41 - DESCOBRINDO O REINO DOS CÉUS
Parábolas de Jesus • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
ACOLHIMENTO
ACOLHIMENTO
Saudação e Boas-vindas
Saudação e Boas-vindas
Leitura de Salmo ou Escritura
Leitura de Salmo ou Escritura
1 Reina o Senhor. Ele se revestiu de majestade; o Senhor se revestiu de poder e se cingiu. Firmou o mundo, que não vacila. 2 O teu trono está firme desde a antiguidade; tu és desde a eternidade. 3 Levantam os rios, ó Senhor, levantam os rios o seu bramido; levantam os rios o seu fragor. 4 Mas o Senhor nas alturas é mais poderoso do que o bramido das grandes águas, do que as poderosas ondas do mar. 5 Os teus testemunhos são fidelíssimos; à tua casa convém a santidade, Senhor, para todo o sempre.
ADORAÇÃO
ADORAÇÃO
Louvor
Louvor
Oração de Adoração
Oração de Adoração
CONFISSÃO
CONFISSÃO
Leitura:
Leitura:
19 — Não acumulem tesouros sobre a terra, onde as traças e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; 20 mas ajuntem tesouros no céu, onde as traças e a ferrugem não corroem, e onde ladrões não escavam, nem roubam. 21 Porque, onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração.
Oração de Confissão de Pecados
Oração de Confissão de Pecados
Absolvição:
Absolvição:
13 Ele nos libertou do poder das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, 14 em quem temos a redenção, a remissão dos pecados.
SERMÃO
SERMÃO
TEXTO
TEXTO
Mateus 13:24-52
CONTEXTO/ INTRODUÇÃO
CONTEXTO/ INTRODUÇÃO
A Sequóia e a Semente (Foco no Poder Imparável)
A Sequóia e a Semente (Foco no Poder Imparável)
A Sequóia Gigante é um dos seres vivos mais massivos da Terra. Elas podem chegar a 90 metros de altura e viver mais de 3 mil anos. O tronco é tão largo que uma estrada poderia passar por dentro dele. Mas se você olhar para a semente de uma Sequóia, você terá um choque. Ela parece uma lasca de madeira ou um floco de aveia, pesando apenas uma fração de grama.
Se você colocasse aquela semente na mão de alguém que nunca viu uma árvore, essa pessoa jamais pensaria que dali sairia o maior ser vivo do planeta. Ela diria: 'Isso é insignificante. Não tem poder nenhum'.
O Reino dos Céus não chega com um exército de tanques, com uma revolução, com uma tomada armada a força, nem com toda pompa e luxo que se imagina. Ele chega como uma semente de mostarda, como um pouco de fermento na massa. Ele é silencioso e parece frágil, mas é imparável. Mas, como é o Reino dos Céus? Ao que ele pode ser comparado?
EXPOSIÇÃO
EXPOSIÇÃO
1. O Reino dos Céus é imparável: confie no agir silencioso de Deus
1. O Reino dos Céus é imparável: confie no agir silencioso de Deus
(O Grão de Mostarda e o Fermento )
31 Jesus lhes propôs outra parábola, dizendo: — O Reino dos Céus é semelhante a um grão de mostarda, que um homem pegou e plantou no seu campo. 32 Esse grão é, na verdade, a menor de todas as sementes, mas, quando cresce, é maior do que as hortaliças, e chega a ser uma árvore, de modo que as aves do céu vêm se aninhar nos seus ramos. 33 Jesus lhes contou ainda outra parábola: — O Reino dos Céus é semelhante ao fermento que uma mulher pegou e misturou em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado.
Se nos perguntassem: Como você acha que deve ser o início do maior Reino que pertence ao maior Rei, Criador dos céus e da terra e de tudo o que existe, o que você responderia?
Talvez uns dissessem que deveria vir com um brilho grandioso de glória e resplendor para que todos vissem a majestade do Reino e do Rei.
Outros podem dizer que deveria ser um começo estrondoso como o Big Bang, afinal, o inicio do próprio universo, o haja luz de Deus não pode ser comparado à completude e a plena glória presente no próprio Deus que habita esse Reino.
Como seria o início digno o bastante para alguém como Cristo? O quão grandioso precisaria ser para refletir a majestade do Criador?
Jesus, porém ensina que o Reino tem um começo
pequeno, quase imperceptível e aparentemente insignificante (como uma semente de mostarda);
e uma operação, um poder, uma atuação invisível (como o fermento),
Jesus nasceu em uma casa que já não havia espaço para ele, fugiu para o país da serpente do qual Israel jamais deveria retornar, o Egito porque o representante máximo do seu próprio povo queria matá-lo.
