At 2 - O Legado de Pentecostes
Sermon • Submitted
0 ratings
· 17 viewsNotes
Transcript
Qual o legado do Pentecostes?
O capítulo 2 de Atos responde.
Antes quero primeiro convidar você a nos afastamos um pouco de Atos 2 e enxergamos toda a Bíblia. Assim fazendo nós encontraremos dois pontos que nos cativam dada semelhanças e diferenças. Um episódio de queda e separação versus um episódio de restauração e unidade.
Primeiro se nos afastamos um pouco de Atos 2 e enxergamos toda a Bíblia nós encontraremos dois pontos que nos cativam dada semelhanças e diferenças. Um episódio de queda e separação versus um episódio de restauração e unidade.
Falo da torre de Babel e do Pentecostes.
Na primeira o homem desejou unir todos os homens em um só lugar, construir um nome para si e fazer uma torre para tocar o céu. Deus então confundi os homens que passam a falar línguas diferentes e acabam se espalhando sobre a terra de acordo com sua a fala.
Na segunda temos Jesus os manda estarem juntos em Jerusalém, até que sejam revestidos de poder e depois se espalhem sobre a terra fazendo conhecido o nome de Deus. Como era um dia de santa solenidade havia presente em Jerusalém judeus de toda parte do mundo.
Estaban de visita en Jerusalén judíos piadosos, procedentes de todas las naciones de la tierra.
Quando os seguidores de Jesus foram batizados, Deus que confundiu a língua dos homens agora faz os discípulos de Jesus falarem outras línguas e as nações ali presente ouvirem em sua própria língua o que eles falavam. Ao invés do homem tocar o céu, como na Babel, o Espírito Santo vem nos tocar aqui na terra. O Espírito Santo traz o céu até nós. Para que levemos os céus a outros até o dia em que o Espírito Santo nos levará para nos encontrar com Cristo nos ares.
E que legado o Pentecostes nos deixou?
Palavra, pregada com liberdade e ousadia
Palavra, pregada com liberdade e ousadia
Fez dos discípulos de Jesus anunciadores da Palavra de Deus com unção.
Stott nos lembra que se somarmos apenas as pregações de Pedro, Paulo e Estevão são quase 25% do livro de Atos.
O batismo no Espírito Santo os revestiu de poder de tal modo que aqueles discípulos medrosos e fugitivos da quinta da paixão, e acuados e escondidos no final de semana da crucificação tornaram-se ousados.
Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.
Pedro ergue-se diante da multidão cheio de ousadia e prega a Palavra de modo que talvez, muitos de nós, hoje ao final do discurso fossemos até ele para repreendê-lo. Veja o que ele disse em um trecho de sua pregação:
Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis; sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos;
At 2.22-23
Podemos dizer que um legado do Pentecostes foi fazer dos discípulos anunciadores da Palavra de Deus na ousadia do Espírito Santo. Não é para ser anunciador da Palavra atrevido não. É para ser ousado na direção do Espírito Santo.
E, tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.
Como ser anunciador da Palavra de Deus com ousadia hoje? Pedro não tinha um púlpito e nem estava em um templo como este. Não tinha uma uma audiência que compartilhava de sua mesma fé em Cristo. Pedro fez uso da plataforma e oportunidade que ele tinha para fazer o nome de Deus conhecido.
Qual a plataforma e oportunidade que você tem para manifestar o Reino de Deus?
Você é um diretor, editor ou redator de um noticiário, revista ou programa?
Você é um diretor de escola, coordenador pedagógico ou professor?
Você é um escritor? Você é uma pessoa com influência nas redes sociais?
Você é um vendedor ou palestrante? Você é um consultor ou coach? Um profissional de segurança? homem ou mulher de negócios?
Você é um profissional de saúde? Um recepcionista?
Você é um porteiro? Uma secretaria do lar? Um pedreiro ou um servente? Um aposentado?
Onde quer que você esteja, há uma plataforma e uma oportunidade de você manifestar o Reino de Deus com ousadia no Espírito Santo.
Como você pode mudar o jeito de ser profissional e o jeito de fazer seu ofício considerando os princípios do Reino de Deus de modo a manifestá-lo em sua profissão?
Em seu discurso Pedro:
Afirmou a sobriedade de todos (não estamos embriagado pelo álcool e nem pelo fanatismo) At 2.15
Afirmou a biblicidade da experiência At 2.16-21
Afirmou a humanidade de Jesus e seu ministério At 2.22
Afirmou a soberania, provisão de Deus e o pecado do povo At 2.23
Afirmou a ressurreição e o poder de Jesus At 2.24 e fundamentou a ressurreição na profecia de Davi At 2.25-32
Afirmou a exaltação de Jesus a destra do Pai e a promessa do Espírito Santo At 2.33-36
A reação do povo foi:
Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos?
at 2.37
Resposta de Pedro:
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar. E com muitas outras palavras isto testificava e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.
Hec 2.38-
Alcance Universal da Salvação
Alcance Universal da Salvação
Pela presença de pessoas de todos os lugares At 2.5.
E essa salvação é expressa por Lucas tanto em quantidade quanto em qualidade.
Quantidade
De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas.
Qualidade
E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
Hec 2.42
E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
Poder de Deus, nos milagres e na vida dos crentes
Poder de Deus, nos milagres e na vida dos crentes
Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.
Palavra, pregada com liberdade e ousadia; alcance universal da salvação demonstrado nos aspectos geográficos e linguísticos e o poder de Deus operando maravilhas e transformando pessoas.
Palavra, pregada com liberdade e ousadia; alcance universal da salvação demonstrado nos aspectos geográficos e linguísticos e o poder de Deus operando maravilhas e transformando pessoas.
Palavra, pregada com liberdade e ousadia; alcance universal da salvação demonstrado nos aspectos geográficos e linguísticos e o poder de Deus operando maravilhas e transformando pessoas.