4º Trimestre 2025 - Lição 8 - EMOÇÕES E SENTIMENTOS - A BATALHA DO EQUILIBRIO INTERIOR

Escola Bíblica Dominical  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript

OBJETIVOS DA LIÇÃO:

I) Explicar ao aluno a natureza afetiva do ser humano, reconhecendo a diferença entre emoções e sentimentos e sua relação com o pensamento e a vontade.
II) Ensinar que, embora muitas emoções sejam instintivas, é responsabilidade do cristão administrar suas reações com base na Palavra de Deus.
III) Demonstrar que o verdadeiro controle dos sentimentos não vem apenas de métodos humanos, mas da paz de Deus, que guarda os corações dos que creem.

I - O HOMEM, UM SER AFETIVO.

1 - PROPÓSITOS DO ESTUDO. (INTRODUÇÃO)
Por que esse assunto é tão importante nos dias de hoje?
~ Há um evidente e preocupante agravamento da crise de saúde mental em todo o mundo, inclusive no Brasil.
~ O mundo de hoje vive com as emoções e sentimentos desequilibrados e quando isso acontece, o medo vira pânico, a tristeza vira depressão e a ira vira ódio.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) revelam que mais de 1 bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais. Ansiedade e depressão são as condições mais comuns, principalmente em mulheres.
Outro dado importante da OMS é que mais de 800 mil pessoas cometem suicídios por ano (O suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em alguns países)
~ Precisamos de uma compreensão correta sobre o ser humano à luz da Palavra de Deus, entender a forma como a bíblia trata questões como as emoções e os sentimentos é fundamental para uma vida integralmente equilibrada.
~ Aula passada: Os pensamentos - A luta interna dos pensamentos está relacionada à gestão das emoções e sentimentos; existe uma profunda conexão entre o que pensamos e sentimos.
Vimos na aula passada como os pensamentos influenciam nossos sentimentos, nossa vontade e, consequentemente, nossas decisões.
~ Existe uma batalha interior das emoções/sentimentos.
2 - AFETIVIDADE: EMOÇÕES E SENTIMENTOS.
Definição de Afetividade: É a capacidade humana de expressão emoções e sentimentos (três atributos: Qualidade, intensidade e duração).
Emoções e sentimentos fazem parte da nossa natureza, criada por Deus.
DEFINIÇÕES DE EMOÇÕES E SENTIMENTOS:
A) Emoções: São reações rápidas, instintivas e geralmente acontecem sem a gente pensar, como por exemplo, quando sentimos medo ou alegria de repente.
Surge imediatamente, reação inconsciente.
Dura pouco (segundos, minutos...)
B) Sentimentos: Por outro lado, são mais duradouros, eles nascem das emoções, mas permanecem por mais tempo (horas, dias ou anos) e são percebidos de forma mais consciente, como por exemplo, quando sentimos gratidão ou solidão.
Nascem das emoções.
Pode durar horas, dias, anos ou a vida a toda.
É racional + emocional.
É uma emoção estável (seja negativa ou positiva).
Exemplos práticos:
Situação: você recebe uma notícia muito boa:
Emoção: euforia rápida, sorriso involuntário, corpo leve.
Sentimento: alegria, gratidão, satisfação com a vida.
Situação: alguém te xinga:
Emoção: raiva instantânea (calor no rosto, tensão no corpo).
Sentimento: mágoa, tristeza, ressentimento ou ódio contra pessoa.
3 - PRINCIPAIS AFETOS.
As seis emoções básicas: Alegria, medo, raiva, surpresa, nojo e tristeza.
Citação de Paul Ekman (livro de apoio)
“As emoções podem começar rapidamente, e isso ocorre muitas vezes; tão rápido que nossa consciência não participa ou testemunha o que ativa uma emoção em nossa mente em determinado momento. Essa velocidade pode salvar nossas vidas em uma emergência, mas também pode arruiná-las quando reagimos de forma exagerada. Não temos muito controle a respeito do que nos deixa emocionados, mas é possível, embora não seja fácil, fazer algumas mudanças naquilo que ativa nossas emoções e em nosso comportamento quando nos emocionamos.”
~ A necessidade de compreender e buscar em Deus ajuda para não sermos vitimas das emoções.
Exemplo bíblico: Adão e Eva.
Reação de Adão a ver Eva pela primeira vez, denota emoção de alegria:
Gênesis 2.23 “E o homem disse: “Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; será chamada varoa, porque do varão foi tirada.”
Em Gênesis 2.25 “Ora, um e outro, o homem e a sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam.” dá a entender que não havia emoção negativa alguma entre Adão e Eva.
Porém, esse ambiente de emoções e sentimentos, todos positivos, durou até o pecado entrar na história.
Depois do pecado, o casal passou a viver emoções e sentimentos negativos, como vergonha e medo.
Gênesis 3.7–10 “7 Então os olhos de ambos se abriram; e, percebendo que estavam nus, costuraram folhas de figueira e fizeram cintas para si. 8 Ao ouvirem a voz do Senhor Deus, que andava no jardim quando soprava o vento suave da tarde, o homem e a sua mulher se esconderam da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. 9 E o Senhor Deus chamou o homem e lhe perguntou: — Onde você está? 10 Ele respondeu: — Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.