Ao retornar ele cresce na periferia de Israel, Nazaré, que tinha fama de não ter nada de especial ou bom.
Israel que por sua vez, era a periferia do império mais poderoso da época, o Império Romano.
O Cristo é descrito como alguém que não havia nada de especial em sua aparência que o destacasse dos demais.
Nesse cenário normal, pequeno, humilde, insignificante, o Reino dos Céus chega aos homens, mas o seu resultado está longe de ser como o seu começo.
Assim como a semente da mostarda ou a sequóia da nossa ilustração, esse Reino atinge um tamanho inimaginável para o seu início. Pessoas de todas as nacionalidades, todas as idades, todas as culturas, classes sociais, do mundo todo são alcançadas e inseridas nesse grandioso Reino que abrange toda a terra, pra muito além das terras de Nazaré ou Jerusalém.
Ele não só alcança tantas pessoas quanto o número de estrelas no céu e areias na praia, como opera com um poder nunca antes visto, resgatando pecadores da sua escravidão e condenação eterna. Ele ressuscita mortos para vida eterna, transforma corações de pedra em corações de carne, ele traz restauração, redenção, perdão, conserto, paz e faz nova todas as coisas.
Tudo o que temos de quebrado e destruído nessa terra, nesse Reino será restaurado e redimido para nunca mais ser corrompido.
Não há morte, inferno, Diabo, tirania, ditadores, genocídios que impeçam esse Reino de avançar e vencer.
Lição
Lição
A primeira lição que tiramos ao conhecer o que é o Reino dos céus é que não devemos medir o Reino, a fé, a Igreja de Cristo por critérios humanos.
Seja quem planta a semente:
Sabe aquela pessoa em seu círculo social (trabalho, faculdade ou vizinhança) que parece ser o "solo mais improvável" para o Evangelho? Comprometa-se a orar por ela diariamente sem esperar reconhecimento.
Sabe aquele problema na Igreja (irmãos/ templo) que tanto te incomoda? Se disponha a ser parte de solução orando por isso e procurando meios de ajudar ativamente na solução.
Nas pequenas atitudes o Reino avança!
Seja o Fermento: Identifique um ambiente em que você está inserido que é marcado por fofoca, negatividade ou desonestidade. Em vez de pregar um sermão formal lá, decida ser o "fermento" que muda o ambiente através da sua integridade silenciosa: recuse-se a participar de uma conversa que é pra falar mal de outra pessoa ou responda com mansidão a um ataque. Nas pequenas atitudes é que o Reino avança!
Confie. Muitas vezes desanimamos com a "pequenez" da Igreja ou da nossa própria fé. O desafio é parar de medir o Reino por critérios humanos de sucesso e confiar que a influência do Evangelho é irresistível. Não despreze os pequenos começos. O Reino está crescendo em você e através de você, mesmo que ninguém esteja vendo agora.
2. O Reino dos Céus é de valor inestimável
2. O Reino dos Céus é de valor inestimável
(O Tesouro Escondido e a Pérola)
44 — O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem achou e escondeu. Então, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo. 45 — O Reino dos Céus é também semelhante a um homem que negocia e procura boas pérolas. 46 Quando encontrou uma pérola de grande valor, ele foi, vendeu tudo o que tinha e comprou a pérola.
Quando eu era adolescente eu tive diversas coleções, uma delas eram cartas de desenhos japoneses chamados animes.
E, independente do anime que eu colecionava, todos eles possuíam as cartas raras e ultra raras que vinham com um acabamento diferenciado, um brilho a mais e algumas até com um efeito de 3D em seu desenho.
Na vida adulta é como se um colecionador de camisas de futebol estivesse a vida inteira procurando pela camisa usada por Pelé no seu gol de número 1000 ou no seu terceiro título de Copa do Mundo.
Seja lá qual for a sua coleção, quando um colecionador encontra aquela obra, aquela peça, aquele objeto que estava faltando e que vale mais do que todos eles juntos, ele não junta esforços para poder adquirir aquele objeto desejado.
Seja encontrado "de surpresa" ou após uma "longa busca", a reação de quem descobre o Reino dos Céus é a mesma: o desapego de tudo o mais para garantir esse único bem.
