Pontualidade do atraso
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
Boa noite, GABS! Tudo bem?
Hoje vamos continuar a nossa série de estudos sobre os vírus da alma — aqueles pecados que parecem inofensivos, mas que, aos poucos, vão nos destruindo por dentro.
Em nossa busca por fazer o que é certo, muitas vezes criamos regras e nos tornamos cada vez mais moralistas. E é no meio desse moralismo que estabelecemos uma espécie de ranking de pecados, como se alguns fossem muito graves e outros quase irrelevantes.
Colocamos alguém em disciplina quando rouba, trai sua esposa ou agride alguém — e, claro, isso é sério. Mas, ao mesmo tempo, esquecemos de tratar de pecados como a gula, a língua comprida que ama falar mal do irmão, a boca imensa que não para de comer, ou até mesmo a falta de pontualidade que muitos irmãos têm na igreja.
Não estamos falando aqui de um atraso por causa de um imprevisto.
Estou falando de atrasos que ocorrem de forma sistemática — perfeitamente às 19h30, na hora do culto do GABS, por exemplo, há sempre aquele “atraso padrão”.
Hoje vamos falar sobre isso: sobre o atraso… ou então sobre a pontualidade que temos em nos atrasar.
Se você quiser, vá a qualquer igreja e faça uma pesquisa — pode ser a PIB Floripa mesmo. Vá a qualquer culto (Target, GABS, culto de domingo…), conte quantas pessoas estão presentes no exato momento em que a programação começa. Depois, ao final do culto, conte de novo. Muitas vezes há mais pessoas — ou até bem mais — no final do que no início.
Reuniões de liderança, ensaio do louvor… qual foi a última vez que você viu começar no horário correto?
Estar atrasado se tornou quase algo “chique”. Na nossa cultura, é bonito a noiva se atrasar.
Quando marcamos algo entre amigos, dizemos “19h lá em casa”, mas nosso cérebro entende como algo entre 19h20 e 19h40.
Quantas vezes criamos reuniões ou escolhemos o horário de um evento pensando: “Vamos marcar para as 19h porque aí dá tempo da galera chegar e começar às 19h30.”
Hoje nós vamos ver por que ser atrasado é, sim, um pecado — e por que isso não condiz com a vida cristã.
Tipos de atraso
Tipos de atraso
Antes de começarmos a expor o pecado do atraso, precisamos definir de que tipo de atraso estamos falando, porque existem situações diferentes que nos levam a chegar depois do horário.
Em primeiro lugar, temos o atraso por imprevisto, mesmo quando você se esforça para estar no horário.
Esse tipo de atraso é normal. Ele acontece. Ele é esporádico, raro, justamente porque foi um imprevisto.
É você indo para um evento e acontece um acidente no trânsito.
É sua carona que, de última hora, não pode mais te levar.
É uma tempestade que paralisa a pista.
É um pneu que fura.
É você que, de repente, teve um piriri e precisou correr para o banheiro. Acontece — e ninguém controla isso. Quando a natureza chama, não tem discussão.
Mas… quando isso deixa de ser raro e passa a ser frequente, já não é imprevisto. Aí pode ser desleixo, falta de preparo, desorganização, descompromisso.
E isso nos leva ao segundo tipo de atraso…
O segundo tipo é do desleixado, quando você não se importa e nem calcula os ja possiveis imprevisto. Você sabe que naquele horário vai ter fila e não se programa em sair antes, você começarr tomar banho para sair muito encima da hora, você começa se atrasar por que você não sabe cuidar do seu tempo.
O ultimo tipo é o atraso do desesperançoso. É quando nos ja nem acreditamos que o evento vai começar na hora marcada então você ja calcula chegar um tempo depois atrasado.
Caracteristicas negativas do atraso
Caracteristicas negativas do atraso
Atraso é uma mentira
Atraso é uma mentira
Portanto, abandonem a mentira e digam a verdade a seu próximo, pois somos todos parte do mesmo corpo.
A Bíblia nos alerta sobre a mentira.
Salmo 7.14–16 “Sim, o perverso gera o mal; concebe o sofrimento e dá à luz a mentira. Abre uma cova profunda, mas ele próprio cai em sua armadilha. Sua maldade se volta contra ele; sua violência lhe cai sobre a cabeça.”
