SEM CRUZ, SEM CRISTO!

Reino. Polarização. Igreja  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Dia sim, e outro também” encontramos na internet inúmeros problemas ligados ao “mundo gospel”.
Problemas teológicos - teologia da prosperidade, “teologia coach”, teologia da “libertação”;
Problemas litúrgicos - danças, teatros ou imitações e atitudes que dizem vir do ES;
Problemas administrativos - questões políticas, financeiras, abuso de autoridade etc...
Entretanto, no fim, o maior deles, é a ausência de um Cristo que morreu na cruz!
Inúmeros pessoas tem se acostumado a ver cristianismo como uma maneira de viver que faz Deus gostar de você e abençoar seus planos, para você poder enriquecer, sua família ficar bem e tudo dar certo na sua vida…
Entretanto, o cristianismo é sobre o evangelho, e o evangelho é sobre um Rei que foi morto, mas que ressuscitou vencendo a morte, o pecado e o diabo, a fim de inaugurar o Reino de Deus no meio da escuridão da terra.
O evangelho não é sobre ser ajudado a conseguir melhorar a vida, é sobre ter uma vida nova no Reino de Jesus. Não é sobre conseguir que Deus abençoe nossos planos, é sobre ter a bênção de seguir os planos de Jesus.
O evangelho não é sobre as virtudes que Deus gosta em nós, mas sobre nossos pecados que precisam ser perdoados. Não é sobre nunca errarmos, é sobre nos arrependermos. Não é sobre nos esforçarmos mais, é sobre confiarmos unicamente em Jesus.
O evangelho não é sobre nós, é sobre Jesus - um Jesus que não pode ser distanciado da cruz.
Então… Se as igrejas não falam mais sobre a cruz, sobre o que estão falando? O que dizem sobre Jesus? O que estão pregando, e crendo, afinal de contas?
Se você não tem a cruz, você não tem Cristo - sem cruz, sem Cristo! E um Cristo sem cruz, é um Cristo que não salva, portanto não nos serve.

CONTEXTO

Pedro, e os discípulos tinham certa dificuldade em entender isto.
Mt 16.16 => Pedro confessou a identidade de Jesus, mas ele mesmo, e os outros discípulos, não parecem compreender profundamente o significado dessas palavras;
Mt 16.21 => Jesus começa a dar algumas instruções mais claras sobre sua missão. E a primeira é: eu vou morrer!

SEM CRUZ, SEM CRISTO

I. A CLARA EXPLICAÇÃO DE JESUS - v.21

- Contexto:
Mt 16.16 => Mt 16.21 x Mt 9.35 x Mt 16.21
Jesus já havia falado que iria morrer, porém em parábolas, enigmas, de forma um tanto velada… agora ele fala em claro e bom tom…
Vejam o que ele diz...
(1) O que vai acontecer => Sofrimento + Morte + Ressurreição x Cristo/ Messias (?)
(2) Onde vai acontecer => Jerusalém x Mt 23.37 | Não deveria ser a cidade a partir da qual tudo seria mudado?
(3) Por meio de quem = > Anciãos + líderes dos sacerdotes + escribas x Cristo (Jo 1.12-13) | Ele não deveria guiá-los?
(4) Por quê… como => necessidade | para indicar a vontade de Deus
Is 53 + Os 6.2 // At 2.23; 4.27-28;
=> Jesus passa a explicar aos discípulos que o plano divino é que o Reino seja inaugurado por meio da morte, da humilhação, da rejeição e da separação.
Isaías 53.3 “Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores e que sabe o que é padecer. E, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso.”
O governo do Messias seria instaurado por meio da morte, e da ressurreição, não por meios políticos… não por meio da guerra…

APLICAÇÃO

1. A cruz não foi um acontecimento meramente político, heroico ou ao acaso. Jesus não foi à cruz por ser um mártir, ou para deixar algum tipo de legado, ele foi à cruz por obediência.
Fp 2.6-11 => A cruz sempre fez parte do plano de Deus! Ela não era o plano B… não foi mera escolha da época…
2. Mas, a grande questão é: “por que era necessário?” O que há de tão sério que faça com que a única solução para o problema seja a morte do filho do Deus vivo?
PECADO!
A cruz fala sobre o grande amor de Deus => A cruz fala sobre o tamanho do problema que é o pecado!
PECADO => Famílias… vidas pessoas… igreja… sociedade… trabalho… mundo… x soluções simples
Só há esperança no Cristo que foi crucificado! Só há esperança no Cristo que salva pecadores! Só há esperança naquele que carregou a culpa do pecado no calvário!
Evangelho x moralidade + boas ações | paz… alegria… segurança…

II. A FORTE REPREENSÃO DE PEDRO - v.22

(1) A atitude de Pedro - Mt 16.16 x Mt16.22
Pedro, que acabou de engradecer ao seu rabino, dizendo que ele era o “Cristo, o Filho do Deus vivo”, agora o trata com certo desprezo…
(2) As palavras de Pedro - “Isto nunca...”
Pedro entendeu claramente o que Jesus, porém ele não aceitou de forma alguma as palavras de Jesus
=> Pedro julga saber mais sobre o plano divino, que o próprio Jesus. Ele é arrogante, e demonstra falta de fé nas palavras.
Se Jesus é o Messias, ele deveria, no mínimo, pedir mais detalhes… Porém, parece que ele crê em Jesus, mas não gosta do jeito que quer fazer as coisas. Ele acredita que o seu jeito é melhor, que o de Jesus.
Cristo = Triunfalismo x “Sacrifício Vicário”
Ex.: Desejo dos crentes => mensagens de auto ajuda… vitória… sucesso…

