Preparação para o Tempo do Fim
Eventos Finais • Sermon • Submitted
0 ratings
· 64 viewsO mais importante do que se preparar é permanecer preparado!
Notes
Transcript
PREPARAÇÃO PARA O TEMPO DO FIM
PREPARAÇÃO PARA O TEMPO DO FIM
Sermão: PREPARAÇÃO PARA O TEMPO DO FIM
texto chave:
Verdade Central:
O mais importante do que se preparar é permanecer preparado!
Introdução:
Quando Cristo, sentado, contemplava o grupo que aguardava o esposo, contou aos discípulos a história das dez virgens, ilustrando, pela experiência delas, a da igreja que viveria justamente antes de Sua segunda vinda. Os dois grupos de vigias representam as duas classes que professam estar à espera de seu Senhor. São chamadas virgens porque professam fé pura. As lâmpadas representam a Palavra de Deus.
Nesta manhã, faremos a leitura do texto sagrado que está em ;
I – Necessidade do preparo;
Nos versos iniciais podemos observar um aspecto crucial para a espera do noivo, o preparo das virgens, as palavras de Jesus registradas nos versos 3 e 4 são muito esclarecedora a respeito desse assunto, Ele diz “As insensatas pegaram suas candeias mais não levaram óleo. As prudentes, porém, levaram óleo em vasilhas juntamente com suas candeias.”
1. Um ponto em comum nas dez virgens é destacado nesses versos iniciais, todas elas tinham certeza absoluta que o noivo viria embora não soubesse o momento ao certo, o texto é claro em afirmar que as dez virgem saíram para encontrar-se com o noivo. A diferença entre os dois grupos é o preparo feito pelas prudentes, o texto diz que TODAS tem lâmpadas, mas apenas metade faz a provisão do óleo, isto mostra que as dez estavam exteriormente preocupada com a vinda do Noivo, todas estavam aguardando e TODAS se tornaram, essa parábola não está tratando de crentes e descrentes, mas de duas atitudes diferentes entre os seguidores de Cristo. Esse grupo que é caracterizado pela as virgens insensatas pode ser descrito nas palavras da mensageira do Senhor em seu livro Testemunho Seleto Volume 3 p 12, onde ela faz menção de algumas atitudes reprováveis para aqueles que estão esperando pela vinda do noivo;
“É possível ser crente parcial, formal, e contudo ser achado em falta e perder a vida eterna. É possível praticar alguns dos preceitos bíblicos, e ser considerado cristão, e ainda, pela falta das qualificações essenciais ao caráter cristão, perecer. Se negligenciais ou tratais com indiferença as advertências que Deus deu, se acariciais ou desculpais o pecado, estais selando o destino de vossa alma. Sereis pesados na balança e achados em falta. Graça, paz e perdão serão para sempre retirados; Jesus terá passado para nunca mais voltar ao alcance das vossas orações e súplicas. Enquanto se prolonga a misericórdia, enquanto o Salvador está fazendo intercessão, façamos preparação cabal para a eternidade.”
Há uma outra discrição surpreendente das virgens loucas veja esta citação:
“A classe representada pelas virgens loucas não é hipócrita. Têm consideração pela verdade, advogaram-na, são atraídos aos que crêem na verdade, mas não se entregaram à operação do Espírito Santo. Não caíram sobre a rocha, que é Cristo Jesus, e não permitiram que sua velha natureza fosse quebrantada, [...] contentou-se com uma obra superficial. Não conhecem a Deus; não estudaram Seu caráter; não tiveram comunhão com Ele; por isso não sabem como confiar, como ver e viver. Seu serviço para Deus degenera em formalidade.” PJ, p. 411.
Quanto tempo temos para preparar-nos?
