Depressão Diante do Senhor

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 24 views
Notes
Transcript

Depressão abençoada

A doença do século.
18% da população mundial sofre de depressão (O.M.S. 2015) - 300 milhões de pessoas.
800.000 pessoas morrem de suicídio todos os anos, sendo a depressão o principal dos motivos.
A O.M.S. declarou:
“A depressão é diferente de flutuações habituais de humor e respostas emocionais de curta duração aos desafios da vida cotidiana. Especialmente quando de longa duração e com intensidade moderada ou severa, a depressão pode se tornar um sério problema de saúde”.
No ambiente cristão, a depressão é igualmente comum! Mas, na motivação de espiritualizar tudo, o cristão abandona os cuidados com a sua mente!
A princípio, pensamos:
o cristão não busca ajuda psicológica porque acha que tudo se resolve com oração.
Antes fosse! O cristão que não busca ajuda psicológica, com o tempo, não buscará mais auxílio pastoral, deixará de orar e se abandonará à sua fossa de depressão.
Tudo se resolve com oração! Pensa o crente imaturo, - mas não a sua própria! Ele quer vir à igreja e que o pastor revele o seu problema, ore, repreendendo o espírito de depressão e ele seja curado!
Percebe?
A depressão tem a função de deixar estéreis o seu doente, impossibilitando-o de ações práticas que o ajudem a superar essa doença.
Então, eu diria que, se há algum depressivo/deprimido entre nós, que ele tome os seguintes passos:
peça oração aos pastores e aos irmãos
ore sincera e profundamente ao Senhor
procure auxílio médico
Qual livro da Bíblia é mais inspirado?
Apocalipse ou O Evangelho de Lucas?
Ezequiel ou O Livro de Atos?
Daniel ou Crônicas
Vejam comigo um caso assim:
Salmo 102.1–11 BEARA
Ouve, Senhor, a minha súplica, e cheguem a ti os meus clamores. Não me ocultes o rosto no dia da minha angústia; inclina-me os ouvidos; no dia em que eu clamar, dá-te pressa em acudir-me. Porque os meus dias, como fumaça, se desvanecem, e os meus ossos ardem como em fornalha. Ferido como a erva, secou-se o meu coração; até me esqueço de comer o meu pão. Os meus ossos já se apegam à pele, por causa do meu dolorido gemer. Sou como o pelicano no deserto, como a coruja das ruínas. Não durmo e sou como o passarinho solitário nos telhados. Os meus inimigos me insultam a toda hora; furiosos contra mim, praguejam com o meu próprio nome. Por pão tenho comido cinza e misturado com lágrimas a minha bebida, por causa da tua indignação e da tua ira, porque me elevaste e depois me abateste. Como a sombra que declina, assim os meus dias, e eu me vou secando como a relva.
Salmos 102:1-
Esse salmo é denominado A Oração do Aflito. Claramente uma demonstração de um estado elevado de depressão. O Salmista Davi não estava só triste! Não estava chateado com a vida! Ele estava em estado de morte emocional.
Então, qual a diferença entre ele e eu? Por que, o lamento dele ficou registrado nas escrituras? Por que isso serve de lição para quem sofre de depressão?
Porque Davi lançou o seu lamento no lugar certo.
Costumeiramente, lançamos nossos lamentos aos nossos amigos, aos nossos filhos, ao nosso cônjuge. Transferimos a dor do nosso lamento e a lançamos sobre as pessoas:
reclamações
irritabilidade
asiedade
brigas
críticas
E esse é um transferir de doenças almaticas.
De repente, tudo ao nosso redor está errado! Criticamos tudo! Ignoramos tudo! Apontamos tudo! Nos aborrecemos com tudo!
Mesmo que, necessariamente, isso não seja um sintoma de depressão, é um sintoma de doença na alma, causada por quem não sabe lançar suas ansiedades, inquietações, frustrações, medos e lamentos no lugar certo.
1Pedro 5.6–8 BEARA
Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;
A nossa falta de humilhação, diante da poderosa mão do Senhor, nos levará a não lançarmos sobre ele as nossas inquietações e isso será, nas mãos do diabo, uma ferramenta para que possa nos atingir.
Sendo assim, podemos considerar que, ao decidirmos lançar nossos lamentos no lugar errado, estamos agindo com SOBERBA!
Eu posso cuidar de mim mesmo!
Eu não preciso da oração dos irmãos!
Eu não preciso contar para as pessoas o que eu estou passando!
Eu quero ficar na minha! Cada um já tem seus próprios problemas para lidar!
E vamos nos afastando… afastando… até que estejamos sozinhos.
E aí, quando sozinhos, lançamos a culpa do nosso estado nos outros em mais reclamações e lamentos, até que a nossa mente faça desabar sobre a nossa cabeça, toda a nossa culpa. E isso nos afundará a um estado de morte emocional e espiritual.
O Salmista Davi, obedeceu ao Senhor em 1 Pedro 5, quando lançou sobre Deus os seus sofrimentos.
E essa é a vontade do Senhor!
João 15.5 BEARA
Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Só há vida em Jesus Cristo! Sem ele, nada podemos!
Até mesmo o trato das nossas emoções, deve ser feito nele!
Lançar nosso sofrimento em Deus não é só uma demonstração de fé de que Ele vai nos ajudar, mas de confiança de que Ele tem o melhor para as nossas vidas!
Salmo 37.5 BEARA
Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.
Salmo 125.1 BEARA
Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre.
Salmo 121.1 BEARA
Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?
É ELE QUE SARA TODAS AS NOSSAS ENFERMIDADES!
Seja na operação da fé, no milagre ou na operação da fé, na inspiração da ciência aos homens, por Deus chamados e habilitados para tratar das nossas dores, de corpo e de alma.
Em tudo, nos gloriamos, e glorificamos, a Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more