18.1 A Criação

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 32 views

Fala sobre a Criação

Notes
Transcript

O que é Criação?

Criação foi criada pelo Criador?
Quem surgiu antes o sol ou a luz? (só aparece pra mim
sdf
sdf

Criação 2

Gênesis 2.1 RA
1 Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército.

CRiacao 3

Criação 3 texto

Criacao 3

O Cisco no seu olho O Cisco no seu olho

14.04 – O Cisco no seu olho – Julgamento Permitido

Mateus 7:1-5

O texto que vamos estudar hoje é um daqueles que em uma leitura superficial, corremos o risco de sair falando o que o texto não está dizendo.

Você já deve ter presenciado uma conversa, quando alguém cita uma atitude errada feita por uma pessoa, e dai você ouve” – Olha a Bíblia diz para não julgar hein!

É proibido julgar de acordo com a bíblia? Como entendermos isso?

Abra sua bíblia em Mateus 7:1-5

1

Não julguem, para que vocês não sejam julgados.

2

Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.

3

Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?

4

Como você pode dizer ao seu irmão: “Deixe-me tirar o cisco do seu olho”, quando há uma viga no seu?

5

Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.

Este capítulo 7 de Mateus faz parte do Sermão do Monte feito por Jesus

O início do verso 1 diz NÃO JULGUEIS.

A resposta de que tipo de julgamento Jesus está falando está em:

1 Samuel 16:7 O Senhor, contudo, disse a Samuel: “Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”.

Tambem em Hebreus 4:12 “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.”

Jesus está querendo dizer que NÃO DEVEMOS JULGAR/CRITICAR AS INTENÇÕES das pessoas, pois o coração somente DEUS conhece. Porém, nos é LÍCITO, ACEITÁVEL, julgar as AÇÕES das pessoas, pois se não tivéssemos a capacidade de julgar as ações, como saberíamos distinguir as coisas boas das ruins?

Muitas pessoas se utilizam deste Verso “não julgueis para que não sejais julgados”, como desculpa para que nada seja dito com relação a alguma prática/atitude que foi tomada.

Portanto este é o princípio geral que Jesus nos ensina como fazer julgamento.

NÃO JULGAR O CORAÇAO E SIM AS AÇÕES.

Verso 2: Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.

A medida que damos, receberemos. Podemos condenar a atitude errada da pessoa, mas DEVEMOS estar prontos para ser misericordiosos e perdoar esta pessoa. É o que aconteceu na parábola do credor incompassivo em Mateus 18:23-35. Você pediu R$ 5.000 emprestado pro seu patrão....., Devemos ser misericordiosos com quem erra, sem compactuar com o erro cometido, pois nossos ATOS alteram o padrão de julgamento de Deus. Se atuarmos com misericórdia, para com aquele que se arrependeu e procura retratar seu erro, também temos a certeza, de que teremos a misericórdia de Deus para conosco.

Deus atribuiu à igreja como corpo organizado a função de julgar, diz Ellen White:

"A igreja tem o dever para com os que caem em pecado, de advertir, instruir e, se possível, restaurar... chamai o pecado pelo seu verdadeiro nome... Se eles persistirem no pecado o juízo que haveis declarado segundo a Palavra de Deus é sobre eles proferida do céu. Preferindo pecar renunciam a Cristo; a igreja deve mostrar que não sanciona seus atos, do contrário ela própria desonra ao Senhor...Tenha terno cuidado pelo rebanho do pasto do Senhor. Falem ao extraviado, da perdoadora misericórdia do salvador. Animem o pecador a arrepender-se e a crer n’Aquele que pode perdoar... Tal remissão é ratificada no céu" - O Desejado de Todas as Nações, 805

Verso 3 e 4: Por que você repara no cisco/argueiro que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga/trave que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: “Deixe-me tirar o cisco do seu olho”, quando há uma viga no seu?

CISCO: Uma partícula muito pequena de palha ou uma lasca de madeira.

VIGA/TRAVE: Tronco ou tábua, usado como viga mestra em um telhado ou assoalho. Essa VIGA representa um espírito CRÍTICO/REPROVADOR.

Jesus usa um EXAGERO na comparação, pois é óbvio, que ninguém consegue ter um TRONCO dentro dos seus olhos! Jesus enfatiza de que QUEM JULGA O CORAÇÃO esta fazendo papel de ridículo. Assim como é ridículo pensar que um tronco pode caber dentro de um olho!

Você teria coragem de fazer uma cirurgia nos seus olhos por um cego sem qualquer auxílio?

É isso que acontece quando nós criticamos demais as pessoas, julgamos demais suas intenções, sem olhar para nós. Nós somos os cegos, com um grande pedaço de madeira nos olhos, querendo tirar um minúsculo cisco no olho do irmão.

Por que não podemos julgar as INTENÇÕES das pessoas?

Existem 3 grandes raciocínios que nos fazem incapazes de julgar aos outros.

1) Nunca conhecemos todos os fatos ou a totalidade da pessoa que julgamos/criticamos.

Famoso Rabino judeu disse: “Nunca julguem a ninguém até que tenha chegado a sua situação e circunstância”. Ninguém conhece a força das tentações que outros devem suportar.

- O homem de temperamento calmo, não conhece a tentação daqueles a quem ferve o sangue e se inflamam de paixão ante o menor motivo.

- Aquele que foi criado em um lar decente, tranquilo, não conhece as tentações daquele que cresceu em um lar turbulento, com diversos problemas.

