Natal, Novo Nascimento e a CEIA do Senhor.

Especiais  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views

Uma junção do Natal com a morte de Jesus. Natal é nascimento de Jesus; a morte de Jesus (relembrada na celebração da CEIA) nos propicia NASCER DE NOVO

Notes
Transcript

Lc.2.11; Jo.3.3; Jo.12.24; 1Co.11.26

Introdução
Nesta noite, nosso culto tem o objetivo de GLORIFICAR A DEUS por três eventos: (1) O NATAL(Nascimento de Jesus); (2) A celebração da CEIA DO SENHOR (que nos faz lembrar do sacrifício de Cristo envolvendo seu sofrimento e morte na cruz); (3) A nova vida em Cristo mediante a ação de Jesus em nossas vidas produzindo o NOVO NASCIMENTO de todo aquele que crer em Jesus como seu único e suficiente Salvador.
Desenvolvimento
1. O Nascimento de Jesus – O Verbo que se fez carne. Jo1.14.
📖 Texto base: Lucas 2:11“Hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.”
O nascimento de Jesus foi planejado na eternidade. Antes que houvesse céus e terra, antes que os anjos agitassem suas asas, antes que os astros brilhassem no firmamento, a promessa do nascimento de Jesus já havia sido firmada nos primórdios da eternidade.
O nascimento de Jesus foi profetizado na história. Todo o Antigo Testamento foi uma preparação para a sua chegada. Foi anunciado por Deus no Éden, logo depois da queda dos nossos pais (Gn 3.15). A vinda de Jesus ao mundo foi antevista pelos patriarcas, descrita pelos profetas e esperada pelo povo da aliança. Todos os símbolos do judaísmo eram sombra de Jesus. As festas judaicas apontavam para ele. Os sacrifícios oferecidos eram tipos dele. O tabernáculo era um símbolo dele. A arca da aliança era uma representação dele. O vaso com maná, as tábuas da lei e a vara de Arão que floresceu, que estavam dentro da arca, o representavam. O templo era um símbolo dele. Tudo isso era sombra dele; e ele, a realidade.[1]
O nascimento de Jesus revela o amor de Deus que se fez homem para habitar entre nós. Jo.3.16.
Ele não nasceu em palácios, mas em humildade, mostrando que veio para todos.
O Natal nos lembra que Deus entrou na história para trazer luz às trevas e esperança ao mundo.
O verdadeiro sentido do Natal traz vida ao ser humano morto em seus delitos e pecados, fazendo de cada um uma Nova criatura, forjada com o DNA de Jesus. Jesus se fez homem para nos alcançar!
O Jesus que comemoramos no Natal é o que produz em cada coração o Novo Nascimento. O que é o Novo Nascimento?
2. O Novo Nascimento – é A conversão que transforma.
📖 Texto base: João 3:3– “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”
O nascimento físico de Jesus aponta para o nascimento espiritual que Ele oferece.
O novo nascimento é obra do Espírito Santo, que nos dá uma nova identidade em Cristo.
Assim como Jesus nasceu em Belém, Ele deseja nascer no coração de cada ser humano, mediante a conversão de cada um.
A conversão não é apenas mudança de comportamento, mas transformação de vida: das trevas para a luz, da morte para a vida.
Para que pudéssemos Nascer de Novo, Jesus deu sua vida – morreu pelos seres humanos. Nasceu para morrer em nosso lugar.
Antes de sua morte, Jesus celebrou algo extraordinário que nos deixou como ORDENANÇA – para que fizéssemos SEMPRE, EM MEMÓRIA DELE – A CEIA DO SENHOR.
3. A Ceia do Senhor – A morte que gera vida
📖 Textos base:
Jo.12.24– “Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, ficará só; mas, se morrer, dará muito fruto”.
1Co11:26 – “Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha.”
A Ceia nos lembra que o mesmo Jesus que nasceu em Belém morreu no Calvário.
Sua morte não foi derrota, mas vitória: através dela recebemos perdão e vida eterna.
Participar da Ceia é proclamar que a morte de Cristo nos traz novo nascimento.
Assim, o Natal e a Ceia se conectam: celebramos o nascimento que aponta para a cruz, e a cruz que nos conduz à vida.
Conclusão
Assim como no NATAL festejamos o nascimento de Cristo, a CEIA não lembra apenas a sua morte, mas que, PELA MORTE DE CRISTO foi-nos aberto o caminho para os céus onde festejaremos para toda a eternidade juntamente com Ele. Festejaremos a vitória dele sobre a morte e a nossa vitória por termos sido alcançados por Ele! (Mc.14.25).
✨ O Natal nos lembra que Jesus nasceu para que pudéssemos nascer de novo.
🍞 A Ceia nos lembra que Sua morte nos dá vida.
🙌 Portanto, celebrar o Natal e participar da Ceia é reconhecer que:
Jesus nasceu para nos salvar.
Morreu para nos dar vida.
Vive para nos conduzir à eternidade.
Mensagem final: Que neste Natal, ao lembrarmos do nascimento de Cristo, possamos também experimentar o novo nascimento e participar da Ceia com gratidão, proclamando que a morte de Jesus nos trouxe vida abundante.
[1]Hernandes Dias Lopes, Mateus: Jesus, o Rei dos Reis, 1‍a edição, Comentários Expositivos Hagnos (São Paulo: Hagnos, 2019), 59–60.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.