A imprevisível vinda de Cristo

A segunda vinda de Cristo  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

Introdução

Ao longo dos anos tem sido muito falado a respeito da volta do Senhor Jesus Cristo. Muitos até estipularam datas para a segunda vinda de Jesus Cristo. Mas ninguém sabe a hora em que acontecerá a vinda do Senhor.
De acordo com a Bíblia, nesse dia as pessoas estarão vivendo suas vidas normalmente, por exemplo, dando em casamento, comendo, bebendo, festejando. A bíblia deixa claro alguns sinais e eles estão acontecendo, outros já se cumpriram e outros ainda irão acontecer. Mas, o fato é que esse dia chegará.
Diante disso, quero tratar sobre “A imprevisível vinda de Cristo” (1 Tessalonicenses 5.1-11).

Contexto

A igreja de Tessalônica foi fundada na segunda viagem missionária de Paulo, conforme é detalhado em Atos 17. Na ocasião Paulo prega que Cristo deveria sofrer e ressuscitar dentre os mortos, por causa dessa mensagem os Judeus procuraram matar Paulo e Silas, então, Paulo saiu de forma rápida de Tessalônica, o texto afirma que Paulo pregou por três sábados na sinagoga, alguns teólogos afirmam que o apóstolo permaneceu durante três meses em Tessalônica.
Paulo escreve para essa igreja, com o objetivo de detalhar seus ensinos, pois ele não pode ficar muito tempo em Tessalônica. O ensino que o apóstolo deixa para esta igreja é sobre a segunda vinda de Cristo Jesus (1 Ts 5.1-11), já que eles estavam com muitas dúvidas a este respeito.

Ideia Central

A vinda de Cristo acontecerá em um momento inesperado.

Transição

Veremos três assuntos sobre a vinda de Cristo.

Desenvolvimento

1° O dia do retorno de Cristo (v. 1-3)

Paulo mostrou para os irmãos o que ocorrerá com aqueles que já morreram, no capítulo 4.13-18. Agora, ele específica sobre quando e como acontecerá a vinda de Cristo. Diante disso, o texto apresenta três verdades sobre o dia da vinda de Cristo:

1ª O dia da vinda de Cristo é desconhecido (v. 1)

1 Irmãos, quanto aos tempos e épocas, não precisamos escrever-lhes,
O apóstolo mostra que a vinda do Senhor é certa, porém, em relação a época ou o tempo é desconhecido pela igreja. Por isso, ele afirma: “irmãos, quanto os tempos e épocas, não precisamos escrever-lhes”.
Jesus ensinou que a segunda vinda irá acontecer, mas o dia e a hora ninguém sabe.
Mateus 24.36 NVI
36 “Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai.
Ao longo da história muitos colocaram datas sobre a vinda do Senhor Jesus, mas todos falharam, pois a Bíblia é clara em dizer que o dia é desconhecido, a data Deus não revelou nas Escrituras.

2ª O dia da vinda de Cristo será repentino (v. 2)

2 pois vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão à noite.
A vinda do Senhor será de repente, ou seja, ela será em um momento em que menos se espera e de forma rápida. Por isso, ele diz: “pois vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão à noite”. Para explicar melhor, ele compara a vinda do Senhor como o ladrão da noite, onde o ladrão vem para assaltar uma casa de forma que ninguém está esperando.
Jesus também ensinou que a vinda dEle será como o ladrão.
Mateus 24.42–44 NVI
42 “Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor. 43 Mas entendam isto: se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. 44 Assim, vocês também precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam.
Pedro ensinou que a vinda Cristo será como o ladrão.
2Pedro 3.10 NVI
10 O dia do Senhor, porém, virá como ladrão. Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada.
A vinda do Senhor será inesperada, será como nos dias do dilúvio, onde muitos estavam desatentos e seguindo as suas vidas, comendo, bebendo, fazendo festas e se esquecendo daquilo que é mais importante, que são as coisas espirituais.
Lucas 17.26–30 NVI
26 “Assim como foi nos dias de Noé, também será nos dias do Filho do homem. 27 O povo vivia comendo, bebendo, casando-se e sendo dado em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então veio o Dilúvio e os destruiu a todos. 28 “Aconteceu a mesma coisa nos dias de Ló. O povo estava comendo e bebendo, comprando e vendendo, plantando e construindo. 29 Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu e os destruiu a todos. 30 “Acontecerá exatamente assim no dia em que o Filho do homem for revelado.

