Repense o Controle (Quem está no comando?)
Ewerton Luis
Repense a Vida • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
ABERTURA
ABERTURA
Uma série de mensagens que fale sobre os desafios de todo começo ou recomeço. Por isso vamos começar o ano com uma série de 4 mensagens com o título “Repense a vida”. Queremos ter a oportunidade de repensar:
Semana passada aprendemos a repensar o nosso foco, nossos pensamentos e nosso coração. Diante da "liturgia" dos algoritmos que através do excesso de telas e redes sociais deformam a mente cristã, Romanos 12:1-2 traz o contraponto que não é apenas uma mudança intelectual, mas a entrega prática do corpo e da rotina como um "sacrifício vivo", exigindo uma "contra-liturgia" que substitua hábitos automáticos (como checar o celular ao acordar) por práticas intencionais de renovação mental e leitura bíblica.
Bem, se você assim como eu foi impactado semana passada e tem buscado REPENSAR O SEU FOCO, com certeza tem encontrado alguns desafios, afinal nem sempre parece fácil decidir o que fazer.
Jack Sparrow, protagonista da série Piratas do Caribe, navega não apenas com astúcia e irreverência, mas guiado por um instrumento singular: uma bússola que não aponta para o norte, mas para aquilo que o coração do portador mais deseja. Em vários momentos dos filmes, vemos a bússola direcionando os personagens para navios, tesouros, para um grande amor… Contudo, no filme “O Baú da Morte” existe alguns momentos em que Jack Sparrow pega a bússola para saber o que ele mais deseja, ela fica girando e girando, sem apontar para nenhuma direção. Ele desejava duas coisas ao mesmo tempo, e isso era impossível de ser realizado. Ele precisava fazer uma escolha.
LEITURA BÍBLICA: MATEUS 6:24-34 NVT
LEITURA BÍBLICA: MATEUS 6:24-34 NVT
²⁴ "Ninguém pode servir a dois senhores, pois odiará um e amará o outro; será dedicado a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro." ²⁵ "Por isso eu lhes digo que não se preocupem com a vida diária, se terão o suficiente para comer, beber ou vestir. A vida não é mais que comida, e o corpo não é mais que roupa? ²⁶ Observem os pássaros. Eles não plantam nem colhem, nem guardam alimento em celeiros, pois seu Pai celestial os alimenta. Acaso vocês não são muito mais valiosos que os pássaros? ²⁷ Qual de vocês, por mais preocupado que esteja, pode acrescentar ao menos uma hora à sua vida? ²⁸ "E por que se preocupar com a roupa? Observem como crescem os lírios do campo. Não trabalham nem fazem roupas ²⁹ e, no entanto, nem Salomão em toda a sua glória se vestiu como eles. ³⁰ E, se Deus veste com tamanha beleza as flores silvestres que hoje estão aqui e amanhã são lançadas ao fogo, não será muito mais generoso com vocês, gente de pequena fé? ³¹ "Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘O que vamos comer? O que vamos beber? O que vamos vestir?’. ³² Essas coisas ocupam o pensamento dos pagãos, mas seu Pai celestial já sabe do que vocês precisam. ³³ Busquem, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão dadas. ³⁴ "Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará suas próprias inquietações. Bastam para hoje os problemas deste dia."
INTRODUÇÃO: SÓ PODEMOS TER UM SENHOR
INTRODUÇÃO: SÓ PODEMOS TER UM SENHOR
Bem, de certo modo estamos lidando com um texto bíblico onde uma escolha precisa ser feita, e quem está sugerindo o que escolher é o próprio Jesus. A passagem está inserida no Sermão do Monte (Mateus 5–7), o principal discurso de Cristo registrado nos Evangelhos. No Sermão Jesus está apresentando como é o Reino de Deus, quais são as características e atributos de quem faz parte desse Reino. Não é um discurso de motivação para viver bem; é a declaração do único jeito de viver de quem segue ao Senhor.
