Em tudo, te dá por exemplo

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 52 views
Notes
Transcript

Tito 2.7–8 RC95
Em tudo, te dá por exemplo de boas obras; na doutrina, mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.
Tito 2.7 RC95
Em tudo, te dá por exemplo de boas obras; na doutrina, mostra incorrupção, gravidade, sinceridade,
Ser pastor não é fácil.
Esta mesma recomendação é dada ao jovem pastor Timóteo em outras palavras:
1tm
1Timóteo 4.12 RC95
Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.
1Timóteo 4.12–16 RC95
Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas, ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.
O chamado pastoral não faz de nós homens perfeitos.
1Timóteo 4.16 RC95
Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.
Nem mesmo devemos vender uma imagem de perfeição, pois se assim fizermos estaremos sendo falsos e enganadores, e não ministros da verdade.
E ao lermos a carta de Paulo a Tito vemos que o objetivo está bem explícito no capítulo 1:
colocar as coisas em ordem na igreja de Creta;
estabelecer presbíteros de cidade em cidade e, com isso, silenciar os falsos mestres.
Não somos chamados a fingir perfeição, mas a combater e silenciar os falsos mestres com a verdade.
2Coríntios 13.8 RA
Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade.
Não devemos vender uma imagem de perfeição se Tito estivesse entre nós era seu papel através do ensino da verdade e da vida piedosa nos fazer calar, se quiséssemos vender tal imagem.
Pois, o pastor não é perfeito. E não precisa ser quem ele não é. Pois, por mais que as pessoas queiram fazer de nós super-heróis, nós não o somos. Precisamos ter ciência de nossas limitações.
As pessoas sabem que você não é perfeito. E se a gente pousar de perfeito, elas saberão que a gente está mentindo. Elas não confiarão em nós e nem nos seguirão. Quando abrirmos a boca para falar a verdade do Evangelho, elas não darão crédito.
As pessoas não querem um pastor perfeito. Elas querem um pastor verdadeiro. Íntegro.
O único pastor perfeito, é nosso sumo-pastor Jesus Cristo!
Por outro lado, o fato de o pastor não ser perfeito, não quer dizer que podemos viver uma vida como outra pessoa qualquer. Ou mesmo como uma pessoa que não teve um encontro com Cristo.
O pastor é chamado a cuidar do rebanho do Senhor. E para tanto ele é chamado a ser exemplo dos fiéis. É chamado a em tudo se dá por exemplo.
Quem cuida do rebanho do Senhor tem que saber cuidar de si. Como cuidaremos de outros se não cuidarmos de nossa casa e como cuidaremos de nossa casa se não cuidarmos de nós mesmos?
Ainda que consigamos sucesso em cuidar de outros e não cuidarmos de nós mesmos, valeria isso a pena?
Mateus 16.26 RC95
Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?
Precisamos ter muito cuidado para por fim não levar outros a salvação e nós mesmos nos acharmos sem ela.
Nossas credenciais e nossos títulos podem impressionar aqui na terra, mas não causam impressão no céu!
Por isso somos advertidos a se dá por exemplo em toda boa obra e na doutrina, mostrarmos incorrupção.
Afinal de contas o pastor está em uma função de autoridade, e a posição e o discurso desprovido de vida mina a autoridade.
É por isso que é requerido em Tito e Timóteo que o bispo, também chamado de presbítero ou ancião, atendam a uma série de qualificações morais e espirituais que reflitam a dignidade da posição e um caráter saudável para a função que desempenhará.
No NT pastor, presbítero, bispo, são palavras intercambiáveis. No primeiro capítulo de Tito temos presbítero e bispo. O primeiro aponta para o caráter já que indica maturidade, e o segundo aponta para a função, pois indica supervisão, cuidado.
A diferenciação eclesiástica do bispo e do presbítero só vai ocorrer depois do período NT, ali no segundo século.
Embora o pastor não seja perfeito, ele é chamado por Deus para uma vida santa. Isso é, uma vida separada para Deus.
Em observamos quando Arão foi consagrado sacerdote e seus filhos o sangue do cordeiro imolado foi colocado na ponta da orelha direita, sobre o dedo polegar da mão direita e sobre o dedo polegar do pé direito. Simbolizando ouvidos consagrados a Deus, serviço a Deus e andar com Deus.
O pastor não é perfeito, mas ele deve ser exemplo dos fiéis, em obras e palavras.
Quando se fala de exemplo, falamos de modelo a ser seguido. Se baixarmos o nível do exemplo, baixaremos o nível daqueles a quem servimos.
Pastor não é perfeito, mas não pode se esconder atrás da imperfeição para viver uma vida medíocre. Como pastores devemos buscar a excelência e assim honraremos aquele que nos alistou para a boa obra.
Paulo usa a palavra irrepreensível.
Irrepreensível no lar, na igreja, no mundo, e na doutrina. (mais adiante volto a este assunto)
Não somos chamados a ser performáticos para os fiéis, mas a ser o exemplo dos fiéis. Paulo não diz: em tudo, seja performático. Mas em tudo, te dá por exemplo.
Em observamos quando Arão foi consagrado sacerdote e seus filhos o sangue do cordeiro imolado foi colocado na ponta da orelha direita, sobre o dedo polegar da mão direita e sobre o dedo polegar do pé direito. Simbolizando ouvidos consagrados a Deus, serviço a Deus e andar com Deus.
