Quem é Jesus?

Culto de Natal  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

Introdução

Antes de começar, gostaria de fazer a seguinte pergunta para você: “Quem é Jesus?”
De acordo com Bíblia Jesus Cristo veio nessa terra cerca de 2.000 anos atrás. As Escrituras afirmam que o Messias viria e nasceria de uma virgem. Mas a Palavra de Deus deixa claro quem é Jesus Cristo, quando o anjo levou a mensagem para Maria dizendo que ela ficaria grávida de um menino chamado Jesus. Mas esse menino não era um menino qualquer, Ele era diferente dos outros meninos em algumas questões.
Nós veremos “Quem é Jesus Cristo?”. Porque nós estamos na véspera do Natal e precisamos entender o propósito dele vir a este mundo.

Contexto

Lucas escreveu esse livro, com o propósito de relatar sobre a vida de Jesus. No capítulo 1 a partir do versículo 26, o texto irá relatar que o anjo apresentou quem era Jesus para Maria, ela recebeu o privilégio de ser mãe do menino Jesus. Nesse texto é apresentado o anúncio a respeito do nascimento de Jesus.

Transição

Veremos três verdades que mostram quem de fato é Jesus Cristo.

Desenvolvimento

1ª Jesus é homem (v. 31)

31 Você ficará grávida e dará à luz um filho,
Maria iria ficar grávida e daria luz à um menino. Isso mostra que o Senhor Jesus é 100% homem, porque ele nasceu de uma mulher. O versículo deixa claro que Cristo tem a natureza humana, ou seja, quando ele veio nessa terra, viveu como um homem, como diz a palavra de Deus:
Filipenses 2.7 NVI
7 mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.
Na bíblia podemos ver algumas comprovações que Jesus era 100% homem:
Jesus sentiu cansaço.
João 4.6 NVI
6 Havia ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia.
2. Jesus chorou pela morte de seu amigo Lázaro.
João 11.35 NVI
35 Jesus chorou.
3. Ele teve que crescer e aprender as coisas, assim como nós.
Lucas 2.52 NVI
52 Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.
Jesus é homem, mas um homem sem pecado, ou seja, Ele foi o único homem que nunca cometeu nenhum pecado contra o Pai Celestial. Ele sofreu tentações, mas nunca cometeu pecado, como afirma a bíblia sagrada:
Hebreus 4.15 NVI
15 pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.
31 e lhe porá o nome de Jesus.
O nome “Jesus” significa salvação. O anjo está mostrando para Maria que o menino que ela daria à luz, salvaria o povo de seus pecados, assim como o anjo deixou explicitamente claro para José, noivo de Maria:
Mateus 1.21 NVI
21 Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.
Simeão reconheceu que Jesus é o Salvador:
Lucas 2.30–31 NVI
30 Pois os meus olhos já viram a tua salvação, 31 que preparaste à vista de todos os povos:
Por que Jesus deveria vir ao mundo e nascer de uma virgem? Para que a promessa de Deus se cumprisse por meio do profeta Isaías:
Mateus 1.22–23 NVI
22 Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: 23 “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel”, que significa “Deus conosco”.
Então, Jesus se tornou homem, para que a humanidade tivesse a oportunidade de salvação.

APLICAÇÃO

Jesus deixou toda a sua glória no céu e se tornou homem, para que você pudesse ser salvo. Isso deve encher o seu coração de gratidão. Mas além disso, você deve dedicar sua vida a Ele.

2ª Jesus é Rei (v. 32-33)

