PORQUE VOCÊ SEGUE A JESUS?

Jesus de Nazaré  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 159 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Marcos 8.1–21 RA
1 Naqueles dias, quando outra vez se reuniu grande multidão, e não tendo eles o que comer, chamou Jesus os discípulos e lhes disse: 2 Tenho compaixão desta gente, porque há três dias que permanecem comigo e não têm o que comer. 3 Se eu os despedir para suas casas, em jejum, desfalecerão pelo caminho; e alguns deles vieram de longe. 4 Mas os seus discípulos lhe responderam: Donde poderá alguém fartá-los de pão neste deserto? 5 E Jesus lhes perguntou: Quantos pães tendes? Responderam eles: Sete. 6 Ordenou ao povo que se assentasse no chão. E, tomando os sete pães, partiu-os, após ter dado graças, e os deu a seus discípulos, para que estes os distribuíssem, repartindo entre o povo. 7 Tinham também alguns peixinhos; e, abençoando-os, mandou que estes igualmente fossem distribuídos. 8 Comeram e se fartaram; e dos pedaços restantes recolheram sete cestos. 9 Eram cerca de quatro mil homens. Então, Jesus os despediu. 10 Logo a seguir, tendo embarcado juntamente com seus discípulos, partiu para as regiões de Dalmanuta. 11 E, saindo os fariseus, puseram-se a discutir com ele; e, tentando-o, pediram-lhe um sinal do céu. 12 Jesus, porém, arrancou do íntimo do seu espírito um gemido e disse: Por que pede esta geração um sinal? Em verdade vos digo que a esta geração não se lhe dará sinal algum. 13 E, deixando-os, tornou a embarcar e foi para o outro lado. 14 Ora, aconteceu que eles se esqueceram de levar pães e, no barco, não tinham consigo senão um só. 15 Preveniu-os Jesus, dizendo: Vede, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes. 16 E eles discorriam entre si: É que não temos pão. 17 Jesus, percebendo-o, lhes perguntou: Por que discorreis sobre o não terdes pão? Ainda não considerastes, nem compreendestes? Tendes o coração endurecido? 18 Tendo olhos, não vedes? E, tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais 19 de quando parti os cinco pães para os cinco mil, quantos cestos cheios de pedaços recolhestes? Responderam eles: Doze! 20 E de quando parti os sete pães para os quatro mil, quantos cestos cheios de pedaços recolhestes? Responderam: Sete! 21 Ao que lhes disse Jesus: Não compreendeis ainda?
Porque você e eu seguimos a Jesus?
Qual a nossa motivação principal para estar aqui hoje a noite?
Tipos atrás de Jesus:
Fome no corpo;
Fome no corpo e na alma;
Fome na alma;
Pelo show;
Para aprender e acusar.
Analisar versos 1-10 (veja em sua Bíblia);
Pessoas com fome na alma e no corpo;
Analisar versos 11-13
Pessoas que queriam o show e pessoas que queriam aprender e acusar;
Analisar versos 14-21
Pessoas com fome no corpo;

O QUE JESUS QUIS ENSINAR?

O que Jesus quis que eles aprendesse e eles nao aprenderam?
Jesus vê o mesmo tipo de teimosia que caracteriza os fariseus e herodianos em seus próprios discípulos.
Eles não estão entendendo o que a sua identidade realmente significa - que eles não precisam se preocupar com provisões (porque ele pode cuidar disso, v. 19-20) e que Ele está trazendo o reino de Deus para o mundo inteiro, incluindo Pessoas não judeus.

CONCLUSÃO

Quando destacamos a motivação da multidão em seguir a Jesus, devemos refletir sobre nós mesmos: seguimos a Jesus por amá-lo de todo coração, entendimento e forças, ou o seguimos por aquilo que podemos obter dele?
Comentário Bíblico de Marcos: Através da Bíblia Jesus Realiza Pela Segunda vez o Milagre da Multiplicação de Pães e Peixes (Mc 8.1–10)

Quando destacamos a motivação da multidão em seguir a Jesus, devemos refletir sobre nós mesmos: seguimos a Jesus por amá-lo de todo coração, entendimento e forças, ou o seguimos por aquilo que podemos obter dele? Em relação aos discípulos, podemos destacar que, assim como eles, muitas vezes esquecemos do que Deus já fez para nós e ficamos procurando soluções humanas para os nossos problemas. Falta-nos a fé, a visão de que temos um Senhor amoroso e poderoso. E em relação a Jesus, devemos aprender, através de seu exemplo, sobre o amor, a compaixão, o tratamento igualitário que dispensava a todos os necessitados e a paciência que tinha ao tratar os discípulos aprendizes.

Em relação aos discípulos, podemos destacar que, assim como eles, muitas vezes esquecemos do que Deus já fez para nós e ficamos procurando soluções humanas para os nossos problemas.
Falta-nos a fé, a visão de que temos um Senhor amoroso e poderoso.
E em relação a Jesus, devemos aprender, através de seu exemplo, sobre o amor, a compaixão, o tratamento igualitário que dispensava a todos os necessitados e a paciência que tinha ao tratar os discípulos aprendizes.
Related Media
See more
Related Sermons
See more