SEM CRUZ, SEM DISCIPULADO!

Reino. Polarização. Igreja  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

v.21-23 = Problema do “mundo gospel” em ter uma visão muito distorcida sobre Jesus.
A expectativa do coração em relação a Jesus entra em conflito com quem, de fato, Jesus é, e, por isso, a consequência é que muitas vezes queremos um Cristo, sem cruz - mas, não há Cristo, sem cruz.
v.24-28 = Problema do “mundo gospel” em sua visão não acerca de Jesus, mas acerca do que significa ser discípulo de Jesus
Os cristãos andam preocupados demais com riqueza, status, fama, carreira, glória pessoal e vitória sobre todos os problemas e sofrimentos da vida. Não querem uma cruz, querem uma coroa.
É como se a ideia de renúncia, cruz, sofrimento e morte fossem satânicas, diabólicas… então, tudo o que está alinhado a isto precisa ser repreendido, rejeitado - porque afinal de contas - crente não sofre, crente vence na vida… se você está sofrendo, é o diabo… você precisa de uma campanha de libertação… se não passa na prova, se não cresce na vida, é o diabo… você precisa de uma campanha…
Uma explicação simples, sobre este problema, é que tornaram a figura do “discípulo de Jesus” um sinônimo de vitória na vida = subir nas escadas da vida, e com isto tornaram aceitáveis muitos pecados que deveriam ser mortificados = cobiça, inveja, soberba, vingança, ingratidão, ganância | encheram o espaço de culto de ídolos = dinheiro, trabalho, sucesso, família, ministério… | tornaram em maldição e coisa de “crente fraco” virtudes = humildade, paciência, oração de lamento, arrependimento e perdão…
Entretanto… assim como “Sem cruz, sem Cristo”, ou seja, não há Cristo sem cruz… também, “Sem cruz, sem discipulado”, ou seja, não existe discípulo de Jesus sem cruz…
Dietriech Bonhoeffer, Discipulado: “O discipulado é a união com o Cristo sofredor”

SEM CRUZ, SEM DISCIPULADO - TRÊS PARTES:

