1Co 10.13 - Eu posso vencer esta provação?
Sermon • Submitted
0 ratings
· 26 viewsNotes
Transcript
O sofrimento pode ser originado de uma provação ou de uma disciplina.
A disciplina é uma medida para restaurar. A provação é uma medida para aprovar.
A disciplina corrige distorções da imagem de Cristo que Deus está formando em nós.
A provação avança em nos conformar a imagem de Cristo.
A disciplina é trazer de volta a um estágio do qual regrediu.
A provação é levar além do estágio atual.
Aprendemos que o mais importante no sofrimento é como responder diante da aflição. O tolo perde a oportunidade de ser corrigido e crescer. O sábio aceita a correção e é aprovado.
Quando falamos de disciplina e de sofrimento como consequência de nossos erros e pecados. O aspecto da justiça e da correção amorosa ficam claros diante de nós.
Mas quando falamos de provações, e a Palavra de Deus diz, que coisa agradável é padecer injustamente, não fica tão fácil entender de imediato.
Mas aprendemos na Palavra que o sofrimento da provação é coisa agradável porque é agradável a Deus. E é agradável a Deus não é ver seu filho ou sua filha sofrendo, mas ver Cristo sendo formado em você.
Assim temos por motivo de grande alegria passar por provações quando olhamos para o fim, a maturidade, parecer com Cristo, para como disse “sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma”
Aprendemos também quais os objetivos das aflições?
1. Visam o crescimento do crente.
2. Edificação da igreja.
3. A glória de Deus.
Caminhamos pela Bíblia e história e verificamos estas verdades aplicadas.
Hoje daremos continuidade e encerraremos com:
Glorificar a Deus, amar as pessoas, fazer discípulos de Jesus e transformar a sociedad
Poderei vencer eu esta provação?
Poderei vencer eu esta provação?
Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
1co 10.13
RC95Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
A tentação é humana. Deus estabeleceu um limite. “Não veio sobre vós tentação, senão humana”
é humana, é comum ao homem.
El ser guiado a la tentación es distinto de precipitarse en la tentación, lo que equivaldría a “tentar a Dios”
E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram e pereceram pelas serpentes.
e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.
Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.
A tentação é segundo as suas forças. Não será maior que suas forças: “fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis”
Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.
Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.
Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo. Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.
A tentação tem escape. Sempre Deus proverá um livramento: “com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar”
Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos e reservar os injustos para o Dia de Juízo, para serem castigados,
En griego, la palabra, que aquí se traduce “salida” significa el medio de escape apropiado a cada tentación particular; no una salida inmediata, sino en el tiempo oportuno, después que la paciencia ha hecho su obra perfecta
Jamieson, R., Fausset, A.R. & Brown, D., 2002. Comentario exegético y explicativo de la Biblia - tomo 2: El Nuevo Testamento, El Paso, TX: Casa Bautista de Publicaciones.
Se em sua provação ainda não apareceu a porta de escape, a passagem do livramento, a saída da vitória, persevere com fé, tenha paciência que no tempo certo você o verá. Exerça sua fé e caminhe por fé.
Quando a fé não é exercitada ela diminui, a fé cresce quando é provada. Aliás os “os mais belos hinos e poesias, foram escritos em tribulação” diz o hino 126 da HC.
Comentario al Nuevo Testamento: 1 Corintios Consideraciones doctrinales en 10:12
La fe disminuye si no la ejercitamos, y crece cuando es probada. La verdadera fe brilla esplendorosa cuando los creyentes se mantienen firmes en tiempos de prueba
Foram escritos em tribulação,”
Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes, o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
RC95Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes, o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
Provação objetiva
RC95Posso todas as coisas naquele que me fortalece.
Posso todas as coisas naquele que me fortalece.
Posso o que? Paulo fala isso após dizer que aprendeu a passar por abundância e por necessidade. Venceu a provação de ter muito e de não ter nada.
Isso traz a lembrança as palavras sábias de Agur:
Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso.
