O Grande Conflito (2)
O grande Conflito na Terra • Sermon • Submitted
0 ratings
· 66 viewsO conflito que abrange céu e terra, esta hoje mente de cada ser humana, como esteve na mente do primeiro casal, como uma só pergunta, quem é Deus ? Independente da sua resposta isso não mudará a sua essência como Deus , mais selará a nossa vida , para salvação eterna ou para perdição eterna.
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Todos os seres humanos hoje, encontra-se em algum tipo de conflito, seja ele relacional, conjugal ou espiritual; todos estes conflito nos chama a tomar uma decisão em nossa vida, seja boa ou ruim . Ao ler a Bíblia encontramos muitos personagem bíblico envolvido em algum tipo de conflito; vejamos alguns exemplos : a traição por parte dos irmão de José, ciúme conjugal por parte de Raquel e Lia , falso testemunho como no caso de Jeremia e Ananias ou a traição no caso de Judas; todos esses personagem participaram de um conflito ativamente. Todas nós também tomamos parte em um conflito ,independente do nível social, o qual estamos inserido.
Nesse grande conflito, o qual fazemos parte abrange o céu e a terra, entre Deus e Satanás. Cada decisão que tomamos em nosso vida é vista, e assistida pelo universo, os quais contemplam a cena do grande conflito, no mundo que vivemos. O apóstolo Paulo inspirado pelo Espírito Santo apresenta para nós que, o planeta terra é espetáculo para todo o universo , os quais, almeja ver o fim do grande conflito entre Deus e Satanás.
Porque a mim me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar, como se fôssemos condenados à morte; porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens.
O CONFLITO ENTRE DEUS E SATANÁS NA TERRA
O CONFLITO ENTRE DEUS E SATANÁS NA TERRA
A Bíblia apresenta que, o grande conflito entre Deus e Satanás que começou no céu; Atingindo a terra por causa da transgressão do primeiro casal ao desobedecer as ordem de Deus .
Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis.Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.
O conflito entre Deus e Satanás na terra, chegou na vida do primeiro casal. O próprio Satanás usando-se de uma serpente enganou o primeiro casal, a transgredir a ordenança de Deus comendo do fruto da árvore do bem e do mal , ao qual Deus disse para não comer . Mas, está mesma serpente, que enganou a primeira mulher sobre a terra, busca enganar, muitos seres humanos hoje com sua astucia, como diz: o Apóstolo Paulo.
Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo.
CONSEQUÊNCIA DA TRANSGRESSÃO (I)
CONSEQUÊNCIA DA TRANSGRESSÃO (I)
Ao transgredir a ordem de Deus para não comer da árvore que estava no meio do jardim, o primeiro casal separou-se de Deus , uniu-se com Satanás em sua rebelião contra Deus .
Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.Disse o Senhor Deus à mulher: Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.
As consequência da transgressão do primeiro casal trousse sobre os mesmo: medo, vergonha, desconfiança, mentira e pavor . Na mente desse casal o ato de sua transgressão teria consequências devastadoras. Exemplos da natureza pecadora do Homem : Gênesis 8:21; Sl. 51: 5; Jer. 17: 9; Marcos 7:21; Rom. 3:23; 5:10; 6:16, 23; Ef. 2: 3; Tg 4: 1-2; 1 .
Adão não podia negar nem desculpar seu pecado; mas, em vez de manifestar arrependimento, esforçou-se por lançar a culpa sobre a esposa, e assim sobre o próprio Deus: "A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e eu comi". Gên. 3:12. Aquele que, por amor a Eva, havia deliberadamente preferido perder a aprovação de Deus, o seu lar no Paraíso, e uma vida eterna de alegria, podia, agora, depois de sua queda, procurar tornar sua companheira, e mesmo o próprio Criador, responsável pela transgressão. Tão terrível é o poder do pecado. Patriarcas e Profetas, p.58-59.
CONSEQUÊNCIA DA TRANSGRESSÃO (II)
CONSEQUÊNCIA DA TRANSGRESSÃO (II)
A consequência da transgressão da ordem de Deus teve muitos resultados sobre o primeiro casal na terra, o maior resultado da transgressão foi ser escravo do pecado e, saber que em alguns anos Eles iriam morrer.
Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.
Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado.
Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.
