A inimizade de Deus
Sermon • Submitted
0 ratings
· 75 viewsAtravés da inimizade lançada por Satanás no coração do homem este tornou-se inimigo de Deus, mas pela graça divina pode tornar-se inimigo do mal mesmo contra as próprias tentativas de entregar-se por completo à Satanás, pois por intermédio do sacrifício de Cristo na cruz essa inimizade entre o homem e Satanás foi ratificada.
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO
Contexto: O homem e a mulher por livre vontade escolheram viver alienados de Deus. O homem caiu, mas a imagem de Deus ainda permanece no homem mesmo que desfigurada pelo pecado. A promessa do descendente da mulher que esmagaria a cabeça da serpente é o primeiro anúncio do evangelho de reconciliação entre Deus e o homem, possível através da morte de Jesus. Entretanto, a humanidade pecadora e petulante quer continuar em harmonia com a vida de pecado oferecida por Satanás. A necessidade do homem é aceitar e fortalecer a inimizade colocada por Deus no seu coração e assim manter-se amigo de Deus e inimigo de Satanás.
ARGUMENTAÇÃO
SATANÁS LANÇA AS SEMENTES DA INIMIZADE NO HOMEM
Satanás lança dúvida sobre a Palavra de Deus
Satanás lança dúvida sobre a Palavra de Deus
A serpente era Satanás disfarçado (). Vale ressaltar que Deus não deixou nossos primeiros pais desavisados quanto ao perigo que rodeava o jardim, pois em Deus colocou o homem no “jardim do Éden para o cultivar e o guardar”. Só se guarda algo que pode ser perdido, e assim Deus de algum modo deixou-os de sobreaviso contra algum intruso (cf. História da Redenção, p. 29-32).
Neste texto encontramos sete passos que distanciaram a humanidade de Deus e que nos aproximaram de Satanás.
O primeiro passo para o pecado é a desconfiança lançada sobre a Palavra de Deus: “É assim que Disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” ().
O segundo passo é colocar na Palavra de Deus aquilo que ela não diz: “Dele não comereis, nem tocareis nele...” ().
Satanás rejeita a Palavra de Deus
Satanás rejeita a Palavra de Deus
O terceiro passo para a pecado é a dúvida e a negação aberta à Palavra de Deus: “É certo que não morrereis” ().
Adão e Eva desobedecem a Palavra de Deus
Adão e Eva desobedecem a Palavra de Deus
O quarto passo é a distorção da Palavra de Deus, pois disse a serpente “que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos, e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal” ().
A Bíblia afirma que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus (). Eva desprezou tudo o que Deus havia oferecido ao casal, pois o próprio nome Éden significa “prazer”. Tudo o que o casal precisava para o seu prazer e felicidade já havia sido dado pelo Criador. Como afirma , “cada um é tentado pela sua própria cobiça”. Infelizmente o primeiro casal esqueceu-se que para obter sabedoria é necessário o “temor do Senhor” ().
“prazer” o que o casal precisava para o seu prazer e felicidade já havia sido dado pelo Criador. Como afirma , “cada um é tentado pela sua própria cobiça”. Infelizmente o primeiro casal esqueceu-se que para obter sabedoria é necessário o “temor do Senhor” ().
O quinto passo é a concupiscência dos olhos (), pois Eva viu que a “árvore era boa para se comer, agradável aos olhos” ().
O sexto passo do pecado é ceder a tentação: ela “tomou-lhe o fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu” ().
O sétimo passo do pecado é o seu resultado final: “Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si” .
DEUS COLOCOU UMA INIMIZADE NO HOMEM
O Plano da Salvação é estabelecido
O Plano da Salvação é estabelecido
Por aceitarem a tentação e caírem no engano nossos primeiros pais tornaram-se amigos de Satanás e inimigos de Deus. O popular jargão “O bem vence no final” encontrado nas histórias infantis é verdade no Plano da Salvação. Desde o princípio foi determinado que o descendente da mulher (Jesus) destruiria a serpente (Satanás) e que, haveria inimizade entre os seguidores de Satanás e Jesus.
