Tiago, Tadeu, Simão e Judas

Quem é Jesus?  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

Introdução

Desenvolvimento e Aplicação:

Tiago, filho de Alfeu:

Em Marcos 15.40 esse apóstolo é chamado de “Tiago, o menor” Provavelmente porque era mais novo que o outro Tiago, irmão de João. Também esse apelido pode ser se referindo a sua estatura!
Poucas coisas conhecemos desse apóstolo; Sabemos entretanto, que o Senhor Jesus o escolheu para ser um de seus apóstolos, e que esse homem caminhou com o Mestre! Há relatos que ele foi levar o evangelho a pérsia, atual Irã e que lá sofreu o martírio.
Esse Tiago era tão apóstolo quanto Pedro e João. Ele se sentará em um trono no reino terreno de Jesus (Mateus 19:28) com tanta autoridade e honra quanto os outros apóstolos. Seu nome será gravado em um alicerce dos muros da Nova Jerusalém (Apocalipse 21:14). Tiago não será considerado "menor" na eternidade por ter sido fiel ao seu chamado na Terra. - GOTQ

Judas ou Tadeu

Ele é chamados as vezes apenas de Tadeu e em versões mais antigas de Lebel, esse nome pode significar filho do coração - o que indicaria que ele fosse um homem de grande coração ou filho do peito, o filho amado da mãe. Esses dois termos transmitem um sentido de uma pessoa amável. Seu nome “Judas” era bastante comum entre os judeus do primeiro século e era uma variante do nome Judá significava “render graças” “louvor a Deus”
Também pouco conhecemos sobre esse apóstolo. Em Lucas 6.16
Luke 6:16 NAA
Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou traidor.
Somos informados que ele era filho de um Tiago. Seu nome era bastante comum entre os judeus do primeiro século e significava “render graças”.
Em João vemos o único relato em que Judas Tadeu aparece, ele aparece brevemente fazendo uma pergunta ao Mestre. Vamos para a passagem em questão para contextualizar a pergunta desse apóstolo.
Jesus está no cenáculo junto com seus discípulos, o apóstolo João faz questão de registrar tudo o que o Mestre falou e então Jesus passa a falar sobre o amor e diz que se seus discípulos o amam, eles irão obedecer aos seus mandamentos. Fala sobre o envio do Espírito Santo que estará com os discípulos lhes revelando toda a verdade. Jesus promete sua presença contínua com os apóstolos por meio do Espírito e então novamente diz o que falou no versículo 15.
John 14:21 NAA
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.
John 14:22 NAA
Então Judas, não o Iscariotes, disse a Jesus: — Por que razão o Senhor se manifestará a nós e não ao mundo?
Judas Tadeu, assim como os outros apóstolos tinham uma expectativa de que o Messias seria um grande líder militar e não compreendia completamente o porque Jesus não se manisfestava ao mundo de uma vez por todas! Eles queriam o que o mundo visse e reconhecesse em Jesus o Cristo! Mas as expectativas de Judas Tadeu e dos demais apóstolos estavam erradas.
O Senhor Jesus declara que Ele se revelará aos que são seus, aqueles que ouvem a sua Palavra e obedecem são os seus, mas aqueles que ouvem e a desprezam, não amam ao Senhor.
Segundo alguns relatos Judas Tadeu foi para Siria onde foi Martirizado por espancamento.

Simão Zelote

Se você reparar bem os nomes dos díscipulos meio que se repetem: Temos dois Judas, dois Tiagos, dois Simãos! Esse era chamado de Simão Zelote.
E isso pode significar que ele foi realmente identificado com um partido no judaísmo conhecido como os zelotes, e que quando ele se tornou um discípulo, eles não mudaram esse nome; ele deve ter continuado a manifestar o mesmo tipo de zelo ardente e apaixonado que ele tinha quando era um zelote.
Havia quatro grupos basicamente dominantes dentro do judaísmo: fariseus, eles eram os mais justos, eles eram os fundamentalistas, legalistas. Então, havia os saduceus, e eles eram os liberais. Então, havia os essênios, e eles eram os místicos, os ascetas, os monásticos nas cavernas. E então, havia os zelotes. Eles eram o grupo de orientação política, eram os terroristas, eram os guerrilheiros, eram os bandoleiros. Eles andavam por aí saqueando, queimando e assassinando. Um grupo deles, dentro dos zelotes, era conhecido como sicários, de sicae, espada. Eles eram os assassinos. E eles se revoltaram contra a dominação romana. - John MacAthur
Ou esse nome pode simplemente indicar uma característica marcante desse apóstolo, que era zeloso pela lei e depois consequentemente foi zeloso por Cristo Jesus.
Além disso não sabemos mais nada sobre esse apóstolo.

