At 1.4-8 - Fé merguhada em Deus e derramada ao mundo
Sermon • Submitted
0 ratings
· 24 viewsNotes
Transcript
Introdução
Ao longo desta últimas terças-feiras temos aprendido vários aspectos da fé ao observar a vida de Jesus e dos apóstolos no capítulo 1 do livro de Atos.
A visão de que os atos se fundamentam naquilo que cremos, faz a gente compreender o famoso dito de Tiago:
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
Stg 2.17
Assim aprendemos vários aspectos da fé nos versos iniciais do livro de Atos.
Aprendemos: a fé coerente (Palavras e Obras alinhadas), fé diligente (faz bom uso do tempo e das oportunidades), fé reprodutiva (capaz de reproduzir outros discípulos), fé pessoal e relacional (é uma fé comunicável, mas intransferível, é um fé dirigida a uma pessoa - Deus e é uma fé que valoriza uma vida de relacionamentos) e fé paciente e corajosa (quem confia e espera no Senhor e que corre riscos para não arriscar desobedecer a Deus).
Hoje concluiremos essas dimensões da fé encontradas neste texto tão especial ao cristianismo, e tão caro ao pentecostalismo e tão norteador e inspirador para a obra missionária.
E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.
Então vamos hoje falar sobre este momento tão importante da partida de Jesus.
Uma dona de casa ao sair de casa sempre tem nos minutos finais enquanto sai direcionamentos para dar aos filhos e/ou as pessoas que executaram as tarefas domésticas.
Do mesmo modo um gerente ou diretor quando vai sair de férias se certifica de passar as últimas instruções e distribuir algumas responsabilidades para que as coisas caminhem bem e não sofra prejuízo com sua partida.
É justamente isso que nós encontramos nestes versos. Jesus está partindo, e antes de partir ele faz um checklist final com seus discípulos para garantir que eles estão certos de sua responsabilidade de levar adiante a obra que Ele começou.
Fé mergulhada em Deus e derramada ao mundo
Esta dimensão mostra que a fé é poderosa (receber poder do Espírito Santo) e é funcional (função, papel: martir, testemunha).
Também é centrada e originada em Deus (promessa do Pai, Jesus quem batiza, batizado no Espírito Santo) para irradiar-se, propagar-se e alcançar o mundo (até aos confins da terra).
Eis a razão pela qual os discípulos precisavam permanecer em Jerusalém:
O Espírito Santo há de vir sobre vós para vocês irem ao mundo.
Era melhor os discípulos correrem risco de vida em Jerusalém que o mundo correr o risco de não ouvir o Evangelho.
Se os discípulos viessem a ser mortos
Essa é a dinâmica que Deus escolheu para a fé se espalhar pelo mundo.
Aprendemos que a fé é pessoal e intransferível, mas aprendemos que ela deve ser comunicada e transmitida. E essa comunicação da fé deve ser acompanhada do poder do Espírito Santo.
A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
1Co 2.4-5
Porque Cristo enviou-me não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.
1
Os opositores de Estevão não podiam resistir:
E não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que falava.
Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação.
Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia.
Paulo adverte a igreja em corinto quanto a homens de discursos belos e eloquentes cuja vida, pensamento e comportamentos, não demonstravam a presença do Reino de Deus:
Porque o Reino de Deus não consiste em palavras, mas em virtude.
Ser testemunha não é apenas falar do poder do Reino de Deus, é ter o poder o Reino de Deus manifesto e vivo em sua vida.
É um testemunho de vida e um testemunhar em palavras. Como aprendemos na fé coerente (poderoso em obras e palavras, vida e ensino).
O Espírito Santo na vida do crente é vital para promover o Reino de Deus em nosso viver.
Por isso, tão logo alguém crer em Jesus é batizado pelo Espírito Santo no corpo de Cristo. E é selado com o Espírito Santo, como garantia de propriedade.
em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;
Você creu em Jesus, você foi mergulhado no corpo de Cristo que é a igreja.
Você creu em Jesus, você recebeu o Espírito Santo que veio morar em você.
Além desta grande benção ainda há mais.
Há o batismo no Espírito Santo. Aprendemos que o Espírito Santo batiza o crente no corpo de Cristo. E Jesus batiza o crente no Espírito Santo.
Todo salvo é batizado pelo Espírito Santo.
Muitos salvos são batizados no Espírito Santo.
E muitos salvos são batizados nas águas.
O batismo no Espírito Santo é um revestimento de poder.
Jesus mergulha você no Espírito Santo, ou seja, batiza você com o Espírito Santo e reveste você de poder para você ser testemunha de Cristo.
O batismo no Espírito Santo não é para falar novas línguas. O batismo é revestimento de poder para ser testemunha. E testemunha global, nada com rede Globo. Testemunha global é até os confins da terra. É poder do Reino de Deus presente em nós em todo lugar onde o Espírito nos guia, seja na adoração no templo, seja no meu bairro ou nos meus negócios e amizades. Testemunha sem limites geográficos.
Falar em outras línguas é evidência do batismo no Espírito Santo, mas não é o objetivo.
Alguém que se gradua em profissões regulamentadas, não estuda e nem se forma para ter um diploma, estuda para poder atuar legitimamente em sua área, o diploma é a evidência de que se graduou.
Você é batizado no Espírito Santo para ser testemunha em todo lugar, o falar em línguas é a evidência de seu batismo.
Veja que é uma fé mergulhada em Deus, na qual somos revestidos de poder, e é uma fé espalhada pelo mundo através do nosso testemunho.
Quanto você está mergulhado em Deus? E quanto você está espalhando esta fé ao mundo? Poder Deus tem para dar a você para você cumprir este propósito.
Uma dona de casa ao sair de casa sempre tem nos minutos finais enquanto sai direcionamentos para dar aos filhos e/ou as pessoas que executaram as tarefas domésticas.
Do mesmo modo um gerente ou diretor quando vai sair de férias se certifica de passar as últimas instruções e distribuir algumas responsabilidades para que as coisas caminhem bem e não sofra prejuízo com sua partida.
É justamente isso que nós encontramos nestes versos. Jesus está partindo, e antes de partir ele faz um checklist final com seus discípulos para garantir que eles estão certos de sua responsabilidade de levar adiante a obra que Ele começou.