Como devemos viver em Cristo para vencer a frieza espiritual

Colossenses  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 233 views

Devemos andar em Cristo Jesus

Notes
Transcript

Introdução

a) Capitação;
De dez anos para cá o consumo de remédios pela população triplicou. Tomamos remédios para, todo e qualquer tipo de doença, mas há remédios que não curam, não são poderosas os suficiente, apenas controlam a doença. Seria muito bom se todos os remédios curassem todas as doenças? E se eu te dissesse que existe esse remédio? Não para a doença física, mas para a cura da frieza espiritual.
b) Propósito;
O propósito dessa mensagem visa mostrar que em Cristo podemos vencer a frieza espiritual.
c) Contexto Próximo;
Irmãos,a igreja de Colossos era nova na fé, formada por sua maioria de gentios, e muitos deles vieram de contextos idólatras e para aderirem a fé cristã tiveram que, se desfazer de suas crenças. Por isso, esta igreja, logo cedo teve influência de um falso ensino que misturava elementos da filosofia grega com o judaísmo (v.4 e 8) o propósito de Paulo é mostrar o conhecimento que ele tinha deste falso ensino e sua inconsistência com a fé cristã e combate-la. No entanto, ele visa fazer isso, ensinando a igreja a viverem em Cristo Jesus.
d) Narração do texto;
Os dois versículos que lemos mostra algumas orientações, mas no tom de exortação, de Paulo para que a igreja tivesse progresso espiritual.
Tema: Como devemos viver em Cristo para vencer a frieza espiritual

Devemos viver alegres (v.6)

A principal palavra deste versículo é (Andai), esta palavra expressa toda a orientação de Paulo. Ela não apenas é uma orientação, como também uma exortação orientativa de Paulo. Ele então ordena orientando aos irmãos em colossos para que andasse nele, a saber em Cristo. O sentido dessa ordem, nesta palavra visa acentuar um modo de viver, um comportamento de uma forma especificada, neste caso o modo de viver é em Cristo. Como então deve ser esse modo de viver ou esse comportamento dos crentes em Cristo?
Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele. Ou seja nosso comportamento em Cristo deve ser, assim como nós o recebemos. Por isso que eu destaquei que o nosso comportamento deve ser alegre, feliz. Por que, quem, depois da conversão ficou triste? Quem de nós depois que fomos convertidos pelo Espírito Santo, ficou chateado, emburrado, triste?Ou vocês conhecem alguma história de alguém que depois que aceitou a fé cristã ficou triste? NÃO! Todos que são convertidos pelo Espírito de Deus são alegres, felizes, possuem um coração avivado, disposto a servir na obra de Deus, a trabalhar na igreja, ele quer ser útil para o reino de Deus, pois ele está feliz com a nova vida. É exatamente essa é a orientação de Paulo, assim como nós recebemos a Cristo com alegria, feliz e disposto a trabalhar, devemos andar em Cristo constantemente, pois o tempo verbal da palavra andar, expressa uma ação em processo e sem avaliação de conclusão.
Sociedade Bíblica do Brasil. (2003). Almeida Revista e Atualizada, com números de Strong (). Sociedade Bíblica do Brasil.A principal palavra deste versículo é (Andai), esta palavra expressa toda a orientação de Paulo. Devo trazer ao conhecimento dos irmãos que este texto não é apenas uma orientação, mas uma exortação orientativa.
Heiser, M. S., & Setterholm, V. M. (2013; 2013). Glossary of Morpho-Syntactic Database Terminology. Lexham Press.A principal palavra deste versículo é (Andai), esta palavra expressa toda a orientação de Paulo. Devo trazer ao conhecimento dos irmãos que este texto não é apenas uma orientação, mas uma exortação orientativa.
Cap. 2.3 - O motivo da orientação de Paulo está no fato de que nós estamos em Cristo, isto é, naquele que está oculto todo tesouro de sabedoria e conhecimento, por isso o nosso modo de viver em Cristo deve ser alegre, pois estamos naquele que possui toda a sabedoria.
Ilustração
Meus irmãos, as situações não devem abalar nossa alegria em Cristo. O próprio Paulo foi exemplo disso, 1.24 ele estava alegre porque seus sofrimentos serviram de alguma coisa, no tocante, a edificação do corpo de Cristo.
Fundamentação
Fl 4.4. “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.”
Aplicação
Meus irmãos, tem muito cristão precisando orar a oração de Davi no salmo 51 - “restitui-me a alegria da tua salvação” porque parecem que não possuem a alegria de servir a Deus. A alegria de estarmos em Cristo não deve se limitar apenas a conversão. Conforme vimos, precisamos andar em Cristo em alegria constantemente. Precisamos constantemente andar em Cristo com alegria, seja na dor, aflição, tribulação e em qualquer outra circunstância, porque toda a riqueza e sabedoria reside em Cristo Jesus, nosso Senhor. Nosso modo de vida deve ser alegre porque o nosso coração é confortado em Cristo pelo fato de termos sido salvos por ele. A sua cruz deve ser nossa maior alegria.
Muitos aqui já possuem anos de carreira cristã, e diante de toda a experiência que já adquiriram não há motivo para viverem de coração amargurado, pelo contrario, Cristo sempre os confortou quando o mundo desprezou vocês. Provérbios diz que “coração alegre é bom remédio” provérbios ainda diz que “ o coração alegre aformoseia o rosto.” Nosso comportamento deve ser alegre para mostrar ao mundo a salvação em Cristo Jesus.

