Pregações amputadas

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

Pregação sem peso da salvação

Marcos 16.15 BEARA
E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.
Há, entre tantas dificuldades, algumas bem particularmente genuínas, no tocante à pregação do evangelho:
Há, entre tantas dificuldades, algumas bem particularmente genuínas, no tocante à pregação do evangelho:
a falta de preparo ou medo de não saber o suficiente
o apego ao resultado da salvação em detrimento do processo
a justiça própria que premia o êxito e pune o fracasso
Eu diria que essas dificuldades são legítimas, por causa da sua incidência e da sensação de preocupação e zelo.
Mas, jamais diria que essas preocupações estão corretas.
Talvez, quando você pregou e insistiu e jejuou por alguém, se frustrou quado viu que essa pessoa se perdeu ainda mais. E isso lhe causou um amputamento.
No capítulo 9 de Romanos, Paulo fala sobre a soberania de Deus em escolher vasos para honra e vasos para a desonra. Também, alerta que a salvação não chegou a todos os judeus, por que nem todos eles são filhos de Abraão, considerando que a filiação de Abraão não se dá justapostamente pela descendência biológica, mas pela descendência espiritual, a saber: pela fé.
Romanos 4.2–3 BEARA
Porque, se Abraão foi justificado por obras, tem de que se gloriar, porém não diante de Deus. Pois que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça.
Gálatas 3.7 BEARA
Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão.
No Capítulo 10, Paulo segue a sua argumentação falando da salvação, então, dos que crêem por intermédio daqueles que pregam.
No Capítulo 10, Paulo segue a sua argumentação falando da salvação, então, dos que crêem por intermédio daqueles que pregam.
Romanos 10:1-
Romanos 10.1–8 BEARA
Irmãos, a boa vontade do meu coração e a minha súplica a Deus a favor deles são para que sejam salvos. Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, porém não com entendimento. Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus. Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê. Ora, Moisés escreveu que o homem que praticar a justiça decorrente da lei viverá por ela. Mas a justiça decorrente da fé assim diz: Não perguntes em teu coração: Quem subirá ao céu?, isto é, para trazer do alto a Cristo; ou: Quem descerá ao abismo?, isto é, para levantar Cristo dentre os mortos. Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos.
E eu acredito que essa palavra já aniquila um dos nossos medos mais legítimos: sobre o não saber o que pregar!
Jeremias 1.9 BEARA
Depois, estendeu o Senhor a mão, tocou-me na boca e o Senhor me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras.
Jeremias
Lucas 10.19 BEARA
Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano.
Mateus 10.19 BEARA
E, quando vos entregarem, não cuideis em como ou o que haveis de falar, porque, naquela hora, vos será concedido o que haveis de dizer,
Paulo pede aos éfesos que orem por ele:
Efésios 6.19 BEARA
e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho,
Percebam irmãos, há um toque de Deus na nossa boca quando atendemos ao chamado do Evangelho!
Isaías 6.5–7 BEARA
Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado.
Isaías 6:5,6,7
Então, por que é que insistimos em dizer para Deus que não estamos prontos? Que não estamos preparados?
A Obra é do Senhor!!! Cabe a mim, apenas a disposição de Isaías: “eis-me aqui, envia-me a mim!”
Romanos 10.9–15 BEARA
Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!
Romanos 10.15 BEARA
E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!
Romanos 10:9
Quão formosos são os pés do que anunciam...
É fato que, parar crer, é necessário que ouçam! É necessário que preguem! Que enviem! Que se disponham a ir!
E é aí que está a beleza!
Jesus nos manda pregar o Evangelho, não nos manda converter as pessoas!
João 16.8 BEARA
Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:
É o Espírito Santo que convence do pecado e conduz a salvação!
Mas nós nos apegamos aos resultados e esquecemos de que, no Evangelho, o que importa é o processo!
O servo meu e negligente não foi punido por não ter multiplicado os seus talentos, mas, por medo do resultado, enterrar o seu talento.
Você tem enterrado o talento que Deus te deu por temer o resultado? Que as pessoas não creiam? Que os enfermos não sejam curados?
Gastamos muito tempo nos preocupando com o que não nos compete preocupar!
O GALARDÃO DE DEUS ESTÁ PARA COM OS QUE LHE OBEDECEM, INDEPENDENTE DO RESULTADO!
Romanos 10.16–21 BEARA
Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação? E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. Mas pergunto: Porventura, não ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra se fez ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo. Pergunto mais: Porventura, não terá chegado isso ao conhecimento de Israel? Moisés já dizia: Eu vos porei em ciúmes com um povo que não é nação, com gente insensata eu vos provocarei à ira. E Isaías a mais se atreve e diz: Fui achado pelos que não me procuravam, revelei-me aos que não perguntavam por mim. Quanto a Israel, porém, diz: Todo o dia estendi as mãos a um povo rebelde e contradizente.
Pode até ser que nem todos sejam salvos!
Jesus disse aos seus discípulos para anunciar a sua paz de casa em casa e que, quando não fossem aceitos, para sacudir o pó da terra naquela casa e partir para a próxima!
Pode até ser que nem todos sejam salvos!
NÓS NÃO SALVAMOS AS PESSOAS! TIRE ESSE PESO DAS SUAS COSTAS!
Se os seus parentes não se converterem ao Senhor, seus amigos, do trabalho, faculdade, vizinhos, isso não será sua culpa a menos que você tenha pregado a mensagem da cruz.
Por isso, preguemos o Evangelho com intrepidez, coragem, ousadia, sem o peso de salvar ninguém! Essa obra é de Deus! É Ele quem manda! E nos ordenou que levássemos a Sua mensagem à todos quanto nos for possível!
Não deixemos que as questões e preocupações “legítimas” nos tirem da nossa missão maior!
Related Media
See more
Related Sermons
See more