Você está Pronto Para o Natal?

Natal, Christmas  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript
Intro:
Uma pergunta que sem dúvida ouviremos
muitas vezes entre agora e 25 de dezembro é a seguinte: "Você está pronta para o Natal?"
Eu Suponho que o que eles realmente estão perguntado é: "Você já colocou todas as suas decorações de Natal? Você já terminou suas compras de Natal? Você enviou seus cartões de Natal? Você fez as comprar para o cardápio da ceia do natal? Já sabe onde você vai passar o Natal?  Você está pronto para o Natal? "
Nos encontramos indo e vindo, por isso chamamos de "corrida do Natal". Às vezes, a temporada de Natal se torna muito agitada e, por isso, tendemos a esquecer o grande motivo da temporada.
ILL.
Agora, quando eu coloquei o titulo da mensagem como pergunta: "Você está pronto para o Natal?" Na verdade Eu não estou perguntando sobre a suas atividades. Eu estou perguntando sobre suas atitudes, porque de vez em quando ouço alguém dizer: "Eu simplesmente não consigo entrar no espírito do Natal!" Talvez você tenha dito isso também.

O que realmente significa o Natal?

Com isso em mente, vamos pensar mais uma vez sobre o que realmente significa o Natal.

Nascimento …

John 1:1-3…
O Natal diz que "Deus se tornou um ser humano. (FIL.2: 5-9)
Deus expressou Seu amor vivendo entre nós, caminhando conosco e conversando conosco. "É isso que significa Natal. (1 João1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida. 2 A vida se manifestou; nós a vimos e dela testemunhamos,...) – Deus caminhou entre nós na terra!

Atitudes Corretas que Devemos Ter

Mas quais são as atitudes corretas que devemos ter para que o Natal possa realmente acontecer em nossas casas e em nossas vidas?
Então, por alguns minutos nesta manhã, vamos voltar nossa atenção para a história de Natal, conforme registrada em Mateus 1:18 25. Por favor, ouça enquanto leio.
O Nascimento de Jesus Cristo
18 Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. 19 Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente. 20 Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: “José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus[a], porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.
22 Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: 23 “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel”[b], que significa “Deus conosco”.
24 Ao acordar, José fez o que o anjo do Senhor lhe tinha ordenado e recebeu Maria como sua esposa. 25 Mas não teve relações com ela enquanto ela não deu à luz um filho. E ele lhe pôs o nome de Jesus."
Meu personagem favorito do Nata ( com exceção de Jesus…) personagens do Natal: Anjo Gabriel - Maria, os pastores…Isabel, Zacarias… José.
PROP. Eu gosto de José. Ele não fica no centro das atenções por muito tempo, e não sabemos muito sobre sua vida. Mas José pode nos ensinar muito sobre atitudes de um verdadeiro discípulo - atitudes que também podem tornar o Natal real em nossas vidas.

I. Aceite a vontade de Deus, o que quer que ELA seja

A lição que José nos ensina é: "Esteja pronto para aceitar a vontade de Deus, seja ela qual for".
José estava aberto à vontade e à liderança de Deus.
Coloque-se na no lugar de José por um instante. José pensou que sua vida estava muito bem planejada. Ele se comprometeu a se casar, o que significa que ele e Maria haviam tomado todas as providências necessárias, e a cerimônia de casamento logo aconteceria.
José sabia que se casaria com Maria e que se estabeleceriam em Nazaré.
Ele continuaria no ramo de carpintaria e eles viveriam felizes juntos para sempre.
Mas então Maria foi até ele e disse: "José, estou esperando um bebê".
A notícia deve ter penetrado no coração dele como um punhal na boca do estomago.
Ele pensou que Maria o amava tanto quanto ele a amava. Mas agora, aparentemente, ela fora infiel a ele. Ele sabia que a criança não era dele e, portanto, a única conclusão que pôde chegar foi que ela fora infiel.
Ela havia quebrado a aliança que existia entre eles.
De acordo com a lei, Maria deve ser apedrejada até a morte. Mas José, “homem justo” que amava tanto Maria que ele não queria isso. Então, ele decidiu se divorciar dela discretamente.
Enquanto ele pensava sobre isso,... com certeza ele foi dormir muito triste, pensando nisso.
Mas um anjo veio a José em um sonho e disse: "José, confie em Deus. Ele está nisso.
Você pode não entender tudo o que está acontecendo, mas apenas confie em Deus e tudo ficará bem."
Talvez ontem a noite você foi dormir muito triste pensando nos seus problemas... – Semana difícil...Deus te trouxe aqui essa manhã para eu te dizer:  
 “confie em Deus. Ele está nisso. Você pode não entender tudo o que está acontecendo, mas apenas confie em Deus e tudo ficará bem."  
Isa.41.10 - Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei;  eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa. ... 14 Não tenha medo... pois eu mesmo o ajudarei, declara o Senhor.”
Se José estivesse aqui ele diria “Confie em Deus” …
José evidentemente era um homem de fé. Mas às vezes é difícil viver pela fé.
Se Deus sempre fizesse o que esperamos que Ele faça, então talvez seria fácil ter fé. Mas quando Deus não faz o que esperamos, é difícil.
Deus não apaga o fogo da fornalha…
Ele não retira você da cova dos leões …
Ele nem sempre cura o enfermo… ele ressuscita o morto…
apenas confie em Deus e tudo ficará bem!
José confiou em Deus. Ainda que talvez tendo uma lista com 1001 perguntas, ele confiou em Deus porque acreditava que a vontade de Deus era a melhor.
Ele acreditava no amor de Deus.
APPL. Nos encontramos na mesma situação que José. O Natal chega como um tempo de paz, mas há conflito. O Natal chega como um momento de alegria, mas há muita tristeza. O Natal chega como uma época de amor, mas há muito ódio no mundo.
Ai nós clamamos, como José deve ter gritado antes de ir dormir: "Deus, como pode isso estar acontecendo?"   Mas se quisermos ouvir como José, podemos ouvir a voz calma e suave de Deus dizendo: "Confie em mim."
(Isaías 55:8-9 - 8 “Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, em os seus caminhos     são os meus caminhos”, declara o Senhor. 9 “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos  são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos.)
Os caminhos de Deus nem sempre são os nossos. Seus pensamentos são mais altos que os nossos, e talvez nunca entendamos tudo o que Deus está fazendo deste lado da vida, mas Deus diz: "Confie em mim, e tudo dará certo".
Paulo escreveu, "Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.." (Romans 8:28)
José teve sua parte do Natal porque José confiou em Deus. E precisamos aprender a confiar em Deus também.

