é gigante, mas ela não pode me separar do amor de Cristo (Romanos 8:35). Aquele que te segura é maior que esta tempestade. Ele não prometeu um mar calmo, mas prometeu te levar até o outro lado.

Mude sua motivação para as disciplinas espirituais (Leitura, Oração, etc.).

Você ora e lê a Bíblia com medo? Você coloca sua performance como prova da sua espiritualidade?
Lembra de Filipenses 2:13: "Deus está operando em mim o querer e o realizar". Sua disciplina não é você tentando salvar a si mesmo; é Deus te santificando. Quando você não tem vontade de orar, você pode pedir: "Pai, opera em mim o 'querer'!

Mude como você evangeliza e discipula outros.

Você sente um peso enorme, como se a salvação do seu amigo, seu filho, sua filha, seus pais, parentes dependesse da sua capacidade de convencê-lo? Você fica ansioso com o novo convertido, pensando que você precisa garantir que ele não caia?
Entenda que seu papel é plantar e regar, mas é Deus quem "começa a boa obra" e é Deus quem "a aperfeiçoará". Assim você pregará o evangelho com ousadia e descansará com fé, sabendo que a salvação e a santificação são obras do poder soberano de Deus e não obras de sua mão.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.