ELE NOS ENCONTRA ANDANDO SOBRE AS ÁGUA
Reino. Polarização. Igreja • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 6 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
- Você já passou por alguma circunstâncias de sua vida, em que pensou: Como isto está acontecendo? Eu não fiz nada… estava apenas obedecendo a Jesus... Fazendo o que ele disse… e, agora, tudo está um caos!!
Quando se sentiu assim, você gritou para ele, ou gritou para si mesmo e todos à sua volta?
Quando a tempestade chegou, você se descobriu incapaz de lidar com ela ou tentou criar formas de não deixar o barco afundar? Você entregou tudo nas mãos de Jesus ou tentou se salvar?
Outra questão…
- Você já percebeu a si mesmo como fraco na fé diante de inúmeras circunstâncias que surgem na vida? E talvez tenha dito para si mesmo: acho que as coisas não mudam porque minha fé deve ser muito fraca…
Você já se sentiu desanimado por entender que é fraco na fé? Ou um tipo de cristão de nível diferente dos outros?
Se você já se sentiu assim, você chegou a pensar que talvez seja por isso que as coisas não dão certo na sua vida? Ou é por isso que a tempestade não passa… ou é por isso que Jesus não olha para você… ??
Seja você que está tentando ser forte, e está lutando com o barco e a tempestade para ver se consegue um lugar seguro… ou seja você que sabe que é fraco entretanto, resolveu deixar a força da tempestade levar o barco para qualquer lugar...
A BOA NÓTICIA DESTE TEXTO É QUE JESUS NOS ENCONTRA ANDANDO SOBRE AS ÁGUAS…
=> Você não precisa tentar ser forte, lutando com o barco e a tempestade, e, então, ficar cansado, estressado, frustrado, ansioso e a ponto de enlouquecer, porque está fazendo de tudo para levar o barco de sua vida para um local de paz, e não consegue… parece impossível.
O sermão de hoje é para você que está tentando ser forte, mas tudo o que deveria fazer é olhar para o mar e ver Jesus vindo ao seu encontro andando sobre as águas.
=> Mas, da mesma forma, este sermão é para você que não tem forças para tentar ser forte, e, por isso, está apático, triste, com o coração amargura, e talvez esteja se sentindo esquecido, abandonado - como se Deus não olhasse para você, como se Jesus não importasse com você, e, por isso, você fez o oposto em sua vida => não está tentando lutar com o barco contra a tempestade, simplesmente o largou para ser dominado pelas circunstâncias, porque é impossível lutar contra a tempestade…
O sermão de hoje é, também, para você que sabe que é fraco na fé, mas acredita que Jesus só olha para os que são fortes ou os que estão tentando ser fortes. Meu irmão (a), olhe para o mar e você verá Jesus andando sobre as águas, indo em sua direção.
ELE NOS ENCONTRA ANDANDO SOBRE AS ÁGUAS - QUATRO ENSINOS:
ELE NOS ENCONTRA ANDANDO SOBRE AS ÁGUAS - QUATRO ENSINOS:
I. O LOCAL ONDE ELE NOS ENCONTRA - v.22-24
I. O LOCAL ONDE ELE NOS ENCONTRA - v.22-24
1. O texto começa com Jesus insistindo/obrigando os discípulos a irem para o barco, e o esperarem, até que ele despedisse as multidões - v.22,23
Jo 6 - A multidão queria coroar Jesus | tentação para os discípulos;
v.23 - Jesus foi orar sozinho | talvez pelos discípulos, pelo ministério, para ter comunhão…
2. O dia passou, Jesus não voltou e o tempo mudou, a ponto dos discípulos não estarem mais na margem, mas em alto mar, no meio de uma tempestade - v.24
Estádio = 185m
=> Os discípulos obedeceram a Jesus, mas, mesmo assim, as circunstâncias os levaram para longe de Jesus, para um local onde só há desordem e caos, medo e ansiedade, incertezas e insegurança.
Conversão x Crises familiares | Volta para a igreja x Doença incurável | Você cresce em fidelidade x Bomba na sua casa | Lida com pecados específicos x Crise financeira/emprego
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Obedecer a Jesus pode tanto nos levar a circunstâncias difíceis, quanto não impedir que elas cheguem a nós.
Davi serviu a Deus x fugir de Saul
Jó era um homem fiel x sofrimento
Paulo x Perca de amigos de ministério // prisões
A boa notícia é de que mesmo lá, no meio da tempestade, Jesus nos encontra andando sobre as águas!
Não há lugar tão sombrio, abismo tão profundo, deserto tão escaldante ou monte tão alto que Jesus não possa nos encontrar!
Não há crise tão grande, dores tão intensas e problemas tão profundos, que ele não possa lidar ou tratar!