E aqui, no final do capítulo 6, Jesus é enfático em determinar um pressuposto: não dá para viver desejando duas escolhas opostas uma a outra. Ou a sua bússola irá apontar para um, ou irá apontar para outro. Ou seus hábitos dirão: O Senhor Deus está no controle , ou seus hábitos dirão: outra pessoa/coisa está no controle. Jesus chama o dinheiro que é posto como divindade de Mamom.
Aqui eu queria que você prestasse atenção, porque a mensagem de Cristo não é sobre não ter dinheiro, mas sim ser controlado por ele. John Stott escreveu que a palavra “senhor” aqui vinha do contexto da escravidão: É possível trabalhar para dois empregadores, mas nenhum escravo pode ser propriedade de dois senhores". Portanto, qualquer pessoa que divide sua devoção entre Deus e Mamom na verdade já a concedeu a Mamom, uma vez que Deus só pode ser servido com devoção total e exclusiva.
OS SINTOMAS DE QUEM SERVE AO DINHEIRO
OS SINTOMAS DE QUEM SERVE AO DINHEIRO
E existe um grande problema com o dinheiro ser o seu Senhor; ele é um mestre instável.
Em determinado momento do ano passado, eu pedi exoneração de um cargo público concursado. E, apesar da maioria das pessoas que conheciam meus motivos apoiarem a decisão, foi interessante (às vezes incômodo) ouvir de outras pessoas frases como: “que arriscado, né? você agora não tem estabilidade no emprego”. Em uma ilusão de que a segurança do cargo público lhe garante um dinheiro certo e garantido.
A questão é que, conforme vamos nos aprofundando nessa relação de senhorio com o dinheiro, o que temos nunca é suficiente; é necessário ser promovido no cargo; é necessário superar as metas do mês passado, do ano passado… É necessário investir para que o dinheiro “trabalhe” para você, é necessário ficar atento ao dólar, ao mercado da bolsa de valores, ao edital do próximo concurso. O Dinheiro dá a falsa impressão de que você pode estar no controle das coisas, mas ele mesmo é incontrolável. Por causa disso, o servo de Mamom é alguém que tenta o impossível: garantir sua segurança por meios próprios. E a consequência disso é a PREOCUPAÇÃO. O principal sintoma de quem não tem Deus no controle da vida é a constante preocupação com o futuro. Por 3 vezes Jesus repete a a frase NÃO SE PREOCUPEM
²⁵ "Por isso eu lhes digo que não se preocupem com a vida diária, se terão o suficiente para comer, beber ou vestir. A vida não é mais que comida, e o corpo não é mais que roupa?
³¹ "Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘O que vamos comer? O que vamos beber? O que vamos vestir?’.
³⁴ "Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará suas próprias inquietações. Bastam para hoje os problemas deste dia."
Quando servimos ao dinheiro, ficamos ansiosos pela instabilidade que ele causa. Hoje temos dinheiro, mas e amanhã? e semana que vem? E se meu carro quebrar, como vou trabalhar? E se eu ficar doente e não puder pagar um plano de saúde? E se eu perder o emprego? E se a faculdade que eu escolhi não me der retorno? E se meu filho precisar de uma roupa? E se.. E se...
Ansiedade é preocupação com o potencial, não com o real. Ansiedade é preocupação com aquilo que não podemos controlar. Ansiedade, a essência da ansiedade, é o desejo de controlar aquilo que não podemos . É por isso que estamos ansiosos. Sentimos a necessidade de controle em uma área onde não há possibilidade disso. Ansiedade é a vontade de controlar o incontrolável.
E aqui eu abro um parênteses: tenho certeza de que alguns de vocês estão ouvindo o que estou dizendo e pensando: mas eu não sou capaz de controlar a ansiedade, ela vem antes e mais forte do que eu percebo. Nós enquanto igreja cremos que Deus pode realizar te tratar e curar por meio da terapia, do acompanhamento clínico, da medicação. (PROPAGANDA DO NÚCLEO DE CUIDADO DO PORTAL)
O próprio Jesus não subestima a ansiedade que temos. Ele não fala simplesmente “atenção ansiosos, não sejam mais ansiosos!” como se palavras mágicas resolvessem nossa angústia. Contudo, ele oferece alguns remédios para nosso coração se preocupar menos com o dia de amanhã e demonstrar quem é o verdadeiro Senhor de nossa vida.