II SE DISPONHA A CUIDAR DE OUTRAS PESSOAS

A segunda coisa que José nos ensina é: "Precisamos aprender a estar disposto a cuidar de outras pessoas".
Você sabe, a tarefa de José era bem simples, e é assim que costumamos retratá-lo em nossas peças de Natal.
Os personagens das nossas peças de natal são geralmente 5
· Maria, sempre aparece de forma angelical.
· Os pastores sempre empolgados e surpresos,
· Os mágos com seus presentes: ouro, incenso e mirra.
· No centro está o menino Jesus na manjedoura, que sempre aparece tão puro e limpo.
· Ao lado e em pé, está José, quase que fora dos holofotes.  Ele não é o protagonista principal, mas o papel dele é muito importante. O papel dele é cuidar de Maria e do baby Jesus. José tem uma das funções mais importantes, “Cuidar das necessidades dos outros.  
APPL. O Natal acontece uma vez por ano, e provavelmente esta é a temporada que mais nos faz ser pessoas sensíveis às necessidades dos outros. (mais generosos, gratos ... mais tips pelos serviços recebidos, bons patrãos dão bônus de gratidão...)   
Mas as vezes há tanta coisa que precisa ser feita que muitas vezes nos sentimos frustrados e o espírito de gratidão e de compaixão pelo próximo se vai...  
Eu creio que o melhor título descritivo que possa ser dado a uma igreja – célula é: "uma igreja-célula que realmente se importa".
APPLI. A marca mais evidente de nossa época é o individualismo. A Bíblia, no entanto, ensina que os dois principais mandamentos são: amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a nós mesmos.
A Palavra do Senhor nos ensina que a vida cristã não pode ser vivida isoladamente (Hb 10.25), pois somos uma família (Ef 2.19), escolhida antes da fundação do mundo (Ef 1.4) para viver em comunhão uns com os outros (At 2.42-47), com alegria e devoção e, especialmente, cuidando uns dos outros, pastoreando, aconselhando, admoestando e orando (Cl 3.16-17; Tg 5.16).
A vida cristã precisa ser fundamentada no “eu preciso de você”. Devemos declarar uns aos outros a nossa incapacidade de lidar com os problemas, e reconhecer que somos devedores uns aos outros do amor com que somos amados pelo Senhor.
Quantas vezes você já foi capaz de dizer “eu preciso de você!”. Qual foi a última vez que você disse isso para sua esposa, seu esposo, seus filhos, um irmão ou uma irmã na igreja? A quem você recorre nos momentos em que precisa de consolo?
Deus determinou que cuidássemos uns dos outros, essa é a verdadeira marca de um discípulo de Jesus.
John MacArthur Jr. enumerou algumas atitudes, que são apontadas na Bíblia e que devem fazer parte de nosso dia a dia na igreja:
1. Confessarmos nossos pecados uns aos outros (Tg 5.16).
2. Edificarmos uns aos outros (1Ts 5.11; Rm 14.19).
3. Levarmos as cargas uns dos outros (Gl 6.2).
4. Orarmos uns pelos outros (Tg 5.16).
5. Sermos benevolentes uns para com os outros (Ef 4.32).
6. Sujeitarmo-nos uns aos outros (Ef 5.21).
7. Sermos hospitaleiros uns com os outros (1Pe 4.9).
8. Servirmos uns aos outros (Gl 5.13; 1Pe 4.10).
9. Consolarmos uns aos outros (1Ts 4.18; 5.11).
10. Corrigirmos uns aos outros (Gl 6.1).
11. Perdoarmos uns aos outros (2Co 2.7; Ef 4.32; Cl 3.13).
12. Admoestarmos uns aos outros (Rm 15.14; Cl 3.16).
13. Instruirmos uns aos outros (Cl 3.16).
14. Exortarmos uns aos outros (Hb 3.13; 10.25).
15. Amar uns aos outros (Rm 13.8; 1Ts 3.12; 4.9; 1Pe 1.22; 1Jo 3.11,23;4.7,11).
Devemos desenvolver nosso ministério, sempre tendo em vista o corpo de Cristo. Devemos estar atentos e ajudar o outro em sua tribulação.
Não devemos ser individualistas nem egoístas, olhando apenas nosso próprio umbigo. O crente olha para frente, adiante, pensando nas pessoas ao seu redor, copiando o exemplo sublime de Cristo, que deu sua própria vida em favor de seus amigos.
SUM. José fez parte do Natal porque ele se importava em cuidar das necessidades de Maria e do menino Jesus e você e eu também iremos ter parte do verdadeiro Natal quando aprendermos a Cuidar das necessidades dos outros.
Fil.2:4 - Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.
Tiago 1.27 A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.

