1º Trimestre 2026 - Lição 03 - O PAI ENVIOU O FILHO

Escola Bíblica Dominical  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript

OBJETIVOS DA LIÇÃO:

I) Compreender que o envio do Filho é a maior prova do amor de Deus Pai;
II) Reconhecer que a vinda de Cristo ocorreu na plenitude dos tempos, segundo o plano eterno de Deus;
III) Identificar a atuação da Trindade na execução e aplicação da salvação.

INTRODUÇÃO.

I. O ENVIO DO FILHO E O AMOR DO PAI.

I) Compreender que o envio do Filho é a maior prova do amor de Deus Pai.
1. O amor incondicional do Pai.
João 3.16 - Texto áureo do Evangelho.
~ Orlando Boyer:
Deus, o maior ser.
Amou, o maior sentimento.
O Mundo, o maior grupo.
De tal maneira, o maior grau.
Que deu, o maior ato.
O seu Único Filho, a maior dádiva.
Para que todo aquele, a maior oportunidade.
Que nEle, a maior atração.
Crê, a maior simplicidade.
Não pareça, a maior promessa.
Mas, a maior diferença.
Tenha, a maior certeza.
A vida eterna, a maior possessão.
- Diferentes traduções para “μονογενής” .
NAA: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
“Unigênito” significa: único gerado.
NVT: Porque Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
relativo ao que é único no sentido de ser o único do mesmo tipo, espécie ou classe — único do seu tipo / sem igual.
A Bíblia raramente fala de Jesus apenas como “filho único” no sentido numérico, porque:
Deus tem muitos filhos por adoção: Romanos 8.15 “Porque vocês não receberam um espírito de escravidão, para viverem outra vez atemorizados, mas receberam o Espírito de adoção, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai.”
Ou João 1.12 “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome,”
Quando João diz:
“o seu Filho μονογενής do Pai”
Ele não está dizendo:
“Deus só tem um filho, no sentido numérico”
Ele está dizendo:
existe um Filho que é único na sua natureza, um “filho sem igual”.
O Amor de Deus: ἀγάπη.
- O autor coloca uma definição de “ἀγάπη”, quando esse verbo se refere a Deus da seguinte forma: "um interesse profundo e constante de um Ser perfeito em prol do bem-estar de criaturas complemente indignas"
Louw-Nida.
Definição: “Ter amor por alguém ou algo, baseado em sincera apreciação e alta estima — ‘amar, considerar com afeição, preocupação amorosa, amor’.”
~ A Bíblia apresenta duas Palavras para amor: φιλέω / φιλία e ἀγάπη: “isto é, φιλέω e φιλία provavelmente se concentram no amor ou afeição baseados na associação interpessoal, enquanto ἀγαπάω e ἀγάπη se concentram no amor e afeição baseados em profunda apreciação e alta estima.”
ou seja:
φιλέω / φιλία → amo porque tenho ligação, convivência, afinidade
ἀγαπάω / ἀγάπη → amo porque escolho valorizar, estimar, considerar precioso
“Com base neste tipo de distinção, pode-se compreender algumas das razões para o uso de ἀγαπάω e ἀγάπη nos mandamentos aos cristãos para amarem uns aos outros. - o fato de que as pessoas nunca são ordenadas a amar umas às outras com φιλέω ou φιλία, mas apenas com ἀγαπάω e ἀγάπη. ”
Seria, no entanto, bastante errado presumir que φιλέω e φιλία se referem apenas ao amor humano, enquanto ἀγαπάω e ἀγάπη se referem ao amor divino.”
O amor de Deus não foi motivado por mérito humano.
Ephesians 2:4–5 NAA
4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, 5 e estando nós mortos em nossas transgressões, nos deu vida juntamente com Cristo — pela graça vocês são salvos —
Romans 5:8 NAA
8 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores.
“Esse amor alcança toda a humanidade, é incondicional, plenamente gracioso, sacrificial e absoluto.” (Trecho retirado da lição)
2. A iniciativa soberana de Deus.
Um plano proposto antes da criação.
1 Peter 1:19–20 NAA
19 mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mácula. 20 Ele foi conhecido antes da fundação do mundo, mas foi manifestado nestes últimos tempos, em favor de vocês.
Revelation 13:8 NVT
8 E todos os habitantes da terra adoraram a besta. São eles os que não têm os nomes escritos no Livro da Vida que pertence ao Cordeiro, que foi morto antes da criação do mundo.
Ação Trinitária na salvação.
“O Pai planeja e elege, o Filho executa a obra expiatória; e o Espirito aplica os benefícios da salvação.”
Vemos isso claramente no texto de Efésios 1.3-14.
~ Atos do Pai:
Ephesians 1:3–6 NAA
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. 4 Antes da fundação do mundo, Deus nos escolheu, nele, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele. Em amor 5 nos predestinou para ele, para sermos adotados como seus filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o propósito de sua vontade, 6 para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado.
~ Atos do Filho:
Ephesians 1:7–12 NAA
7 Nele temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, 8 que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e entendimento. 9 Ele nos revelou o mistério da sua vontade, segundo o seu propósito, que ele apresentou em Cristo, 10 de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra. 11 Em Cristo fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, 12 a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo.
~ Atos do Espírito Santo:
Ephesians 1:13–14 NAA
13 Nele também vocês, depois que ouviram a palavra da verdade, o evangelho da salvação, tendo nele também crido, receberam o selo do Espírito Santo da promessa. 14 O Espírito é o penhor da nossa herança, até o resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.
“Nesse texto, vemos o Pai desenhando o plano de salvação antes da fundação do mundo, elegendo e predestinando aqueles que seriam seus filhos.
Lemos que o Filho, em sua encarnação, executou esse plano e nos redimiu pelo derramar do seu sangue, pelo sacrifício perfeito oferecido por ele na cruz.
E vemos que o Espirito Santo é o selo que torna essa salvação nossa, bem como a garantia de que essa salvação será nossa para sempre.”
(Pedro Pamplona)
3. O envio do Filho e a Trindade.
Significado de “Envio”: Fazer com que alguém parta para um propósito específico — ‘enviar’. (Louw-Nida) ou enviar em direção a uma finalidade ou a um objetivo designado.
“Essa dinâmica revela harmonia e unidade da Trindade: uma única vontade e um único propósito.

