1Co 16.13-14 - Firmeza na fé em uma contracultura
Sermon • Submitted
0 ratings
· 20 viewsNotes
Transcript
Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente e fortalecei-vos. Todas as vossas coisas sejam feitas com amor.
Vigilância
Vigilância
Vigiai - É uma ordem recorrente no NT. Este comando para que estejamos de alerta sugere percepção, discernimento e prontidão quanto a guerra espiritual e quanto a volta de Jesus.
Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.
Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir.
E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto, sede sóbrios e vigiai em oração.
Mt
Firmeza
Firmeza
Firme: seguro, consistente, estável, resistente, não cede, não vacila, não treme.
Firmes na fé - firmes na fé no Senhor e na Palavra de Deus. Abrangendo assim tanto a subjetividade como a objetividade.
Varonilidade
Varonilidade
Correntes que constroem a figura masculina de tal modo a apresentar o homem como o grande vilão da sociedade devem ferver o sangue de ódio diante de uma recomendação bíblica como essa.
Toda vez que a cultura distorce e criminaliza ela promove a negação da figura atacada.
Os homens com medo de serem taxados de opressores, vilões e mal social buscaram se esconder na omissão, vulgarmente chamados de bananas. Por outro lado, mulheres em sua revolução da liberdade criaram o machismo das mulheres, que se chama feminismo. Por último, diante de tantas disfunções homens que não são homens e mulheres que não são mulheres, pois inverteram seus papéis ou se eximiram, se desobrigaram, deles agora procuram viver uma identidade que não existe, ilusória, que é o gênero.
Como a coisa ainda não achou seu lugar, parece a dança da cadeira, eles procuram um novo ajuste. As crianças, sem referência de homem e mulher, passam a sofrer as consequências das difunções e ficarem desprotegidas e vulneráveis. Bandeiras como aborto, pais proibidos de disciplinar seus filhos, pedofilia encontram espaço.
Essa disfunção está em todo lado. O professor é dominador, o aluno não pode sofrer trauma, o sistema precisa estabelecer aprovação automática - Isso é o culto à ignorância e indisciplina. O policial é vilão, o bandido coitadinho o policial prendeu - isso é o culto à desordem e anarquia. O pastor é ladrão e os crentes são bobos - isso é louvor ao ateísmo.
Quem lucra com a ignorância, indisciplina, desordem, anarquia e ateísmo? Eu participo e contribuo para isso ou estou vigilante e portando-se varonilmente?
E portai-vos como homens é uma palavra apenas para os homens?
É claro que Paulo não está falando somente para homens. E também que ele não está chamando as mulheres a deixar sua feminilidade, violentando sua identidade sexual e se passar por homem.
Também é evidente que ele não está diminuindo a mulher, seu valor e seu papel.
Portai-vos como homens - faz alusão aos soldados que precisavam de coragem para colocar sua própria vida em risco para defender sua família e seu povo. Eram os homens que saiam as guerras, então são as virtudes de coragem, determinação e prontidão que Paulo esta invocando.
Assim fala de coragem, determinação, responsabilidade (chama o dever para si), proteção.
Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for covarde e medroso, que volte e vá-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então, voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.
E disse o Senhor a Gideão: Ainda muito povo há; faze-os descer às águas, e ali tos provarei; e será que aquele de que eu te disser: Este irá contigo, esse contigo irá; porém todo aquele de que eu te disser: Este não irá contigo, esse não irá. E fez descer o povo às águas. Então, o Senhor disse a Gideão: Qualquer que lamber as águas com a sua língua, como as lambe o cão, esse porás à parte; como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber. E foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens; e todo o resto do povo se abaixou de joelhos a beber as águas.
Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da comum salvação, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.
Força
Força
Fortalecei-vos -
Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos os que esperais no Senhor.
No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Amor
Amor
Todas as vossas coisas sejam feitas com amor.
Vigilância, firmeza, varonilidade, força e amor.
a estátua de Nabucodonosor.
Vigilância
E o rei Nabucodonosor mandou ajuntar os sátrapas, os prefeitos, os presidentes, os juízes, os tesoureiros, os conselheiros, os oficiais e todos os governadores das províncias, para que viessem à consagração da estátua que o rei Nabucodonosor tinha levantado.
Dn 3.4-6
E o arauto apregoava em alta voz: Ordena-se a vós, ó povos, nações e gente de todas as línguas: Quando ouvirdes o som da buzina, do pífaro, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles e de toda sorte de música, vos prostrareis e adorareis a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor tem levantado. E qualquer que se não prostrar e não a adorar será na mesma hora lançado dentro do forno de fogo ardente.
Para que se conheça na terra o teu caminho, e em todas as nações a tua salvação.
Louvem-te a ti, ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos.
Firmeza
Há uns homens judeus, que tu constituíste sobre os negócios da província de Babilônia: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego; esses homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem a estátua de ouro, que levantaste, adoraram.
Dn
Varonilidade e Força
Falou Nabucodonosor e lhes disse: É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei? Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, do pífaro, da cítara, da harpa, do saltério, da gaita de foles e de toda sorte de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se a não adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro do forno de fogo ardente; e quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos? Responderam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio. Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará do forno de fogo ardente e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.
Amor
a postura dos três foi movida por amor a Deus e aqueles que estavam no caminho errado. O não se prostrar era uma adoração ao verdadeiro Deus e o não se prostrar era uma advertência, um aviso, um anúncio aos demais que eles estavam errados.
Amor a Deus e amor ao próximo.
Falou Nabucodonosor e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois não quiseram cumprir a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus. Por mim, pois, é feito um decreto, pelo qual todo povo, nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro deus que possa livrar como este. Então, o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, na província de Babilônia.