VENCENDO A ANSIEDADE

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 89 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

A ansiedade é vista por muitos como o mal do século. Esse mal atinge tanto a ímpios como a cristãos - ninguém está isento! A boa notícia, portanto, é que é possível controla-lo, mas, primeiro é preciso saber o que é ansiedade.
Ansiedade é, segundo o dicionário, desconforto físico e psíquico; agonia, aflição, angústia.
Entretanto,
Ansiedade é, segundo o dicionário, desconforto físico e psíquico; agonia, aflição, angústia.
Este sentimento é característico dos seres humanos e dos animais que, em função do medo, sentem sensações corporais desagradáveis.
As consequências deste mal são inúmeras. Caso não seja controlada, a ansiedade pode causar doenças psicossomáticas como: gastrite, úlceras, colites, taquicardia, hipertensão, cefaleia, alergias, etc.
Especialistas dizem que todos, em algum nível, sofrem de ansiedade. Eles apontam algumas coisas a fazer para vencer este mal. Paulo, a muito tempo, sabia disso. Ele não tenta esgotar o assunto. Mas, inspirado pelo Espírito Santo, ele diz qual é o principal remédio para vencer a ansiedade.
Paulo, a muito tempo, sabia disso. Ele não tenta esgotar o assunto. Mas, inspirado pelo Espírito Santo, ele diz qual é o principal remédio para vencer a ansiedade.
O apóstolo dos gentios estava, segundo a tradição cristã, preso em uma casa alugada em Roma. Soldados se amarravam a ele e se revezavam em turnos.
Os filipenses, preocupados e ansiosos com a situação de Paulo, ao saber de sua prisão, envia Epafrodito com donativos para suprir as necessidades de Paulo.
A situação do homem de Tarso não era boa. Ele tinha diante de si a vida e a morte, e isso era causa de ansiedade entre os filipenses.
A carta em si tem alguns propósitos como: agradecer aos filipenses pela ajuda; corrigir a desunião de alguns naquela igreja; recomendar Timóteo, etc. Porém, a partir do capítulo 4, versículos 4 a 9, Paulo passa a instruí-los sobre diversos assuntos, tais como: a alegria; a retidão; no que pensar; o que fazer e, conforme veremos hoje, sobre a ansiedade.
A mensagem central nestes versículos, portanto, é: “Cristãos não devem ficar ansiosos com nada”. Isto é, “Vocês não podem deixar que a ansiedade tome conta do coração de vocês em nada”.
Vale ressaltar que mais de 1.900 anos se passaram e a verdade é a mesma: “Nós não devemos ficar ansiosos em nada”.
Veja que esse princípio é valido para todos os cristãos pois se encontra em acordo com a Bíblia. Por exemplo, em Mateus, capítulo 6, versículos 25 ao 33, onde Jesus nos deixa a mesma instrução.
O que você deve estar se perguntando neste momento é: Como? Como não ficar ansioso devido aos grandes problemas desta vida? Esta é uma boa pergunta. O apóstolo Paulo nos responde não esgotando o assunto, conforme dissemos a pouco, mas a responde da melhor maneira possível. Ele afirma: “É possível vencer a ansiedade”.
Esta é uma boa pergunta. O apóstolo Paulo nos responde não esgotando o assunto, conforme dissemos a pouco, mas a responde da melhor maneira possível. Ele afirma: “É possível vencer a ansiedade”.
A partir de então ele nos mostra uma forma de como vencer a ansiedade e, por fim, nos mostra qual o resultado teremos se fizermos o que ele nos ensina.
Portanto, a forma como venceremos a ansiedade é:

I - TORNANDO NOSSA NECESSIDADE CONHECIDA DIANTE DE DEUS - V6

Através da Oração (v.6)
Exposição
Oração: Prece dirigida pelo homem ao seu Criador com o objetivo de:
Adoração
Pedir perdão
Agradecimento
Buscar proteção e comunhão
Colocar-se à disposição do seu Reino (Dicionário Teológico - Claudionor de Andrade)
Homens que oraram e tiveram seus problemas solucionados:
Daniel
Neemias ()
Elias
Ana
Ilustração
Muitos só oram quando o problema aparece.
Aplicação
É preciso manter uma vida de oração.
Através da Súplica com ação de graças
Exposição
Súplica: Pedido severo e urgente a Deus.
Com ação de graças.
Exposição
Ação de graças: Gratidão; reconhecimento de quem Deus é.
Ilustração
É comum num momento de luta orarmos, mas é incomum agradecermos pelas lutas que enfrentamos.
Aplicação
Seja grato a Deus em toda a circunstância.

II - RESULTADO:

A paz de Deus protegerá a sua mente e o seu pensamento
Exposição
Que excede: que ultrapassa; que é superior.
Todo o entendimento: compreensão.
Guardará: “proupéo” - termo militar que significa “manter guardado; manter sob guarda”. Paulo estava guardado por soldados.
Vossos corações e os vossos sentimentos: literalmente: vossos pensamentos e vossa mente.
Ilustração
Quando colocamos as nossas necessidades diante de Deus, a sua paz monta guarnição em nossos pensamentos e sentimentos, de forma que os problemas não nos afetam.
Aplicação
Confie em Deus. Conte para Ele o que lhe atormenta.

III - APÊNDICE: DEUS TEM CONTROLE DE TUDO

Desde a Queda até a volta de Jesus.

CONCLUSÃO

É possível vencer a ansiedade. Para isto devemos sempre lembrarmo-nos de tornar os nossos problemas conhecidos diante de Deus, através de uma vida diária de oração ou em momentos de extrema dor suplicando a Deus sem esquecer de agradecê-lo por tudo. Teremos, a partir disto, como resultado, uma paz maior que a nossa compreensão.
Related Media
See more
Related Sermons
See more