OBSERVE AO REDOR
OBSERVE AS PRIORIDADES
OBSERVE O AGORA
ANTÍDOTO 1: OBSERVE AO REDOR
ANTÍDOTO 1: OBSERVE AO REDOR
²⁶ Observem os pássaros. Eles não plantam nem colhem, nem guardam alimento em celeiros, pois seu Pai celestial os alimenta. Acaso vocês não são muito mais valiosos que os pássaros? ²⁷ Qual de vocês, por mais preocupado que esteja, pode acrescentar ao menos uma hora à sua vida? ²⁸ "E por que se preocupar com a roupa? Observem como crescem os lírios do campo. Não trabalham nem fazem roupas ²⁹ e, no entanto, nem Salomão em toda a sua glória se vestiu como eles. ³⁰ E, se Deus veste com tamanha beleza as flores silvestres que hoje estão aqui e amanhã são lançadas ao fogo, não será muito mais generoso com vocês, gente de pequena fé?
O primeiro antídoto que Jesus oferece está na própria criação ao nosso redor. Ao observar a natureza, o discípulo percebe que o sustento não depende exclusivamente do seu esforço (ansioso), mas da fidelidade divina que opera mesmo no descanso.
A Gralha-azul é o símbolo do estado do Paraná e tem uma relação vital com a Araucária. Ela enterra os pinhões (sementes) no solo ou em troncos caídos para comer depois. Como ela enterra mais do que consegue consumir ou simplesmente esquece onde guardou, essas sementes acabam germinando, garantindo o reflorestamento da Mata de Araucária.
Se Deus criou um artifício engenhoso de manutenção da comida das aves, o que Ele é capaz de fazer para te sustentar?
Lírio-de-um-dia: cada flor individual dura apenas 24 horas. Ela abre de manhã e murcha à noite;
Dama-da-Noite: Ela floresce apenas uma noite por ano e murcha assim que os primeiros raios de sol aparecem. Seu perfume é fortíssimo para atrair mariposas e morcegos na escuridão.
Chanana: ela abre com o sol e fecha por volta do meio-dia. É uma flor "matinal" que vive pouquíssimas horas.
Bem, se Deus presenteia essas flores com beleza e charme mesmo sendo tão efêmeras, qual presente Ele pode conceder a nós, que em Cristo teremos vida eterna?
Este texto não é um convite à preguiça. As aves "não semeiam", mas elas buscam o alimento que Deus provê. O ponto de Jesus é que, embora trabalhemos, a nossa fonte de segurança não é o nosso esforço, mas a providência sustentadora de Deus. Da mesma forma, os lírios são vestidos com uma glória superior à de Salomão, apesar de durarem apenas um dia. Se Deus investe tanta beleza no que é temporário, Ele certamente garantirá o essencial para aqueles que são eternos.
Se olharmos fundo, esse tipo de ansiedade está dizendo a Deus: Pai, você esvaziou o céu do seu maior tesouro, e executou seu filho voluntariamente por mim, e não tenho certeza se você vai me dar um almoço no dia de amanhã.
Escreve Martinho Lutero com muita beleza, “Vejam, ele está fazendo das aves nossos professores e mestres. E uma grande e permanente vergonha para nós o fato de, no Evangelho, um frágil pardal se tornar teólogo e pregador para o mais sábio dentre os homens . . . Portanto, sempre que você ouvir o canto de um pássaro, está ouvindo um excelente pregador”
ANTÍDOTO 2: OBSERVE AS PRIORIDADES
ANTÍDOTO 2: OBSERVE AS PRIORIDADES
³¹ "Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘O que vamos comer? O que vamos beber? O que vamos vestir?’. ³² Essas coisas ocupam o pensamento dos pagãos, mas seu Pai celestial já sabe do que vocês precisam. ³³ Busquem, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão dadas.
