O Problema de ser bom
Notes
Transcript
Quem são os fariseus?
Quem são os fariseus?
9 Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros: 10 Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano. 11 O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; 12 jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. 13 O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! 14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.
Lucas
eles são boas pessoas.
eles amavam a Lei de Deus
O que eles fazem
Texto Bíblico: Lc 18:11-12
Introdução: Hoje eu quero falar com todos vocês sobre os fariseus, e quero começar te dizendo que os fariseus eram boas pessoas, apesar da má impressão deixada a respeito deles nas escrituras, os fariseus eram o que havia de melhor no povo judeu. Muitas vezes quando vemos Jesus os chamarem de raça de víboras ou hipócritas podemos achar que isso se aplicava a todos os fariseus, mas na verdade não. Os líderes fariseus estavam cientes da existência de membros dissimulados em seu meio e frequentemente os descreviam como feridas abertas ou pragas do partido do farisaico. Precisamos rever nossos conceitos em relação aos fariseus, porque ele não eram apenas bons, eles eram os melhores que existiam dentre o povo, não só moralmente corretos, mas também extremamente sinceros em buscar ao Senhor, bem como proteger a Palavra de Deus, o nome de Deus e a Sua lei.
A pergunta central do farisaísmo era: “Que farei eu para herdar a vida eterna?”. Com toda a certeza a igreja e o mundo hoje seriam muito melhores se nos aproximássemos de Deus para fazer essa pergunta a cada dia. Eles eram um povo totalmente dedicados a servir a Deus, desde o momento em que se levantavam pela manhã, até a hora em que se recolhiam a noite.
Se fizermos uma análise de algumas de suas características vamos entender um pouco melhor o que eu estou querendo dizer.
1- Eles amavam as Escrituras e a protegiam como Palavra de Deus. Eles queriam preservar o estado original da Bíblia e por isso tinham uma tradição oral, muito mal interpretada por algumas pessoas, na verdade essa tradição oral era fruto do zelo que eles tinham pela palavra de Deus.
2- Eles tinham amor e um profundo zelo pela lei de Deus. O teólogo Robert Herford afirma que a preocupação mais importante dos fariseus era fazer da Lei o guia supremo de suas vidas, em pensamentos, palavras e ações, por meio do seu estudo e da obediência dos seus preceitos.
Eles eram tão zelosos e comprometidos com o dever de não infringir a lei de Deus que acabaram desenvolvendo um sistema supostamente capaz de evitar a transgressão. Foi assim por exemplo que eles desenvolveram 1521 regras orais somente para o sábado.