APLICAÇÃO

1. Isto expõe nossa absurda dificuldade de confiar em Jesus. Nós cremos nele, confessamos quem ele é - mas, não confiamos… não descansamos nele, pelo menos não jeito do necessário…
Queremos que Jesus nos salve… resolvas os problemas da nossa vida, da família, da igreja… que ele venha com grande poder e majestade, mas esperamos que ele faça as coisa do nosso jeito… queremos que ele cuide de tudo, mas do nosso jeito…
=> Nossas orações, com isto, ficam viciadas - nós estamos estamos viciados em colocar diante de Jesus condições, caminhos e rotas… é como se ficássemos o tentando o tempo todo!
ENTÃO... Nós falamos demais, e ouvimos pouco aquele que é a PALAVRA… fazemos planos demais, e seguimos pouco aquele que é o CAMINHO… nós nos preocupamos demais com a nossa vida, porque confiamos pouco naquele que é a própria VIDA…
2. No fim, acabamos sendo controlados por nossas expectativas, desejos e vontades em relação a Jesus, e não pelo próprio Jesus...
Ex.: Comércio da Fé => o cliente tem sempre razão | o nosso bem-estar e nossa opinião estão acima de Jesus
Ex.: Jesus = “Superman de coleira” | Jesus domesticado
Às vezes acreditamos que estaremos mais seguros se as coisas forem do nosso jeito… seguirem nossa agenda… nosso cronograma e etc… O problema é que Jesus não é assim…
Você acha que este Jesus, que quando se encarnou foi colocado em uma manjedoura, onde comem os animais… que não tinha onde reclinar a cabeça… que retirou os primeiros discípulos de suas famílias e formas de vida - alguns tinham certa estabilidade financeira… Preste atenção… este Jesus dorme no meio de uma tempestade… não tinha um local próprio para passar a última Páscoa com os discípulos… ele disse que iria morrer, mas túmulo ele tinha… e os discípulos todos o seguindo e tendo que viver com ele, do jeito dele… você acha que ele realmente está preocupado com segurança, do modo como nós estamos?
Acho que quando o “mundo gospel” descobrir Jesus… (1) se converterão a ele… (2) ou o abandonarão, porque suas expectativas foram frustradas...

III. A SENTENÇA DE JESUS A PEDRO - v.23

Jesus diz três coisas a Pedro:
(1) “Retira-te Satanás” | Mt 4.10 - tentação
Portanto, você pode ser influenciado por Satanás com muito mais facilidade do que possa imaginar…
(2) “Pedra de tropeço” | Mt 16.18 x Mt 16.23b
Mt 14.28-31 | Tão rápido Pedro sobre, assim ele também cai… é uma verdadeira montanha russa…
(3) “Coisas dos homens” | Mt 16.17 x Mt 16.23c
=> Assim como Pedro foi duro com Jesus, Jesus foi duro com Pedro. Ele é sentenciado por Jesus como alguém que tinha palavras meramente humanas, como sendo do “mundo dos homens”, que é influenciado pelo “príncipe deste mundo”, o diabo.
O texto não quer dizer que Pedro estivesse “possesso”. Geralmente os evangelistas são muito claros em relação a isto, mas quer dizer que Pedro estava sob alguma influência maligna, para tentar Jesus a não ir à cruz.
Desejo do diabo x Cruz | Ele nunca quis cruz - Jesus + discípulos + cruz x Diabo | Arrependimento + fé + vida nova

APLICAÇÃO

1. Isto expõe o fato de que todos estamos sujeitos a nos comportarmos como instrumentos do maligno, a sermos “pedra de tropeço”.
J. C. Ryle => Ninguém é infalível + Ninguém está perdido por ser “fraco na fé”
Moralismo x Evangelho | Não suportamos a queda de certas pessoas, o pecado e alguns tipos de erros…
Necessidade => Vigilância x “dar lugar ao diabo”
2. Ao mesmo tempo, isto nos lembra que não há Cristo sem Cruz… não há evangelho sem cruz… para Jesus, só a ideia de não ter cruz é diabólica…
Mt 4 => O diabo oferece glória s/ cruz + Mt 16 => Pedro repreende a Jesus, porque espera uma vitória não a morte…
Mas, Jesus Cristo crucificado é que destrói as forças malignas, é o que expulsa os poderes do diabo e transforma vidas!
1Coríntios 2.2 “Porque decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado.”
Filipenses 3.10 “O que eu quero é conhecer Cristo e o poder da sua ressurreição, tomar parte nos seus sofrimentos e me tornar como ele na sua morte,”
Mas, como identificar?
Um evangelho sem cruz, geralmente é uma mensagem que promete bênçãos, sem a mudança do abençoado… ele anuncia graça, sem arrependimento… ele promete felicidade, por meio do que Cristo pode dar, e não do que ele é, e fez por nós na cruz…

CONCLUSÃO

Não há evangelho sem cruz!
O evangelho é o escândalo da cruz… é a notícia de que você não pode salvar a si mesmo… você está tão perdido, que apenas a morte do filho de Deus pode salvar a sua vida…
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.