I. O CHAMADO AO DISCÍPULADO - v.24

“Então...” - CONTEXTO
v.16 - A confissão da identidade real de Jesus
v.21 - Jesus explica a sua missão como o Messias - Sofrimento, morte e ressurreição
v.22 - Pedro rejeita esta visão “derrotada” e “humilhante” para a figura tão gloriosa do Messias;
v.23 - Jesus deixa claro que não existe Messias sem cruz, e querer enxergá-lo sem a cruz é diabólico;
= Então… agora, ele vai se referir aos discípulos como também estando ligados ao mesmo caminho dele. Jesus deixou claro que seu ministério envolve muita perda - renúncia, serviço e morte (Fp 2.5-8), e aqueles que o seguem encontram-se no mesmo caminho.
= Então, ele faz um chamado que define o que precisamos saber sobre seguir a Jesus.
(1) “Se alguém quer...” - O discipulado é destinado a todos sem acepção | Mt 11.28 => Is 55.1;
Seguir a Jesus não envolve privilégios de ordem étnica, racial, nacional ou cultural;
Seguir a Jesus não envolve privilégios de ordem sexual ou social;
Seguir a Jesus não envolve privilégios de ordem moral;
Não importa quem você seja, qual seja a cor de sua pele, o que você tenha feito ou deixado de fazer na vida… não importam as suas decisões, os locais em que você frequenta ou frequentava, o dinheiro que você tem ou recebe… não importam as suas roupas ou sua estética corporal… o convite é para você!
Jesus lhe chama hoje a segui-lo! Se há desejo em seu coração de segui-lo, mas preocupação com o modo como se encontra a sua vida, a boa notícia do evangelho é que você não precisa se preocupar!
Ele é compassivo e bondoso, tardio em irar-se e grande em amor leal. Ele não rejeita nenhum pecador arrependido!
(2) “… vir após a mim” - O discipulado é direcionado a Cristo, para se submeter a ele somente | Mt 11.29-30
vir após - vir atrás de mim => seguir a Jesus para se conformar a ele, tê-lo como a direção da vida;
Jesus está chamando pecadores para irem a ele, para o seguirem e se submeterem a ele… para tomarem o julgo dele…
Jesus não está te chamando para realizar seu sonho ou apenas resolver uns problemas que você não dá conta… ele está te chamando para colocar-se no caminho dele, e segui-lo submisso a ele… para ser conformado ao molde que ele é…
A. W. Tozer, A Vida Crucificada:Os que vivem a vida crucificada não buscam lugar ou riqueza, fama ou altos postos. Pelo contrário, querem conhecer Deus e estar onde está Jesus. Só conhecer Cristo — isso é tudo.” 
(3) “… negue a si mesmo…” - O discipulado contém condições claras | Mt 8.18-22; 10.37-39
- Jesus não quer fãs, ele quer seguidores submissos. Então, o convite é universal, mas não é para levar um grupo de jovens no Acquamania é para segui-lo segundo as condições dele:
“negar a si mesmo” - renunciar a si mesmo, é ter um repulsa por tudo o que tem a ver com você.
É retirar-se do centro - do centro das preocupações, dos sonhos, das vontades, dos desejos. É rejeitar seu próprio nome, e sua própria existência. Pare de preocupar-se consigo mesmo => Gl 2.20
tome a sua cruz” - cruz é um sinal de morte, mas não qualquer morte = morte humilhante e amaldiçoada;
Sofrimentos comuns da vida (Ex.: problemas de casa, marido etc) x disposição por perder tudo por causa de Cristo; a não lutar pela sua própria glória;
Hernandes: “Esta cruz, porém, remete à nossa disposição de morrer para nós mesmos, para os prazeres e deleites. É considerar-se morto para o pecado e andar com um atestado de óbito no bolso”.
siga-me” - o resultado de negar a si mesmo, a ponto de se entregar à morte do EU, é colocar outra pessoa no lugar = Cristo.
Todo lixo que deve ser retirado pela renúncia | todo tipo de sanguessuga que precisa ser morte do eu, deixa um buraco - um vazio, e este vazio deve ser ocupado por Jesus.
O que acontece quando não temos nada em nós, além de um lixo que precisa ser jogado fora… nada além de sanguessugas que precisam ser mortas?
Tozer: “Quando você não tem algo real dentro de si, tenta conseguir algo no exterior que simule algo real.” 
Filipenses 3.7–9 “Mas o que para mim era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Na verdade, considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele perdi todas as coisas e as considero como lixo, para ganhar a Cristo e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, mas aquela que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé.”
= Se você não está seguindo a Jesus, no caminho de Jesus e do jeito de Jesus, então é certo que você está vivendo um conflito terrível dentro si, porque está cansado de tentar simular A VIDA, mas está morto…
Fotos | Academia | Remédios | Açúcar | Diploma | Carreira | Status | Amizades | Namoro = o que você está fazendo, para mentir para si mesmo que tem algo real dentro de si?
Consequência - cansaço, culpa, ansiedade, medo, frustração, insônia, remédio…
=> Para você ser salvo deste monte de entulho e sanguessugas de seu coração, você precisa: seguir a Jesus, no caminho de Jesus e do jeito de Jesus

APLICAÇÃO

DISCIPULADO É SEGUIR A JESUS, NO CAMINHO DE JESUS E DO JEITO DE JESUS
Você tem seguido a Jesus, ou seus sonhos… seus planos… suas vontades?
Você tem seguido a Jesus, no caminho de Jesus… ou está lutando contra cada dor, cada lamento e cada palavra dura dele?
Você tem seguido a Jesus, no caminho de Jesus e do jeito de Jesus ou tem insistido em tentar fazer as coisas do seu jeito?
O que acontece quando queremos ser discípulos de Jesus do nosso jeito?