Diante do valor impagável e inestimável de se obter o Reino e fazer parte dele, a atitude mais sensata é parar tudo o que se está fazendo, largar tudo o que o impede de entrar nesse Reino e com todas as forças tomar posse, entrar e fazer parte desse Reino.
Mas repare que o homem que encontra o tesouro vende tudo o que tem e o que negocia procurando boas pérolas também.
Jesus não está falando sobre comprar a salvação.
Não confunda valor com preço! Mesmo que déssemos mil vidas, não "pagaríamos" pela salvação. O ato de vender tudo não é um pagamento para Deus, mas uma demonstração de que nada mais na terra tem valor comparado a Ele.
O homem não compra o campo para merecer o tesouro; ele abre mão de tudo porque o tesouro é a única coisa que agora importa.
O "vender tudo" é, na verdade, o esvaziamento das nossas próprias mãos para que possamos receber o presente de Deus.
Lição
Lição
O que ainda retemos como "nosso pequeno reino"?
Olhe para o sua conta no banco ou para o seu histórico de uso de tempo no celular da última semana. Que hobby, hábito de consumo, que busca por status, que amizade tem consumido o seu tempo, seus recursos que deveriam ser investidos no Reino dos Céus.
Se você canta, ora e diz amém todas as vezes que falamos que Cristo é maior, é o centro, é tudo o que temos, então prove para seu próprio coração que você não está mentindo.
O Reino não aceita o segundo lugar. Aqueles que não deixam tudo o que tem para confessar e seguir a Cristo ouvirá Dele no último dia: “afaste-se de mim, não te conheço!”
3. O Reino dos Céus é santo: exerça a vigilância sem assumir o papel de Juiz
3. O Reino dos Céus é santo: exerça a vigilância sem assumir o papel de Juiz
(Base: O Joio e a Rede – v. 24-30; 47-50)
24 Jesus lhes propôs outra parábola, dizendo: — O Reino dos Céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo. 25 Mas, enquanto todos estavam dormindo, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e foi embora. 26 E, quando as plantas cresceram e produziram fruto, apareceu também o joio. 27 Então os servos do dono da casa chegaram e disseram: “Patrão, o senhor não semeou boa semente no seu campo? De onde, então, vem o joio?” 28 Ele, porém, lhes respondeu: “Um inimigo fez isso.” Mas os servos lhe perguntaram: “O senhor quer que a gente vá e arranque o joio?” 29 O dono da casa respondeu: “Não! Porque, ao separar o joio, vocês poderão arrancar também com ele o trigo. 30 Deixem que cresçam juntos até a colheita. E, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ‘Ajuntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; mas recolham o trigo no meu celeiro.’ ”
47 — O Reino dos Céus é ainda semelhante a uma rede que foi lançada ao mar e apanhou peixes de toda espécie. 48 E, quando já estava cheia, os pescadores a arrastaram para a praia e, assentados, escolheram os bons para os cestos e jogaram fora os ruins. 49 Assim será no fim dos tempos: os anjos sairão, separarão os maus dentre os justos 50 e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes.
De onde vem todas as intrigas, as fofocas, os desentendimentos, as panelinhas no meio de nós? As vezes essas coisas são reflexo do pecado que ainda está em nosso coração? Outras vezes isso é fruto de pessoas que não são trigo, não são ovelhas, não são salvas, mas estão no meio de nós vivendo como se fossem.
Essas pessoas aparentam santidade, aparentam piedade, mas tem um coração depravado, não regenerado e impenitente. Um coração de pedra, que não ouve a voz de Deus. Pessoas que vivem debaixo da suas regras religiosas e do que eles julgam ser a fé.
Olhos treinados podem identificar tais pessoas embora elas passem despercebidas por alguns, mas nenhum de nós está permitido arrancar a força essa pessoas.
Não está em nossa competência fazer uma cruzada para desmascarar os falsos crentes e enxotá-los para fora da Igreja como se fôssemos vingadores e vigilantes.
Quando tentamos, por nós mesmos fazer justiça e separar o joio do trigo, corremos o risco de cometer, quando não cometemos, a injustiça de arrancar também o trigo e machucar o inocente.
O "não arranque o joio" é um alerta contra o fanatismo purista. Não nos cabe a nós tentar criar uma igreja perfeita na terra, pois só Deus conhece os corações.
A Igreja não pode ser de pessoas que eu acho que merecem estar aqui.
Porém, Jesus deu as "Chaves do Reino" à liderança da Igreja. Isso significa que, embora não possamos julgar a alma, temos o dever de julgar a conduta.