Devemos viver enraizado em Cristo. (v.7a)

O sentido desta palavra é a fixação, isto é, Paulo orienta os colossenses a serem estabelecidos em Cristo. Uma vez que, a igreja de colossos formada por uma boa parte de gentios e novos na fé, além disso, a presença de vãs filosofias era uma realidade presente na igreja, uma vez que os gentios deixaram suas crenças mundanas por causa da fé cristã, as filosofias ainda eram uma tentação para eles. Por isso que Paulo os orienta a serem radicados. Eu usei a palavra enraizados para expressar corretamente a ideia de radicado.
Ilustração
Seu sentido é de uma planta com suas raízes tornando fixada no chão ou sendo fixada no chão. Suas raízes a faz ficar estabelecido no chão, sem nenhum risco de sair do lugar. Além disso, suas raízes não apenas a deixa estabelecida como também é o meio pelo qual a planta se alimenta, adquirindo os nutrientes necessários para seu crescimento.
Exatamente essa a orientação de Paulo aos colossos, afim de que, eles estivessem firmes em Cristo e dele se alimentasse para não serem levados pelas vãs filosofias.
Fundamentação
Esta é a Palavra de Jesus no evangelho de “Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. v.5 Eu sou s videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”
Aplicação
Nosso modo de vida deve ser estabelecido em Cristo. Devemos fixar nossas raízes em Cristo e não deixarmos ser levados pelas vãs sutilezas que o mundo prega. Ideologia de gênero, aborto, pedofilia e etc., são vãs sutilezas que entram em nosso meio e nos leva a pensar que isso é normal, enquanto que, tais práticas devem ser abominados por nós.
Não apenas isso, mas também um falso evangelho que tem sido pregado. A mensagem da não vinda de Cristo, o que a Recor tem pregado nas suas novelas . Devemos andar fixado, estabelecido em Cristo e nele alimentando-nos espiritualmente para não sermos levados por essas sutilezas.

Devemos viver em processo de aperfeiçoamento (v.7a)

Paulo diz aos colossenses que eles precisavam ser aperfeiçoados em Cristo. Ele não está falando em santidade, mas está falando em plenitude , em ser completo em Cristo. A linguagem de Paulo aqui é uma linguagem muito comum, uma linguagem de construção.
A imagem que Paulo tem em mente é de uma casa que está em processo construção para um dia chegar ao aperfeiçoamento, isto é, a plenitude. Assim sua mensagem aos colossenses é que eles deviam andar ou ter uma modo de vida, em construção em Cristo, afim de, serem completos ou um bom santuário para habitação do Espírito Santo, uma vez que, Deus não habita em templos feitos por mãos humanas, ele então, habita no edifício, cuja pedra angular é Cristo.
Fundamentação
“… juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.”
Aplicação
O que isso tem haver conosco? Não podemos construir ou firmar o alicerce da nossa vida em qualquer coisa, que não seja Cristo. Muitas pessoas tem construído o alicerce de suas vidas nos laços do pecado, outras, tem construído na sua própria confiança, outras tem buscado no mundo um terreno qualquer para construírem seus alicerces. O Cristão está sendo edificado em Cristo para habitação de Deus no Espírito, por isso, não podemos buscar qualquer terreno por aí.
Da mesma forma que não dá para construir uma casa em dois terrenos, não podemos construir nosso alicerce na rocha e na areia ao mesmo tempo. Como crentes em Cristo devemos andar constantemente em crescimento, pois somos dedicados ao Senhor. Nós sabemos muitas coisas do mundo e quase nada de Deus. Se o construtor fosse nós mesmos, essa obra já teria parado, além de estarmos alicerçados em Cristo ele é quem nos edifica. Por isso, não procure outro terreno que não seja Cristo.

Deve ser firmado na fé (v.7b)

Pois fazendo assim, seremos confirmados na fé, exatamente como a a palavra de Deus nos instrui. Meus irmãos tudo isso deve produzir uma fé inabalável, estabelecido firmemente. Uma fé confirmada, e não aquela fé que sofre oscilação, não aquela fé que duvida, não aquela fé cujas certezas não são precisas. Nossa confirmação da fé é a garantia de que não seremos levados por outras doutrinas que não vem de Deus.

Conclusão

Aplicação
Devemos viver em Cristo de forma alegre: Nós que já fomos salvos por Cristo precisamos expressar a graça da salvação por meio da nossa alegria, pelo fato de não pertencermos mais ao império das trevas, e sim ao reino da luz de Cristo.
Devemos viver enraizados em Cristo: Nos alimentando dele, fazendo dele nossa fonte de energia espiritual e alimento para nossa alma estabelecidos nele fixamente.
Devemos viver em processo de aperfeiçoamento , buscando o crescimento espiritual em Cristo para termos uma fé firme em Deus, nosso Senhor e Salvador.
Related Media
See more
Related Sermons
See more