Duas coisas te pedi; não mas negues, antes que morra: afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção acostumada; para que, porventura, de farto te não negue e diga: Quem é o Senhor? Ou que, empobrecendo, venha a furtar e lance mão do nome de Deus.
Duas coisas te pedi; não mas negues, antes que morra: afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção acostumada; para que, porventura, de farto te não negue e diga: Quem é o Senhor? Ou que, empobrecendo, venha a furtar e lance mão do nome de Deus.
Conclusão
Conclusão
Conclusão
Eu posso vencer esta provação?
Você pode, ela é humana, não é maior que suas forças, no momento oportuno a porta da saída de emergência te será mostrada. Você pode, porque Deus é fiel.
Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.
RC95Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.
RC95Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente,
Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente,
Em 1990 os brasileiros tiveram seus recursos na poupança bloqueados pelo governo. No meio de tamanha crise e instabilidade, e inflações galopantes, este ato governamental levou muitas pessoas no Brasil ao desespero e algumas até mesmo ao suicídio.
Mas quero contar uma história para vocês muito mais difícil que o bloqueio da poupança em 1990.
Horatio Spafford era um advogado muito bem-sucedido em Chicago. Fez investimentos imobiliários em Chicago. Mas em outubro de 1871 um incêndio de grandes proporções causou destruição em Chicago e devastou a riqueza de Spafford.
Ele prometeu a su família uma viagem a Eurora. Mas não poderia acompanhá-las, pois estava tentando salvar alguns negócios. No dia que o navio partiu de Nova York, a negociação pela qual ele ficará e tinha esperança de salvar alguns de seus investimentos não deu certo. Mas já era tarde, não tinha mais como ele viajar com elas.
No meio do grande oceano Atlântico o navio que sua esposa e 4 filhas viajavam foi atingido por outro navio. Em poucos minutos afundou. A mãe tentou salvar as filhas, mas o esforço foi em vão. Ao chegar no velho continente, ela escreveu um telegrama para o marido “Salva sozinha”.
Spafford viajou a NY para tomar um navio para ir se encontrar com a sua esposa. Diz que certa noite no meio da viagem o capitão dirigiu-se a ele e disse que eles estavam perto de onde o navio afundara.
Economicamente devastado, e agora totalmente desfilhado. Suas quatro filhas morreram no naufrágio. No meio do oceano viaja com seus sentimentos para encontrar a sua esposa que sobreviveu. Como estavam seus sentimentos?
Vejamos o que ele escreveu em uma carta para a sua irmã Rachel:
Na quinta-feira passamos perto do local onde (o navio) naufragou: no meio do oceano, a água tem 3 milhas de profundidade. Mas quando penso nas nossas pequenas queridas, não as vejo ali. Elas estão seguras e abrigadas, as queridas ovelhinhas, e em breve também estaremos lá. Nesse meio tempo, graças a Deus, temos a oportunidade de louvá-lO e de agradecer por Seu amor e Sua misericórdia por nós e pelos que amamos. “Eu O louvarei enquanto viver”. Que todos nos ergamos, deixando tudo e seguindo-O.
E ainda mais impressionante é a letra de um clássico da hinologia cristã que ele escreveu durante esta viagem:
Sou Feliz
Se paz a mais doce me deres gozar,
Se dor a mais forte sofrer,
Oh! Seja o que for, tu me fazes saber
Que feliz com Jesus sempre sou!
Coro:
Sou feliz com Jesus,
Sou feliz com Jesus, meu Senhor!
Embora me assalte o cruel Satanás
E ataque com vis tentações;
Oh! Certo eu estou, apesar de aflições,
Que feliz eu serei com Jesus!
Meu triste pecado, por meu Salvador
Foi pago de um modo cabal!
Valeu-me o Senhor! Oh! Mercê sem igual!
Sou feliz, graças dou a Jesus!
A vinda eu anseio do meu Salvador!
Em breve virá me levar
Ao céu, onde eu vou para sempre morar
Com remidos na luz do Senhor!
Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente,
Você pode, ela é humana, não é maior que suas forças, no momento oportuno a porta da saída de emergência te será mostrada. Você pode, porque Deus é fiel.