Deus em primeiro lugar
Notes
Transcript
Almeida Revista e Atualizada Capítulo 12
Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos
Talvez um dos desafios amiores que temos hoje.
É uma advertencia. uma afirmação contundente.
Ganância - é o desejo exagerado para com as riquezas. É um vicio. É um alvo que o homem planeja.
13 Alguém da multidão lhe disse: “Mestre, dize a meu irmão que divida a herança comigo”.
14 Respondeu Jesus: “Homem, quem me designou juiz ou árbitro entre vocês?” 15 Então lhes disse: “Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens”.
20 “Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?’
21 “Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus”.
Não estou insinuando que alguém é ganancisoso aqui, nem avarento.
Mas eu acho que essa mensagem vale para nós!
Deus a través de Jesus Cristo trazendo uma mensagem para mudar a vida das pessoas, e o cidadão preocupado com quê?
Não só com a herença, mas o beneficio que a mensagem de Jesus poderia trazer ao convencer ao outro.
O homen não sabe o que precisa. Porque o homem é conquistado pelo que vê. Pela circusntancias. Deus caminha pela eternidade.
22 Dirigindo-se aos seus discípulos, Jesus acrescentou: “Portanto eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. 23 A vida é mais importante do que a comida, e o corpo, mais do que as roupas. 24 Observem os corvos: não semeiam nem colhem, não têm armazéns nem celeiros; contudo, Deus os alimenta. E vocês têm muito mais valor do que as aves! 25 Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?[b] 26 Visto que vocês não podem sequer fazer uma coisa tão pequena, por que se preocupar com o restante?
27 “Observem como crescem os lírios. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. 28 Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, quanto mais vestirá vocês, homens de pequena fé! 29 Não busquem ansiosamente o que comer ou beber; não se preocupem com isso. 30 Pois o mundo pagão é que corre atrás dessas coisas; mas o Pai sabe que vocês precisam delas. 31 Busquem, pois, o Reino de Deus, e essas coisas lhes serão acrescentadas.
32 “Não tenham medo, pequeno rebanho, pois foi do agrado do Pai dar-lhes o Reino. 33 Vendam o que têm e dêem esmolas. Façam para vocês bolsas que não se gastem com o tempo, um tesouro nos céus que não se acabe, onde ladrão algum chega perto e nenhuma traça destrói. 34 Pois onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração.
Deus sabe o que você precisa? Mas será que nós sabemos o que precisamos??
Ansiedade distrai e destrói; é desnecessária e até nos separam de Deus. (compare v. 30).
Devido a força empregada , não buscamos o reino de Deus.
O fazendeiro rico estava preocupado porque ele tinha muito, mas os discípulos poderiam ficar tentados a se preocupar porque eles não tinham o suficiente! Então o desejo não é necesariamente por ter boas coisas. É sim pelo desejo exagerado de algo.
A ansiedade é destrutiva.
A palavra traduzida "preocupeis" em significa ser destruirse,
e a expressão "inquietações" () significa estar em suspenso. É a imagem de um navio abalado pela tempestade.
"A ansiedade não elimina a tristeza do amanhã", disse Corrie Ten Boom, "tudo o que faz é drenar a força de hoje".