32 Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi,
Jesus é Rei, porque ele foi prometido desde o início da história. Deus o eterno Pai, conduziu a história para que Jesus Cristo viesse nessa terra. Primeiramente quando o homem pecou contra Deus no Jardim do Éden, o próprio Deus afirmou que alguém viria e esmagaria a cabeça da serpente (Gn 3.15), isto é, Ele derrotaria Satanás (o inimigo de nossas almas). Mas o mundo continuava a cometer pecados, desse modo, Deus enviou o dilúvio por causa da maldade do ser humano. Deus preservou a família de Noé e alguns animais. O Senhor ainda continuou a conduzir a história, pois, através de Sem (filho de Noé), surgiu Abraão; através dele o Senhor fez uma grande nação, visto que, Deus afirmou que os descendentes dele seriam como as estrelas do céu e as areias do mar. Depois o Todo Poderoso prometeu a Davi que alguém viria e se sentaria no trono para sempre. Jesus é descendente de Davi.
Quando Jesus entrou em Jerusalém, o povo reconheceu que Ele é rei:
Marcos 11.9 NVI
9 Os que iam adiante dele e os que o seguiam gritavam: “Hosana!” “Bendito é o que vem em nome do Senhor!”
Então, quando o anjo afirma: Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. Ele está mostrando para Maria que o menino será grande, e Ele é o Filho do Altíssimo.
O anjo também diz a Maria: “O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi”. Deus fez a promessa ao rei Davi, afirmando que alguém viria e herdaria o trono dele para sempre. Isso significa que depois de Davi, o trono não ficaria sem rei, ou seja, alguém ocuparia esse trono para reinar nele para sempre. Todavia, é um rei eterno e não terreno (2 Sm 7.13, 16).
A pessoa que iria herdar o trono de Davi é Jesus, hoje Jesus está à direita do trono de Deus Pai, como diz a bíblia:
Atos dos Apóstolos 2.33–34 NVI
33 Exaltado à direita de Deus, ele recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e derramou o que vocês agora vêem e ouvem. 34 Pois Davi não subiu aos céus, mas ele mesmo declarou: “ ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita
33 e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim”.
O reino de Jesus é eterno e jamais terá fim. Por isso ele reinará sobre Israel e sobre todo o mundo.

3ª Jesus é o Filho de Deus (v. 34-35)

34 Perguntou Maria ao anjo: “Como acontecerá isso, se sou virgem?”
Maria afirma para o anjo que nunca teve relação com nenhum homem. Ela está se referindo que ela é virgem, visto que, ela nunca se casou, nesse momento ela estava noiva de José e então ela perguntou: “Como acontecerá isso?” porque estava muito surpresa com a notícia e humanamente era impossível isso acontecer.
35 O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado Santo, Filho de Deus.
O anjo responde para ela dizendo Jesus seria gerado no ventre dela pelo próprio Deus, através do Espírito Santo de Deus, como diz a Bíblia:
Mateus 1.18 NVI
18 Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo.
Jesus foi gerado sem a ajuda do homem, porque o Senhor deveria vir a este mundo sem pecado. Mas se caso Jesus fosse filho de José, ele não nasceria sem pecado.
Isso comprova que Jesus é o Filho de Deus, que deveria vir ao mundo. Além disso, Jesus é o próprio Deus e mesmo Ele se tornando homem, nunca deixou de ser Deus, como comprova as Escrituras:
Filipenses 2.6–7 NVI
6 que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; 7 mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.
Jesus já estava com Deus desde o início, como diz a palavra de Deus:
João 1.1 NVI
1 No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.

APLICAÇÃO

O próprio Deus veio nesse mundo por amor a você. E como você tem vivido a sua vida diante do Senhor?

Conclusão

Conclui-se que Deus trouxe a mensagem que Jesus viria nessa terra. O Cristo foi apresentado para Maria como homem, como Rei e como o Filho de Deus, com o intuito de mostrar que a promessa do Pai iria se cumprir. Maria recebeu a notícia de que ficaria grávida do menino Jesus pelo poder do Espírito Santo, ou seja, o Espírito Santo gerou Jesus no ventre de Maria. O propósito de Jesus vir a este mundo é para salvar o pecador dos seus pecados.

Aplicações

Jesus se tornou homem para que você pudesse ser salvo dos seus pecados. Isso significa que se você crer nesse homem, você não será condenado por causa do seu pecado, mas terá a vida eterna.
O que isso tem a ver com você? Os seus pecados te afastam de Deus e te levam a morte, e só Jesus pode perdoar os seus pecados e te livrar da morte eterna.
Jesus se tornou Rei para governar a sua vida. Isso significa que você não tem mais domínio sobre sua vida, mas somente Ele é Senhor da sua vida.
Qual o resultado que isso deve gerar na sua vida prática? É que as suas decisões não deve m ser baseadas na sua vontade, mas sim na vontade de Deus, se de fato, Jesus é o seu Senhor. Agora se para você Jesus é simplesmente uma pessoa legal, isso não trará nenhuma mudança na sua vida.
Se você veio aqui nessa noite, eu preciso te dizer algo: “Você está perdido sem Jesus”, talvez para você Jesus é apenas um homem que você busca socorro nas horas difíceis. Mas, Jesus não quer apenas te socorrer, Ele quer se relacionar com você, que você tenha Ele como seu Senhor e Salvador, para que você não seja condenado ao inferno, mas sim tenha a vida eterna, quando você deixar esse mundo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.