O SENHOR É RESTAURADOR DA VIDA DO SEU POVO
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO
a) Capitação;
Meus irmãos, você já passou por algo em sua vida que necessitasse de restauração? Quantas vezes você já buscou remédio para a ferida que machuca seu coração e sua alma e ainda não conseguiu curá-la? Sabia que certos problemas em nossa vida só é resolvido quando se há restauração?
b) Propósito;
Deus é o restaurador da vida do seu povo.
c) Contexto Próximo;
Meus irmãos o livro de salmos é dividido em cinco livros, o nosso salmo se encontra no quinto livro cujo inicio é no salmo 107 a 150, além disso, o salmo 126 se encontra num bloco de salmos de romagem. Os salmos 120 a 134 são salmos de romagem. Esses salmos de romagem são conhecidos como salmos de ascensão; eram cantados em peregrinação a Jerusalém ou no regresso do exílio.
O nosso salmo de hoje é um salmo de romagem, ele faz menção a saída de Israel do exílio da Babilônia. Israel por haver trocado seu Deus por ídolos e viverem em extrema desobediência para com o Senhor. Deus por meio de Nabucodonosor, rei da Babilônia, leva a nação de Israel para o cativeiro. Cativeiro que durou setenta anos. Por setenta anos Jerusalém permaneceu sob a opressão do império babilônico, sendo sub julgados e escravizados.
Harman, A. (2011). Salmos. (V. G. Martins, Trad.) (1a edição, p. 25). São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã.
Porém, após os setenta anos, Deus levantou Ciro, rei da pérsia, para libertar Jerusalém do exílio babilônico, Ciro é um tipo de Cristo no A. T., mesmo sendo ímpio Deus o usou para restaurar a identidade de Jerusalém, afim de que, eles retornassem a sua pátria. O salmo 126, no entanto, expressa algo da maravilha do que Deus fizera por seu povo, Deus havia restaurado a alegria do povo, Deus havia restaurado suas expectativas, seus sonhos, Deus havia restaurado a vida espiritual do povo. Meus irmãos, Deus é o restaurado da vida do seu povo, da sua igreja.
Tema: Características da Restaurado de Deus.
Harman, A. (2011). Salmos. (V. G. Martins, Trad.) (1a edição, p. 432). São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã.
O Senhor é o Nosso restaurador (v. 1-4)
O Senhor é o Nosso restaurador (v. 1-4)
V.1 - O verbo (restaurar) é claro ao dizer que o Senhor fez grandes feitos no passado.
Sião é uma referência a Jerusalém, pois a cidade é construída sobre um monte Sião.
Sonha: A referência a sonhos pode descrever o êxtase do povo no que acontecera, ou, mais provavelmente, à sua condição enquanto ainda em Babilônia. Sonhavam com o regresso, estimulados por antigas profecias.
V.2 - A boca do povo se encheu de riso, e a língua do povo de jubilo (louvor) Enquanto a boca deles sorriam a língua jubilava ao Senhor, expressando grande alegria. ( “De maneira que não se podiam discernir as vozes de alegria das vozes do choro do povo; pois o povo jubilava com tão grandes gritos, que as vozes se ouviam de mui longe.”)
Sociedade Bíblica do Brasil. (2003). Almeida Revista e Atualizada, com números de Strong (). Sociedade Bíblica do Brasil.
Lembremos que o império babilônico dominava sobre a terra naquele tempo, de modo que, outras nações também estavam sendo sub julgadas no cativeiro pelo império babilônico, e não apenas Israel. Assim, Deus moveu o coração de Ciro a libertar apenas a Israel, enquanto que outras nações permaneceram no cativeiro, elas, porém testemunhavam este grande feito do Senhor para com Israel e dizia “Grandes coisas o SENHOR tem feito por eles.”.
Harman, A. (2011). Salmos. (V. G. Martins, Trad.) (1a edição, p. 433). São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã.
V.3 - Toda vez que aparece a palavra Senhor nesse texto é o nome “YAHWEH”, que é o nome de Deus da aliança. Portanto, toda vez que o nome de Yahweh é pronunciado, é uma referencia a aliança de Deus com a nação, portanto, quando o salmista fala (grandes coisas fez o Senhor por nós) ele está querendo dizer que o Deus da aliança não falhou, e nós estamos alegres porque o SENHOR é fiel a sua aliança, pois grandes coisas tem feito por nós.
Ilustração
Para ilustrar isso lembremos da promessa que Deus fizera da terra prometida, quando a nação menos esperava, o Senhor deu a terra que havia prometido, ele não falhou, e o povo se alegrou.
Fundamentação
“ 19Como é grande a tua bondade, que reservaste aos que te temem, da qual usas, perante os filhos dos homens, para com os que em ti se refugiam!”
que reservaste aos que te temem,
Aplicação
da qual usas, perante os filhos dos homens,
Meus irmãos, assim como o Deus da aliança restaurou seu povo do exílio, da escravidão, lhes dando vida, alegria nos lábios e jubilo de louvor na língua, assim O Senhor Deus por meio de Cristo Jesus nosso Rei fez por nós. Ele nos tirou da escravidão do pecado, do império das trevas. Com nossas próprias forças não tínhamos capacidade para nos livrar da escravidão, mas Deus sim, e nos restaurou.
para com os que em ti se refugiam!”
