Nossos Super-Herois
Sermon • Submitted
0 ratings
· 18 viewsNotes
Transcript
Aqueles que hão de ir...
Aqueles que hão de ir...
1. Heróis da fé
Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.
Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho.
Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.
Após o verso três segue uma lista de heróis da fé e seus feitos. Independente dessa lista eu gostaria de elencar alguns nomes aqui:
Abraão - O Pai da Fé
Izaque - O Filho da Promessa
Jacó - Israel
Judá - A dinastia dos hebreus
Moisés - A Lei
Sansão - O Juiz mais forte
Elias - O grande profeta
Jonas - O profeta
Davi - O Grande Rei
Salomão - O Sábio
João Batista - A Voz Que Clama no Deserto
Pedro - A Chave
Paulo - O Doutrinador
2. Suas falhas
Abraão - Temeu os reis e mentiu sobre sua esposa. Dormiu com Hagar e nasceu Ismael, pais dos Árabes, de onde descendem todos os muçulmanos.
Izaque - Um homem omisso, mimado e preguiçoso. Abençoa seus filhos à beira de uma morte que leva mais vinte anos para acontecer. Permite uma guerra dentro de sua casa e não intervém.
Jacó - O maior trapaceiro da história da Bíblia. O enganador. Depois do encontro com o anjo que lhe toca a coxa, se torna um pai omisso, um peso para os seus filhos. Claramente elege os seus preferidos e provoca uma guerra em sua casa.
Judá - Além de ser um dos responsáveis pela martírio de José, visitava prostitutas e, numa dessas vezes, dormiu com Tamar, sua nora e a engravidou.
Moisés - Um homem vacilante dominado pelos próprios impulsos. Assassino ainda jovem, termina sua carreira em punição por desobediência.
Sansão - Um homem que quebrou TODOS os votos que fez para o nazireado. E no último, o Senhor se retirou dele.
Elias - Enfrente 400 profetas de Baal, mais 400 de Astarote mais 200 outros profetas e foge com medo de Jezabel.
Jonas - Desobedece a Deus que o força a cumprir seu decreto, vê toda uma cidade se arrepender e, arrogante e mimadamente, se volta contra Deus e se lança no deserto para morrer. Um potencial suicida.
Davi - O homem com a maior visão da Graça que o Antigo Testamento menciona, fez uso dele em todos os sentidos. Adulterou com Bate-Seba, matou Urias, tomou esposas, matou 200 filisteus para retirar o prepulcio, um péssimo pai, sabe de uma filha estuprada por um de seus filhos e não faz nada. Vê Absalão matar o irmão em vingança e não faz nada. Foge do filho que quer ferí-lo por justiça, se une a arruaceiros.
Salomão - O Sábio mais tolo da história da humanidade. Tomava reinos à força, com violência ou casamentos arranjados. Mais de 1000 mulheres. Fraco que era, buscava agradá-las e mergulhou Jerusalém na pior era de idolatria que Israel já viu. Escrevia contos eróticos e, na sua velhice, percebeu que tudo o que viveu foi vaidade.
João Batista - O maior homem nascido de mulher, citado por Jesus, ao ser preso e ameaçado, depois de conviver com Jesus a vida toda, de ter visto o Espírito descer, batizado o Messias, comer tanto gafanhoto com mel a ponto de quase montar uma franquia, duvidou de Jesus e mandou seus discípulos confirmarem com ele sobre a sua identidade.
Pedro - Um dos discípulos mais brilhantes apesar de ignorante, abandona Jesus e o nega ante o martírio da cruz. Após o retorno de Jesus, Pedro confirma a sua sina negadora quando Jesus o pergunta sobre o amor. Pedro age a partir dos seus pressupostos, não entrando na casa dos gentios e, depois, precisa ser confrontado por um estagiário, pois foi falso e agia como um gentio quando com eles, mas ao chegar os judeus, assumia seu papel israelita.
Paulo - o homem de maior revelação doutrinária da história Bíblica, tinha sempre os seus pecados surgindo à sua frente. Percebemos isso desde as suas instruções em Romanos, “miserável homem”, “o bem que eu quero não faço”, quando se apresenta como “o principal dos pecadores” e o mistério do “espinho na carne”.