II. O FILHO E A PLENITUDE DOS TEMPOS.

II) Reconhecer que a vinda de Cristo ocorreu na plenitude dos tempos, segundo o plano eterno de Deus.
1. A preparação histórica e religiosa.
Plenitude dos tempos.
Gálatas 4.4Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,”
“Guiados por um Deus soberano, os eventos históricos trabalharam em harmonia em preparação para o momento pré-definido da chegada de Jesus à terra” - “Assim, a cultura e a religião foram providencialmente coordenadas pelo Deus Triúno.”
~ Centro religioso do mundo judaico: Jerusalém.
~ Centro do império: Roma.
~ Cristo nasce em Belém, é criado a vida toda em Nazaré.
Construção de estradas e rotas comerciais.
~ “O Império Romano desenvolveu uma extensa rede de estradas e rotas comerciais que foi essencial para sua administração, defesa militar e economia.”
~ “O Império Romano, com suas estradas rápidas e seguras, facilitou a propagação do Evangelho.”
A presença de sinagogas judaicas em vários lugares.
“As sinagogas já eram uma realidade marcante em toda a diáspora e também na Judeia, onde existia pelo menos uma em cada povoado. Cidades maiores, como Jerusalém, Antioquia, Alexandria e Roma, possuíam várias sinagogas cultuando, estudando a Torá e ensinando as crianças.” (Reinke, André Daniel. Aqueles da Bíblia)
~ Paulo sempre entrava em uma sinagoga quando chegava em uma cidade.
Atos dos Apóstolos 13.5 — Salamina
“Quando chegaram a Salamina, começaram a anunciar a palavra de Deus nas sinagogas judaicas. Tinham também João como auxiliar.”
Atos 13:14 — Antioquia da Pisídia Atos 14:1 — Icônio Atos 17:1–2 — Tessalônica Atos 17:10 — Bereia Atos 18:4 — Corinto Atos 18:19 e 19.8— Éfeso
PAX ROMANA.
~ Imperador Cesar: Roma proclamava o estabelecimento de uma paz mundial, solidificada pelas vitórias e imposta pela força das armas.
A Língua Grega (κοινἠ).
~ Língua difundida em todo o império.
~ Todos sabiam grego (mesmo que básico) para comércio e transações.
~ Septuaginta.
A expectativa Messiânica.
~ Povo oprimido pelo Império Romano;
~ Divisão Religiosa;
~ Expectativa Messiânica, a esperança das promessas do passado para o tempo presente.
Deus Soberano sobre a História.
“Nesse processo cuidadosamente conduzido pela providência divina, destaca-se o princípio bíblico de que Deus é Senhor da história e soberanamente dirige os acontecimentos humanos.”
Acts 17:26 NAA
26 De um só homem fez todas as nações para habitarem sobre a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação;
2. O Filho nascido sob a Lei.
Nascido de mulher.
~ A frase “nascido de mulher” destaca plena humanidade de Cristo.
Hebreus 2.14 “Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, também Jesus, igualmente, participou dessas coisas, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo,”
~ Cristo se faz verdadeiramente homem.
~ Identificação com a gente: Hebreus 4.15 “Porque não temos sumo sacerdote que não possa se compadecer das nossas fraquezas; pelo contrário, ele foi tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.”
~ Mas, não somente para se identificar com a humanidade, mas para ser o substituto perfeito em lugar de nós pecadores.
Romans 5:18–19 NAA
18 Portanto, assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os seres humanos para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos para a justificação que dá vida. 19 Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos.
~ A redenção exigia um Mediador que fosse plenamente Deus e plenamente homem.
1Timóteo 2.5 “Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e a humanidade, Cristo Jesus, homem,”
Hebreus 2.17 “Por isso mesmo, era necessário que, em todas as coisas, ele se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo.”
Gálatas D. Por que Trocar uma Escravidão por Outra? (4.1–11)

