O MINISTÉRIO DE JESUS E MILAGRES
Notes
Transcript
Escola de milagres – Lição 3
O ministério de Jesus era lindo, consistia em pregação (Mc. 1:14), ensino (Mc. 1:210, cura de enfermos e expulsão de demônios (Mc. 1:34). Entretanto, se destaca a pregação do evangelho (Mc. 1:14). A base de sustentação pessoal do seu ministério era a oração (1:35).
O ministério de João Batista se desenvolveu na Judéia e tinha um grande poder de atração de pessoas (Mc. 1:4-5). Quem era João?
O ministério de João não consistia em expulsão de demônios e nem cura de enfermos, era um ministério profético e transformador.
João era cheio do Espírito Santo, João foi o precursor de Jesus, o seu batizador, porém não operava milagres. Por quê? Porque há diversidade de dons!
O ministério de Jesus se desenvolveu prioritariamente fora da Judéia, mas especificamente na Galileia (Mc. 1:14). Ele era judeu de nascimento e galileu de convivência. Ele era de Nazaré, cidade da Galileia, mas fez a sua base evangelística em Cafarnaum, estratégica por ser grande e litorânea.
Pregou inicialmente para judeus na Galileia (Mc. 1:21; 39), mas o seu público era todas as pessoas.
A sua casa estava aberta (Mc. 2:1). Desorganizaram a sua casa, ao descerem o paralítico pelo teto. As pessoas são mais importantes que a nossa casa. Nossas casas precisam se tornar um lugar de milagres.
O milagre precisa atingir às pessoas em seus lugares de convivência (casa de Mateus), não importando quem elas sejam (Mc. 2:15).
A aparência não pode ser maior que a essência – os ritos não são mais importantes que a fé genuína (Mc. 2:18)– mas isso é como vinho novo (Mc:2:21-22)
O judaísmo é importante, mas não é cristianismo e Jesus estabelece as diferenciações quando ressignifica o jejum e o sábado (Mc. 2:27). O sabatismo é praticado em nossos dias e tem muito a nos ensinar, há igrejas que fizeram disso sua doutrina maior, entretanto é um equívoco doutrinário, o sábado é menor que Jesus e seu ensinamento.