3. Representatividade
No final das contas, temos a necessidade de levantar os nossos super-heróis. Alguém que podemos mirar sabendo que resolverão as nossas crises. Não obstante, queremos que alguém possa, quem sabe, ter vivido a vida que eu acho que tenho que viver mas não consigo.
Eu quero que alguém vá por mim, viva por mim, faça a obra por mim
Eu não consegui vencer alguns dos meus pecados, mas Paulo.. Ah… Ele sim! Então, eu e abraço à sua figura como um baluarte: SOMOS TODOS PAULO!!!
Então eu peso as expectativas sobre esses homens, até que eles caiam
Lutero - conduziu a nova igreja em batalhas e era um homem continuamente atormentado pelos pelos seus pecados
Calvino - O maior exegeta da história, por referência e tradição, manteve na igreja aspectos do catolicismo e ordenou a execução de um homem
Billy Graham - o maior pregador da modernidade se envolveu num escândalo financeiro no final dos anos 70 e aconselhou diversos presidentes às guerras mais indecentes em que os EUA se envolveu
Silas Malafaia - O pregador mais ouvido nos anos 90, hoje, diz tudo ao contrário do que já disse. Se entregou ao jogo político e, continuamente, se envolve em problemas de doações financeiras
Caio Fábio - a maior mente da igreja brasileira, se rendeu ao seu próprio saber. É um liberal que interpreta a Bíblia a partir de si mesmo
Davi Silva - um homem que abençoou a igreja com canções lindas, construiu toda a sua carreira num falso testemunho de cura da Síndrome de Down
Daniela Araújo - um dos maiores talentos da música gospel atual, se entregou às drogas, acabou um casamento, se envolveu com outros homens e foi o pilar de sua própria queda
Ana Paula Valadão - uma mulher de Deus que se rende ao seu pragmatismo, se confunde e estabelece doutrinas em suas pregações que não são sequer bíblicas
Ariovaldo Ramos - um dos maiores lutadores por uma igreja viva e que age na sociedade, se rendeu ao marxismo cultural, esquerdista e hoje atua mais para o escândalo do que para a edificação da igreja
E quando eles caem eu me sinto enganado
E imediatamente, eu olho em volta buscando um novo herói! Eu preciso olhar pra alguém! Eu preciso imitar alguém! Eu não posso viver a minha vida em mim mesmo! Preciso de uma referência! Preciso que alguém me mostre o que eu quero fazer! Preciso de um ídolo!
EU PRECISO AVISÁ-LOS: NÃO EXISTEM SUPER-HERÓIS!
Todos nós estamos a uma beira da queda! Todos nós estamos como Davi, com o nosso pecado à nossa face! Todos nós estamos firmados em Cristo porque foi ele quem nos conduziu, por que não temos como nos santificar a nós mesmos!
Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado.
Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto.
Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim.
Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.
Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço.
Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim.
Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim.
Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros.
Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?
Romanos 7:14-
Nós não somos super-heróis! Mas essa afirmação não é um problema quando se trata na gente!
É um problema quando se trata dos outros!
Com facilidade eu aponto o cisco no olho do meu irmão, mas não consigo enxergar o meu.
Eu preciso compreender que, enquanto estivermos aqui, há uma Lei que habita em todos os homens. Inclusive, naqueles em quem eu me inspiro.
Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado.
Romanos 7:
4. Suportar os irmãos
Oferecer compaixão e ajuda ao irmão que pecou
Ora, se alguém causou tristeza, não o fez apenas a mim, mas, para que eu não seja demasiadamente áspero, digo que em parte a todos vós;
basta-lhe a punição pela maioria.
De modo que deveis, pelo contrário, perdoar-lhe e confortá-lo, para que não seja o mesmo consumido por excessiva tristeza.
Pelo que vos rogo que confirmeis para com ele o vosso amor.
2Coríntios 2:5-
Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor,que andeis de modo digno da vocaçãoa que fostes chamados,
com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz;
há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação;
há um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.
5. O único Super-Herói
É Cristo quem nos representa
É ele quem nos salva
Ele é a força na qual todo homem de Deus anda
Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas,desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta,
olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.
Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma.
Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue
e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco:
Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado;
porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.
Efésios 12