Houve a consequência pelo pecado:
Gênesis 3.16–18 “16 E à mulher ele disse: — Aumentarei em muito os seus sofrimentos na gravidez; com dor você dará à luz filhos. O seu desejo será para o seu marido, e ele a governará. 17 E a Adão disse: — Por ter dado ouvidos à voz de sua mulher e comido da árvore que eu havia ordenado que não comesse, maldita é a terra por sua causa; em fadigas você obterá dela o sustento durante os dias de sua vida. 18 Ela produzirá também espinhos e ervas daninhas, e você comerá a erva do campo.”
A expulsão do Jardim resultado da rebeldia:
Gênesis 3.23Por isso o Senhor Deus o lançou fora do jardim do Éden, para cultivar a terra da qual havia sido tomado.
Com certeza a Tristeza, Dor e Vergonha passaram ser sentimentos constantes na vida deles
4 - INVEJA, IRA E ÓDIO.
Caim e Abel
Caim fica irritado.
Gênesis 4.5–6 “5 mas de Caim e de sua oferta não se agradou. Caim ficou muito irritado e fechou a cara. 6 Então o Senhor lhe disse: — Por que você anda irritado? E por que essa cara fechada?
Mesmo sendo advertido por Deus, permitiu que a emoção se transformasse em um sentimento de ódio e matou o irmão.
Gênesis 4.8 “Caim disse a Abel, seu irmão: — Vamos ao campo. Estando eles no campo, Caim se levantou contra Abel, o seu irmão, e o matou.
O sentimento de Medo seguiu Caim por toda a vida.
Gênesis 4.14 “Eis que hoje me expulsas da face da terra, e da tua presença terei de me esconder; serei fugitivo e errante pela terra; quem se encontrar comigo me matará.
2 Samuel 13 (Amnon, Tamar e Absalão):
Emoção: Paixão pecaminosa.
2Samuel 13.1–2 “1 Passado algum tempo, aconteceu o seguinte. Absalão, filho de Davi, tinha uma irmã muito bonita, cujo nome era Tamar. Amnom, filho de Davi, apaixonou-se por ela. 2 Amnom ficou angustiado por causa de Tamar, sua irmã, a ponto de adoecer, pois, sendo ela virgem, parecia impossível para ele fazer alguma coisa com ela.”
~ Amnon bola um plano com seu amigo Jonadabe fingindo estar doente e pede que sua irmã Tamar levasse comida pra ele na cama.
2Samuel 13.11 “11 Quando ela oferecia os bolos para que ele comesse, Amnom agarrou-a e lhe disse: — Venha, deite-se comigo, minha irmã.
E ela responde: 2Samuel 13.12–13 “12 Porém ela respondeu: — Não, meu irmão, não me force, porque não se faz uma coisa dessas em Israel. Não faça essa loucura! 13 Porque, aonde iria eu com a minha vergonha? E você seria como um dos loucos de Israel. Agora, por favor, fale com o rei; ele não impedirá que eu case com você.”
2Samuel 13.14 “14 Mas Amnom não quis dar ouvidos ao que Tamar dizia; pelo contrário, sendo mais forte do que ela, forçou-a e teve relações com ela.
Como consequência ele teve uma reação emocional forte e negativa, uma rejeição profunda:
2Samuel 13.15 “15 Depois Amnom sentiu por ela grande aversão(ódio), e maior era a aversão(ódio) que sentiu por ela do que o amor com que a tinha amado. Então disse: — Levante-se e saia daqui!”
Essa aversão é um sentimento de rejeição profunda, um impulso de afastamento.
~ Depois disso, seu irmão Absalão descobriu tudo o que aconteceu e chamou Tamar para morar em sua casa. (Versic. 20) - Davi descobre o que aconteceu (versic. 21) e Absalão fala no versículo 22: 2Samuel 13.22–23 “22 Porém Absalão não falou com Amnom nem mal nem bem, porque odiava Amnom, por ter este violentado Tamar, sua irmã. 23 Passados dois anos...” Ele continuava nutrindo esse sentimento de ódio. E bola um plano para matar seu irmão; ele conversa com seu pai Davi dizendo que vai tosquiar as ovelhas e pede pra levar Amnom; e chegando no local ele fala para seus companheiros: 2Samuel 13.28 “Absalão deu ordem aos seus moços, dizendo: — Fiquem atentos! Quando o coração de Amnom estiver alegre de vinho, e eu der uma ordem para matá-lo, então matem-no. Não tenham medo, pois sou eu quem está ordenando. Sejam fortes e valentes.”
E no Versículo 32: 2Samuel 13.32 “32 Mas Jonadabe, filho de Simeia, irmão de Davi, tomou a palavra e disse: — Não pense o meu senhor que mataram todos os jovens, filhos do rei, porque somente Amnom morreu. Absalão tinha resolvido fazer isso, desde o dia em que a sua irmã Tamar foi violentada por Amnom.
Primeiro: Uma emoção de desejo pecaminoso de um irmão pela irmã, fez com que ele abusasse dela; ela teve suas consequências emocionais e mentais como vergonha, tristeza 2Samuel 13.18–19 “18 Tamar vestia uma túnica talar de mangas compridas, porque assim se vestiam as filhas do rei que ainda eram virgens. O servo a pôs para fora e trancou a porta. 19 Então Tamar colocou cinza sobre a cabeça, rasgou a túnica talar de mangas compridas que vestia, pôs as mãos sobre a cabeça e saiu, andando e clamando.”
Segundo: A Emoção da ira de Absalão contra seu irmão Amnon se transformou em ódio, por mais de dois anos, que levou a matar o próprio irmão.