II. OS ARGUMENTOS PARA SER DISCÍPULO - v.25-27

Como Jesus convenceria alguém a segui-lo tendo estas condições? Será que vale a pena perder a si mesmo por isso?
Jesus utiliza de três argumentos que estão enlaçados entre si:
(1) Baseado na lógica inversa do Reino de Deus - v.25 | Ilusão
Se você vive para sua própria vida => perder a própria vida
Se você perde sua própria vida, por causa de Cristo => você encontra a verdadeira vida
Se você vive para si mesmo, e faz sua vida girar em torno de si mesmo, você está tentando “salvar a sua vida”, e o resultado será desastroso, você irá perdê-la enquanto tenta salvá-la = GRANDE ILUSÃO
Quando nós vivemos para nós mesmos, nós gastamos toda a nossa força, toda a nossa inteligência, toda a nossa competência, e todo nossa saúde por uma causa ilusória - que é a nossa própria causa, o nosso próprio reino, os nossos próprios sonhos… e, no fim, não damos conta de sustentar todos estes sonhos e desejos, e, então, a vida passa e parece que não vivemos: perdemos os nossos filhos… perdemos saúde (física e emocional)… perdemos relacionamentos… perdemos vida espiritual… ficamos amargurados.… dependentes de remédios, ou outras drogas… terminamos a vidas murchos como uma planta…
(2) Baseado na lógica comercial - o que pesa mais, naturalmente vale mais - v.26 | Loucura
Palavras comuns ao comércio - lucro, multa, proveito material e barganha | duas perguntas:
1. Qual pesa mais - a vida ou as riquezas que acreditamos que vai nos dar vida?
2. Se a vida pesa mais, então porque acredita que pode comprá-la?
Se você vive para si mesmo, você acaba tendo que ser responsável por manter-se, então acaba dando mais valor àquilo que acredita ser suficiente para a vida - dinheiro. Mas, no fim, o dinheiro não compra aquilo que só Jesus pode dar = GRANDE LOUCURA.
Aqueles que seguem o dinheiro para terem vida, acabam dando prioridade a trabalho, carreira, status e vivem para isso… dão a essas coisas uma importância maior do que a própria vida… o problema é que a única coisa que encontrarão no fim do caminho é uma vida ansiosa para ter aquilo que Deus dá aos pássaros e aos lírios do campo.
Mas, quem segue a Jesus, no caminho de Jesus e do jeito Jesus é desafiado a preocupar-se em primeiro lugar com o Reino de Deus, e a descansar no cuidado providencial daquele que sustenta todas as coisas - o nosso Pai Celestial.
- O que você prefere: seguir a Jesus, no caminho de Jesus e do jeito de Jesus, sabendo que Deus cuidará de todas as coisas… ou viver do seu jeito, para conseguir ajudar a vida conforme seus sonhos, e, no fim, ter dinheiro e não ter a vida?
(3) Baseado na recompensa futura por nossas atitudes - v.27 | Decepção final
Retribuição = pagamento final | Juízo final
Quem vive para si mesmo não apenas perde agora, ao tentar ter tudo… no fim, de fato, perderão tudo… | GRANDE DECEPÇÃO
= Este não é jeito mais comum de atrair seguidores, não é!? Mas… é o jeito de Jesus! Expondo a realidade de modo simples! Ou você o segue, no caminho dele e do jeito dele, e tem a vida… ou vive a sua vida, achando que vai conseguir ganhar…

APLICAÇÃO

SER DISCÍPULO É ENCONTRAR SOMENTE EM CRISTO O SENTIDO DA VIDA - INDEPENDENTE DO CUSTO
Quem vive para si mesmo, acaba perdendo a si mesmo, agora, vivendo como louco, para, no fim, perder tudo...
O que você não está querendo perder para ganhar a Cristo?
O que está te fazendo viver, sem Cristo, na esperança de ter felicidade?
O que faz com que você dê tudo de si, até não ter mais nada, e no fim só te deixa cansado, culpado e ansioso?

III. A RECOMPENSA DO DISCIPULADO - v.28

(*) “vejam o Filho do Homem vir no seu Reino” - O que isto significa?
Visões tradicionais: Transfiguração… Ressurreição… Pentecostes… Queda de Jerusalém…
= A recompensa é ver o estabelecimento do Reino de Deus e os atos de Jesus assentado no trono, enviando o Espírito e expandindo o reino por todo o império
Obs.: Nem todos os discípulos viram | Judas + Tiago - morreram cedo / Pedro e Paulo - morreram com Nero;

APLICAÇÃO

SER DISCÍPULO É TER COMO ALEGRIA SUPREMA A VISÃO DOS FEITOS DE JESUS EM SEU REINO. É ALGUÉM QUE SE ALEGRA PROFUNDAMENTE COM AQUILO QUE JESUS ESTÁ FAZENDO NO MUNDO
O que você esperar ter ao ser discípulo de Cristo, e assumir este custo?
=> Jesus define o que é importante para nós => Seu reino e o avanço dele!
Quando queremos controlar o discipulado nós naturalmente deixamos de ver as dádivas preciosas de Cristo, como preciosas. Não temos como recompensa e alegria, aquilo que é para Cristo. É quase como se não quiséssemos aquilo que ele quer.

CONCLUSÃO

Jesus está te chamando para morrer, a fim de viver somente para ele!
Não existe discipulado sem cruz!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.