Hb 10.30-39 - Sofrimento: disciplina ou provação?

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 29 views
Notes
Transcript

Hebreus 10.36 RC95
Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.
Quando estamos em meio a dor, o sofrimento e as aflições da vida quase que automaticamente perguntamos: “por que Deus?”
Essa simples pergunta, muitas vezes, esconde um sentimento de que estamos sendo injustiçados. De que não merecíamos estar passando por esse sofrimento.
Essa pergunta, por muitas vezes, não é a pergunta curiosa da idade dos por quês. Em geral ela é a pergunta quer consciente ou não na qual nos apresentamos como quem chama o Senhor para prestar contas. Como se toma-se o lugar do Senhor e o chamasse para ele justificar por que está permitindo a gente passar por provação. A gente se coloca no lugar de quem cobra satisfação. E quem deve cobrar satisfação não sou eu, Deus é quem cobra satisfação da minha vida.
Enquanto eu chego para cobrar a Deus porque Ele deixou, permitiu, está fazendo eu passar por esta tribulação. Ele perguntará “por que você está agindo assim?”
Porque o importante dentro da provação, do sofrimento, da aflição e da dor é como eu ajo. Não é o “por que” que cumprirá o objetivo do sofrimento. É o “como eu passo” que me conduzirá ou não a alcançar o objetivo daquela dor.
O sofrimento pode ser originado de uma provação ou de uma disciplina.
A disciplina é uma medida para restaurar. A provação é uma medida para aprovar.
A disciplina corrige distorções da imagem de Cristo que Deus está formando em nós.
Tiago 1.2–4 RC95
Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.
A provação avança em nos conformar a imagem de Cristo.
A disciplina é trazer de volta a um estágio do qual regrediu.
A provação é levar além do estágio atual.
A disciplina lembra o pai que corrige.
A provação lembra o comandante que nos submete a provas que nos capacita a um novo nível em seu exército.
Lembre-se: A disciplina busca restauração e a provação busca aprovação.
Davi passou por provações e por disciplinas. E se você prestar atenção em sua história verá que sofreu mais provações que disciplinas.
Saber se seu sofrimento é por causa do pecado ou não, não fará você alcançar restauração ou aprovação.
O
O que é mais importante no sofrimento?
O mais importante no sofrimento é como responder diante da aflição.
Deus é justo.
Não podemos fazer do sofrimento um tribunal de acusação contra Deus.
Lamentações de Jeremias 3.39 RC95
De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.
- “sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso”
Conhecer o Senhor e conhecer a si mesmo nos ajudará a colocar a dor em uma perspetiva correta.
Salmo 73.17 RC95
até que entrei no santuário de Deus; então, entendi eu o fim deles.
Salmo 73.1 RC95
Verdadeiramente, bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração.
- “Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos.”
As disciplinas:
Salmo 51.4 RC95
Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que a teus olhos é mal, para que sejas justificado quando falares e puro quando julgares.
Salmo 51.16–17 RC95
Porque te não comprazes em sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos. Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
As provações:
Visam o crescimento do crente.
1Pedro 3.16–17 RA
fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência, de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo, porque, se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal.
1Pedro 2.19–23 RC95
porque é coisa agradável que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente. Porque que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas, se fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus. Porque para isto sois chamados, pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas, o qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano, o qual, quando o injuriavam, não injuriava e, quando padecia, não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente,
1Pe
Tiago 1.2–4 RC95
Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.
Qual o objetivo das aflições?
Visam o crescimento do crente.
Romanos 8.28–29 RC95
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto. Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
1Coríntios 10.13 RC95
Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
2Coríntios 13.5 RC95
Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis, quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.
Tiago 1.2–4 RC95
Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.
Related Media
See more
Related Sermons
See more