Fé + perseverança
Sermon • Submitted
0 ratings
· 13 viewsNotes
Transcript
"A força da paciência depende da nossa capacidade de acreditar QUE Deus está fazendo algo bom para nós em todos os nossos atrasos e desvios."
Tudo o que temos falado fazem parte da nossa luta contra o pecado ( contra o nosso distanciamento de Deus) porque é isso que o pecado é ....distanciar-se de Deus.
Somente o poder das promessas superiores de Deus no evangelho e nossa paciencia e perseverança podem emancipar nossos corações da servidão às promessas superficiais e aos prazeres fugazes do pecado.
Que você seja fortalecido com todo o poder, de acordo com seu poder glorioso, para toda perseverança e paciência com alegria. (Colossenses 1:11)
Força é a palavra certa. O apóstolo Paulo orou pela igreja em Colossos, para que eles fossem “fortalecidos com todo o poder, de acordo com o seu poder glorioso, para toda perseverança e paciência” (Colossenses 1:11).
Paciência é a evidência de uma força interior.
As pessoas impacientes são fracas e, portanto, dependentes de apoios externos - como cronogramas corretos e circunstâncias que sustentam seus corações frágeis.
Suas explosões de juramentos e ameaças e duras críticas dos culpados que cruzaram seus planos não parecem fracos.
Mas esse barulho é tudo uma camuflagem de fraqueza. Paciência exige enorme força interior.
Para o cristão, essa força vem de Deus. É por isso que Paulo está orando pelos colossenses. Ele está pedindo a Deus para capacitá-los para a paciência que a vida cristã exige.
Mas quando ele diz que a força da paciência é “de acordo com o poder glorioso [de Deus]”, ele não quer dizer apenas que é preciso força divina para tornar uma pessoa paciente.
Ele quer dizer que a fé neste poder glorioso é o canal através do qual o poder da paciência vem.
Paciência é de fato um fruto do Espírito Santo (),
Portanto, Paulo está orando para que Deus nos conecte com o “poder glorioso” que dá poder à paciência.
E essa conexão é a fé.
Estamos vivendo na era da impaciência.
Quer esteja esperando na fila, aguardando no trânsito, esperando pelo serviço de alimentação ou aguardando o casamento, esperar por nosso tempo é mais contra-cultural do que nunca.
Nós fomos condicionados a seguir nosso caminho imediatamente.
Primeiro foi fast food e café instantâneo, etc.
Em um dia como o nosso, temos mais motivos para nos maravilharmos com a perfeita paciência de Jesus.
O salmistas diz () 1 Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.[1]
e encorajaram seus leitores a fazer o mesmo (); Descansa no Senhor e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios. [2]
nós também temos Abraão (que “tendo pacientemente esperado, obtido a promessa”, Hebreus 6:15), juntamente com todos “aqueles que pela fé e paciência herdam as promessas” (Hebreus 6:12).
A maioria dos pais concorda que os filhos não querem esperar por nada. A última coisa que as crianças querem ouvir é que a mãe diz: "Agora não".
Isso pode provocar raiva, frustração e até desesperança. Essa "doença" da espera segue a maioria de nós em nossos anos de adultos.
Podemos não responder com as mesmas explosões emocionais que as crianças, mas a maioria de nós ainda odeia esperar pelo que queremos.
A paciencia nos faz discernir ente NO vs Not Yet..... parece a mesma coisa mas são totalmente diferentes.
E nossa sociedade moderna apenas piora.
Queremos que tudo seja feito rapidamente - e novos dispositivos surgem constantemente para atender a essas demandas e incentivar nossa impaciência.
Não estamos acostumados a esperar, e quanto mais nossa tecnologia atende a nossos desejos imediatos, menos nos sentimos dispostos a esperar.
Tal é o nosso dilema como cristãos. Enquanto a sociedade faz todos os esforços para tornar nossa vida mais fácil e rápida,
Deus trabalha em um horário muito diferente. A agenda de Deus está em outra direção!
Em sua mente, nada está errado em esperar. De fato, esperar pode ser realmente um bem positivo que Ele freqüentemente usa para nos tornar mais parecidos com seu Filho.
Deus trabalha enquanto esperamos
Algo realmente acontece enquanto nada está acontecendo. Deus usa a espera para nos mudar.
A história de Adão e Eva é uma história de rebelião contra Deus.
Uma vez que eles acreditavam que Deus não tinha os melhores interesses em mente, eles decidiram seguir em frente sem Deus e fazer o que quisessem.
Eles se tornaram, na verdade, seu próprio deus.
Muitas vezes, isso é exatamente o que fazemos hoje.
Quando Deus nos diz para esperar, não confiamos nele, mas vamos em frente e encontremos maneiras de realizar o que queremos que aconteça.
