Qual é o seu tesouro?
Sermon • Submitted
0 ratings
· 100 viewsO Dizimista fiel tem o Senhor como o seu tesouro.
Notes
Transcript
Qual é o seu tesouro?
Qual é o seu tesouro?
Texto: [1]
Tese: O Dizimista fiel tem o Senhor como o seu tesouro.
Tema: fidelidade nos dízimos e ofertas.
INTRODUÇÃO
a. Contexto em que o livro foi escrito:
“Muitos anos depois do retorno inicial do cativeiro em Babilônia, como "copeiro" do rei Artaxerxes (Ne. l:ll), Neemias ouviu que as condições não eram boas em Jerusalém e pediu permissão para visitar seus conterrâneos. Prontamente o rei atendeu ao pedido, concedendo a Neemias uma licença para ausentar-se por tempo indeterminado (, ). Neemias foi nomeado governador. Tendo iniciado em 444 a.C ., durante um período de 12 anos, ele realizou uma grande obra de reforma entre os exilados que retornaram (). Depois que foi chamado de volta para Babilônia, passaram-se alguns anos antes que ele retornasse à Judeia. Ao retornar, encontrou um acentuado estado de decadência espiritual, o que ele se esforçou para corrigir. Foi durante esse período, talvez entre os dois mandatos de Neemias como governador, que o Senhor chamou o profeta Malaquias para guiar o povo de volta ao serviço sincero a Deus.”[2]
b. Mensagem e peso da mensagem:
Deus fora fiel às Suas promessas (v. 6), ainda que o povo não tivesse sido fiel a Ele, principalmente nos dízimos e nas ofertas (v. 8, 9). “Tornai-vos para Mim” O peso da mensagem do profeta (Ml l:l) não é o pronunciamento de juízo sobre os pecadores, mas um chamado ao arrependimento e à fidelidade a Deus. "Tornar-se" a Deus é arrepender-se do pecado e fazer completa reforma na vida.
De fato, os exilados tinham retornado da terra do cativeiro para a terra da promessa, mas o coração deles permaneceu no distante país da desobediência e do esquecimento de Deus.
c. Ler o texto: .
II. A PERGUNTA (v.8)
a. Como é que Te roubamos?
b. “O dizimo todo” Completo. הָבִ֨יאוּ אֶת־כָּל־הַֽמַּעֲשֵׂ֜ר אֶל־בֵּ֣ית הָאוֹצָ֗ר
c. Uma pergunta que parece está deslocada, aparentemente não tem haver com a discussão.
III. POR QUE DEVEMOS LEVAR À CASA DO TESOURO?
a. Onde é a casa do tesouro?
b. Local de segurança máxima.
Todos depositavam suas maiores riquezas ali, pois confiavam no seu deus. Não tinha lugar mais seguro para guardar o seu bem maior.
c. Dízimos e ofertas do campo, transformados em dinheiro.
IV. O TESOURO
a. Algo de grande valor, monetário e/ou sentimental.
b. Não se possui dois tesouros; apenas um. ().
Você pode aumentar quantitativamente o seu tesouro, mas para contrair um novo tesouro de natureza diferente, você precisará se desfazer de um para obter o outro. Só há um lugar de posição suprema e absoluta, e não há espaços para duas preciosidades de qualidades diferentes. Mas ninguém substitui um tesouro por outro se esse for de valor inferior, só acontecerá uma troca se o dono entender que encontrou outro ainda mais precioso.
c. ...O temor do Senhor será o teu tesouro. ()
V. POR QUE A PERGUNTA ESTÁ ALI.
a. O Senhor estava tentando trazê-los de volta e mostrar porque eles estavam longe. () o coração deles não estavam no Senhor.
b. Deus tem grande amor pelo Seu povo e deseja que ele O ame.
c. O assunto em Malaquias, não é simplesmente dinheiro; é uma completa conversão e entrega ao Senhor.
CONCLUSÃO
a. No templo do nosso Deus deve ser depositado o nosso tesouro.
b. A infidelidade nos dízimos e ofertas é a demonstração de que o Senhor Deus não é o seu tesouro e seu coração não está nEle.
c. Não é possível ser filho de Deus, se estar roubando-O.
APELO
Deus te faz um convite de peso, hoje. Trazei todo o dízimo e a oferta toda. Se convertam a mim diz o Senhor e me voltarei para vós.
Decida hoje colocar o seu coração no senhor, lançando fora o seu ouro, suas pepitas para ter o Senhor como seu tesouro. Quantos querem dizer para o Senhor, hoje, vou ser fiel a Ti e devolver, como diz a Bíblia, os dízimos completo, bem como, a oferta proporcional?
() - promessa ao fiel.
Música: Hino: 295
Bety Sousa: Tesouro
Pr. Paulo Jackson
[1] Bíblia Sagrada
[2] Comentário Bíblico Adventista. Vol. 4, p. 1233.