2. O Plano da Salvação é concretizado
O Plano da Salvação é concretizado
O Plano da Salvação é concretizado
Com o “está consumado” () de Cristo na Cruz, a cabeça da serpente foi esmagada e sua derrota concretizada, pois “agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus” ().
O Plano da Salvação é vivido
O Plano da Salvação é vivido
Os fieis filhos de Deus vencem Satanás por causa do sangue derramado de Cristo (), que os “predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho” (). Através de Jesus, o seu povo é feito “raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus” ().
AS TENTATIVAS DE DESFAZER A INIMIZADE PELO HOMEM ()
Egoísmo ()
Egoísmo ()
Amar a si mesmo independentemente do outro é natural ao homem, entretanto vai totalmente contra o mandamento de Cristo de “amar o próximo” ().
Avarento: amor ao dinheiro ()
Avarento: amor ao dinheiro ()
Essa é uma forma de idolatria, pois coloca as posses em lugar tanto de Deus como do próximo. Assim é verdadeira a afirmação de Paulo que “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males” ().
Jactância: orgulho ()
Jactância: orgulho ()
No original significa “brilhar mais que algo”. Assim procuram para si louvor próprio, desconsiderando a outros que, supostamente, seriam menos importantes que ele mesmo.
Blasfêmia ()
Blasfêmia ()
Aqueles que proferem palavras abusivas e degradantes.
Desobediência aos pais ()
Desobediência aos pais ()
pede que os filhos se sujeitem aos pais. A falta de amor para com os pais demonstra não somente falta de consideração à autoridade humana, mas também a de Deus.
6. Irreverência
Irreverência ()
Irreverência ()
Aqueles que não possuem santidade fazem de si mesmos “pequenos deuses”.
Mais amigos dos prazeres: hedonismo ()
Mais amigos dos prazeres: hedonismo ()
Exaltação dos prazeres como o alvo da existência.
POR MEIO DE CRISTO A INIMIZADE É CONSOLIDADA NO HOMEM
Não amar o mundo ()
Não amar o mundo ()
“Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem com a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente” ().
O mundo nessa passagem é o sistema organizado por Satanás, caracterizado por rejeitar e opor-se a Deus, por isso, os cristãos devem opor-se a tudo aquilo que vai contra Deus.
A concupiscência da carne é tudo aquilo que tem por base nossa natureza pecaminosa.
A concupiscência dos olhos é aquilo que nos conduz à ganância e a cobiça.
A soberba da vida é a presunção, ostentação e vanglória em relação àquilo que se possui.
arrebata a discussão: “Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”.
Inimigos da serpente ()
Inimigos da serpente ()
pede que sejamos “sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar”. Somos inimigos do diabo (acusador) quando nos humilhamos “sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (, ).
Sujeitos a Deus
Sujeitos a Deus
Cristo afirmou que Satanás nada tem nEle (). Os seus acusadores o criticaram porque ele era “amigo de publicanos e pecadores” (). Entretanto o próprio Cristo afirmou em que “não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento”. Por isso, para sermos inimigos do mundo é necessário nos sujeitar à Deus ().
CONCLUSÃO
1. Como descendentes de Adão todos somos pecadores e inimigos de Deus. Assim a inclinação natural do homem é para a prática do mal. Entretanto Deus não nos deixou a mercê do pecado, pois colocou no coração da humanidade uma fagulha de inimizade contra Satanás.
2. A humanidade de modo geral procura fazer aquilo que lhe apraz, assim a consequência de uma vida pecaminosa desregrada é lealdade ao mundo e inimizade com Deus. O ser humano é chamado a refazer as pazes com o Criador e assim tornarem-se novamente Filhos de Deus.
3. A profecia de se relaciona especificamente com o sacrifício de Cristo na cruz. Deste modo, para sermos inimigos do mundo e amigos de Deus precisamos receber na vida os méritos do Segundo Adão, isto é, Cristo Jesus.
4. Não deseja você ser amigo de Deus e inimigo do mundo?
Inicial: Amigo mui precioso – 106 / Perto de Jesus – CD Jovem 2003
Final: Achei um grande amigo – 88 / Fiel a toda prova – CD Jovem 2005