A falta de paciencia faz a minha fé secar.....pois duvída das intenções ou do caráter de Deus, ou do cuidado Dele sobre nós.
Essa tendência de empurrar Deus para o lado vai contra o plano Dele para nós.
Cria distância em nosso relacionamento com ele. Isso nos faz entrar em apuros e traz dor.
De que adianta ganhar todo o mundo agora - seja o que for que pensamos que queremos - e perder a intimidade de nossas almas com Deus ()?
Deus quer que aprendamos a fazer nossos egos exigentes esperar - para acalmar aquela criança que grita em nós. Uma maneira que ele nos ajuda a fazer isso é dizer: "not yet".
Esse estado de silêncio miserável, desconfortável e às vezes doloroso é uma das ferramentas mais poderosas de Deus para nos libertar.
Se estamos dispostos, obviamente.
Porque estou falando de paciencia de o texto nos fala em perseverar....
Assim como o dominio proprio tem como motor a força de vontade
A perseverança é sinonimo de paciencia.
A palvra usada aqui é Hupomone....traduzida como paciencia ...que significa persistir, resistir, suportar.
📷Estar embaixo de algo , alguma presão e não parar. Isso é paciencia. A conotação da palavra é muito mais ativa que passiva. Apaciencia é não me deter no caminho. Não ceder as frustrações. Porque aquele que espera , espera com a esperança de alcança algo.
Significa constancia, isso é ao contrario de viver alterado.
Tolerancia nas adversidade....ser paciente é saber tolerar, suportar as adversidades
Quando Paulo orar pelos crentes em Tessalonica e diz
: “Que o Senhor dirija vossos corações ao amor de Deus e à firmeza de Cristo. “Firmeza aqui é a mesma palavra traduzida“ resistência paciente ”em outro lugar.
Devemos decidir o que fazer numa encruzilhada!
Nós não somos dispostos a esperar.
Qual é a nossa resposta natural à espera ???
é muitas vezes raiva ou dúvida.
Podemos pedir a Deus que trabalhe em nós duas coisas principais, para que nossa espera não seja em vão: humildade e confiança.
1. Humildade
Às vezes, quando me vejo impaciente e chateado, vou me lembrar de que Deus é quem me colocou aqui. Minha vida não é minha. Isso é humildade. Está chegando a perceber que somos um sopro e que Deus nada nos deve (; , ) 5 Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações[3]
Vs demanda
2. Confiança
Então vem a confiança, o que significa acreditar em pelo menos duas coisas sobre Deus: ele é poderoso e é amoroso.
Vs incredulidade
Acreditar que Deus é poderoso significa que sabemos que ele está no comando do que está acontecendo; as coisas não são arbitrárias ou estão fora de seu controle.
Ele é capaz de nos ajudar e de mudar as coisas. Muito da nossa ansiedade em esperar é porque nos esquecemos que "Deus é capaz de fazer toda a graça abundar em você" (2 Coríntios 9: 8). Você não está à mercê de suas circunstâncias.
Acreditar que Deus é amoroso significa que há cuidado e propósito por trás de tudo o que ele faz.
Isso significa que ele é fiel para nos ajudar agora mesmo e nos trazer bênçãos depois. Isso significa que seu julgamento e tempo são sempre perfeitamente bons.
É verdade que ele não nos deve nada, mas prometeu nos dar tudo de que precisamos ().
Mesmo durante o longo caminho do silêncio, Deus se importa profundamente conosco. Podemos ser como Davi e lembrar a nós mesmos: “Espera pelo Senhor; seja forte, e deixe seu coração tomar coragem; espera pelo Senhor! ”().
Para terminar! EU falei bastante do apostolo Paulo hoje, mas li um texto do apostolo Pedro.
E pedro teve que aprender muito em sua jornada com Cristo encarnado, ressucitado e ascendido aos céus. E eu pensei que o texto que vamos a ler agora possa ter marcado de alguma maneira a vida do apostolo Pedro.
É uma situação com Filipe
Foi Filipe, de acordo com João 14: 8, que tão tolamente disse: "Senhor, mostra-nos o Pai, e isso é suficiente para nós". Jesus responde com compaixão e paciência: "Eu estive com você tanto tempo, e você ainda não me conhece, Philip? Quem me viu, viu o Pai ”(João 14: 9).
Quantas veces a impaciencia de ver além….tudo pronto... não nos permite de ver o que Deus está fazendo em nós , por nós e conosco?
A sua fé tem que estar disposto esperar em Deus...continue caminhando. Persevere.
"É melhor perder a vida do que desperdiçá-la."
[1] Almeida Revista e Atualizada. (1993). (). Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil.
[2] Almeida Revista e Atualizada. (1993). (). Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil.
[3] Almeida Revista e Atualizada. (1993). (). Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil.