Olhos de Deus

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 28 views

Deus nao muda

Notes
Transcript

Procure por promessas nas Escrituras que repousem no caráter de Deus que nunca muda, e, portanto, são verdadeiras para o seu povo ao longo de toda a história, mesmo para nós hoje. Deus nos dá um princípio geral mais amplo sobre si mesmo e seus modos, usando um evento específico na história bíblica.

Procure por promessas nas Escrituras que repousem no caráter de Deus que nunca muda, e, portanto, são verdadeiras para o seu povo ao longo de toda a história, mesmo para nós hoje. Deus nos dá um princípio geral mais amplo sobre si mesmo e seus modos, usando um evento específico na história bíblica.

1. Asa, rei de Judá, confiava no rei da Síria, e não em Deus (2 Crônicas 16: 7).
     2. Portanto, Judá perdeu a batalha com a Síria (2 Crônicas 16: 7).
     3. E por causa de sua falta de fé, a partir de agora, Judá sofrerá guerras (2 Crônicas 16: 9).
     4. Devemos confiar em Deus, e não no homem, porque Deus está procurando oportunidades para ajudar aqueles cujos corações confiam totalmente nele (2 Crônicas 16: 9).
Aplicação
Que tipo de Deus é o nosso Deus?
Que tipo de Deus é o nosso Deus?
     1. Nosso Deus não é carente; Ele é forte.
     2. Nosso Deus não é passivo nem hesitante; Ele está nos perseguindo agressivamente com bondade e misericórdia.
     3. Nosso Deus não é limitado; Ele está em todos os lugares e está ansioso e pronto para ajudar alguém que confie nele.
Questões para Estudo
     1. Com base nesses versículos, por que a Síria escapou de Judá?
    
     2. Que coisas específicas você aprende sobre Deus em 2 Crônicas 16: 8–9?
    
     3. Com base nesses versículos, por que a promessa de 2 Crônicas 16: 9 se aplica a todos nós?
Quando Deus trabalha para você!
Mas aqueles que esperam pelo Lᴏʀᴅ renovarão sua força; eles subirão com asas como águias; eles correrão e não se cansarão; eles andarão e não desmaiarão. ()
Não é exatamente o que pensaríamos ou poderíamos imaginar. Não há mais nada como isso. Um Deus que é tão poderoso que não precisa de nada. Um Deus que demonstra a sua glória não pelo nosso trabalho para ele, mas pelo seu trabalho por nós.
John Piper explica neste vídeo de quatro minutos.
Esperar pelo Lᴏʀᴅ significa que ele lhe dará força. Uma das verdades mais surpreendentes que eu já descobri - e eu tinha cerca de 22 anos quando descobri - foi que a grandeza de Deus não é mostrada em seus escravos ao redor dele para trabalhar para ele, para mostrar que ele tem autoridade suficiente para obter trabalhadores, mas sim a sua grandeza é mostrada em torná-lo - ele próprio - disponível para trabalhar para os outros.
Veja em : “Você não sabe? Você não ouviu? O Lᴏʀᴅ é o eterno Deus, o Criador dos confins da terra. Ele não desmaia nem fica cansado. ”Existe o contraste. Nós não vamos desmaiar e ficar cansados. Por quê? Porque estamos esperando aquele que nunca desmaia, nunca se cansa. Então, o ponto é quando Deus nos capacita a não desmaiar ou a se cansar porque esperamos por ele, conseguimos a ajuda e ele recebe a glória. Não há outro deus em realidade como este. A Bíblia diz que em , “desde a antiguidade ninguém ouviu ou percebeu pelo ouvido, nenhum olho viu um Deus além de você, que age para aqueles que esperam por ele”.
Nosso Deus trabalha para pessoas que esperam por ele.
2 Crônicas 16: 9: “Pois os olhos dos homens percorrem toda a terra, para darem forte apoio àqueles cujo coração é irrepreensível para com ele”.