Não somos chamados a ser performáticos para os fiéis, mas a ser o exemplo dos fiéis. Paulo não diz: em tudo, seja performático. Mas em tudo, te dá por exemplo.
1Samuel 16.6–7 RC95
E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe e disse: Certamente, está perante o Senhor o seu ungido. Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.
É muito importante a gente perceber que as qualificações para o episcopado não se concentram em habilidades, mas no caráter. Apenas uma qualificação na lista está associado ao papel ocupacional do pastor que é a aptidão para ensinar e refutar os que contradizem. Mas não adianta ser didático e um ótimo ensinador, se as demais qualificações não forem atendidas.
2Samuel 16.6–7 RC95
E apedrejava com pedras a Davi e a todos os servos do rei Davi, ainda que todo o povo e todos os valentes iam à sua direita e à sua esquerda. E, amaldiçoando-o Simei, assim dizia: Sai, sai, homem de sangue e homem de Belial!
2sm 16.6-7
É muito importante a gente perceber que as qualificações para o episcopado não se concentram em habilidades, mas no caráter.
Apenas uma qualificação na lista está associada ao papel ocupacional do pastor que é a aptidão para ensinar e refutar os que contradizem, em Timóteo lemos “apto para ensinar”. Mas Paulo rejeitaria alguém didático e um ótimo ensinador, se as demais qualificações não fossem atendidas.
A vida fala mais alto que as palavras.
Ralph Waldo Emerson disse “Suas atitudes falam tão alto que eu não consigo ouvir o que você diz.”
Nossas obras tem o poder de amplificar nossas palavras ou ensurdecer os ouvintes.
O mundo não quer ouvir quem prega o Evangelho e dá calote; não quer ouvir quem prega o Evangelho e sua casa está uma desordem; não quer ouvir o Evangelho pela mesma boca de quem fala palavras torpes e desrespeita.
O mundo tem fome de Deus e de salvação. E o Evangelho tem poder transformador, para que tenhamos uma conduta diferente. vai nos mostrar que se se somos salvos a evidência desta salvação é uma conduta diferente.
Jesus não tinha apenas belas palavras e discursos, Jesus tinha vida. Olha o que os discípulos disseram no caminho de Emaús:
Lucas 24.19 RC95
E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo;
poderoso em obras e palavras.
É muito triste receber como resultado de uma pesquisa que as classes mais desacreditadas são os políticos, os policiais e os pastores.
Isso significa dizer que há pastores, que não são pastores e estão se fazendo pastores ou estão sendo feito pastores pelos homens.
Os pastores chamados por Deus não são desacreditados. Sua vida é um testemunho do poder do Evangelho que nos transforma para viver uma vida santa.
As qualificações para o episcopado não deve nos preocupar apenas quando da apresentação de obreiros, nós devemos nos ocupar e viver estas qualificações por toda a nossa vida e prática ministerial:
Irrepreensível no lar. Seja antes pastor em sua própria casa. Fidelidade a esposa e paternidade influente. (Cuidado com o campo minado do sexo. Dedique tempo a sua família)
Irrepreensível como despenseiro da casa de Deus. Que a posição de autoridade e poder conferida pelo Senhor não seja usada com orgulho, ira, entorpecimento, violência. E nem ser cobiçoso de torpe ganância. (Cuidado com o campo minado do poder e do dinheiro. Cultive a humildade e simplicidade)
Irrepreensível como despenseiro da casa de Deus. Hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante. (cuidado com o campo minado da fama. Cultive a proximidade, tenha cheiro de ovelha)
Irrepreensível como despenseiro da casa de Deus. Fidelidade a Palavra, ensinar a Palavra e convencer os contradizentes. (Cuidado com o campo minado da heresia. Cultive o hábito de colher o maná diário; não seja seletivo, sirva o que tiver na dispensa do céu)
Atos dos Apóstolos 20.27 RC95
porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus.
1Timóteo 4.13–15 RC95
Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas, ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.
1Tm 4.13
Estude a bíblia. Leia bons livros. Receba de Deus na Palavra e de servos de Deus através de bons livros, se abasteça para ter o que dar. Quem não senta para ouvir, nunca deve se por de pé para falar. Quem não tem disposição para aprender, não deve ensinar.
Compre livros e estude-os. Persista em ler. Faça cursos. Participe de pelo menos uma vez por ano de uma conferência pra você receber.
“que o teu aproveitamento(progresso) seja manifesto”
1Timóteo 4.12 RC95
Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.
O Senhor te chama a está em um nível a ser imitado. A ser exemplo.
na palavra pública e particular;
“Em tudo, te dá por exemplo de boas obras; na doutrina, mostra incorrupção” Paulo escreveu a Tito, e a Timoteo ele colocou esta recomendação nas seguintes palavras: “tem cuidado de ti mesmo e da doutrina”
no trato, que a benignidade seja manifesta;
E ter cuidado de ti mesmo implicas o testemunhos de vida, dizer não ao pecado, e sim a realização de boas obras, ter cuidado com as companhias, cuidar com a saúde física, emocional e espiritual.
1Timóteo 4.16 RC95
Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.
1tm 4.16
Ter cuidado de ti mesmo e da doutrina
Por fim, não ande sozinho. Junto se vai mais longe. Prestação de contas, mentoria nos ajuda a crescer e seguir no rumo certo.
Tito 2.7–8 RA
Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverência, linguagem sadia e irrepreensível, para que o adversário seja envergonhado, não tendo indignidade nenhuma que dizer a nosso respeito.
Related Media
See more
Related Sermons
See more