Deixando Legado
Sermon • Submitted
0 ratings
· 66 viewsNotes
Transcript
Parabenizo a igreja da Cidade pelos 3 anos de adoração a Deus e serviço cristão em nossa cidade.
E quando contamos os anos somos impelidos a celebrar o tempo de existência, celebrando no tempo presente, nos emocionamos com o passado lembrando como começou e as dificuldades e alegrias vividas juntos e também nosso coração se enche de esperança com os sonhos, desafios e visão de futuro.
Celebrar a contagem dos anos é também oportunidade de pesarmos se estamos indo na direção e na velocidade certa em direção a visão que Deus nos deu.
É tempo de compreendermos com a mente e com o coração cheio de fé e ação que tipo de legado estamos preparando para a próxima geração.
Porque celebrar a contagem dos anos é também de tabela celebrar a contagem regressiva de nossa presença na terra. E se em algum momento não estaremos mais na terra, o que nós deixaremos para as gerações futuras?
Alguns de nós nos preocupamos em deixar uma herança que dê uma condição mínima para a nossa família. Pelo menos um lugar para morar. Outros conseguem deixar muito mais. Isso nós podemos chamar de herança. Que às vezes ao invés de prover um conforto mínimo para a família acaba virando motivo de discórdias e brigas entre os herdeiros.
Mas outros de nós tem seu olhar atentos para além dos bens materiais, além das posses desta terra. Eles querem deixar muito mais que coisas. Pois bens e riquezas podem acabar. Eles desejam deixar um legado.
Nem todos poderão deixar uma herança, mas todos podem deixar um legado.
Qual legado você quer deixar?
Qual legado a igreja da Cidade do primeiro quartil do século XXI quer deixar para a próxima geração?
Ninguém consegue deixar um legado significativo sem direção, sem saber para onde vai. Onde estamos? E onde o Senhor quer que cheguemos?
Olhando para Deus, para o chamado dele específico para a igreja da Cidade e para Fortaleza e o mundo é possível ter uma visão de futuro. É possível construir um legado que nos dê uma Fortaleza diferente. Deixar um legado maravilhoso para a nova geração.
A igreja em Jerusalém regozijante com a nova igreja em Antioquia, nascida por conta da dispersão causada pela perseguição enviada pelo Senhor, estava crescendo muito. Assim a igreja em Jerusalém decidiu enviar Barnabé para fortalecer, encorajar e ensinar a recém-plantada igreja.
E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia,
Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.
Vendo o tamanho do trabalho Barnabé buscou alguém que o complementasse.
Barnabé era um encorajador e tinha prazer em trabalhar com pessoas. E foi buscar Saulo, um mestre e líder que tinha prazer em atingir metas.
E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para Antioquia. E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja e ensinaram muita gente. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.
Antioquia foi onde pela primeira vez os discípulos foram chamados cristãos. E até hoje assim somos conhecidos.
A influência de Antioquia chegou até os nossos dias.
Uma igreja não precisa ser a mais antiga, a maior, a mais rica para ser influente.
Uma igreja recém-formada pode e deve causar uma grande influência onde Deus a plantou e espalhar sua influência mundo a fora.
Perceba que a exposição da Palavra e ser cheio do Espírito Santo fazem parte dos elementos essenciais para ser uma igreja fiel, relevante e influente.
Na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé, e Simeão, chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo. E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.
E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.
Hec 13.1-4
O capítulo 13 é um texto emblemático para missões.
Antioquia é o centro e partida da primeira viagem missionária de Paulo e é a força missionária desta época. Uma igreja que nasce no movimento missionário motivado pela dispersão e não originalmente pela obediência a Grande Comissão. E uma igreja que se torna enviadora para campos brancos.
Jerusalém enviou Barnabé para fortalecer a igreja que nascia. Antioquia envia, pela orientação do Espírito Santo, Barnabé e Paulo para iniciar igrejas ao redor do mundo.
Antioquia simplesmente obedeceu a direção do Espírito Santo. Antioquia não questionou ser uma igreja nova, não objetou ter falta de recursos, não disse que primeiro tinha de construir um novo templo antes de enviar, não fez objeção o Espírito Santo ter escolhido a nata da igreja (Espírito Santo não dá para mandar aquele irmão que está dando trabalho).
Antioquia obedeceu. Antioquia deu os seus melhores. Porque na economia do Reino quem perde ganha.
Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á.
Antioquia se tornou um dos centros de influência do mundo cristão.
Deus também deseja que vocês sejam uma igreja influente. Quais os desafios do tempo presente encontram respostas nos dons e vocação que Deus deu a igreja da cidade?
Antioquia deixou um legado incrível e desafiador a igrejas que acham que devido a seu tamanho, posses e expressividade não podem exercer uma grande medida de influência e transformação.
As eleições mostrou uma candidatura sem tempo de TV, sem poder econômico, sem estrutura politica e midiática a favor alcançar um resultado impressionante nas urnas.
Imagina a igreja, que é eleita, vitoriosa e chamada por Deus! A única coisa que precisamos é disposição para obedecer. Tudo o mais que for necessário o Senhor da obra suprirá. Pois, com a visão vem a provisão.
