Jonas
Sermon • Submitted
0 ratings
· 18 viewsNotes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
Sermão Jonas
A história de Jonas é uma das mais controversas da Bíblia em virtude do relato de um homem que é engolido por um peixe e fica no seu ventre por três dias, sendo vomitado em seguida na praia.
Segundo a Bíblia, em , Jonas viveu no período do reinado de Jeroboão II que reinou em Israel, no reino do norte de 786-746aC. Seu pai, Amitai, também era profeta e possivelmente Jonas tivesse boas relações com este rei. Outro profeta que foi contemporâneo de Jonas, Amós profetizou contra o mesmo rei.
Jonas=Pomba. A pomba é símbolo de paz, porém a paz de Jonas estava se acabando, pois Deus tinha uma difícil tarefa para o seu profeta.
– Jonas deveria ir à ímpia cidade de Nínive, capital da Assíria e pregar contra ela. Esta cidade ameaçava a existência de Israel.a história relata que a Assíria destruiu o reino do norte em 721aC. Naum, o profeta também profetizou sobre Nínive, mas seu livro celebra a queda dessa cidade em 612aC. Suas palavras São: “Não há cura para tua ferida”. Existem somente dois livros na Bíblia que terminam com uma interrogação, um deles é Jonas e o outro é Naum.
Em vez de obedecer o mandato de Deus, ele pega um barco na cidade de Jope, as margens do mediterrâneo, e foge para Tarsis, na Espanha. Uma viagem ao oposto do lugar para onde deveria ir. (Ver ) Se Jonas tivesse lido mais a Bíblia, ele descobriria que ninguém pode fugir de Deus.
Paralelo entre Jonas e Pedro. – Para Pedro, Jope foi o lugar da Obediência, para Jonas, o lugar da desobediência; Os dois mandatos tem a ver com pregar para pessoas estranhas a Palavra de Deus; Os ninivitas eram inimigos, os agregados a Cornélio eram considerados imundos. Duas atitudes diferentes, dois destinos diferentes.
Jonas entrou no barco e dormia profundamente. Esta palavra foi usada em Gênesis quando refere-se ao sono profundo que Adão foi colocado para que fosse removida uma costela (). Jonas estava anestesiado. Encontrou no sono uma forma de fugir de Deus. A septuaginta ao relatar isso diz que Jonas roncava. Lutero, em um de seus sermões diz que este era o sono da morte e ironiza: “Veja só este dorminhoco, ronca em seus pecados.” (paralelo com Jesus dormindo no barco)
Os marinheiros o encontram dormindo e o acordam. (um mau exemplo de cristianismo). Ele poderia ter se arrependido mas pede que o lancem no mar.
– Nínive tinha cerca de 120 mil habitantes. Uma cidade muito grande para aquela época. E tinha cerca de 13 kms de circunferência.
O que Jonas não podia entender era como Deus poderia estender sua graça mesmo aos inimigos de seu povo.
O Deus missionário tinha um profeta sem um coração missionário.