Chamada ao Arrependimento
O chamado — ao arrependimento
O chamado — ao arrependimento
Reconhecia-se que as Boas-Novas tinham em seu cerne um desafio moral distintivo. O pecador que ouve o evangelho é chamado a se “arrepender”, o que significa largar o antigo modo de viver. Essa reviravolta é mais que um mero arrependimento pelo passado. É uma transformação de atitude que leva a uma mudança de direção.
Na língua grega, esta palavra chegou a significar “uma mudança significativa da mente”.
Portanto, no sentido mais rudimentar, o conceito de arrependimento, na Bíblia, significa “mudar a mente”. No entanto, logo veremos que isto não é apenas uma questão de julgamento intelectual, tal como mudar nossa abordagem depois de tentarmos resolver um problema. Falando de modo geral, metanoia tem a ver com a mudança da mente de uma pessoa com relação ao seu comportamento. Contém a ideia de arrepender-se. Arrepender-se de algo implica sentir remorso por uma ação específica. Leva consigo não somente um assentimento intelectual, mas também uma resposta emocional. O sentimento mais frequentemente associado com o arrependimento é o de remorso, pesar e um senso de tristeza por haver agido de uma maneira específica. Logo, o arrependimento envolve tristeza por uma forma de comportamento anterior.
A IMPORTÂNCIA DO ARREPENDIMENTO
Ninguém pode vir a Jesus Cristo sem se arrepender. Jesus começou seu ministério proclamando a necessidade de arrependimento (Mt 4.17) e Pedro e Paulo continuaram a proclamá-lo. O arrependimento é uma escolha consciente de deixar o mundo, o pecado e o mal.
É crucial!
Se você veio a Jesus Cristo pensando que tudo o que tinha a fazer era crer, mas não precisava confessar o seu pecado ou estar disposto a se afastar do mal deste mundo, você perdeu o alvo da salvação. As vidas de muitas pessoas não têm mudado nem um pouco desde que, supostamente, creram em Cristo. Por exemplo, alguns agiam imoralmente e ainda agem imoralmente. Alguns cometiam adultério e continuam a fazê-lo. E alguns cometiam fornicação e continuam a cometer fornicação. Porém, de acordo com 1Coríntios 6.9–10, os fornicadores e os adúlteros não herdarão o reino de Deus. Se for realmente salvo, você fará uma tentativa consciente de se desligar das coisas do mundo.
Um local para o arrependimento
Às vezes, quando a morte se aproxima, as pessoas ficam muito conscientes de todas as coisas erradas que fizeram em sua vida. Elas se lembram das palavras ásperas, dos atos indelicados, das promessas esquecidas e das obrigações negligenciadas. Embora nunca seja tarde demais para se arrepender e ser salvo ou experimentar o relacionamento restaurado com Deus ou com os outros com quem erramos, é triste demorar tanto para conhecer a alegria que acompanha essa reconciliação.
Portanto, no sentido mais rudimentar, o conceito de arrependimento, na Bíblia, significa “mudar a mente”. No entanto, logo veremos que isto não é apenas uma questão de julgamento intelectual, tal como mudar nossa abordagem depois de tentarmos resolver um problema. Falando de modo geral, metanoia tem a ver com a mudança da mente de uma pessoa com relação ao seu comportamento. Contém a ideia de arrepender-se. Arrepender-se de algo implica sentir remorso por uma ação específica. Leva consigo não somente um assentimento intelectual, mas também uma resposta emocional. O sentimento mais frequentemente associado com o arrependimento é o de remorso, pesar e um senso de tristeza por haver agido de uma maneira específica. Logo, o arrependimento envolve tristeza por uma forma de comportamento anterior
Arrependimento
A mudança da mente e coração que leva à mudança de atitude; desviar-se sinceramente do pecado para voltar-se para Deus. O arrependimento confessado a Deus e a fé em Jesus Cristo formam a base em que as pessoas podem conhecer a Deus por si mesmas.
2 Crônicas 7.14
Isaías 55.7
Ezequiel 18.30
Joel 2.12,13
Mateus 3.8
Lucas 5.32; 13.3; 15.7,17,18; 24.47
Atos 3.19; 11.18; 17.30; 20.21
Romanos 2.4
2 Coríntios 7.10
2 Pedro 3.9