“Nosso tempo é precioso. Não temos senão poucos, pouquíssimos dias de graça em que preparar-nos para a vida futura, imortal. Não dispomos de tempo para desperdiçar com movimentos negligentes. Devemos ter o temor de ser superficiais no tocante à Palavra de Deus.” (idem, 14)
B – O verso 5 expressa a incerteza do momento da vinda que não deve ser confundida com a certeza do evento, assim lemos como reza as Escrituras: “O noivo demorou a chegar, e todas ficaram com sono e adormeceram.” Em diversas ocasiões Jesus advertiu a respeito desse assunto “O senhor daquele servo virá num dia em que ele não o espera e numa hora que não sabe. , “"Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai. "Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora! ". Mas a demora surge como um elemento importante para o desenvolvimento da fé daqueles que se preparam a o Advento do Messias.
. Mas a demora surge como um elemento importante para o desenvolvimento da fé daqueles que se preparam a o Advento do Messias.
1. Embora sejam aparentemente iguais, é a crise que torna as diferenças evidentes, a demora constitui um teste para fé, Ellen White diz:
“Há um tempo de espera; a fé é provada; e quando se ouvir o clamor: "Aí vem o Esposo! Saí-Lhe ao encontro!" (), muitos não estarão preparados. Não têm óleo em seus vasos nem em suas lâmpadas. Estão destituídos do Espírito Santo.” PJ, p. 408.
2. A luz do dia as prudentes e as loucas parecem iguais, mas é a meia-noite que se estabelece a diferença que sempre existira mais não podia ser claramente vista, é na hora mais escura quando o sono era mais pesado e as forças estavam em seu nível de menos resistência veio o noivo.
“Numa crise é que o caráter é revelado. Quando a voz ardorosa proclamou à meia-noite: "Aí vem o Esposo! Saí-lhe ao encontro!" (), e as virgens adormecidas ergueram-se de sua sonolência, foi visto quem fizera a preparação para o evento. Ambos os grupos foram tomados de surpresa; porém, um estava preparado para a emergência, e o outro não. Assim agora uma calamidade repentina e imprevista, alguma coisa que põe a pessoa face a face com a morte, mostrará se há fé real nas promessas de Deus. Mostrará se está sustida na graça. A grande prova final virá no fim do tempo da graça, quando será tarde demais para se suprirem as necessidades do espírito.” PJ, p.412
II – Preparo individual;
A – “Então todas as virgens acordaram e preparam suas candeias. As insensatas disseram as prudentes: “deem-nos um pouco de seu óleo, pois as nossas candeias estão se apagando” v. 7,8.
1. Esses versos nos ensinam que a espera pode ser coletiva, mais o preparo é individual. A mensageira do Senhor é muito categórica neste particular, ela diz;
“Todavia o caráter não é transferível. Ninguém pode crer por outro. Ninguém pode receber por outro o Espírito. Ninguém pode dar a outrem o caráter que é o fruto da operação do Espírito. "Ainda que Noé, Daniel e Jó estivessem no meio dela (a Terra), vivo Eu, diz o Senhor Jeová, que nem filho nem filha eles livrariam, mas só livrariam a sua própria alma pela sua justiça." .“ PJ, 412.
B – “"Elas responderam: ‘Não, pois pode ser que não haja o suficiente para nós e para vocês. Vão comprar óleo para vocês’. V. 9
1. Esse texto revela a impossibilidade de entrar no céu com a experiência de outrem.
III – Resultado do preparo;
A – A consciência de Sua vinda deve nos levar a uma vida de constante e permanente preparo para recebê-lo. "E saindo elas para comprar o óleo, chegou o noivo. As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial. E a porta foi fechada.” V. 10
Conclusaõ:
O ponto central desta parábola e o verso 13 onde diz; "Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora! " Nessa parábola o retorno do Senhor é marcado por duas características: primeiro, o caráter repentino e o segundo o caráter inesperado quanto ao tempo, como nos preparar? Esse tem sido o tema de muitos sermões e hinos ao longo do tempo. Mas há algo mais importante do que se preparar para a vinda de Jesus, o mais importante do que se preparar é permanecer preparado!
Reerências
RUSSELL P. SHEDD. ([s.d.]). O líder que Deus usa.