O fato é que, para poder nos salvar, Jesus Cristo tinha que ser uma pessoa, respectivamente, de natureza divina e humana – divina para poder dar a seu sacrifício valor infinito, para nos libertar do reino das trevas e nos transportar para o reino da luz eterna (

Nascido sob a lei.
~ Ao nascer “sob a lei”, Jesus sujeitou-se voluntariamente ao regime da Lei da Antiga Aliança.
Mateus 5.17 (NTLH + NVT) “Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, vim para cumpri-los”
~ Viveu uma vida perfeita:
1Pedro 2.22 “Ele não cometeu pecado, nem foi encontrado engano em sua boca.”
Hebreus 7.26 “Porque nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e exaltado acima dos céus,”
~ Hernandes Dias Lopes, comentário bíblico de Gálatas:
“O Filho de Deus, como segundo Adão, nasceu para cumprir a lei que o primeiro Adão quebrou. Ele não veio para anular a lei, mas para cumpri-la. Ele a obedeceu plenamente. Ele a cumpriu totalmente. Ele satisfez plenamente todas as exigências da lei. Essa foi sua obediência ativa à lei de Deus. Mas ele também a obedeceu passivamente, ou seja, como nosso representante e substituto, Jesus, para nos resgatar da maldição da lei, fez-se maldição em nosso lugar. Não tendo culpa pessoal, assumiu a nossa culpa. Não tendo pecado pessoal, fez-se pecado por nós. E assim carregou no madeiro, em seu corpo, os nossos pecados, e sofreu o golpe da lei que deveríamos sofrer, morrendo a nossa morte para nos dar a sua vida.”
3. A adoção de filhos.
“A obra do Filho não apenas trouxe perdão, mas também nos concedeu a posição de filhos adotivos”
Gálatas 4.5 (NVT) “Assim o fez para resgatar a nós que estávamos sob a lei, a fim de nos adotar como seus filhos.”
~ Cristo é o único filho de Deus por natureza; e os crentes tornam-se filhos por adoção.
A prática da adoção no mundo antigo.
~ No mundo antigo (Roma) o ato de adoção era um ato jurídico (escolha);
“A criança adotada ganhava plenos direitos como filho natural, incluindo herança e obrigações familiares, transferindo-se com sua família para a casa do adotante”
~ Imperador Augusto foi adotado por Júlio Cesar (Ano 44 D.C).
“ É evidente que o propósito que o Pai tinha em enviar seu Filho, e o do Filho em condescender-se em nascer “de mulher, sob a lei”, foi para que pudéssemos não só ser libertados do pior mal, mas também coroados com a mais preciosa bênção. Paulo em (2Co 8.9): “Pois vocês conhecem a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que, por meio da pobreza dele, vocês se tornassem ricos.”
Romans 8:17 NAA
17 E, se somos filhos, somos também herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo...

