At 2 - Batismo no Espírito Santo

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 25 views
Notes
Transcript

Hechos de los Apóstoles 2.1–4 RC95
Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

Batismo com o Espírito

Batismo com o Espírito Santo ou batismo no Espírito Santo é uma imersão no rio do Espírito que nos capacita a servir com poder.
Nos círculos pentecostais costumamos definir como um revestimento de poder que sucede a conversão.
O pastor Antônio Gilberto, respeitado teólogo assembleiano, definir o batismo no Espírito Santo nos seguintes termos:
“um revestimento e derramamento de poder do Alto, com a evidência física inicial de línguas estranhas, conforme o Espírito Santo concede, pela instrumentalidade do Senhor Jesus, para o ingresso do crente numa vida de mais profunda adoração e eficiente serviço para Deus”
O batismo com o Espírito Santo é uma experiência para os nossos dias.
At 2.39 – “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.”

Batismo difere de ter o Espírito Santo.

Jo 20.22 – “E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse- lhes: Recebei o Espírito Santo”

Batismo difere da salvação

At 2.38 – “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;”
Perceba que como a salvação o batismo no Espírito Santo também é um dom. Assim como a salvação é oferecida a todo pecador sem levar em conta o seu demérito, de igual modo o batismo é oferecido a todo crente em Jesus sem também levar em conta merecimento.

Batismo difere de ser cheio do Espírito Santo

Efesios 4.18 RC95
entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus, pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração,
At 1.4 – “E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”
Efesios 5.18 RC95
E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito,
Hechos de los Apóstoles 1.4 RC95
E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.
Hechos de los Apóstoles 2.4 RC95
E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
“Foram cheios do Espírito Santo” e “enchei-vos do Espírito”
“Foram cheios do Espírito Santo” e “enchei-vos do Espírito”
Quando lemos em Atos a experiência do pentecostes encheu os 120 ali presentes do Espírito Santo. A expressão “foram cheios do Espírito Santo” refere-se a uma ação única e completa. Apontando para a experiência única do batismo que não se repete. O batismo acontece uma única vez, o falar em línguas pode, como frequentemente ocorre, voltar a repetir diversas vezes.
Já a ordem encontrada em Efésios “Enchei-vos do Espírito” nos aponta um ato de sempre estarmos buscando ser cheios do Espírito. Portanto, não estamos falando da mesma coisa.
Foram cheios do Espírito em Atos em uma ação de Jesus, que é Aquele que batiza com o Espírito Santo; “enchei-vos do Espírito” é uma ordem dada a nós. A primeira é um dom (At 1.5 – “Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.”) a segunda é um imperativo.
Há duas ordens neste versículo:
• Não se embriagar • Ser cheio do Espírito
Quem está embriagado está sob o efeito do álcool e quem está cheio do Espírito Santo está sob a influência do Espírito Santo.
O álcool segundo Martin Lloyd-Jones é classificado nos livros de farmacologia como depressivo e não estimulante. “deprime primeira e principalmente os centros mais altos de todos no cérebro... controlam tudo quanto dá ao homem autocontrole, sabedoria, entendimento, discriminação, julgamento, equilíbrio, e poder para aquilatar tudo; noutras palavras, tudo quanto leva o homem a comportar-se da melhor e mais nobre maneira possível.”
Já ser cheio do Espírito Santo, acontece justamente o contrário, pois o Espírito Santo nos dá autocontrole conforme (temperança ou domínio próprio).
qual nos dá autocontrole conforme (temperança ou domínio próprio).
Se você continuar vendo os versos seguintes verá os resultados de ser cheio do Espírito Santo:
Diácono da Igreja Batista do Sul, EUA, procurou Billy Graham para falar sobre a necessidade de disciplinar um diácono por embriaguez. O evangelista perguntou se algum diácono já havia sido disciplinado por não ser cheio do Espírito Santo. (Hernandes Dias Lopes)
Se você continuar vendo os versos seguintes verá os resultados de ser cheio do Espírito Santo:
• Comunhão
• Adoração
• Gratidão
• Submissão
Um crente cheio do Espírito Santo revelará também o fruto do Espírito em sua vida.
– “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”
O crente que não é batizado não é menos espiritual do que o que o é. Mas um crente espiritual tem desejo de ser batizado.

Batismo é um revestimento de poder para ser e servir

Hechos de los Apóstoles 2.2 RC95
e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
Hechos de los Apóstoles 1.8 RC95
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.
At 8.17
Como ocorre o batismo com o Espírito Santo?
Hechos de los Apóstoles 2.1–2 RC95
Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
Hec 2.
Eles estavam reunidos e sentados.
O lugar foi cheio da presença do Espírito Santo (percebido através de um som, como de um vento veemente e impetuoso).
E as pessoas foram cheias do Espírito Santo.
Em seguida as pessoas começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
Que a glória do Senhor encha este lugar nesta noite, e encha nossas vidas e batize com o Espírito Santo.
Hechos de los Apóstoles 8.14–17 RC95
Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João, os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo. (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido, mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus.) Então, lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo.
Hec 8.
Creram e receberam a Palavra
Foram batizados em águas
Pedro e João foram até lá para que recebessem o Espírito Santo (é muito claro que receber o Espírito Santo aqui fala de Batismo no Espírito Santo. Pois, já tinham recebido a Cristo pela pregação feita por Filipe e foram batizados.)
Os apóstolos oraram impondo as mãos e eles foram batizados com o Espírito Santo.
Em Éfeso 12 pessoas foram batizadas no Espírito Santo:
Hechos de los Apóstoles 19.6 RC95
E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam.
hec 19.6
Daqui a pouco, você que ainda não é batizado com o Espírito Santo, você virá aqui a frente. E nós oraremos impondo as mãos para Jesus batizar você hoje com o Espírito Santo.
Hechos de los Apóstoles 8.17 RC95
Então, lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo.
Hec 10.
Hechos de los Apóstoles 10.33 RC95
E logo mandei chamar-te, e bem fizeste em vir. Agora, pois, estamos todos presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto por Deus te é mandado.
Hechos de los Apóstoles 10.44–46 RC95
E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviam falar em línguas e magnificar a Deus.
hec 10.44-46
Hechos de los Apóstoles 10.44–48 RC95
E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviam falar em línguas e magnificar a Deus. Respondeu, então, Pedro: Pode alguém, porventura, recusar a água, para que não sejam batizados estes que também receberam, como nós, o Espírito Santo? E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então, rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.
Hec 10.44-
Coração aberto para receber do Senhor.
O ambiente estava cheio de graça e da ministração da Palavra de Deus.
Não eram batizados nas águas.
Enquanto ouviam a Palavra foram batizados com o Espírito Santo.
Foram batizados nas águas.
Se você ainda não foi batizado nas águas isso não impede de você ser batizado hoje no Espírito Santo.
A família inteira de Cornélio foi batizada no Espírito Santo antes de ser batizadas nas águas.
Lucas 11.13 RC95
Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?
Lucas 11.3 RC95
dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano;
Esse verso mostra que é vontade do Pai dar o Espírito Santo. Você tem vontade de receber o batismo no Espírito Santo? Vem aqui a frente, que pediremos juntos para Jesus lhe batizar.
Canção: Santo Espírito és bem-vindo aqui...
Assim como é vontade do Pai dar a salvação.
Santo Espírito és bem-vindo aqui...
Related Media
See more
Related Sermons
See more