Judas Iscariotes

Esse, sem dúvida é um dos apóstolos mais conhecidos, conhecido entretanto pela sua terrível traição. Os evangelistas sempre se referem a ele como “que foi quem o traiu”
Judas Iscariotes, iscariotes se refere a Keriote, uma região ou cidade da judeia, e em Jo 13.26 ele é chamado de filho de Simão Iscariotes”
Sobre o seu chamado: O chamado de Judas Iscariotes é registrado apenas no momento em que o Senhor Jesus convoca os doze, Judas, certamente já era um seguidor de Jesus, mas o que será que pode atrair um homem tão vil?
“Eu não acho que ele foi particularmente atraído pelo espiritual, acho que ele foi atraído pelo nível egoísta. Eu não acho que foi só Jesus sozinho que o atraiu; acho que foi o que Jesus poderia fazer por ele que o atraiu. Ele viu o poder de Jesus, e acreditou que esse homem traria o Reino. E ele não estava interessado no Reino pelo bem do Reino ou pelo amor a Cristo; ele estava interessado no Reino pelo que ele poderia ganhar se estivesse no círculo interno. Então, ele está totalmente motivado pelo egoísmo.” - John MacAthur.
Um ponto muito importante a ressaltar: Jesus sábia disso! Jesus o convocou sabendo que ele o trairia, sabendo exatamente quem ele era, mas tudo isso fez para que se cumprisse as escrituras:
Psalm 41:9 NAA
Até o meu amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar.
John 13:18 NAA
Não falo a respeito de todos vocês, pois eu conheço aqueles que escolhi. Mas é para que se cumpra a Escritura: “Aquele que come do meu pão levantou contra mim o seu calcanhar.”
O antigo Testamento já falava sobre a traição do Messias! Sl 55.12
Psalm 55:12 NAA
Porque não é um inimigo que me afronta; se o fosse, eu o suportaria; nem é o que me odeia quem se exalta contra mim, pois dele eu me esconderia;
Psalm 55:20–21 NAA
Tal homem estendeu as mãos contra os que tinham paz com ele; violou a sua aliança. A sua fala era mais macia que a manteiga, porém no coração havia guerra; as suas palavras eram mais suaves que o azeite, mas eram, de fato, espadas afiadas.
e Por fim Zc 11.12-13
Zechariah 11:12–13 NAA
Eu lhes disse: — Se estiverem de acordo, paguem o meu salário; se não, deixem por isso mesmo. Então pesaram o meu salário: trinta moedas de prata. Então o Senhor me disse: — Pegue esse dinheiro, esse magnífico preço em que fui avaliado por eles, e jogue para o oleiro. Peguei as trinta moedas de prata e as joguei para o oleiro, na Casa do Senhor.
Tudo isso já havia sido profetizado, o Senhor como aquele que é a Palavra sabia disso e para que se cumprisse as escrituras escolheu Judas Iscariotes, o homem mais vil que pisou na face da terra!
Mas Judas não era o tempo todo mal, horrível e vil até o diabo não chega com chifres, rabos e tridentes nas mãos, ele se passar por uma figura completamente boa. Assim Judas tinha suas qualidades, quando o nosso Senhor fala que alguém iria o trair, nenhum dos discípulos desconfiaram de Judas, e até mesmo quando Jesus diz: “ o que você pretende fazer, faça-o depressa.” Os discípulos pensaram que Jesus estava dizendo que era para ele comprar algo que precisava para a festa ou dar algo aos pobres.
Judas tinha habilidades e ficou responsável por cuidar da bolsa, isto é, era responsável pelo financeiro do grupo, ele era o tesoureiro!
Judas e o dinheiro:
Judas era um homem ganancioso, desejava as riquezase faria o que fosse necessário para isso!
John 12:1–6 NAA
Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi para Betânia, onde estava Lázaro, a quem ele tinha ressuscitado dentre os mortos. Prepararam-lhe, ali, uma ceia. Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com Jesus. Então Maria, pegando um frasco de perfume de nardo puro, muito precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos. E toda a casa se encheu com o cheiro do perfume. Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que estava para trair Jesus, disse: — Por que este perfume não foi vendido por trezentos denários e o valor não foi dado aos pobres? Ele disse isso não porque se preocupava com os pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa do dinheiro, tirava o que era colocado nela.
Judas estava mostrando as caras aqui! Não estava preocupado com os pobres coisa nenhuma! Ele sabia até mesmo o valor do perfume que era de trezentos denários! João faz questão de tecer o comentário, expondo essa o que essa “preocupação com os pobres” significava!
Ele era ladrão! Ele era o responsável pela finanças do grupo e mesmo assim roubava aqueles que haviam lhe confiado esta tarefa! Gente vocês tem noção do que é roubar de Jesus? Judas queria mais e mais dinheiro para si! Cuidado para não imitar Judas em suas atitudes!
1 Timothy 6:10 NAA
Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e atormentaram a si mesmos com muitas dores.