Quando eu e meu amigo, marcamos um horario para nosso encontro - e salvo os atrasos por eventuliadade- eu não chegou no horário, eu estou mentindo. Você selou um acordo com a outra pessoa e temos o compromisso de cumprir nossa palavra. Ao entrar na membresia da igreja local, você firma um acordo público de que você passará a frequentar os cultos de domingo, no caso da nossa igreja, começam as 9 horasa em ponto ou as 11horas em ponto.
Jesus fala em Mateus 5.34 “Eu, porém, lhes digo que não façam juramento algum. Não digam: ‘Juro pelo céu’, pois o céu é o trono de Deus.” Mateus 5.37 “Quando disserem ‘sim’, seja de fato sim. Quando disserem ‘não’, seja de fato não. Qualquer coisa além disso vem do maligno.”” Afirma um compromisso e não conseguir cumprir sem justificativa, vem do maligno. Quem se atrasa sempre, esta dizendo ao outro que não é digno de confiança. Nos tornamos crentes mentirosos, principalmente porque por muitas vezes combinamos horários ja sabendo que não vamos cumprir.
João 8.44 “Pois são filhos de seu pai, o diabo, e gostam de fazer as coisas perversas que ele deseja. Ele foi assassino desde o princípio. Sempre odiou a verdade, pois não há verdade alguma nele. Quando ele mente, age de acordo com seu caráter, pois é mentiroso e pai da mentira.”
O atraso é roubo e falta de amor
O atraso é roubo e falta de amor
Pensem comigo, se você tem um compromisso com um amigo, isso leva a entender que ele vai abrir mão de estar fazendo qualquer outra coisa para estar contigo naquela hora. Se você se atrasar por nenhum motivo plausivel, você acaba de roubar tempo da outra pessoa. Quanta coisa edificante e produtiva as outras pessoas poderiam estar fazendo, mas gastou esperando você chegar? Num tempo onde tempo é dinheiro, porque nos achamos tão especiais a ponto de achar que a pessoas devem nos esperar chegar naquela hora? Isso alem de ser um roubo aponta ou outro erro que é a falta de amor. A pessoa que sempre chega atrasado desconsidera todos nossos valores cristãos que apontam para uma vida de respeito, valorização e zelo pelo proximo, serviço e honrar o irmão. Atraso é uma falta de amor com o proximo. Estamos claramente nos achando superiores quando pessamos que temos algum direito de faltar com nossa palavra e poder nos atrasar.
Filipenses 2.3 “Não sejam egoístas, nem tentem impressionar ninguém. Sejam humildes e considerem os outros mais importantes que vocês.”
Filipenses 2.4 “Não procurem apenas os próprios interesses, mas preocupem-se também com os interesses alheios.”
Pedro pamplona: "Quando estou sempre atrasado estou dizendo que sou superior ao ponto do outro sempre ter que me esperar enquanto também digo que não me importo com os seus outros compromissos e interesses.”
John Piper comenta:
“O amor não faz mal ao próximo” (Rm 13.10) e se o atraso está prejudicando o grupo, de alguma forma tornando seu trabalho mais difícil, então você não está agindo em amor – e então se torna uma questão moral… Assim, em casos de atraso, eles podem se tornar uma séria questão de pecado se pessoas estão sendo seriamente prejudicadas por seu atraso.
O atraso é má reputação
O atraso é má reputação
Estamos sempre dizendo algo com nossas ações. Pense agora naquela pessoa que sempre se atrasa, nunca chega na hora e perceba como ela sempre tem aquela disculpa perfeita para seu atraso. Quando você for fazer um evento e for chamar ela, de algum modo você realmente acha que ela vai chegar na hora? Tenho certeza que isso tudo você não tem visto de bons olhos. Sabemos como chegar atrasado é má reputação. Ser uma pessoa atrasada não ;e bom. Isso deveria estar incomodando nossa mente cristã. Atraso fala algo de ruim a nosso testemunho Cristão. A pessoas passam a desconfiar de nos, as pessoas passam a nos julgar por sermos pessoas não pontuais.