Nós também nos rebelamos contra Deus, o trocamos por outros deuses do coração, pelos prazeres da carne, andamos errantes porque amamos mais as trevas do que a luz, nos esquecemos de Deus, mortos em delitos e pecados, preso e escravos do pecado estávamos nós, mas Cristo Jesus o nosso Senhor, o Deus da aliança, nos restaurou, porque ele é fiel a sua aliança.
Hoje nossa boca deve se encher de riso e nossa língua de júbilo, e podemos sim, entoar gritos de júbilo e louvor porque grandes coisas Deus fez por mim e por você.
OS CRENTES PODEM TER CERTEZA DA RESTAURAÇÃO DO SENHOR (v.4-6)
OS CRENTES PODEM TER CERTEZA DA RESTAURAÇÃO DO SENHOR (v.4-6)
Restaura - Observe que no v.4 o salmista faz uma oração, pois suas palavras são direcionadas a Deus. Esta palavra, no entanto, expressa o desejo que o salmista tinha naquele momento. Por que o salmista deseja restauração a Deus? Porque não fora todo o povo que saiu do exílio na Babilônia, ainda ficara muito judeus que se casaram aderindo a outros deuses, e que ainda estavam lá. Então, a essas pessoas o salmista ora.
Após o salmista, nos versos anteriores, olhar para trás e ver que o Deus da aliança restaurou a sorte do povo, ele agora expressa seu desejo ao Deus da aliança, para que o SENHOR restaurasse a sorte deles. O desejo do salmista é tão grande que ele faz uma comparação sobre como Deus restaura as torrentes no Neguebe. ( ler o v.5-6)
Como já temos ouvido outras vezes, O Neguebe é um deserto situado ao sul de Jerusalém, cujas torrentes se secam no verão, e o chão fica todo rachado. Porém quando chove nas montanhas as torrentes de água desce para o deserto do Neguebe, e voltam a encher-se de água, e aquele deserto, que antes era seco e rachado, passa a ter sua vegetação e pronto para o cultivo. Portanto, aquelas pessoas que saiam a semear, elas choravam, pois semeavam no verão, época de seca, certamente elas choravam debaixo do sol escaldante, diante daquela aflição, sofrimento, suor cansaço, fadiga. Eles enfrentavam tudo isso, por quê? Porque tinham certeza de que quando viesse a época de chuva, tudo que eles haviam semeado no sol escaldante e sofrimento, haveria de nascer, eles então poderiam com júbilo buscar os feixes.
Isso que o salmista está dizendo, o crente pode descansar na certeza de que Deus restaura nossa vida assim como a certeza que as torrentes do Neguebe sempre voltaria a dar sua colheita.
Fundamentação
“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.”
Aplicação
Sociedade Bíblica do Brasil. (1999). Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil.
Meus irmãos, independente do sofrimento que esteja passando, descanse no SENHOR na certeza de que Deus restaura sua força. Os grandes feitos que Deus fez em nossa vida no passado dá-nos a certeza de que ele ainda pode fazer grandes coisas por nós no presente, porque o nosso Deus é o Deus da aliança.
Assim como Deus restaurou a nossa vida, enquanto estávamos mortos, Deus restaura nossa força. Ele restaura nosso desejo de buscá-lo. Ele restaura nosso desejo de servir. Ele restaura nossa confiança e nossa fé. Deus restaura nossa espiritualidade. Se você está aflito, cansado, já com lagrimas na alma que lhe fere o coração, descanse em Deus na certeza de que ele restaura nossa alegria, e dá-nos júbilo de louvor em nossa língua.
Não se preocupe, meu irmão e minha irmã, se porventura formos acometido por um câncer ou acidente ou de qualquer outra doença que nos tire a vida, que certamente Deus te restaurará no porvir e te dará riso na boca e júbilo na língua. Se você chora hoje, tenha certeza e descanse no SENHOR que Deus vai restaurar sua força e sua vida.
Conclusão
Vimos que o Senhor é o restaurador da vida do seu povo. Em primeiro lugar vimos que Deus é o nosso restaurador, éramos escravos do pecado, porém o SENHOR nos restaurou a vida e pôs em nossos lábios riso e júbilo de louvor pelos grandes feitos que ele fez por nós.
Em segundo lugar vimos que nós podemos ter certeza de que a restauração do SENHOR não falha. Nós podemos descansar em Deus na certeza de que diante das grandes coisas que ele fez no passado em nossa vida e na vida do seu povo, o SENHOR da aliança fará ainda por nós muitas outras grandes coisas. Mesmo se nós viermos a falecer, o Nosso Deus nos restaurará, na glória.