O segundo antídoto que Jesus oferece para nossos corações é o mais importante. Perceba a sequência:
Se eu entendo o pressuposto de que não posso servir a dois senhores simultaneamente;
Se eu entendo que servir a um senhor instável me leva a vida instável e ansiosa, preocupada com o amanhã;
Se eu observo a natureza e percebo que, diferente do dinheiro, Deus é um senhor estável e que garante a provisão e o sustento.
A conclusão que chegamos é lógica: precisamos trocar qual senhor está sob o controle de nossas vidas.
Pensamento errado e prioridades erradas. Se buscarmos o reino do dinheiro e a justiça que ele propõe, eu me preocupo e fico ansioso com o amanhã. Quando Jesus chama o dinheiro de Mamom, o termo originalmente não era pejorativo, mas Jesus o utiliza para mostrar que o dinheiro pode se tornar um "rival" de Deus. A ansiedade surge quando tentamos servir a dois senhores; o coração dividido é o berço da preocupação. Por isso que Jesus fala que a ansiedade é uma "preocupação pagã" (v.32). Os "gentios" correm atrás de coisas materiais porque sua visão de mundo é limitada ao controle que eles acreditam ter.
RUBEM ESTÁ BEM? QUE PERGUNTA DIFÍCIL DE RESPONDER PELOS OLHOS HUMANOS
Para o discípulo, a ansiedade é substituída por uma nova ambição: o Reino. Pensamento certo, prioridades certas. Se eu acredito em Deus, é preciso agora confiar nEle. E faço isso priorizando minha agenda e minha vida ao Reino que Jesus propõe.
Jesus está dizendo: Procurem primeiro meu reino e justiça. Isso vai muito além de ir para a igreja, viu?
Significa ser humilde de espírito. Significa ser um pacificador. Ter fome e sede de justiça. Ser sal da terra e luz do mundo. Dar a outra face, orar em secreto, ser íntegro e de palavra. O manual do Reino está aqui mesmo, nos capítulos 5 a 7. Se você acredita em Deus, precisa confiar no jeito dEle de viver a vida. Se isso vier primeiro, Jesus diz, posso garantir que suas outras preocupações vão desaparecer porque você poderá pensar mais sobre mim e confiar em mim.
ANTÍDOTO 3: OBSERVE O AGORA
ANTÍDOTO 3: OBSERVE O AGORA
O primeiro antídoto olha ao redor, para a natureza; o segundo antídoto olha para dentro, para as minhas prioridades; o terceiro antídoto é a parte prática, talvez a mais difícil:
³⁴ "Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará suas próprias inquietações. Bastam para hoje os problemas deste dia."
Geralmente ouvimos a pregação com a expectativa de, agora alimentados com a Palavra, estarmos prontos para os dilemas e os desafios da semana que vem por aí. Não! Deus não quer você preocupado com o amanhã, com a semana que vem, com o ano que está começando. Ele quer que você se preocupe apenas com o agora, que já terá seus dilemas e desafios a se preocupar. Jesus ensina que o amanhã pertence exclusivamente à soberania de Deus. Quando nos preocupamos, estamos tentando "usurpar" o lugar de Deus no futuro.
A oração do Pai Nosso não pode ser esquecida: O pão nosso de cada dia nos dai HOJE.
Hoje porque só tenho hoje
Hoje, aqui, agora, o já
Hoje eu vou cuidar do meu hoje
E do amanhã eu sei que Deus cuidará
Planeje um ano financeiramente saudável, mas lembre que há pessoas passando fome hoje, não em Outubro;
Planeje um ano focado em sua saúde e bem estar, mas perceba que hoje mesmo Deus já está zelando pela sua vida;
Planeje um ano mais próximo da sua família, mas não esqueça que hoje você já pode dedicar mais tempo a eles.
BÚSSOLA DO JACK SPARROW - fechar elipse
E se no lugar de nos preocuparmos para onde a bússola deve apontar, entregássemos a bússola ao Senhor?
Música final - Em teus braços é o meu descanso