O pastor Pedro Pamplona também assinala:
“Ser conhecido como aquele que não honra compromissos, que não se importa com horários e não tem palavra não condiz com o testemunho cristão”, e cita Provérbios: “A boa reputação vale mais que grandes riquezas; desfrutar de boa estima vale mais que prata e ouro” (22.1), além de nos lembrar que “boa reputação é requisito do homem e da mulher de Deus” (At 6.3; 1Tm 3.7).
O que sua vida tem pregado? Jesus disse: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” (Mt 5.16). Será que glorificamos a Deus sendo pessoas que pontualmente nos atrasamos? Somos tão pontuais em nosso atrasado que parece que criamos o horário de verão crente.
Se juntarmos todos os pontos anteriores você vai ver que sua falta de pontualidade nada mais é do que um grande “Eu não me importo”
Alertas aos pontuais
Alertas aos pontuais
Agora que ja falamos um pouco sobre a maudade que é a falta de compromisso com horário, vamos falar com aqueles que nunca erraram nisso, que são extremamente pontuais.
Em primeiro lugar não devemos ser legalistas. Pare de ser aquela pessoa que fica contando cada tic tac do relógio para provar e apontar o dedo para o irmão que se atrasou. Coisas acontecem, pneu fura, um fila acontence, um meteoro cai na nossa casa, um cachorro como o dever de casa e a pessoa perdeu o tempo refazendo… Coisas acontecem, mas você deve tirar essa cara de emburrado de cão chupando manga, rabugento porque nossos irmãos ainda não chegaram. Treta a todos sempre com graça. Provérbios 15.1 “A resposta gentil desvia o furor, mas a palavra ríspida desperta a ira.”
Em segundo lugar devemos sempre perdoar nosso irmão. No padrão da palavra não existe limite para a liberação de perdão. Devemos perdoar inumeras vezes a todos quanto pedirem perdão. Lembre-se que de certeza você ja atrasou alguma vez, nem que tenha sido no banho. Libere o perdão que você ja precisou algum dia. Não vamos excluír alguem de nossa roda so porque chegou atrasado.
Em ultimo lugar, cuidado com a idolaatria da pontualidade. A idolatria ao horário vai te transformar em rabugento, apreensivo, ancioso e estressado. Temos de pedir a Deus que tire de nos essa veneração ao relogio.
Cristo na pontualidade
Cristo na pontualidade
Existe uma conclusão no evangelho tanto para aqueles se sente os santos na terra porque estão no horário, quanto para os que pouco se importam. Primeiramente aos pontuais, atire a primeira a pedra aquele que nunca atrasou, ou então porque todos se atrasaram e acarecem da glória de Deus. A palavra de Deus diz que Ele está chamando a todos ao arrependimento, e ninguem aqui nasceu crente. Logo, todos ja estão atrasados em converter seus caminhos ao Senhor. Como Agostinho diz “Tarde te amei”. Não importa com quantos anos você se converteu, ja foi tarde. Deveríamos ter ouvido o chamado do Criador antes, mas nos atrasamos. Quem for pontual precisa entender que ja cometeram o maior atraso que alguem poderia cometer com o Criador do tempo. Precisamos olhar para nosso defeito quando outros tambem mostrarem suas fraquezas a respeito do horário.
Agora aos atrasado, Gl 4.4
Mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher e sob a lei.
O texto fala sobre que Cristo veio a terra no tempo certo, no tempo de Deus. Ele cumpriu seus horários e chegou no tempo certo para resgatar seu povo. Se Jesus é aquele que imitamos em nossa vida, então abraçamos a compreensão do pecado de que todos nos atrasamos contra Deus, mas também abraçamos a redenção que há no Cristo que chegou na hora, na plenitude do tempo perfeito, para nosso resgate.
Atraso e pontualidade importam à luz do que o evangelho faz em nossas vidas. Estar sempre atrasado é uma mentira preguiçosa que demonstra falta de amor ao roubar pessoas e gera uma péssima reputação enquanto envia uma mensagem terrível. Esse com certeza não é um hábito que glorifica a Deus. Sejamos mais santos e amorosos ao cuidar do nosso tempo e do tempo dos outros!
