Tt 3.3 - Marcas da vida sem Cristo
Sermon • Submitted
0 ratings
· 28 viewsNotes
Transcript
Admoesta-os a que se sujeitem aos principados e potestades, que lhes obedeçam e estejam preparados para toda boa obra; que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda mansidão para com todos os homens. Porque também nós éramos, noutro tempo, insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros. Mas, quando apareceu a benignidade e o amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens,
Porque também nós éramos, noutro tempo, insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros.
Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros.
Porque também nós éramos, noutro tempo, insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros.
O passado é uma assombração para muita gente. Alguns tem um vergonha tão grande do passado que não gostam nem de lembrar. Já para outros o passado não são dias de vergonha, mas de glória.
O cristão tem um relação positiva e negativa com o passado.
A positiva diz respeito a tantas promessas e ação divina amorosa para mudar nosso presente e nosso futuro. Sendo o ápice positivo do passado a encarnação, vida, morte e ressurreição de Jesus. Sem esse passado estaríamos arrasados no presente e sem esperança par o futuro. O passado traz para o presente o maior ganho que alguém pode ter na vida: a salvação.
E a relação negativa é como diz Paulo “nós éramos, noutro tempo”. Ou seja, é tudo aquilo que foi tirado de nós. É a velha vida que morreu.
A relação positiva nos acrescenta, é aquilo que se encontra com a gente no presente, a nova vida e a negativa leva, é tudo aquilo que ficou no passado, a velha vida.
Aqui em temos explícito a negativa, o que ficou para trás, e implícito a positiva, o novo jeito de viver.
Paulo elenca 7 características presentes na vida sem Cristo. É importante que percebamos que quando a gente não tem um encontro com o mais terrível e trágico evento do passado, a nossa vida é uma tragédia no presente para um terrível futuro.
Vamos ver essas características que não devem mais estar presente na vida de quem encontrou Jesus.
As 3 primeiras néscios ou insensatos, desobedientes, extraviados ou desgarrados apontam claramente para nossa vida sem Deus. As 4 demais apresentam o resultado destas 3 primeiras que é uma vida egocêntrica e afeta a relação com o outro.
Néscios ou insensatos
Champlin nos diz que há 4 palavras no hebraico e 4 no grego para insensato ao longo de toda a Bíblia.
E elas significam: insensato; autoconfiante; vazio; cabeça dura; destituído de mente; destituído de sabedoria; desatento; rebelde.
Na verdade, cada um de nós temos alguma história de insensatez para contar.
É natural que as crianças façam tolices, mas a correção as ensinará a se comportarem.
Pv 22.15 - “A insensatez está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a livrará dela.”
A Bíblia mostra que há outra insensatez que está ligada ao coração de pessoas independente da idade, do nível de escolaridade, econômico ou social.
Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça;
Rm 1
porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
David Burt diz:
La impiedad, por así decirlo, tiene dos hijas: la injusticia y la necedad; pero éstas, juntamente con su madre, forman las tres columnas sobre las cuales se edifica la vida del incrédulo. La necedad es aquella falta de sabiduría y entendimiento espiritual que es fruto inevitable de la impiedad.
E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. E propôs-lhes uma parábola, dizendo: a herdade de um homem rico tinha produzido com abundância. E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: derribarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; e direi à minha alma: alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros e não é rico para com Deus.
A insensatez do materialismo:
E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.
Lc
e direi à minha alma: alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será?
Essa insensatez ignora Deus.
Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido e têm cometido abominável iniquidade; não há ninguém que faça o bem.
Nega que Deus existe não apenas intelectualmente, mas o nega na prática.
Deveras o meu povo está louco, já me não conhece; são filhos néscios e não inteligentes; sábios são para mal fazer, mas para bem fazer nada sabem.
Observei a terra, e eis que estava assolada e vazia; e os céus, e não tinham a sua luz.
Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido e têm cometido abominável iniquidade; não há ninguém que faça o bem.
É insensatez não construir a vida sobre o fundamento da Palavra
E aquele que ouve estas minhas palavras e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.
E digo isto e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade do seu sentido, entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus, pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração, os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para, com avidez, cometerem toda impureza.
O temor do Senhor é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.
2. Desobedientes ou rebeldes
Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.
Mas contra Israel diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente.
Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda boa obra.
A desobediência está diretamente associada a insensatez.
O desobediente é insensato o suficiente para acreditar que mesmo desobedecendo no final tudo vai dar certo.
Crer que a rebeldia o fará deus de alguma porção, assim como Satanás é chamado de príncipe deste mundo. Mas compreenda príncipe deste mundo, como principal, como cabeça do mundo que age contrário a Cristo e promove o pecado e a desobediência. É um principado que embora possa parecer que está prevalecendo, na verdade é um principado falido, pois por fim o Redentor o esmagará.
Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus. Por isso, quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.
3. extraviados ou desgarrados
sair da rota, desviar, perder a orientação, afastar de alguém. Alienação de Deus e do caminho do Senhor.
Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes, o seu entendimento e consciência estão contaminados.
É inevitável que a insensatez e a desobediência nos deixe fora da rota.
E fora da rota ainda influencie outros a seguir por direção errada.
Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.
E fora da rota ainda influencie outros a seguir por direção errada.
Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.
Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas, agora, tendes voltado ao Pastor e Bispo da vossa alma.
Assim éramos nós insensatos, desobedientes e extraviados. Marcas de uma vida sem Cristo.
Jesus veio e nos dar uma nova vida. Nos faz sábios, obedientes e somos o povo do caminho!!!