III. APRENDA A DAR O QUE TENS PARA DAR

A. Em terceiro lugar, o Natal aconteceu porque José deu. Ele deu o que tinha para dar.
Ele não sabia que depois que Jesus nascesse, ele teria que levar Maria e o bebê para o Egito.
Ele não sabia que teria que deixar sua cidade natal e de seus entes queridos por um longo período de tempo.
Ele não conhecia todas as demandas que seriam feitas a respeito do seu tempo e de sua carteira.
Mas tudo o que Deus lhe pediu, José deu livremente.
B. Natal é isso!
Quando Deus entregou seu Filho unigênito, o Natal aconteceu.
Quando José se deu o que Deus lhe pediu,  o Natal aconteceu.
Não há nada errado em dar presentes, mas o maior presente é o presente do amor.
ILL. Wally was a 7th grade studentwho was bigger than any of the other studentsin his Sunday school class. His mother had been an alcoholic when he was born, & as a result, Wally just did not have all the mental capabilities that the rest of his classmates had. But somehow he managed to get by.
Christmas time came & his class decided to put on a Christmas pageant. Since he was the biggest, Wally was selected to be the innkeeper. After all, the innkeeper is kind of a villain in the Christmas drama. So they coached Wally to be just as mean as he possibly could be.
Well, the night came for the Christmas play. And in it, Mary & Joseph came to Bethlehem, went to the Inn & knocked on its door. Wally opened the door & said, "What do you want?" just as mean & gruff as he could possibly be.
Joseph said, "We need a room.We need a place to stay tonight." "Well, you'll have to stay someplace else," said Wally, "because there's no room here. There'sno room in the Inn."
Joseph said, "But my wife's expecting a baby just any time now. Isn't there someplace where we can stay, where we are protected from the cold & where she can deliver her child?" "No," said Wally, "There's no room here."
Suddenly there was a silence on the stage. It was one of those embarrassing moments when you know someone has forgotten the lines. From behind the curtains you could hear the prompter saying, "Begone. Begone." Wally was supposed to speak, but for some reason he had choked up & forgotten to say "Begone."
Finally, after he had been coached for several long seconds, Wally managed to say, "Begone." Mary & Joseph sadly turnedto leave. But just as they did, Wally said,"Wait a minute.Wait a minute. You can have myroom."
The director of the play was ready to pull out her hair because she knew that the whole Christmas pageant had been ruined.
But had it? Maybe Wally, better than anybody else communicated the real spirit of Christmas. "You can have my room."
APPL."Você pode ter a minha vida. "Foi isso que Deus disse naquele premeiro Natal." Você pode Me ter. Eu me entrego. "Esse ainda é o maior presente de todos.
CONCL. Você está preparado para o natal? Não sei se você conseguir fazer todas as suas compras. Não sei se você vai poder participar de todos os eventos que deseja participar nesse Natal.
Mas espero que você esteja pronto em atitude. Espero que você esteja pronto em seu coração para o verdadeiro espírito do Natal, porque se você estiver ele irá acontecer e irá acontecer como nunca antes.  
Jesus Cristo está diante de nós hoje, convidando-nos a tomar decisões importantes sobre nossas vidas e nossa eternidade. Ele estende as mãos furadas pelos pregos que o penduraram numa cruz e diz: "Eu dei o meu tudo por você. Você gostaria de dar o seu tudo por mim?"
Se você tiver uma decisão que precisa ser tomada nesta manhã,  eu oro para que você tome essa decisão ao orarmos juntos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.