UM LÍDER AUTÊNTICO
Notes
Transcript
Introdução:
.
.....
Introdução:
- Segundo os melhores dicionários, a palavra (Autentico) significa: “Algo que seja verdadeiro, real, aquilo que não pode ser adulterado, falsificado, extraviado, clonado e nem rasurado”. Ser autêntico é ser verdadeiro, imutável, permanente, perseverante, convicto, incorruptível, positivo etc. Paulo era um líder autêntico, pois ele possuía todas essas características e ainda outras a mais. Em sua terceira viagem missionária, Paulo edificou igrejas e ainda capacitou pastores para presidi-las. Paulo era um grande plantador de igrejas e ao mesmo tempo um bom mestre de novos pastores.
- O texto em pauta afirma que Paulo passou pela Macedônia e pela Grécia edificando as igrejas daquelas regiões. Em Trôade, quando Paulo estendeu o discurso até meia noite, um jovem chamado Êutico dormiu e caiu da janela, e nessa queda ele morreu. Paulo orou pelo jovem, o mancebo ressuscitou e Paulo estendeu o discurso até amanhecer o dia. Paulo foi a Mileto e de lá mandou chamar os líderes da igreja de Éfeso. Após pregar uma palavra de advertência a eles, Paulo se despediu deles e partiu para Jerusalém. Foi nessa viagem á Jerusalém que Paulo foi preso pelos judeus e levado a Roma.
1ª) Um líder autêntico deve ser edificador de igrejas (v.1-6).
1ª) Um líder autêntico deve ser edificador de igrejas (v.1-6).
Após o tumulto em Éfeso Paulo saiu dali e concluiu sua terceira viagem missionária plantando e edificando igrejas em toda região da Macedônia e da Grécia. Paulo passou por Bereia, Tessalônica, Derbe, Trôade, e Flipos. Em todas as igrejas Paulo deixou líderes para presidi-las. Paulo edificou igrejas auto-sustentáveis, auto-cooperantes e auto-proclamáveis. Hoje precisamos plantar igrejas consolidadas com lideranças fortes e instáveis.
Falar do princípio de Plantação de Igrejas
VAMOS NOS LEMBRAR DO QUE É UMA IGREJA:
“A igreja é uma comunidade de discípulos, ou seja, uma comunidade em que os discípulos devem ser agregados e motivados ao aperfeiçoamento cristão, fazendo novos discípulos.”
Plantar igrejas, portanto, não é apenas comprar terrenos, construir templos, bancadas, instalar piano e equipamento de som e multimídia. Plantar igrejas é investir em pessoas, fazer discípulos multiplicadores e agregá-los.
2ª) Um líder autêntico precisa pregar de acordo ao tempo do Espírito (v.7-12).
2ª) Um líder autêntico precisa pregar de acordo ao tempo do Espírito (v.7-12).
Em Trôade Paulo pregou um sermão bem demorado. Ele começou pregar às 18hs da tarde e esse sermão se estendeu até meia noite (v.7). Um jovem chamado Êutico adormeceu, caiu da janela e morreu. Paulo orou por ele, e o ressuscitou. Depois Paulo estendeu seu discurso até amanhecer o dia (v.11). Hoje muitos pastores estão resumindo seus sermões em prol do entretenimento do culto. Infelizmente chegarão dias em que ao invés de termos pastores alimentando ovelhas, teremos demônios entretendo bodes.
3ª) Um líder autêntico consegue arrebanhar discípulos e seguidores (v.13-21).
3ª) Um líder autêntico consegue arrebanhar discípulos e seguidores (v.13-21).
Estando em Mileto, Paulo mandou chamar toda a liderança da igreja de Éfeso. Quando eles já estavam juntos, Paulo os animou, os consolou e os exortou. Aquela liderança toda foi formada pelo próprio Paulo. Paulo conseguia arrebanha discípulos e seguidores. Hoje pastor que não tem ovelha não é pastor. Líder que não tem discípulo não é líder. Obreiro que não consegue multiplicar novos obreiros não é obreiro.
.....
4ª) Um líder autêntico não está isento de sofrer perseguições (v.22-24).
Paulo sabia que tanto em Jerusalém como de cidade em cidade o que lhe esperava era cadeias e tribulações. Hoje um líder autêntico continua sendo sujeito a sofrer perseguições. No mundo teremos aflições. No mundo estamos sujeitos a morte todos os dias, somos considerados como ovelhas ao matadouro. Porém mesmo passando pelas perseguições, as bênçãos de Deus são maiores do que as tribulações (),(),(),().
Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.
Como dizem as Escrituras Sagradas: “Por causa de ti estamos em perigo de morte o dia inteiro; somos tratados como ovelhas que vão para o matadouro.”
Eu penso que o que sofremos durante a nossa vida não pode ser comparado, de modo nenhum, com a glória que nos será revelada no futuro.
E essa pequena e passageira aflição que sofremos vai nos trazer uma glória enorme e eterna, muito maior do que o sofrimento.
5ª) Um líder autêntico precisa cumprir sua tarefa por completa (v.25-27).
5ª) Um líder autêntico precisa cumprir sua tarefa por completa (v.25-27).
Naquele momento Paulo afirmava que estava limpo do sangue daqueles homens. Paulo jamais deixou de ensiná-los todos os desígnios contidos na Palavra de Deus. Paulo naquele momento estava com o dever cumprido e com a sua tarefa completa. Hoje nós devemos plantar igrejas, capacitar novos obreiros, e terminar nossa jornada ministerial usando as palavras de Paulo: “Combati o bom combate, completei minha carreia, guardei a fé” ().
Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a fé.
.....
6ª) Um líder autêntico capacita líderes a combater mercenários (v.28-35).
Paulo disse aos líderes de Éfeso que eles estavam pastoreando o rebanho de Deus (v.28). Paulo disse que no meio deles iriam surgir lobos vorazes que não poupariam o rebanho (v.29). Paulo disse para eles vigiarem e ouvirem o que aprendeu dele durante três anos (v.31). Hoje qual é a diferença do pastor para o mercenário? A diferença está na produção de frutos. São pelos frutos que conhecemos os pastores e os mercenários (),().
— Cuidado com os falsos profetas! Eles chegam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos selvagens.Vocês os conhecerão pelo que eles fazem. Os espinheiros não dão uvas, e os pés de urtiga não dão figos.Assim, toda árvore boa dá frutas boas, e a árvore que não presta dá frutas ruins.A árvore boa não pode dar frutas ruins, e a árvore que não presta não pode dar frutas boas.Toda árvore que não dá frutas boas é cortada e jogada no fogo.Portanto, vocês conhecerão os falsos profetas pelas coisas que eles fazem.
— Vocês só poderão ter frutas boas se tiverem uma árvore boa. Mas, se tiverem uma árvore que não presta, vocês terão frutas que não prestam. Porque é pela qualidade das frutas que sabemos se uma árvore é boa ou não presta.
7ª) Um líder autêntico sempre deixa saudades por onde passa (v.36-38).
7ª) Um líder autêntico sempre deixa saudades por onde passa (v.36-38).
Paulo saiu da igreja de Éfeso deixando saudades para todos os membros. Na despedida, todos choraram. Eles o abraçavam e o beijavam como expressão de amor. Eles estavam tristes pelo fato de nunca mais poder o vê-lo. Vamos refletir em nossas vidas hoje. Será que temos deixado saudades nas igrejas as quais presidimos? Será que as igrejas por onde passamos tem saudades da nossa liderança, do nosso carinho, do afeto, do nosso relacionamento? Que possamos refletir sempre na autencidade do nosso ministério pastoral e sermos verdadeiramente instrumentos usados nas mãos de Deus.
Conclusão:
Conclusão:
- A nossa Declaração Doutrinaria afirma: “Todos os crentes foram chamados por Deus para a salvação, para o serviço cristão, para testemunhar de Jesus Cristo e promover o seu reino, na medida dos talentos e dos dons concedidos pelo Espírito Santo. Entretanto, Deus escolhe, chama e separa certos homens, de maneira especial, para o serviço distinto, definido e singular do ministério da sua palavra. O pregador da palavra é um porta-voz de Deus entre os homens. O ministro da Palavra deve dedicar-se totalmente à obra para a qual foi chamado, dependendo em tudo do próprio Deus. O pregador do evangelho deve viver do evangelho. Às igrejas cabe a responsabilidade de cuidar e sustentar adequadamente e dignamente seus pastores”.
- Que tudo aquilo que aprendemos no capitulo 20 de Atos dos apóstolos possam ficar guardado em nossos corações, e que Deus nos abençoe em nome de Jesus. A ele seja dado todo louvor, toda honra e toda glória pelos séculos dos séculos amem.