Obedecer a Jesus pode tanto nos levar a circunstâncias difíceis, quanto não impedir que elas cheguem a nós. ==>> A boa notícia é de que mesmo lá, no meio da tempestade, Jesus nos encontra andando sobre as águas!
II. A MANEIRA COMO ELE NOS ENCONTRA - v.25-27
II. A MANEIRA COMO ELE NOS ENCONTRA - v.25-27
1. O texto diz que entre 3h e 6h da manhã, Jesus vai aos discípulos andando sobre as águas, como quem se importa com eles.
=> Jesus transforma nossa tempestade em caminho para vir a nós. Aquilo que nos faz sofrer, ele coloca debaixo de seus pés, e usa como caminho para se achegar a nós.
Há tantos que tem o seu coração quebrantado somente depois de uma dor, uma derrota, um acidente, uma crise familiar…
A tempestade que no humilham, e revela nossa impotência, é a mesma que Jesus usa para trabalhar no coração de seus discípulos - no seu coração, porque ele realmente é poderoso.
2. Entretanto, os discípulos não esperavam recebê-lo daquela forma. Eles acharam que era um fantasma, de tanto medo que tiveram - estavam com mais medo do vulto, do que da tempestade;
=> A reação dos discípulos mostra que eles não estavam preparados para se encontrarem com Jesus do modo como Jesus foi a eles, e nas circunstâncias em que ele foi a eles.
É como se não estivéssemos preparados para lidar com o fato de que Jesus é tudo o que ele diz que é. É assustador. É humilhante. Nos deixa desordenados. Nos deixa pequenos. Acaba com o nosso senso de grandeza pessoal. Humilha nossas tentativas de sermos fortes.
Mc 4 -5 | Jesus controla a tempestade e não pode ser controlado pela agenda de ninguém => Fé x Controlar a Deus
Ex.: Adulto x inseto
Não estamos preparados para nos relacionar com Jesus como ele realmente é, porque, no fundo, o que queremos, de verdade, é um deus domesticável, só que este é grande de mais… então, o que a gente faz?
Tentamos se relacionar com Jesus do nosso próprio jeito… criamos um caminho para nós mesmos… fazemos as coisas do nosso jeito… e temos a ousadia descarada de pedirmos a ele para nos abençoar… => insistimos em nossas tolices, e acabamos gritando de medo!
3. Jesus, então, responde ao medo, e à necessidade deles, com a sua palavra, não com um milagre. Ele diz: "Eu sou".
A única coisa que importa, de verdade, na tempestade, é saber se Jesus está lá andando sobre as águas. É a presença dele que deve fazer toda a diferença para o nosso coração.
Às vezes não queremos Jesus, queremos o livramento… queremos o milagre… queremos a bênção… Mas, para isto, ele não precisa ir aos discípulos. Mas, ele foi, porque o que eles precisavam, antes de tudo, era dele mesmo diante dos olhos deles andando sobre as águas.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Jesus nos encontra na tempestade andando sobre as águas, porque o que precisamos é da presença poderosa dele… o que precisamos é de uma visão de sua glória, poder e majestade...
Nosso coração se esquece muito rápido de que ele é Deus… Não nos esquecemos de que ele é poderoso, nos esquecemos que ele é Deus.
Poderoso x Deus | Domesticado x “Selvagem”
A boa notícia é de que este Deus Todo-Poderoso, indomesticável, vem a nós andando sobre as águas. Ele nos encontra, em alta mar, no meio de nossa tempestade, andando sobre as águas.
III. POR QUE RAZÃO ELE NOS ENCONTRA? - v.26-31
III. POR QUE RAZÃO ELE NOS ENCONTRA? - v.26-31
1. Está claro que a fé dos discípulos está precisando de alguns ajustes. Quando Jesus surge, eles são dominados pelo medo, e gritam aleatoriamente.
Clamor a Deus x Grito | Eles preferem sentir medo do maligno, do que confiarem em Deus;
2. Surge um vulto de fé saudável. Pedro tem o seu momento "top". Então, ele suplica pela ordem de Jesus para ele ir a ele.
Ele não crê em si mesmo, e nem em magia. Ele crê na palavra de Jesus. Ele precisa de uma ordem de Jesus, e, por isso, ele anda sobre as águas.
Ele não crê que pode andar sobre as águas, ele crê que Jesus pode fazê-lo andar sobre as águas. Isto são coisas diferentes. Na primeira a pessoa crê na sua própria fé ou força de vontade, na segunda ela crê em Jesus.
=> Uma ordem de Jesus para ir a ele, andando sobre as águas, e, ainda, no meio de uma tempestade, é mais segura do que ficar no barco.
É melhor estar com Jesus, onde quer que ele esteja, do que sem ele, onde quer que estivermos.
3. Mas, o caminho é difícil, e Pedro deixa de olhar para Jesus, e passa a prestar atenção na força do vento. Seu coração duvida, não porque ele parou de acreditar em si mesmo, mas porque parou de confiar na palavra de Jesus, e, por isso, as circunstâncias o engoliram, ou o fizeram afundar...
=> Você nunca pode duvidar da palavra de Jesus, ou de Jesus, ainda que as circunstâncias pareçam lhe forçar a isto.
Seu problema pode ser ser terrível! Mas, ele não é homem para mentir.
Hebreus 13.5 “De maneira alguma deixarei você, nunca jamais o abandonarei.”
4. Os discípulos ficaram com medo, e gritaram. Agora, Pedro está com medo, e grita. Jesus imediatamente responde ao grito de Pedro salvando.
Jesus nos segura pela mão. Quando a nossa fé falha, ele está lá para nos segurar.
Vejam… Nossa segurança não é nossa fé, é Jesus.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
A boa notícia do evangelho é de que Jesus é um salvador completo, perfeito e maravilhoso. Ele salvará todo discípulo, ainda que tenha uma fé oscilante, porque ele é o salvador, não nós - a segurança está nos méritos dele, não nos nossos.
Se você está tentando ser forte, uma hora vai se machucar e, então, perceberá que não tem a ver com você, mas com Jesus. É ele quem faz as coisas acontecerem. Mas, mesmo quando você cair, ele estará lá… ele irá ao seu encontro, andando sobre ás águas.
E… se você já largou tudo, porque reconhece sua fraqueza, e está vivendo sem esperança… tenha bom ânimo! Jesus está vindo andando sobre as águas.
Querida igreja… Não olhe para as circunstâncias… preste atenção, e você ouvirá seus passos… você verá seu vulto… e não precisa temer… é o seu salvador chegando!
E… ah! Ele vem… ele vem com um sorriso no rosto… ainda que nos repreenda, ele nos levantará para si mesmo… nos colocará no caminho… acalmará o nosso coração…
A boa notícia é que sua misericórdia nunca apartará de nós, porque o seu nome é: compassivo e misericordioso, tardio em irar-se e grande em benignidade!
Então..
Quando a sua fé falhar, Cristo ajudará… quando o tentar vencer, ele não te deixará! Ele sabe que seu amor é fluído e sua fé é instável… Mas, ele te sustentará! Cristo sempre ajudará!
IV. O RESULTADO DESTE ENCONTRO - v.32,33
IV. O RESULTADO DESTE ENCONTRO - v.32,33
1. Ambos - Jesus e Pedro - sobem no barco, e a tempestade cessa, porque obedecem a Jesus.
2. Os discípulos, então, com as emoções à flor da pele, sem entender direito o que aconteceu, adoram a Jesus.
=> Os discípulos só enxergam quem é Jesus, quando se deparam com suas falhas, incapacidades e fraquezas diante do poder e da misericórdia dele.
J. C. Ryle: “Que os crentes saibam que não existe nenhuma coisa criada que não esteja sujeita ao controle de Cristo [...] que os crentes jamais esqueçam de que os ventes, as ondas e os temporais são todos servos de Cristo!
Você quer finalmente descansar? Ver toda tempestade se dissipando?
Não importa se você está tentando ser forte ou se já largou o leme do barco, tanto um quanto o outro, precisam de visão gloriosa de Jesus…
E, então, você fará o que todos que encontram descanso em Jesus fazem… adorá-lo!
=> Toda vez que os discípulos entendem algo grandioso sobre Jesus, em circunstâncias humilhantes, isto gera em adoração!
Você quer adorar a Jesus? Ou quer só um evento para continuar levando a vida do jeito em que está?
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Se você encontrar Jesus andando sobre as águas, no fim, o que fará é adorar, e mais nada!
A adoração é grande sinal de que nosso coração está tratando Jesus como quem ele é!
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
DOR DO CORAÇÃO - Inúmeras pessoas que estão no meio da tempestade, algumas tentando guiar o barco outras o largaram, mas ambos não querem ver Jesus… não querem adorá-lo… não querem ver sua face… preferem manterem-se longe, vivendo do jeito em que estão…
O grande termômetro da igreja é o culto - se as pessoas rejeitam o culto, se elas acham que há coisas melhores para se fazer do que adorar… então,
(1) Estejam buscando salvação, para a tempestade em que estão, em outro lugar… em outro deus…
=> Resultado: mais cansaço, mais dor, mais angústia…
=> Meu querido! Levante os olhos… eis que o seu salvador vem, andando sobre as águas! Não o tema, porque não pode controlá-lo… não o tema porque parece grande demais… ele é misericordioso… seu coração é gentil… ele é manso e humilde de coração… apenas olhe para ele e grite para ele… ele virá!