Ele não está procurando pessoas para trabalhar para ele. Ele está procurando pessoas que o deixem trabalhar para eles.
, “[Deus não é] servido por mãos humanas, como se ele precisasse de alguma coisa, uma vez que ele mesmo dá a toda a humanidade vida e fôlego e tudo”.
: “Invoca-me no dia da angústia; Eu te livrarei e tu me glorificarás.
Você tem a sensação de que Deus mostra seu poder e sua glória ajudando pessoas fracas que esperam por ele.
E então a bela exibição disso é Jesus. : “O Filho do Homem não veio para ser servido” - ele não veio para receber escravos! - “mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.
Assim, em toda a Bíblia, e bem aqui em , Deus está mostrando sua grandeza dizendo: "Olha, eu não sou o tipo de Deus que precisa de você e depende de você, mas eu estou totalmente lá para aqueles que confiam em ele. Se você vir ao Filho do Homem que veio para servi-lo morrendo por você e resgatá-lo do seu pecado, se você deixar que ele o sirva desse modo, eu lhe servirei o resto de sua vida - inclusive na Segunda Vinda, onde de acordo com ele cingirá a si mesmo com uma toalha, nos fará sentar à mesa, e o Rei do universo porá comida na nossa mesa na Festa do Cordeiro.
Asa's Folly
O que quer que tenha sido escrito nos dias anteriores foi escrito para nossa instrução, que pela firmeza e pelo encorajamento das escrituras podemos ter esperança. ()
Espero em Deus e confia nele sozinho
Assim, o propósito de Deus de nos dar o Antigo Testamento com todas as suas histórias e ensinamentos é ajudar-nos a ter esperança nele. Esse é o meu propósito hoje em ver a história do rei Asa. O oposto da loucura de Asa é esperar em Deus. Então, se podemos ver por que foi tão insensato para Asa esperar no homem em vez de esperar em Deus, então seremos fortemente encorajados a não confiar em nós mesmos ou no que o homem pode fazer por nós, mas em Deus e no que ele pode fazer por nós. nos. E não só pode fazer por nós, mas está ansioso para fazer por nós.
Preparando esta mensagem
Por exemplo, quando me sentei para preparar esta mensagem, tive claramente a loucura de Asa em mente. Então eu parei e inclinei a cabeça e disse:
Senhor, eu tenho um texto e tenho uma idéia e uma mente e mãos e um computador e saúde e energia e um dia livre e segurança de interrupção. Se eu confiar nessas coisas - essas coisas boas que você mesmo me deu - então o que as pessoas receberão no domingo de manhã será o que um homem pode produzir. E, Senhor, eles não precisam de outra coisa feita pelo homem. Eles vivem com coisas e ideias feitas pelo homem durante toda a semana. O que o seu povo precisa - o que eu preciso - é algo além do que o homem pode fazer. Algo sobrenatural de você.
Então eu agora renuncio à confiança nessas coisas. Eu sei que o texto é bom, a ideia é boa, minha mente e dedos e computador e saúde e energia e liberdade são bons. Mas eu renuncio à confiança neles e olho para você, e peço que, dentro e por baixo e ao redor e através de todas aquelas coisas boas você trabalhe tão profundamente e tão decisiva e tão graciosamente que o que eu digo no domingo não seria o trabalho de um mero homem, mas a obra e a palavra de Deus.
Isso é o que Asa não conseguiu quando Baasha veio contra ele. Mas é isso que Deus quer que você faça em mais e mais áreas de sua vida - para confiar conscientemente nele e não em si mesmo e em seus recursos humanos.
