NOVOS CÉUS E NOVA TERRA: POR QUE HAVERÁ?
Sermon • Submitted
0 ratings
· 40 viewsNotes
Transcript
NOVOS CÉUS E NOVA TERRA POR QUE HAVERÁ?
– A Expectativa do cristão logo após a segunda vinda! Depois da ressurreição, e do dia do juízo, os crentes habitarão o Novo Céu e a Nova Terra.
– a visão de João do cumprimento final de todas as profecias. Aqui se cumprirão todas as promessas de Deus, desde o começo do mundo, que ainda não se cumpriram.
Dois capítulos para descrever esse lugar (Lago de Fogo não foi descrito). Descrições não literais: palavras humanas e terrenas para descrever o mundo vindouro. A mensagem é importante.
A Terra é importante
Por que Deus deseja renovar a terra? Paraíso futuro não é etéreo. É físico! Ou melhor, corporal! Deus criou a terra perfeita, e essa terra sempre foi o lugar do homem. Com o pecado, a terra se tornou maldita ().
Jesus veio ao mundo para restaurar a terra, retirando o pecado do mundo ().
– Por isso há uma expectativa de redenção para a Criação.
– na terra restaurada nunca haverá maldição.
Desde o início, o plano de Deus para o ser humano incluía o trabalho, a família, o lazer e acima de tudo, o culto. Essas coisas continuarão no mundo vindouro e serão fonte de felicidade no Senhor.
Os Céus precisam se unir a Terra
Se é estranha a renovação da terra, muito mais é a do céu.
– sacrifício de Cristo restaurou até coisas no céu. É possível que a renovação dos Céus tenha algo a ver com o desejo de Deus de não deixar nenhum registro do pecado.
A principal razão para a renovação do céu deve-se ao desejo de Deus de estar perto do ser humano, em total e completa comunhão.
- João viu descendo do céu a cidade santa, a nova Jerusalém.
No AT, o Céu, a habitação de Deus (, ), e a terra, a habitação dos homens. Nessa Nova Terra, não haverá se quer a necessidade de santuários ().
– Deus estabelece seu trono entre os homens. A terra deixará de ser apenas o estrado para ser lugar do próprio Trono de Deus.
Nós precisamos de um lar
Por essa razão, esses dois lugares estarão definitivamente unidos.
Provavelmente haverá tanto continuidade como novidade.
- Os redimidos serão conduzidos a um novo estado de existência mais pleno e mais perfeito.
A terra atual não nos comporta mais. Aqui para nós, sempre haverá limitações. O céu atual não é um lugar corporal. Portanto, de certo modo, só podemos habitar lá pela metade. O Novo Céu e a Nova Terra, em perfeita união, será nosso lar.
Três características
É UMA DESCRIÇÃO URBANA Ele vê uma cidade descendo do céu. O universo começou num jardim e termina numa cidade. Isso aponta para dois sentidos: cidade é lugar de atividades, e de convivência.
É UMA DESCRIÇÃO URBANA Ele vê uma cidade descendo do céu. O universo começou num jardim e termina numa cidade. Isso aponta para dois sentidos: cidade é lugar de atividades, e de convivência. ENFATIZA A IGREJA EM SUA PERFEIÇÃO A noiva do cordeiro. A igreja é Jerusalém. A sucessão de 12 que aparece no texto aponta para a igreja. As pedras preciosas apontam para a nobreza e dignidade da igreja redimida. Acima de tudo, o grande tesouro é a presença de Deus. TEM ELEMENTOS DE CONTINUIDADE E DESCONTINUIDADE É preciso entender que a descrição é “humana”. Os termos são limitados. Mesmo assim, podemos ver alguns aspectos que apontam para a continuidade: nações, reis, folhas da árvore que curam os povos. Outras coisas são novas: não haverá noite, não haverá maldição, a presença plena de Deus. UMA PALAVRA FINAL SOBRE A IMPORTÂNCIA DO LIVRO
ENFATIZA A IGREJA EM SUA PERFEIÇÃO A noiva do cordeiro. A igreja é Jerusalém. A sucessão de 12 que aparece no texto aponta para a igreja. As pedras preciosas apontam para a nobreza e dignidade da igreja redimida. Acima de tudo, o grande tesouro é a presença de Deus.
CONTINUIDADE E DESCONTINUIDADE É preciso entender que a descrição é “humana”. Os termos são limitados. Mesmo assim, podemos ver alguns aspectos que apontam para a continuidade: nações, reis, folhas da árvore que curam os povos. Outras coisas são novas: não haverá noite, não haverá maldição, a presença plena de Deus.
TEM ELEMENTOS DE CONTINUIDADE E DESCONTINUIDADE É preciso entender que a descrição é “humana”. Os termos são limitados. Mesmo assim, podemos ver alguns aspectos que apontam para a continuidade: nações, reis, folhas da árvore que curam os povos. Outras coisas são novas: não haverá noite, não haverá maldição, a presença plena de Deus.