Aplicação: Cuidado! Todos nós podemos ser tentados pelo dinheiro, cuide para que o seu coração ame mais ao Senhor do que ao dinheiro! Cuide para trabalhar honestamente e não seja ladrão e enganador, contribua com suas ofertas com amor e generosiadade na obra do Senhor!
Matthew 26:14–15 NAA
Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi falar com os principais sacerdotes. Ele disse: — Quanto me darão para que eu o entregue a vocês? E pagaram-lhe trinta moedas de prata.
Não foram os sacerdotes que procuraram Judas, ele mesmo foi, tendo em vista o que poderia ganhar como pagamento da traição! queria negociar, exatamente como Zacaria havia profetizado! Trinta moedas de prata, o valor de um escravo! Judas, com seu coração maligno e amante do dinheiro traiu deliberadamente o nosso Senhor!
Aplicação: Muitas vezes, também nós traímos o Senhor por dinheiro. Abrimos mão das reuniões porque estamos trabalhando; dizemos que não temos tempo para Deus porque estamos sempre correndo atrás daquilo que julgamos precioso.Aos poucos, deixamos de obedecer ao Senhor: abandonamos a comunhão, esfriamos nossa vida com Deus e com os irmãos, silenciamos o evangelho e negligenciamos o Reino. E assim revelamos quem governa o nosso coração: não o Deus Todo-Poderoso, mas o dinheiro. Dessa forma, não imitamos a Cristo, mas a Judas. Não O traímos por trinta moedas de prata, mas, muitas vezes, por muito menos.
A Traição:
Judas caminhou com o Messias por um tempo considerável e aguardava assim como os outros o tão esperado dia que o Senhor iria inaugurar o seu reino, mas o Senhor Jesus estava constantemente lhes ensinando que o seu reino era diferente e para que esse reino pudesse funcionar, ele precisava padecer. Judas, nunca entendeu isso! Os demais apóstolos foram aos poucos aprendendo, mas Judas, não! Quando ficou completamente desiludido, resolveu trair o Messias!
Traçou seu plano, negociou com os sacerdotes e seguiu conforme planejara! Após isso Jesus se reune com eles no cenáculo para a ultima ceia, lava os pés dos apóstolos, inclusive do traidor! Veja como a bondade do Senhor! Antes do fim da ceia, depois de Jesus indicar o traídor, Judas sai para prosseguir com seu plano! Jesus sai dali e depois disso vai para o jardim do Getsemani! Judas sábia que Jesus iria para lá. Dessa maneira leva consigo a escolta e alguns guardas dos sacerdotes e fariseus e parte para entrega-lo.
Judas combinou um sinal com os guardas: “Aquele que eu beijar, é esse; prendam-no.” e aproximando de Jesus disse: Salve, Mestre! E o beijou! Com um beijo, um sinal de carinho, afeto, aquele homem consumou a traição de nosso Senhor! mas observe Jesus, Ele pergunta, amigo, o que veio fazer? o Senhor Jesus ainda lhe tratava com bondade! O Senhor Jesus é manso e humilde, assim tratou aquele que o traiu, ele é bondoso, compassivo!
O perigo de trairmos o mestre
“A história de Judas nos ensina a nos precaver contra falhas pequenas e graduais que ganham força e poder em nossas vidas e que poderiam abrir as portas para influências mais mortais.” Cuidemos de nossos corações!
O remorso e sua morte! Judas, tomado de remorso, o que a bíblia chama de tristeza segundo o mundo, que não produz vida e sim morte! Vai entrega as trinta moedas de prata e diz: “pequei, traindo sangue inocente.” os principais sacedotes responderam: “Que nos importa? Problema teu!” Judas lança as moedas de prata no templo, se retira e vai se enforcar! Com o dinheiro da traição eles compram um campo, judas se enforca e depois de um tempo a corda de parte e cai de modo que suas entranhas ficam espalhadas, cai justamente no campo que compraram com o preço da traição.
E essa foi a infeliz vida deste homem!
Chamado ao arrependimento verdadeiro aos pés do Senhor; A tristeza segundo o mundo - o remorso não produz nada de bom! Talvez você já tenha se entristecido pelas coisas que fez mas nada mudou, o Senhor te convida hoje para uma nova vida essa nova vida é marcada pela fé no Senhor e arrependimento pelo pecado! O caminho do arrependimento não é o mais fácil, mas o único caminho de verdadeira transformação.
Conclusão:
Assim, hoje encerramos esta breve série sobre os doze apóstolos. Ao olhar para a vida desses homens, aprendemos que Deus não escolhe os mais extraordinários aos olhos do mundo, mas transforma homens comuns quando estes se colocam em Suas mãos. Eles não eram perfeitos, mas foram ensináveis; não eram completos, mas se deixaram moldar.
Que essa verdade ecoe em nosso coração: o mesmo Deus que trabalhou neles continua operando hoje. Sejamos, portanto, como os apóstolos — humildes, disponíveis e dispostos a ser trabalhados pelo Oleiro, certos de que, nas mãos de um Deus extraordinário, vidas comuns podem se tornar instrumentos de obras maravilhosas.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.