O Autor, o Meio e os Embaixadores da Reconciliação Divina

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 75 views

O texto apresenta Deus oferecendo o perdão através do perfeito sacrifício de Cristo, sendo o homem exortado a aceitá-lo e testemunhá-lo como um embaixador de Deus.

Notes
Transcript
INTRODUÇÃO
Texto: .
Contexto: Inicialmente quando o ser humano foi criado estava em perfeita harmonia com o seu Criador. Infelizmente com a queda fez-se separação entre o Deus santo e o homem pecador. Amigos tornaram-se inimigos. Mas a Bíblia apresenta um meio que tornou possível a reconciliação entre o homem e o seu Criador.
ARGUMENTAÇÃO
DEUS É O PROVEDOR DA RECONCILIAÇÃO
A reconciliação entre o homem e Deus foi necessária
Pressupõem-se que houve uma ruptura de amizade. Deus tomou a iniciativa de desfazer a inimizade que foi criada entre Ele e os Seus filhos. Ele não foi o autor da intriga mas em Sua infinita misericórdia decidiu espontaneamente refazer as pazes. A reconciliação (καταλλάσσω) denota uma transformação de inimizade que havia entre o homem e Deus. Através do perdão oferecido por Ele nossa relação foi restaurada.
A reconciliação vem unicamente dEle
A reconciliação vem unicamente dEle (18, 19)
O sujeito que oferece a reconciliação é Deus. Ele é apresentado como Soberano, pois é Ele que oferece o perdão ao indivíduo. A reconciliação é um ato completo pois Ele “nos reconciliou” (tempo aoristo no grego). Imagine-se como alguém que teve um relacionamento quebrado e a culpa desse rompimento não foi sua. O que você faria? 
A reconciliação faz com que o pecado não seja imputado ao homem
O homem ao tornar-se pecador rompeu a ligação que existia entre ele e Deus. Mas através da morte expiatória de Cristo a conexão pôde ser refeita. A barreira foi desfeita pois o preço pelas nossas transgressões foi pago. Os nossos pecados não foram colocados na nossa conta (λογίζομαι) pois Cristo pagou o preço pelos nossos pecados.
Este texto nos lembra a história do escravo Onésimo. Na carta o apóstolo encoraja o seu amigo a perdoá-lo e recebê-lo de volta e ainda afirma que se houvesse algum prejuízo, que fosse colocado na sua conta (). Paulo estava disposto a pagar a conta (imputação) para que Onésimo e o seu senhor se reconciliassem.
A reconciliação de Deus com o mundo foi através de Cristo
Deus tomou a atitude de liga-se novamente com a humanidade caída e apontou o meio de como isso poderia ser feito. Através da perfeita união entre o Pai e o Filho o plano redentor foi colocado em prática. O perdão oferecido por Deus foi possível somente através da obra mediadora de Cristo e da Sua morte.
JESUS É O MEDIADOR DA RECONCILIAÇÃO
O Único agente da reconciliação é Jesus
A Bíblia apresenta um único mediador entre Deus e os Homens: Cristo Jesus. Ele é o meio e o caminho ( apresenta-O como o único caminho) pelo qual todos os homens tem acesso a Deus.
A Bíblia apresenta um único mediador entre Deus e os Homens: Cristo Jesus. Ele é o meio e o caminho ( apresenta-O como o único caminho) pelo qual todos os homens tem acesso a Deus.
O mundo foi reconciliado através de Jesus (19)
O mundo foi reconciliado através de Jesus (19)
O mundo foi reconciliado através de Jesus
O Seu sacrifício na cruz do calvário foi o preço necessário para o pagamento pelo pecado. O homem nunca poderia reaproximar-se de um Deus santo, separado de tudo o que é pecaminoso. Mas Cristo encarnou-se e tornou-se um de nós para que pudéssemos ser chamados mais uma vez de Filhos de Deus.
Na reconciliação Ele não conheceu o pecado pois é puro
O sacrifício que ele realizou foi sem mácula/mancha. Assim o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo foi o perfeito sacrifício necessário para remover a inimizade colocada entre o Criador e a criatura.
Durante a reconciliação Ele fez-se pecado pelo homem
Incontestavelmente o homem merece a morte. Mas o preço do pecado humano recaiu sobre o Servo sofredor (). “Sofreu a morte que nos cabia, para que recebêssemos a vida que a Ele pertencia” (DTN, pág. 25). Os nossos pecados foram colocados (imputados) na conta de Cristo. Como negar tamanho amor?
Por causa da reconciliação dEle fomos feitos justiça de Deus
“Cristo foi tratado como nós merecíamos, para que pudéssemos receber o tratamento a que Ele tinha direito. Foi condenado pelos nossos pecados, nos quais não tinha participação, para que fôssemos justificados por Sua justiça, na qual não tínhamos parte. Sofreu a morte que nos cabia, para que recebêssemos a vida que a Ele pertencia. ‘Pelas Suas pisaduras fomos sarados’ .” Ellen G. White, Desejado de Todas as Nações, p. 25.