III. A TRINDADE NO PLANO DA SALVAÇÃO.

III) Identificar a atuação da Trindade na execução e aplicação da salvação.
1. A vontade do Pai realizada pelo Filho.
Obediência do Filho ao plano redentivo.
João 6.38 “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou.”
Culmina no Calvário: Filipenses 2.8 “ele se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.”
~ Obediência do Filho (Trindade Econômica, não Trindade Ontológica.)
~ “Em vista disso, a cruz não foi apenas um gesto de amor, mas um ato de justiça. Por meio da morte de Cristo, a justiça de Deus foi satisfeita e a redenção se tornou eficaz.”
Romans 3:24–26 NVT
24 mas ele, em sua graça, nos declara justos por meio de Cristo Jesus, que nos resgatou do castigo por nossos pecados. 25 Deus apresentou Jesus como sacrifício pelo pecado, com o sangue que ele derramou, mostrando assim sua justiça em favor dos que creem. No passado ele se conteve e não castigou os pecados antes cometidos, 26 tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, a fim de que o próprio Deus seja justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.
~ Cristo é o sacrifício expiatório que desvia a ira de Deus para si, cumprindo o plano eterno de salvação.
2. A mediação exclusiva do Filho.
John 14:6 NAA
6 Jesus respondeu: — Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. - através de mim.
1 Timothy 2:5 NAA
5 Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e a humanidade, Cristo Jesus, homem,
Acts 4:12 NAA
12 E não há salvação em nenhum outro, porque debaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.
3. A aplicação da salvação pelo Espírito.
O Espírito Santo, chamado de Consolador e Espírito da verdade, foi enviado pelo Pai e pelo Filho. Jesus disse que o Espírito viria para convencer o mundo “do pecado, e da justiça, e do juízo” (Jo 16.8-11). É o Espírito que ilumina a mente para o conhecimento de Deus (2Co 4.6), ensina a verdade (Jo 14.26), regenera os pecadores (Tt 3.5), sela os que creem (Ef 1.13), opera a santificação progressiva (2Ts 2.13), e assegura a perseverança dos crentes (Fp 1.6). Além disso, o Espírito glorifica o Filho, pois foi enviado para testificar de Cristo (Jo 15.26), revelando sua Pessoa e obra ao coração humano. O Espírito nunca age independentemente do Filho ou do Pai. Sua missão é, intrinsecamente, a de exaltar a glória do Deus Triúno (Jo 16.13,14).
O Papel Soteriológico do Espirito Santo.
- Convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8-11)
- Espirito Santo ilumina a nossa mente para o conhecimento de Deus (2Co 4.6)
- Nos ensinará todas as coisas, as verdades de Deus (Jo 14.26)
- Nos lava e nos regenera (Tt 3.5)
- Somos selados pelo Espirito Santo (Ef 1.13)
- Opera a santificação progressiva (2Ts 2.13)
- Assegura a perseverança dos santos (Fp 1.6)
- O Espirito Santo testemunha do próprio Cristo (Jo 15.26)
- O Espírito nunca age independentemente do Filho ou do Pai. Sua missão é, intrinsecamente, a de exaltar a glória do Deus Triúno (Jo 16.13,14).
John 16:13–14 NAA
13 Porém, quando vier o Espírito da verdade, ele os guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que ouvir e anunciará a vocês as coisas que estão para acontecer. 14 Ele me glorificará, porque vai receber do que é meu e anunciará isso a vocês.

RECAPITULANDO:

Tópico 1:
O envio de Jesus Cristo, é a maior demonstração do amor de Deus ao mundo. - João 3.16
Desde a eternidade, antes da Queda no Éden, Deus já tinha um plano de redenção em Cristo. - Efésios 1
Tópico 2:
O Envio de Jesus pelo Pai não foi um plano improvisado, mas um desígnio eterno, cumprido “na plenitude dos tempos”
Nascido de mulher = Destacando a plena humanidade de Cristo.
Nascido sob a lei = Jesus se sujeitou-se voluntariamente a Lei de Moisés para cumpri-la.
A obra do Filho não apenas trouxe perdão, mas também nos concedeu a posição de filhos adotivos.
Tópico 3:
O Filho veio ao mundo para cumprir a vontade do Pai, foi obediente até a morte na cruz do calvário.
O Filho é o único mediador entre Deus e os homens. - 1Timóteo 2.5
O Espirito Santo aplica os benefícios da salvação concedidos pelo Pai e conquistados pelo Filho.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.