Andar de bicicleta
E eu não quero dizer apenas em áreas religiosas da sua vida. Eu usei o sermão como exemplo porque sou pregador. Mas eu fiz a mesma coisa que comecei meu passeio de bicicleta no sábado de manhã. Quando coloquei meu pé na alça do pedal, eu disse:
Senhor, eu tenho o meu que as pernas podem me levar para Minnehaha Falls e de volta, eu tenho olhos e braços e ouvidos e uma bicicleta resistente e um capacete e uma bomba e tubo extra. Eu fiz isso muitas vezes agora. Eu posso fazer isso. Mas Senhor, eu renuncio à confiança em minhas pernas e meus braços, meus olhos e minha bicicleta, e olho para você agora para fazer este passeio mais do que poderia ser se eu dependesse de mim. Você iria comigo e me protegeria e abriria meus olhos para ver a sua glória e me ensinar e me fortalecer para o meu trabalho e ministrar para mim de maneiras que eu nem sei que preciso esta manhã? Tudo é de você agora, Senhor, eu confio em você. Vamos.
Então meu objetivo nesta mensagem - e eu acredito no propósito de Deus nesta história - é que você fará isso - confiar em Deus, esperança em Deus - em mais e mais áreas de sua vida com mais e mais paz e liberdade e coragem e poder. .
A situação
Eu quero olhar para as duas razões mencionadas neste texto porque é loucura para Asa não confiar em Deus. Mas primeiro vamos nos certificar de que temos a situação clara.
De David para Asa
Mil anos antes de Jesus nascer, Davi era o rei de Israel e o reino era unido e próspero. Depois dele, Salomão, seu filho, reinou sobre o reino unido. Mas quando Salomão morreu, houve conflito e divisão, e o reino do sul, composto das tribos de Judá e Benjamim, separado do reino do norte composto das outras dez tribos. O reino do sul é geralmente chamado de Judá e o reino do norte é geralmente chamado de Israel. O primeiro rei de Judá foi Roboão. Quando ele morreu, seu filho Abijah governou por apenas três anos. E depois de Abias, seu filho Asa, tornou-se rei em Judá.
Asa governou por 41 anos, e 35 anos desse reinado foram quase totalmente pacíficos. Deus estava com ele e abençoou-o e protegeu-o e prosperou-o de maneira maravilhosa. Mas algo aconteceu na vida de Asa ao longo daqueles anos, e quando surgiram problemas, ele não confiava mais em Deus.
O cerco de Baasha e o recurso de Asa
O capítulo 16 descreve o que aconteceu no 36º ano do reinado pacífico de Asa. O versículo 1 diz que Baasa, rei de Israel (o reino do norte) subiu contra Judá (ou seja, contra Asa). Ele construiu uma cidade fortificada chamada Ramah como uma espécie de cerco e bloqueio contra Judá, para que ele pudesse controlar o acesso à terra de Asa.
Agora aqui é onde Asa deveria ter parado e clamado ao Senhor. Mas em vez de se voltar para o Senhor, ele se voltou imediatamente para os recursos humanos. O verso 2 descreve o que ele fez: ele "tomou prata e ouro dos tesouros da casa do Senhor e da casa do rei, e os enviou a Ben-Hadade, rei da Síria."
Em outras palavras, Asa paga ao rei da Síria (com dinheiro do templo!) Para atacar Israel do norte e tirar Baasa de suas costas. Benhadad faz exatamente isso. O versículo 4 descreve a campanha de Benhadad contra as cidades de Israel. E isso funciona. Verso 5: "Quando Baasa ouviu isto, ele parou de construir Ramah [o bloqueio de Judá], e deixou seu trabalho cessar." Então Asa derruba Ramá e tudo está bem - ou assim parece. Judá está seguro. Existe paz. Baasha é humilhado.
A Bênção Asa Perdida e a Dificuldade que Ele Trouxe
Há uma grande lição aqui. Tantas vezes quando confiamos em nós mesmos e em nossos próprios recursos, as coisas parecem correr bem por uma temporada. Mas as coisas não estão bem quando paramos de esperar em Deus e começamos a esperar o que o homem pode fazer. Perdemos tremendas bênçãos e trazemos dificuldades desnecessárias para nós mesmos. Veja a bênção que Asa perdeu no versículo 7b: "Por confiar no rei da Síria e não confiar no Senhor seu Deus, o exército do rei da Síria escapou de você". Deus não teria apenas protegido Asa de Baasa e Israel, ele daria todo o exército sírio nas mãos de Asa. Mas Asa jogou fora confiando em dinheiro e intriga em vez de Deus.
