A suficiência da Aliança - A necessidade e a promessa

Advento - Cristo é suficiente  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript

1. A Insuficiência Humana Revelada

João 15.5 ARA
5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Romanos 3.23 ARA
23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,
Isaías 64.6 ARA
6 Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades, como um vento, nos arrebatam.
Reforça a impossibilidade de cumprir a lei
Tiago 2.10 ARA
10 Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.
Reforça a impossibilidade de cumprir a lei
A aliança mosaica, embora santa, foi dada para expor nossa profunda insuficiência moral. Mostra que o ser humano seria incapaza de alcançar a salvação por suas obras, expõe o quão dependente de Deus somos. O nascimento de Jesus (Natal) não é a celebração de que a humanidade finalmente se aperfeiçoou, mas de que a falência humana atingiu seu ápice, e Deus interveio. A nossa incapacidade de alcançar a justiça exige um cumprimento da aliança que só poderia vir de fora.

2. A Fidelidade da Promessa (A Aliança Abraâmica)

Gênesis 12.3 ARA
3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Conecta a promessa de Abraão diretamente ao Evangelho e à inclusão de todos.
Gálatas 3.8 ARA
8 Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos.
Reforça o caráter duradouro e confiável da promessa de Deus.
Miquéias 7.20 ARA
20 Mostrarás a Jacó a fidelidade e a Abraão, a misericórdia, as quais juraste a nossos pais, desde os dias antigos.
A promessa de Deus a Abraão (a semente, a terra, a bênção universal) é a raiz teológica do Natal. O nascimento de Cristo, o Messias, é o descendente prometido que se torna a bênção para todas as nações. A fidelidade de Deus à Sua promessa, mesmo após séculos de falha humana, é a garantia de que Sua salvação é suficiente para todos.

3. O Cumprimento em Cristo (A Nova Aliança)

Gálatas 4.4–5 ARA
4 vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, 5 para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.
Estabelece a superioridade da Nova Aliança mediada por Cristo.
Hebreus 8.6 ARA
6 Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas.
A profecia da Nova Aliança, que é cumprida em Cristo pelo Espírito.
Jeremias 31.33 ARA
33 Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
Jesus não veio apenas cumprir a Lei (Antiga Aliança), mas inaugurar algo completamente novo e suficiente para a eternidade. Ele é o Mediador perfeito de uma aliança baseada no Seu sangue, que nos resgata do poder da Lei e nos garante a filiação. O Natal é o anúncio de que a insuficiência da Antiga Aliança foi superada pela suficiência da Nova Aliança em Cristo.
A conclusão que podemos tirar dos versos citados das escrituras é que de fato somos incapazes e dependemos totalmente da graça de Deus. Deus é fiel em todas as suas promessas e Jesus é o unico que pode nos salvar
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.