Não podemos arrancar alguém baseado em "intuição espiritual" ou por suspeitarmos que a pessoa não seja eleita. O decreto da eleição é secreto e pertence a Deus. Se tentarmos julgar quem é "eleito de verdade" apenas pela aparência, feriremos o "trigo" (crentes verdadeiros, mas fracos, imaturos ou em crise).
Não julgamos a eleição da pessoa, julgamos a sua desobediência insistente. As Chaves do Reino (Mt 16:19) abrem e fecham a porta da comunhão visível baseadas no que é visto e confessado.
Quando o Conselho da igreja disciplina alguém, ele não está dizendo: "Você vai para o inferno porque é joio". Ele está dizendo: "Sua conduta atual é incompatível com a confissão de fé; portanto, para sua própria proteção e para a honra de Cristo, você está fora da comunhão até que dê frutos de arrependimento"
Infelizmente sempre haverá hipócritas ocultos na igreja nesse lado da eternidade e que só serão revelados no Juízo Final. A disciplina remove o pecador escandaloso, mas só os anjos removem o hipócrita mascarado.
A Igreja visível contém trigo e joio, peixes bons e ruins. A paciência de Deus no presente não significa a ausência de julgamento no futuro, mas oportunidade de conserto e arrependimento.
Lição
Lição
Em vez de olhar para o banco ao lado e tentar identificar quem é "joio", faça um exame privado. Pense nas áreas da sua vida que você esconde dos outros membros da igreja (seus pensamentos, seus negócios, sua vida digital). Pergunte-se: "Se a colheita fosse hoje, essas áreas seriam identificadas como trigo ou joio?".
Você está desanimado com a igreja porque viu pecado em alguém? Lembre-se: Jesus disse que haveria mistura. Não saia da igreja porque encontrou joio; Seja o trigo.
Não busquem ser 'juízes de corações', mas sejam 'zeladores da vinha'. Não julguem o que está escondido, mas não ignorem o que é público, não façam vista grossa a problemas claramente manifestos. A disciplina não é uma foice para matar, é um cajado para corrigir e o próprio Deus se encarregará de, pela disciplina da Igreja, afastar o joio e juntar o trigo.
A parábola termina com o joio sendo atado em feixes para o fogo. A pergunta não é apenas se o Conselho da igreja te aprova, mas, o Senhor da te conhece?. O joio pode enganar o pastor, o presbítero e os irmãos, mas não enganará os anjos na colheita."
Conclusão: Pratique o tesouro da revelação
Conclusão: Pratique o tesouro da revelação
(Base: O Escriba Instruído)
51 Então Jesus perguntou: — Vocês entenderam todas estas coisas? Eles responderam: — Sim! 52 Então Jesus lhes disse: — Por isso, todo escriba instruído no Reino dos Céus é semelhante a um pai de família que tira do seu depósito coisas novas e coisas velhas.
Se você entendeu tudo o que foi dito pela Escritura hoje, agora está diante de você a responsabilidade.
No contexto judaico, o escriba era o especialista na Lei. Jesus, porém, fala de um "escriba instruído no Reino". Isso significa alguém que não apenas conhece o que está escrito, mas foi discipulado e sabe o que significa o que foi escrito.
Ao terminar de entender este sermão, você não é mais um mero espectador; você é comparado a um "escriba do Reino". O conhecimento que você "descobriu" hoje não é para te tornar mais intelectual, mas para tratar a sua vida espiritual e moldar suas atitudes.
O Imperativo: "Alimente outros com o que você descobriu".
Se você descobriu que o Reino é imparável (Ponto 1), vá encorajar aquele irmão que está prestes a desistir do ministério por causa da aparente falta de frutos.
Se você descobriu que o Reino é de valor inestimável (Ponto 2), avalie seus tesouros pela a ótica da eternidade.
Se você descobriu que o Reino é santo (Ponto 3), busque o aconselhamento dos seus presbíteros ou o perdão de um irmão hoje mesmo, antes que a ceifa chegue.
RESPOSTA
RESPOSTA
Cânticos de Resposta
Cânticos de Resposta
Tudo Entregarei
SACRAMENTOS (Quando Houver)
SACRAMENTOS (Quando Houver)
Batismo
Batismo
Santa Ceia
Santa Ceia
ENCERRAMENTO
ENCERRAMENTO
Cânticos de Encerramento
Cânticos de Encerramento
Bênção
Bênção
Despedida e Avisos
Despedida e Avisos