E olhe para as dificuldades que agora entrarão em sua vida pacífica. Versículo 9b: "Você fez tolamente isso, pois a partir de agora você terá guerras". Agora sabemos de outras Escrituras (por exemplo, ) que, se nos arrependermos depois de tal incredulidade, Deus tomará os castigos de dificuldades e os transformará para o nosso bem, e eles serão disciplina paterna e não condenação judicial. Mas parece que Asa nunca fez isso. Ele carregou sua loucura com ele para o túmulo.
Asa nunca se arrepende
Veja o versículo 12: "No trigésimo nono ano de seu reinado, Asa estava doente em seus pés, e sua doença se agravou; mas, mesmo em sua doença, ele não procurou o Senhor, mas buscou ajuda de médicos". Algo trágico havia acontecido na vida de Asa. Nos 35 anos de bênção de Deus em seu reinado, ele tinha gradualmente (parece) se tornado um humanista secular 2.800 anos antes de o termo ser inventado.
Quando há ameaça militar, você não pensa em Deus, pensa em dinheiro no tesouro e alianças políticas e forças armadas. Quando há uma ameaça à sua saúde, você não pensa em Deus, pensa em médicos e remédios. Sem dúvida, Asa ainda tinha "Em Deus Confiamos" em suas moedas. E sem dúvida ele ainda foi aos cultos sabáticos no templo. Mas Deus foi embora de sua vida como um momento a momento da realidade amada e confiável. Confiar em Deus, confiar em Deus, esperar em Deus não fazia mais parte de sua vida.
Duas razões pelas quais isso é uma grande loucura
Eu disse que há duas razões mencionadas no texto por que isso é uma grande loucura.
1. O que Deus havia provado a Asa no passado
A primeira razão é que Deus havia provado a Asa no passado que quando ele confiava nele, grandes coisas aconteciam para o bem dele. Verso 8: "Não foram os etíopes e os líbios um exército enorme com muitos carros e cavaleiros? No entanto, porque confiaste no Senhor, ele os entregou em suas mãos". Deus lutou por Asa quando Asa confiava nele.
Vejamos esta história no capítulo 14. O versículo 9 diz que Zerá, o etíope, saiu contra eles [Asa] com um exército de um milhão de homens e trezentos carros. O versículo 10 diz que Asa saiu para encontrá-lo em batalha. Mas no versículo 11 há a diferença crucial:
E Asa clamou ao Senhor seu Deus: "Ó Senhor, não há ninguém como você para ajudar, entre os poderosos e os fracos. Ajuda-nos, ó Senhor nosso Deus, pois confiamos em ti e em teu nome viemos contra esta multidão, ó Senhor, és o nosso Deus; não te prevaleça o homem contra ti.
Observe bem: Asa tinha um exército (assim como eu tenho um computador e uma bicicleta). Mas ele estava em seu rosto diante de Deus dizendo que os exércitos não são a coisa decisiva. Você é, ó Senhor! Nós não estamos confiando em nosso exército, mas em você. (Se você for a um médico, a propósito, esse é o espírito que Deus aprova. Os médicos não estão errados. Os exércitos não estão necessariamente errados. Mas depositar sua esperança neles e não orar da maneira que Asa orou em 14:11 é loucura. .)