Testemunhando eles, no murchar da flor e no cair da folha, os primeiros sinais da decadência, Adão e sua companheira choraram mais profundamente do que os homens hoje fazem pelos seus mortos. A morte das débeis e delicadas flores era na verdade um motivo para tristeza; mas, quando as formosas árvores derrubaram as folhas, esta cena levou-lhe vividamente ao espírito o fato cruel de que a morte é o quinhão de todo o ser vivente. Patriarcas e Profetas, p.62.
O PLANO DA RENDENCÃO
O PLANO DA RENDENCÃO
Logo que Deus pronunciou sua sentença contra o primeiro casal por suas transgressões, o filho de Deus intercedeu pelos transgressores com um plano para os resgatar.
Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
A queda do homem encheu o Céu todo de tristeza. O mundo que Deus fizera estava manchado pela maldição do pecado, e habitado por seres condenados à miséria e morte. Não parecia haver meio pelo qual pudessem escapar os que tinham transgredido a lei. Os anjos cessaram os seus cânticos de louvor. Por toda a corte celestial havia pranto pela ruína que o pecado ocasionara.
O Filho de Deus, o glorioso Comandante do Céu, ficou tocado de piedade pela raça decaída. Seu coração moveu-se de infinita compaixão ao erguerem-se diante dEle os ais do mundo perdido. Entretanto o amor divino havia concebido um plano pelo qual o homem poderia ser remido. A lei de Deus, quebrantada, exigia a vida do pecador. Em todo o Universo não havia senão um Ser que, em favor do homem, poderia satisfazer as suas reivindicações. Visto que a lei divina é tão sagrada como o próprio Deus, unicamente um Ser igual a Deus poderia fazer expiação por sua transgressão. Ninguém, a não ser Cristo, poderia redimir da maldição da lei o homem decaído, e levá-lo novamente à harmonia com o Céu. Cristo tomaria sobre Si a culpa e a ignomínia do pecado - pecado tão ofensivo para um Deus santo que deveria separar entre Si o Pai e o Filho. Cristo atingiria as profundidades da miséria para libertar a raça que fora arruinada.
Perante o Pai pleiteou Ele em prol do pecador, enquanto a hoste celestial aguardava o resultado com um interesse de tal intensidade que palavras não o poderão exprimir. Mui prolongada foi aquela comunhão misteriosa - o "conselho de paz" (Zac. 6:13) em prol dos decaídos filhos dos homens. O plano da salvação fora estabelecido antes da criação da Terra; pois Cristo é "o Cordeiro morto desde a fundação do mundo" (Apoc. 13:8); foi, contudo, uma luta, mesmo para o Rei do Universo, entregar Seu Filho para morrer pela raça culposa. Mas "Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito, para que todo aquele.
O plano do Filho de Deus para redimir o casal transgressor seria que, Ele mesmo o filho de Deus viria em forma humana para derrotar o causador de todo o conflito, a saber o próprio Satanás. Ao filho de Deus ser inserido na terra, O Filho de Deus venceria o Próprio Satanás em seu campo de batalha, o planeta terra .
A VITÓRIA DO FILHO DE DEUS SOBRE SATANÁS NA TERRA
A VITÓRIA DO FILHO DE DEUS SOBRE SATANÁS NA TERRA
A vitória do Filho de Deus sobre Satanás ocorreu na cruz do calvário, onde Jesus entrega a sua vida para salvar a raça humana da perdição eterna. Através do seu sacrifício Jesus nos introduz mais uma vez, na família celestes .
Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos,o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca;pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente,carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.
Em Jesus Cristo temos a vitória garantida sobre as obras do Diabo, o qual busca destruir a raça humana com seus planos. Logo em breve o Deus da paz esmagará de baixo de seus pés a Satanás.
E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. A graça de nosso Senhor Jesus seja convosco.
No mundo que viver estamos inserido nesse conflito entre Jesus e Satanás; nesse conflito não existe campo neutro, a decisão de cada ser humano está sendo tomada por sua escolha, seja para a salvação ou para perdição .
A vitória que o povo de Deus pode obter só será possível através dos méritos do Filho de Deus, o qual deu sua vida, para nos resgata da perdição eterna, para vida eterna .
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
O grande conflito que abrange céu e terra, esta hoje na mente de cada ser humana, como esteve na mente do primeiro casal, como uma só pergunta, quem é Deus ? Independente da sua resposta isso não mudara a sua essência como Deus, mais selará a sua vida, para salvação eterna ou para perdição eterna.