II - EMOÇÕES: EXPERIÊNCIA E CONTROLE.

1 - REAÇÃO E DECISÃO.
Emoção é instintiva, não é um pecado em si, mas pode se tornar um pecado. É nossa responsabilidade decidir como agir diante de uma reação emocional.
“Devemos assumir um papel ativo em relação às nossas emoções.”
Versões de Efésios 4.26:
NVT: "não pequem ao permitir que a ira os controle".
NVI: “Quando vocês ficarem irados, não pequem”.
NTLH: “Se vocês ficarem com raiva (irados), não deixem que isso faça com que pequem”.
Ira é emoção não sentimento.
Efésios 4.26-27 “26 Fiquem irados e não pequem. Não deixem que o sol se ponha sobre a ira de vocês, 27 nem deem lugar ao diabo”
Hernandes Dias Lopes trás dois tipos de ira: a justa e a injusta.
Sobre a ira justa ele fala o seguinte:

Precisamos sentir raiva justa: a ira de Wilberforce contra a escravidão na Inglaterra é um exemplo de raiva justa. A raiva de Moisés contra a idolatria é outro exemplo clássico. A raiva de Lutero contra as indulgências é um dos mais claros exemplos desse ensinamento de Paulo. A raiva de Jesus no templo ao expulsar os cambistas é o exemplo por excelência desse princípio bíblico.

E traz também três qualificações negativas que Paulo coloca em EF 4.26-27

1) “Não pequem”. Devemos nos assegurar de que nossa raiva esteja livre de orgulho, despeito, malícia ou espírito de vingança;

2) “Não deixem que o sol se ponha sobre a ira de vocês”. Paulo não está permitindo a você ficar com raiva durante um dia, ele está exortando a não armazenar a raiva, pois pode virar raiz de amargura;

3) “Nem deem lugar ao diabo”. O diabo gosta de ficar espreitando as pessoas zangadas para tirar proveito da situação, como fez com Caim.

