At 1.1-3 - Jesus, modelo de fé
Sermon • Submitted
0 ratings
· 13 viewsNotes
Transcript
Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar, até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera; aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias e falando do que respeita ao Reino de Deus.
Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar, até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera; aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias e falando do que respeita ao Reino de Deus. E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra. E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
Então, voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado.
hech 1.1-12
Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas; feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.
Porque a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, e ele me será por Filho? E, quando outra vez introduz no mundo o Primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. E, quanto aos anjos, diz: O que de seus anjos faz ventos e de seus ministros, labareda de fogo. Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos, cetro de equidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e aborreceste a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros. E: Tu, Senhor, no princípio, fundaste a terra, e os céus são obra de tuas mãos; eles perecerão, mas tu permanecerás; e todos eles, como roupa, envelhecerão, e, como um manto, os enrolarás, e, como uma veste, se mudarão; mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão.
Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar,
Lucas, o médico, missionário e escritor escreve seu segundo volume. É a continuação de seu primeiro escrito.
No primeiro escrito ele trata dos preparativos para a chegada de Jesus, sua vida, ensinos, paixão, morte e ressurreição findando com ascensão.
No segundo livro, ele retoma a narrativa da ascensão. Fala da descida do Espírito Santo e sua presença e ação na vida e missão da igreja.
Fé ativa e verbal - obras e palavras
Lucas sintetiza dizendo “tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar...”
Lucas sintetiza dizendo “tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar...”
Isso mostra que o retrato que Lucas conseguiu captar de Jesus mostra que o Messias não era um homem só de ações. E também não era um homem só de palavras. Jesus revelou-se como um homem de ação e de palavra.
Esse é o testemunho que os discípulos dão de Jesus no caminho de Emaús “profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo”
Essa é a referência que Jesus deixa para nós. Pregar com ações e pregar com palavras. Qualquer tentativa de pregar somente com ações ou pregar somente com palavras será uma visão distorcida da proposta de fé e vida cristã.
Alguns segmentos cristãos tornaram-se arautos da ação, silenciaram a voz, e hoje não diferem em nada de qualquer grupo
Crentes que pregam somente com palavras são insuportáveis, nem crente aguenta eles por perto.
Ex.: Escribas e fariseus
Observai, pois, e praticai tudo o que vos disserem; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não praticam.
Mt
Crentes que pregam somente com ações são assimilados, todos tomam proveito, mas a alma do beneficiado permanece com fome e perdida.
Ser como Jesus exige de nós uma postura que possamos compartilhar a vida em obras e palavras. Ação e proclamação. Prática e mandamento.
Suas escolhas, ações, sentimentos e pensamentos são de acordo com sua fé em Cristo? O que ou quem norteia suas escolhas, pensamentos, sentimentos e ações?
Suas palavras refletem e expressão a sua fé em Cristo? Você costuma anunciar o que a Palavra de Deus fala ou fala mais o que você acha? Você escuta mais a imprensa do que a própria Palavra de Deus? Você repete a visão de mundo da opinião pública ou prefere e anuncia a visão de mundo revelada por Deus?
Sua fé deve ser manifesta em obras e palavras. Obras que revelem a presença transformadora do Espírito Santo em sua vida e palavras que revelem um coração cheio das palavras do Senhor.
Fé Reprodutiva
A bíblia nos diz que nós estávamos mortos:
A bíblia nos diz que nós estávamos mortos:
estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
agora somos vivos. Pois fomos vivificados!
Uma característica marcante em um ser vivo que aprendemos na escola é a capacidade de reprodução.
Percebemos aqui Jesus trabalhando exatamente isso com seus discípulos.
Essa é outra lição importante que Jesus estabelece: um método reprodutivo. Ou seja, um método capaz de produzir novamente, capaz de ser repetido. Como Bounds já disse que o método de Deus são os homens, então podemos dizer ao invés de método reprodutivo, podemos chamar uma vida reprodutiva. Porque a fé é reprodutiva.
“tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar...”
Eu faço e ensino a vocês como fazer.
Para depois vocês fazerem e ensinar a outros como fazerem.
Jesus não alivia com a esterilidade e nem se impressiona com a religiosidade:
Vendo de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se nela acharia alguma coisa; e, chegando a ela, não achou senão folhas, porque não era tempo de figos. E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E os seus discípulos ouviram isso.
Como está a sua capacidade reprodutiva? Sua fé tem transbordado e alcançado outros?
Você talvez já preparou pessoas e substitutos para funções em seu local de trabalho. Você reproduziu em termos corporativos, talvez isso você faz com frequencia e com muita maestria. E na fé? Sua fé tem sido frutífera e reprodutiva?
estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
agora somos vivos. Pois fomos vivificados!
Uma característica marcante em um ser vivo que aprendemos na escola é a capacidade de reprodução.
Percebemos aqui Jesus trabalhando exatamente isso com seus discípulos.
até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera; aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias e falando do que respeita ao Reino de Deus.
até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera;
Fé diligente
aproveita bem o tempo concedido.
Jesus fez e ensinou até o dia que foi assunto ao céu.
Antes da assunção há um intervalo de 3 dias de silêncio, até que ressuscita e ressuscitado continua agindo e ensinando.
Nosso tempo a gente usa com aquilo que a gente acredita e precioso para nós.
Jesus tendo mais quarenta dias aqui após a ressurreição continuou agindo e ensinando.
“...foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos...”
e durante os quarenta dias falava “...do que respeita ao Reino de Deus”
Jesus remia bem o tempo. Ele aproveitou ao máximo cada oportunidade.
Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm.
que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
2
A figueira com folhas e sem figos
Vendo de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se nela acharia alguma coisa; e, chegando a ela, não achou senão folhas, porque não era tempo de figos. E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E os seus discípulos ouviram isso.
O Senhor tem me chamado a reorientar a vida neste momento e isso passa necessariamente por uma reorganização do uso do tempo de acordo com as prioridades e alvos pessoais, familiares e ministeriais que Deus tem para mim.
Compreender bem o que Deus quer de nós, nosso chamado e nossa missão é fundamental para fazermos bom uso do tempo que o Senhor nos concede.
Você sabe como você tem usado seu tempo? Quanto dele está focado em coisas importantes? E quanto está sendo desperdiçado em coisas fúteis ou inúteis?
Quanto do seu tempo é para seu crescimento pessoal com Deus? Quanto do seu tempo é para influenciar outras pessoas com a sua fé? Quanto do seu tempo é para a sua família? Quanto do seu tempo é para sua carreira profissional? Quando do seu tempo é para
seu chamado e serviços voluntários? Quanto do seu tempo é para seu descanso e lazer?
Como está a nossa fé?
Como Jesus Cristo tem sido uma fé manifesta de modo poderoso em obras e palavras? Tem sido uma fé reprodutiva? e diligente?
A nossa fé deve impactar nossa relação com Deus, com o próximo e com o uso do tempo, das oportunidades.
Então vamos hoje falar sobre este momento tão importante da partida de Jesus.
Então vamos hoje falar sobre este momento tão importante da partida de Jesus.
Uma dona de casa ao sair de casa sempre tem nos minutos finais enquanto sai direcionamentos para dar aos filhos e/ou as pessoas que executaram as tarefas domésticas.
Do mesmo modo um gerente ou diretor quando vai sair de férias se certifica de passar as últimas instruções e distribuir algumas responsabilidades para que as coisas caminhem bem e não sofra prejuízo com sua partida.
É justamente isso que nós encontramos nestes versos. Jesus está partindo, e antes de partir ele faz um checklist final com seus discípulos para garantir que eles estão certos de sua responsabilidade de levar adiante a obra que Ele começou.