Todos tem algo de bom, vamos nos apegar aos aspectos bons das pessoas. Foi isso que Jesus fez com os discípulos, viu o que seus dons e habilidades podiam servir, e não o que seus defeitos poderiam atrapalhar. Vamos procurar a beleza oculta na vida das pessoas, e isso nos fará amá-las.

2) É QUASE IMPOSSÍVEL JULGAR DE MANEIRA TOTALMENTE IMPARCIAL.

Conta-se de que entre os gregos, no passado, quando se julgava alguém por algo muito delicado, o julgamento se realizava as escuras, para que o juiz não pudesse ver o culpado e assim não serem influenciados por outra coisa, a não ser os fatos do caso. Somente 1 pessoa totalmente imparcial tem direito de julgar a outros. Mas não está na natureza humana o ser totalmente imparcial. Somente DEUS pode nos julgar.

3) Mas Jesus é o que deu expressão a principal das razões que nos impedem de julgar a outros. Ninguém é o suficientemente bom para julgar a outros. Jesus foi maravilhoso ao usar este exemplo da pessoa que tem uma VIGA em seu olho, e tenta tirar o CISCO no olho da outra pessoa. Que exemplo fantástico esse! Somente aquele que é IRREPREENSIVEL pode procurar falhas nos outros!

EXEMPLO: Quando assistimos a um jogo de futebol, quantos de nós muitas vezes falamos – Como ele pode perder esse gol? Como errou tal jogada? Mas se nós, pudéssemos ir a campo jogar, faríamos muito pior do que aquele jogador!

Toda igreja e toda organização de qualquer tipo está cheia de pessoas preparadas para criticar o Pastor, Ancião, jovens, diáconos, cantores, mas quando tem oportunidade de assumir cargos de responsabilidade e liderança são os primeiros a arranjar desculpa e a fugir.

Denegrimos a imagem de uma pessoa, sem ao menos conhecê-la, sem ao menos conversar com ela, saber da sua história de vida, ensinar, e instruir ela. Mas não, preferimos falar mal das pessoas pelas costas, condenando seu coração.

NINGUEM tem o direito de criticar os outros A MENOS que esteja disposto a encontrar-se na mesma situação daquele a quem critica.

EXEMPLO: Somente posso criticar um ancião, se eu me dispor a ser um ancião, criticar um cantor se eu puder também cantar. Todos nos temos o bastante para melhorar em nossas vidas, e devemos nos concentrar e concertar nossas falhas, e deixar o julgamento dos outros com Deus.

Verso 5. Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.

A pessoa que é muito crítica é quase sempre hipócrita, pois suas críticas tem em parte o propósito de cobrir sua própria hipocrisia.

Mateus 6:2 Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa.

Exemplo: Exemplo: Muitos reclamam dos políticos, da corrupção. Mas a primeira oportunidade, quando em época de eleições um candidato aparece, muitos aproveitam e vendem seu voto, sendo corruptos e assim hipócritas.

Romanos 2:1

1

Portanto, você, que julga os outros é indesculpável; pois está condenando a si mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas.

Na sequencia de Mateus 7:5, diz: “tire primeiro a viga do seu olho”.

Jesus quer dizer aqui: Mude a sua vida! Entregue-se a Cristo para que Ele molde seu caráter, molde sua vida! Remova o pecado que está te afastando de Cristo, por isso você não enxerga as coisas boas nas pessoas. Enquanto você não entregar seu orgulho, suas falhas de caráter ao Salvador, você vai continuar sendo crítico, olhando apenas para os defeitos dos outros.

Depois de ter feito isso, Jesus ensina: “, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão”

Paulo nos ensina como devemos tirar o cisco no olho do irmão. Abra sua bíblia em Gálatas 6:1

Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais, deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado.

“Vocês que são espirituais”. Somente é espiritual aquele que busca e tem o espírito de Deus em sua vida!

Pessoa espiritual é aquele que entrega sua vida a Cristo diariamente, buscando mudança de vida, entregando suas falhas a Cristo, para que Ele molde sua vida. Quando isso acontecer, você será espiritual.

FULANO(pergunta alguém da igreja), quando você tem um cisco no seu olho, você pega uma mangueira, coloca o dedo na frente para dar bastante pressão e joga ela no olho para limpar? É claro que não! O olho é algo delicado, limpamos com cuidado.

Não é por acaso, que Cristo usou o exemplo do cisco no olho do irmão! Precisamos ser espirituais para poder limpar a sujeira do próximo, precisamos de carinho, de cuidado, de amor, atenção para buscar a restauração daquela pessoa!

Crítica e julgamentos precipitados não deixam você mais perto de Jesus, pelo contrário, deixam você longe do céu, longe de uma vida mais feliz nesta terra. Quando perdemos tempo em olhar a vida dos outros, julgando seu coração, não estamos ganhando nada com isso.

Não julgue o coração, julgue as ações. É isso que Cristo nos ensina nesta parte do texto do Sermão da Montanha.

Convido você querido irmão e irmã a buscar ser uma pessoa espiritual, a estudar mais a Bíblia e a procurar primeiro conhecer o seu coração, e entrega-lo ao Mestre dos Mestres, Jesus Cristo.

Que tens feito com teu coração? Tens sobrecarregado ele com rancor, mágoa, ou está ele cheio de crítica?

Não perca tempo com esses pensamentos e ações.

Quer você moldar seu coração segundo a vontade de Jesus Cristo?

Deus nos abençoe!

“Quando estamos interessados na salvação das pessoas, deixamos de pensar nas pequenas diferenças que possam levantar-se entre uns e outros..” Ciencia do Bom Viver, 485

Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.