3ª O dia da vinda de Cristo ocorrerá quando tiver paz e segurança no mundo (v. 3)

3 Quando disserem: “Paz e segurança”, a destruição virá sobre eles de repente, como as dores de parto à mulher grávida; e de modo nenhum escaparão.
Não sabemos o dia da vinda do Senhor, mas haverá sinais. Para a igreja de Tessalônica Paulo mostra o seguinte sinal: “Paz e segurança”. Jesus voltará em um momento que aparentemente haverá paz e segurança no mundo. Paulo usa essa expressão para alertar a igreja, visto que o mundo acredita que nada poderá acontecer com eles, mesmo diante do fim dos tempos, por isso que muitos vivem buscando os seus interesses e esquecendo de refletir sobre a eternidade.
O texto enfatiza de forma clara, dizendo: Quando disserem: “paz e segurança, a destruição virá sobre eles de repente”, isso significa que quando os homens se sentirem seguros e no controle de tudo, a destruição virá sobre eles, no momento em que não estarão esperando.
O mundo sentirá a dor da destruição como diz o texto: “como as dores de parto à mulher grávida; e de modo nenhum escaparão”. A dor será como a mulher que sofre durante o parto, isso significa que será um dia terrível e cheio de angústia, e os ímpios não escaparão do dia do Senhor.

2° O preparo para o retorno de Cristo (v. 4-8)

Após Paulo relatar sobre o dia do retorno de Cristo, ele exorta os irmãos a respeito de como eles devem se preparar para esse dia glorioso. Em razão disso, como se preparar para a vinda de Cristo? O texto apresenta três maneiras:

1ª Não se surpreenda com a vinda de Jesus (v. 4-5)

4 Mas vocês, irmãos, não estão nas trevas, para que esse dia os surpreenda como ladrão. 5 Vocês todos são filhos da luz, filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas.
Paulo afirma que os cristãos: “não estão nas trevas, para que esse dia os surpreenda como ladrão”. Quem vive nas trevas são os ímpios, mas os cristãos não estão nas trevas, por isso, esse dia não deve ser nenhuma surpresa.
Os cristãos não estão nas trevas, mas sim na luz como deixa explícito o texto: “Vocês todos são filhos da luz, filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas”. A igreja vive na luz de Cristo, pois foi resgatada das trevas e levada para a maravilhosa luz de Cristo, então ela não será pega de surpresa na segunda vinda do Senhor, porque os salvos foram comprados com o sangue de Jesus e por isso esperam ansiosamente a vinda do Senhor.
Filipenses 3.20–21 NVI
20 A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. 21 Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, tornando-os semelhantes ao seu corpo glorioso.
A segunda vinda será um dia glorioso e de muita alegria para todos os cristãos, pois será o dia em que os salvos irão se encontrar com Cristo no ares, para viver e desfrutar da vida eterna.
Muitos usam a expressão: “você precisa estar preparado para a vinda de Cristo”, isso é uma verdade, mas ela acontece por meio da conversão e do processo de santificação, onde o cristão busca ser mais parecido com Jesus, visto que, é filho da luz. Desse modo, ele anda na luz e não nas trevas do pecado.
Os salvos amam a vinda de Cristo e vivem ansiosos para que Jesus volte, porque eles desejam viver com Jesus, vendo-o face a face e desfrutando da mansão celestial.
Os cristãos vivem preparados, se preparam todos os dias. Eles são como as 5 virgens prudentes que aguardavam a vinda do noivo, com o azeite para a lâmpada. Já os ímpios são como as 5 virgens insensatas que buscam se preparar na última hora.
Mateus 25.1–13 NVI
1 “O Reino dos céus será, pois, semelhante a dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo. 2 Cinco delas eram insensatas, e cinco eram prudentes. 3 As insensatas pegaram suas candeias, mas não levaram óleo. 4 As prudentes, porém, levaram óleo em vasilhas, junto com suas candeias. 5 O noivo demorou a chegar, e todas ficaram com sono e adormeceram. 6 “À meia-noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo se aproxima! Saiam para encontrá-lo!’ 7 “Então todas as virgens acordaram e prepararam suas candeias. 8 As insensatas disseram às prudentes: ‘Dêem-nos um pouco do seu óleo, pois as nossas candeias estão se apagando’. 9 “Elas responderam: ‘Não, pois pode ser que não haja o suficiente para nós e para vocês. Vão comprar óleo para vocês’. 10 “E saindo elas para comprar o óleo, chegou o noivo. As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial. E a porta foi fechada. 11 “Mais tarde vieram também as outras e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abra a porta para nós!’ 12 “Mas ele respondeu: ‘A verdade é que não as conheço!’ 13 “Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora!

2ª Seja vigilante (v. 6-7)

6 Portanto, não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios; 7 pois os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite.
Paulo exorta a igreja a permanecer vigilante, ou seja, não dormir como os ímpios. Por isso ele diz: “não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios”. A palavra “dormir” não é no sentido natural, de descansar e nem no sentido literal, de morrer. Mas, no sentido de ficar desatento e pensar que não existirá juízo, ou seja, pensar que nada acontecerá (1 Ts 5.3).
A vinda de Cristo acontecerá, isso é um fato, mas a igreja precisa viver conforme a palavra de Deus e não conforme o mundo. Infelizmente muitos cristãos têm sido influenciados pelo padrão mundano, entretanto, o certo é o cristão influenciar o mundo, refletindo a luz de Cristo.
A vigilância precisa ser constante na vida do cristão. Por exemplo, se um vigilante é contratado para cuidar de um local e ele dormir, não estará vigiando e nem atento aos perigos, o ladrão pode roubar sem ele perceber. Da mesma forma, o cristão quando está dormindo, não está vigiando e nem se envolvendo nas coisas de Deus, isso é um perigo.
Paulo está ensinando que a igreja não deve baixar a guarda, e nem ficar dormindo e se embriagando como fazem os que vivem nas trevas, como deixa claro o texto: “pois os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite”. Então, Paulo está ensinando sobre aquele momento de relaxamento moral e espiritual. Ao invés de relaxar, deve ficar atento, pois Cristo pode voltar a qualquer momento, diante disso, é necessário vigiar constantemente.