Mas ele orou. Ele se humilhou e esperou em Deus. E o versículo 12 descreve o que aconteceu: "Então o Senhor derrotou os etíopes antes de Asa e diante de Judá". E em 15: 1 Deus envia um profeta a Asa para lhe dizer como entender o que aconteceu. Versículo 1b: "Ouvi-me, Asa, e todo o Judá e Benjamim: O Senhor está contigo, quando estiveres com ele. Se o buscares, ele será encontrado por ti, mas se o abandonares, ele te abandonará. "
Assim, a primeira razão pela qual a confiança de Asa em dinheiro e poder militar e alianças políticas e médicos humanos era loucura é porque Deus havia deixado claro no início do reinado de Asa que ele faria grandes coisas por ele se simplesmente confiasse nele e não o abandonasse. O fracasso de Asa em confiar em Deus era loucura porque Deus tinha sido tão incrivelmente bom para ele e o ajudara no passado simplesmente por ter clamado e confiado.
2. A ânsia de Deus em ajudar aqueles que confiam nele
A segunda razão dada no texto para o fato de Asa confiar no homem era loucura é que a própria natureza de Deus é que ele está ansioso para mostrar seu poder em nome das pessoas que confiam nele. Ele não só fez isso uma vez no passado quando Asa precisava disso com os etíopes, mas é assim que ele é. Isto é o que significa ser um Deus absolutamente onisciente, todo-poderoso, todo-suficiente que transborda com força e glória. Deus - só porque ele é Deus - adora mostrar seu poder em favor dos fracos que confiam nele.
Eu recebo isso no versículo 9. É um dos meus versos favoritos em toda a Bíblia. Espero que todos aprendam de cor. "Os olhos do Senhor correm para toda a terra, para mostrar seu poder em favor daqueles cujo coração é inocente [= inteiro, isto é, confiando inteiramente nele, é o que o contexto requer] em relação a ele".
Deus significa para você saber algo muito profundo sobre ele a partir deste verso esta manhã. E ele quer que isso mude sua vida para que você não cometa a loucura de Asa - para que você tenha mais paz e liberdade e coragem e poder por amor a Jesus.
Agora, o que Deus quer que você veja sobre si mesmo? Considere isso: se eu disser: "Os olhos dos agentes narcóticos correm para toda a cidade procurando capturar traficantes de drogas e libertar a droga da comunidade", o que quero dizer é que este é o trabalho deles e eles estão realmente prontos para fazer isso. isto. Pertence à própria natureza de ser um agente narcótico que você está fora para obter traficantes de drogas.
Ou se eu disser: "Os olhos dos olheiros dos dez departamentos de atletismo correm para lá e para cá nas escolas secundárias da América procurando encontrar os melhores atletas", o que quero dizer é que este é o trabalho deles, e eles estão realmente fora para fazer isso. É a própria natureza de um olheiro procurar e encontrar bons atletas e tentar recrutá-los. Esse é o significado de scout.
Bem, é assim que devemos ler o versículo 9: "Os olhos do Senhor [Deus, o Criador do universo] correm de um lado para o outro em toda a terra para mostrar seu poder em favor daqueles cujo coração confia inteiramente nele "- pessoas que confiam nele. Quando o profeta diz isso, o que ele quer dizer é que este é o trabalho de Deus, e ele está realmente disposto a fazê-lo. Pertence à própria natureza de Deus que ele transborde com poder divino na vida das pessoas que confiam nele. Isso está bem no coração do que significa ser Deus.
Isso não é algo que Deus faz nos finais de semana. Não é algo que ele faz apenas na igreja ou em lugares santos. Não é seu passatempo ou recreação após o expediente. Isto é o que Deus está fazendo o tempo todo em todo lugar (cf. ). Os olhos de Deus estão em toda parte sempre, de modo que ele nunca perca uma única oportunidade a qualquer momento, em qualquer lugar, para demonstrar seu poder em favor das pessoas fracas que confiam nele e não no homem. É por isso que a incredulidade de Asa foi loucura.
Este é o Deus e pai de nosso Senhor Jesus que nos amou e se entregou por nós. Este é o Deus que ouve todas as suas orações. Este é o Deus que criou o universo e mantém tudo junto. Este é o Deus que está nesta sala agora ensinando através do meu ensino e chamando-o a confiar nele e chamá-lo para cada necessidade que você tem.
Related Media
See more
Related Sermons
See more