É através do sacrifício do Messias que a justiça de Cristo é imputada em nós. Aquele que é justo e sem pecado recebeu a punição merecida aos injustos.
O seu Criador te ofereceu uma troca: você foi feito “justiça de Deus” apenas se aceitar Aquele que foi “feito pecado” por você. No Calvário Deus viu todos os seus pecados. Hoje Ele ver a justiça que foi adquirida através dAquele que morreu por você. O preço foi pago, não deseja você aceitá-la? Não deseja você proclamá-la ao mundo inteiro?
NÓS SOMOS OS EMBAIXADORES DA RECONCILIAÇÃO
Deus conferiu o ministério da reconciliação aos Cristãos
No Brasil as embaixadas dos outros países estão em Brasília. Um embaixador representa o seu país em terra estrangeira, reside em um país diferente, com costumes, tradições e línguas diferentes da sua. O cristão da mesma maneira não é cidadão desde mundo pois almeja uma pátria superior.
O embaixador de Cristo foi comissionado a este mundo rebelde para proclamar a todos o amor de Deus por cada ser humano e, o sacrifício feito pelo Seu Filho em favor do pecador arrependido. Um embaixador não fala por si próprio mas em nome dAquele a quem representa. Ele possui várias funções da qual podemos destacar:
Um embaixador não fala por si próprio mas em nome dAquele a quem representa. Ele possui várias funções da qual podemos destacar:
(I) Ele representa os interesses do seu país;
(II) Ele se encontra em terra estrangeira;
(III) Ele defende os interesses do seu país.
O cristão do mesmo modo deve:
(I) Representar os interesses de seu Deus;
(II) Está num mundo que não é o seu almejando viver na Pátria Celestial;
(III) Defende os interesses do seu Senhor.
A Palavra de Reconciliação foi confiada aos Cristãos
Como embaixadores do reino celestial e detentores da justiça de Cristo a proclamação da Palavra de Deus foi confiada aos cristãos (“E a vida Eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. ). A reconciliação (καταλλαγή) que nos foi confiada significa que a inimizade que havia entre Deus e o homem foi desfeita, pois através de Cristo fomos justificados.
A Palavra de Reconciliação deve ser proclamada ao mundo
Na Palavra de Deus encontramos a palavra de reconciliação que Deus oferece ao mundo. Exortar (παρακαλέω) significa encorajar, apelar fortemente para que as pessoas recebam a palavra de reconciliação. O objetivo principal do embaixador é fazer com que o maior número de pessoas se reconciliem com Aquele que o enviou.
Exortar que os homens que se reconciliem com Deus
A palavra (δέομαι) traduzida por rogamos tem um significado de implorar. Não são muitos os embaixadores que se humilham até esse ponto. Mas os ministros de Cristo devem ter tal atitude pelo amor que possuem às almas por quem Cristo morreu.
O homem é reconciliado com Deus somente se aceitar o perdão que lhe é oferecido.
CONCLUSÃO
John Wesley ilustra de maneira magistral a atitude de Deus conosco e a nossa atitude em resposta: “Que condescendência sem paralelo, e que ternas misericórdias divinas se refletem neste texto! Algum juiz jamais implorou a um criminoso condenado que aceite o perdão! Um credor jamais instou com um devedor arruinado que recebesse o perdão completo de sua dívida! Não obstante, nosso todo-poderoso Senhor e Juiz eterno, não somente condescendeu em oferecer-nos essas bênçãos, mas igualmente nos exorta, solicitando-nos com a ternura mais importuna a não a rejeitarmos”. (Champlin, O Novo Testamento Interpretato Vol. 4, Pág. 354).
Deus oferece a oportunidade da salvação como meio de reconciliar o homem consigo mesmo. Cristo é o mediador entre Deus e o homem e o preço pago pela mediação. A verdade nos alcança unicamente pela Palavra de Deus conferida e proclamada pelos embaixadores.
Deus oferece a oportunidade da salvação como meio de reconciliar o homem consigo mesmo. Cristo é o mediador entre Deus e o homem e o preço pago pela mediação. A verdade nos alcança unicamente pela Palavra de Deus conferida e proclamada pelos embaixadores.
Deus convida você a aceitar a justiça de Cristo na sua vida e a proclamar a Palavra de Reconciliação para o mundo.
Deus convida você a aceitar a justiça de Cristo na sua vida e a proclamar a Palavra de Reconciliação para o mundo.
Hino Inicial: 192 – Infinita Graça
Hino Final: 249 – Como agradecer
Related Media
See more
Related Sermons
See more