3ª Se revista das virtudes cristãs (v. 8)

8 Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação.
Os cristãos são do dia, ou seja, da luz. Então, Paulo diz que a igreja deve aguardar a vinda do Senhor como soldados militantes que estão prontos para irem para a batalha, com as armas certas. A arma que o cristão deve vestir para aguardar a vinda de Cristo é a “couraça da fé e o capacete da esperança da salvação”.
A couraça protege a parte do tórax, onde ficam os órgãos vitais. A fé é a proteção das tentações, pois quem tem fé irá depositar a sua confiança nas promessas de Deus, desse modo, não ficará duvidando. O capacete está ligado a salvação futura, que está garantida.
Além disso, os cristãos devem aguardar a vinda do Senhor, se revestindo do “amor”, aquele amor que não procura os próprios interesses, mas do próximo. Aquele amor incondicional.
Então, devemos nos revestir da fé, do amor e da esperança da salvação. Essas são qualidades essenciais na nossa vida como cristãos.

3° O propósito final do retorno de Cristo (v. 9-11)

Paulo mostrou a igreja que ela deve ser vigilante e viver de forma sóbria em relação a vinda de Cristo. Agora Paulo mostra qual é o objetivo da segunda vinda do Senhor Jesus. Em relação a isso, o texto deixa claro dois motivos para o retorno do Senhor Jesus:

1° Para cumprir o plano da salvação (v. 9)

9 Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.
O apóstolo mostra que a glória futura é garantida para todos os cristãos, ou seja, a vida eterna está garantida, como diz o texto: “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação”. Isso mostra que Deus escolheu a sua igreja para a salvação e não para derramar a sua ira.
João 3.16–18 NVI
16 “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. 18 Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.
O texto mostra quem dá a salvação: “por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”. A salvação é por meio de Cristo Jesus. Ele foi esmagado, massacrado e crucificado para salvar o pecador. Por isso que a salvação está em Jesus e não na prática de boas obras.
Efésios 2.8–10 NVI
8 Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; 9 não por obras, para que ninguém se glorie. 10 Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.

2° Para que os salvos desfrutem da eternidade (v. 10)

10 Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados quer dormindo, vivamos unidos a ele.
O propósito da morte de Cristo é para que nós sejamos unidos com Ele, por isso Paulo afirma: “Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados quer dormindo, vivamos unidos a ele”. Então, seja aqueles que viveram vigilantes enquanto estavam vivos ou aqueles que já faleceram. Todos os lavados e remidos no sangue de Jesus estarão para sempre, por toda a eternidade, ao lado do Senhor, como a bíblia deixa claro:
Colossenses 3.4 NVI
4 Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória.
11 Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo.
Após relatar sobre a vinda de Cristo, trazendo a certeza de que a glória eterna ocorrerá no tempo de Deus, o apóstolo diz para a igreja: “exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo”. O crescimento espiritual da igreja acontece quando todos estão unidos e cada membro do corpo encoraja os outros com a segunda vinda de Cristo.

Conclusão

Para concluir, a vinda de Jesus Cristo virá de forma rápida e repentina, assim como o ladrão quando decide assaltar uma casa. Para os ímpios esse dia será terrível e de muita angústia, pois receberão o castigo eterno, ouvindo da boca de Jesus:
Mateus 25.41 NVI
41 “Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos.
Mas para os salvos será um dia glorioso, de muita alegria, e desfrutarão a vida eterna preparada pelo Senhor Jesus Cristo. O povo de Deus ouvirá da boca de Jesus:
Mateus 25.34 NVI
34 “Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.
Mas a Bíblia deixa claro que é necessário vigiar e orar. O cristão não deve deixar de ler a Bíblia, de orar e de viver em comunhão com o corpo de Cristo, pois é dessa forma que dia após dia o cristão se torna mais parecido com Cristo e se prepara para a vinda do Senhor.
Se Cristo voltar hoje, qual será o seu destino? Esse dia será glorioso ou terrível para você?

Aplicações

Os salvos, que um dia entregaram a sua vida a Jesus, não devem ficar com medo, mas louvar a Deus, pois estarão com Cristo por toda a eternidade.
Busquemos manter sempre a vigilância, estejamos atentos todos os dias com as nossas vidas diante de Deus. Não baixemos a guarda, lembremo-nos que vivemos em uma batalha espiritual e o inimigo busca atacar.
Precisamos encorajar, consolar e edificar os irmãos com a vinda do Senhor Jesus Cristo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.