“Eu sou assim mesmo!”
Devemos mortificar o pecado Efésios 4.31 “31 Que não haja no meio de vocês qualquer amargura, indignação, ira, gritaria e blasfêmia, bem como qualquer maldade.”
Somos novas criaturas 2Coríntios 5.17 “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” e também Gálatas 5.24 “E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.”
2 - EMOÇÃO E PECADO.
O fato da emoção ser instintiva não retira, de forma absoluta, seu caráter pecaminoso.
Exemplo bíblico: Nabal - 1 Samuel 25
Nabal: “Era homem grosseiro e mau em tudo o que fazia - homem maligno” Nabal significa: “Tolo”
Sua tolice e ignorância custou a própria vida; Davi estava a caminho de mata-lo, mas Abigail, mulher de Nabal, implora pra que Davi não sujasse sua mão com sangue e Davi atende esse pedido… Porém, passa 10 dias a Palavra diz que o SENHOR fere Nabal e ele morre e então Davi fala o seguinte: 1Samuel 25.39 “Quando Davi soube que Nabal havia morrido, disse: — Bendito seja o Senhor, que pleiteou a causa da afronta que recebi de Nabal e livrou este seu servo de fazer o mal. O Senhor fez com que a maldade de Nabal caísse sobre a própria cabeça dele.”
Devemos orar a Deus para nos livrar da soberba, para que ela não nos domine e leve a transgressão.
Salmo 19.13 “Também da soberba guarda o teu servo; que ela não me domine. Então serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão.”
3 - O ASPECTO POSITIVO DAS EMOÇÕES.
As emoções nos motivam a agir.
Exemplo bíblico Davi x Golias:
Davi ao ouvir Golias afrontando o povo de Israel, sente-se indignado, reação que foi importante para enfrentar o gigante.
O MEDO, vista como negativa, mas que pode ser positiva.
“Quando sentimos medo, nosso cérebro inicia um processo instantâneo de descarrega de adrenalina, hormônio que põe o corpo em imediato movimento, para luta ou fuga. Em casos assim, o medo funciona como um ativador de nosso mecanismo de defesa. O medo é algo que pode nos proteger porque nos faz reagir às ameaças de modo protetor e instantâneo, sem o pensamento.”

III - SENTIMENTOS GUARDADOS POR DEUS.

1 - A FALSA AUTONOMIA HUMANA.
O mercado está cheio de conteúdos sobre inteligência e gestão emocional:
- Livros “coachs” (Que possuem uma certa eficácia)
- “Teologia Coach” Pregadores(palestrantes) que misturam elementos de autoajuda-motivacional com uma linguagem bíblica.
Qual o ponto negativo da Teologia Coach?
A mensagem do Evangelho cristocêntrica vira antropocêntrica (centrada no homem, não em Cristo).
Idolatria do sucesso.
Reduz pecado para apenas “bloqueios emocionais” etc...
Promessas Irreais: “Você nasceu para vencer” / “Você está destinado ao sucesso” e etc… Esses discursos ignoram sofrimento, provações, renúncia, perseguições - elementos presente na vida de todos os homens e mulheres na narrativa bíblica.
Jeremias 17.9Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto. Quem poderá entendê-lo?”
Quando a “Teologia Coach” pode ser útil?
~ Estando subordinada à escritura.
~ Não substituindo o Evangelho da Cruz, cristocêntrico.
~ Não ignora o pecado.
~ Oferecendo ferramentas práticas em diversas áreas (profissional, financeira, saúde etc).

VERDADE PRÁTICA

“Acima de todo e qualquer método humano, devemos confiar em Deus, único que pode nos dar a verdadeira paz e guardar nossos sentimentos.”
A falsa tentativa de buscar a paz por conta própria.
2 - OBEDIÊNCIA, HUMILDADE E ORAÇÃO.
Philippians 4:7 NAA
7 E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.
Na versão NTLH está assim: Filipenses 4.7
Philippians 4:7 NTLH
7 E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus.
Sobre a PAZ:
Primeiro: A Paz que recebemos é de Deus e não humana.
João 14.27 “Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Que o coração de vocês não fique angustiado nem com medo.”
Outra característica é que a paz é um fruto do Espirito Santo listado em Gálatas 5.22.
Por isso, ela precisa ser cultivada em oração.
Segundo: A Paz de Deus transcende a compreensão humana.
Uma paz que vai além das circunstâncias ao nosso redor. Ela coexiste com a dor, com as lágrimas, com o luto e até com a própria morte (exemplo dos mártires).
Terceiro: Guardará o nosso coração e a nossa mente.
Paulo diz que essa paz guarda os nossos corações (emoções e sentimentos errados) e nossas mentes (pensamentos errados).
Fruto do Espirito - o antidoto para ordenar nossas emoções.
Gálatas 5.22–23 “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.”
A Necessidade do “domínio próprio” - Essa virtude ordena nossas emoções.
O Domínio Próprio controla:
Emoções: Raiva, inveja, ciúmes, impulsividade.
Desejos da carne: Lascívia, gula, compulsões, vícios.
Pensamentos pecaminosos: Sexuais, suicidas etc.
Comportamento: Diante dos outros na sociedade, prudência, sobriedade.

CONCLUSÃO:

Devemos orar ao Senhor Filipenses 4.7 e Gálatas 5.22-23 diariamente.
Somente pelo auxilio do Espirito Santo teremos uma vida emocionalmente equilibrada.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.