Nós Nele, Ele Nele, Ele em nós

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript

Uma reflexão sobre a Oração Sacerdotal de Jesus

João 17
João 17 BEARA
Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora;glorificaa teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti, assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de que ele conceda a vida eterna a todos os que lhe deste. E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer; e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo. Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra. Agora, eles reconhecem que todas as coisas que me tens dado provêm de ti; porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste. É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus; ora, todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e, neles, eu sou glorificado. Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós. Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. Mas, agora, vou para junto de ti e isto falo no mundo para que eles tenham o meu gozo completo em si mesmos. Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou. Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade. Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim. Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo. Pai justo, o mundo não te conheceu; eu, porém, te conheci, e também estes compreenderam que tu me enviaste. Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja.
É chegada a hora! Hora de morrer Jesus? Não! A hora de glorificar o Pai, no martírio do Filho, cumprindo a profecia e a vontade de Deus.
A autoridade para a vida eterna estava em Jesus! E a Vida Eterna se manifesta como um cumprimento relacional! Onde, não importa quando, em qual lugar, por quanto tempo… O importante é que Deus seja conhecido dos seus! Você iria para um Céu onde Jesus não está?
Jesus é o verbo que estava com Deus e era Deus...
O Filho vem e aponta para o Pai. Revelando que todas as coisas existem e são mantidas pela força do seu poder excelso. E naquele momento, os discípulos começavam a crer.
Jesus ora por aqueles que são seus… os que o Pai lhe deu. “De maneira nenhuma os lançarei fora nem permitirei que os tirem das minhas mãos”.
Tudo nosso é nosso!!!
Pai santo, guarda-os no mundo… que eles sejam um!!! Não é sobre a igreja local, nem sobre opiniões diversas sobre a vida. Mas que tenham o mesmo parecer como Paulo pediu aos Coríntios. Que não se dividam!!!
Vou para junto de ti. Na casa de meu Pai há muitas moradas...
Jesus altera o status dos homens a quem salvou. Não são mais do mundo! Por isso, nos guarda, mas não em qualquer lugar ou qualquer modo. Deus nos guarda NELE!!! E nos santifica! Não nas nossas manias morais, na nossa ética falha! Ele nos santifica NELE!!! Na Sua Palavra.
Os Cristãos ganham a missão do Cristo. nos informa que Jesus deu dons aos homens e os convocou para que a Igreja cumpra o seu ministério. E nessa comissão, Jesus tem nos repartido alguma glória. Algum poder. Alguma dádiva. O Consolador. O Espírito Santo e os seus dons.
A grade salada celestial. Eu neles, tu em mim, eles em nós, é isso o que os aperfeiçoará! A consciência que transcende o corpo e a alma e chega aos recônditos mais profundos do nosso Espírito. “Guarda-me Senhor, pois em ti me refugio”, “Elevo os olhos aos montes”, “Não temerei mal algum, pois tu estás” EM MIM!!!
Ato contínuo de Jesus! Ele nos fez conhecer e ainda nos fará conhecer mais!!! Nós NUNCA saberemos o suficiente sobre Deus! Nós NUNCA alcançaremos todo o saber a respeito de Deus! E a finalidade é que o Amor com que Deus amou a Jesus esteja em nós e que Cristo em nós esteja.
O que nós faremos a respeito disso???
E a finalidade é que o Amor com que Deus amou a Jesus esteja em nós e que Cristo em nós esteja.
Qual decisão a tomar???
Qual alvo ou meta a estabelecer???
Nada… nenhuma… Essa foi uma oração que o nosso Salvador fez ao Seu Pai… Ela não depende de nós para que se cumpra… É um verdadeiro convite ao deleite ao passo de vermos Deus dirigir a nossa vida para o centro da Sua Vontade!
A partir daí… ah sim… há muito o que podemos e devemos fazer!!!
Mas essa obra… Essa foi o Senhor que fez por nós!
Related Media
See more
Related Sermons
See more