A Rebelião da Alma

Os Salmos  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 106 views
Notes
Transcript
Handout

Introdução

Este salmo foi escrito por Davi quando fugia do seu filho Absalão. A historia está descrita em 2 Sm 15-18. (O contexto que Davi escreve o salmo)
Este salmo foi escrito por Davi quando fugia do seu filho Absalão;
Este é um salmo escrito por Davi após fugir da rebelião efetuada por seu filho Absalão; reagiu de tal forma ao lidar com a traição e o medo:
A historia está descrita em 2 Sm 15-18;
A historia está descrita em 2 Sm 15-16;
O contexto que Davi escreve o salmo;
O contexto que Davi escreve o salmo
Dias de Glória, Dias de Lutas!
Charlie Brown Jr. cantava uma música cujo o título era ‘Dias de lutas, dias de glória’, mas no caso de Davi o título de sua música está mais para ‘Dias de glória, dias de lutas’!
Davi era o rei mais importante de Israel, seu reinado foi um tempo inimaginável para o povo, onde a conquista, a glória e as inúmeras batalhas vitoriosas eram cantadas em canções pelas crianças na rua.
Ele havia derrotado diversos exércitos inimigos, incluindo seus melhores guerreiros, os Filisteus e Golias foram apenas os primeiros.
Ele fez Israel aumentar consideravelmente seu território geográfico e tornou seu nome famoso entre as nações. Todos queriam ser como Davi! (2 Sm 8.1-14)
Porém imagino a manhã que Davi acordou e foi informado que uma rebelião havia estourado em seu reino.
Davi está
Talvez, de imediato, ele não tenha levado muito a sério o que estava ouvindo, ou talvez, não foi algo que lhe trouxe muita preocupação de inicio. Davi era um homem acostumado com revoltas, lutas e combates. Aquela só seria mais uma entre tantas que já aconteceram e que saiu vitorioso que não tinha necessidade de se preocupar.
Contudo, há um detalhe, essa não é uma rebelião qualquer. Todo exército precisa de um comandante para lidera-los e para surpresa de Davi, o líder da revolta não é um dos seus inimigos declarados, nem mesmo alguém desconhecido e ambicioso atrás de fama e poder que deseja tomar o reino.
A revolta é planejada nada menos do que por seu próprio filho, Absalão. Aquilo deve ter sido como o céu desabando por cima de sua cabeça! Uma revolta armada por seu próprio filho. Que dor Davi não sentiu em seu coração. A traição vindo da sua própria casa!
Que dor Davi não sentiu em seu coração. A traição vindo da sua própria casa!
(Por que digo isso? O problema com Absalão não começou aqui, começou bem lá trás, quando Davi deixou de tomar providências acerca da violência sexual praticada por seu outro filho Amnon a sua irmã Tamar).
Cuidado, coisas não resolvidas no passado adoram acordar as pessoas de manhã logo cedo dizendo: - Bom dia, estou de volta!
uando Davi deixou de tomar providências acerca da violência sexual praticada por seu outro filho Amnon a sua irmã Tamar).
- Bom dia, estou de volta! podem aparecer de uma hora para outra sem avisar.
Você já foi traído por alguém?
Você já foi traído por alguém?
Já foi desapontado por uma pessoa que amava muito?
a. Informar o contexto que Davi escreve o salmo;
Mas essa não era apenas uma guerra declarada contra o rei de israel, era uma guerra declarada contra o próprio Davi. Era uma guerra pessoal. Por que?
Por que? O problema com Absalão não começou aqui, começou bem lá trás, quando Davi deixou de tomar providências acerca da violência sexual praticada por seu outro filho Amnon a sua irmã Tamar).
O problema de Absalão com seu pai não começou aqui, começou bem lá trás, quando Davi deixou de tomar providências acerca da violência sexual praticada por seu outro filho Amnom a sua irmã Tamar. (2 Sm 13.1-22)
Absalão revoltado contra o pai que nada fez, após dois anos decide fazer vingança com suas próprias mãos e mata seu irmão Amnom. (2 Sm 13.23-33) Em seguida foge e se refugia em uma cidade chamada Gesur, onde permaneceu por cerca de três anos. (2 Sm 13.37-39)
Passado algum tempo ele volta para Jerusalém ( 2 Sm 14.21-24), tem três filhos e uma filha, e adivinhe o nome que ele dá a criança? Tamar! ( 2 Sm 14.27)
Passado seis anos ( 2 Sm 14.28; 15.7), quando todos achavam que o problema já tinha se resolvido, que estava tudo certo, bum, explode a revolta! ( 2 Sm 15.1-18) Absalão quer tomar o reino e destronar seu Pai!
Cuidado, coisas não resolvidas no passado adoram acordar as pessoas de manhã logo cedo dizendo: - Bom dia, estou de volta!
E quando isso acontece, dói demais, essas coisas doem no fundo da alma!
Naquela manhã Davi saiu as pressas do palácio, como um fugitivo, correndo risco de vida e sem ao menos saber o que iria a acontecer dali para frente. De fato essa não é a melhor maneira para se começar um dia. ( 2 Sm 15.14-18)
Há dias que o amanhecer traz consigo noticias nem um pouco agradável e você precisa está preparado!
De fato essa não é a melhor maneira para se começar um dia. Entretanto, o dia já havia começado e seguir em frente era necessário, mas o que fazer daqui por diante? Como tratar essa questão?
O dia já havia começado e seguir em frente não era somente preciso, era necessário! Mas o que fazer daqui por diante? Como tratar essa questão?
Há dias que o amanhecer trará consigo noticias nem um pouco agradáveis e você precisará está preparado!
Você já acordou assim?
Já acordou algum dia e apenas uma noticia que recebeu modificou sua vida completamente? Que a notícia que recebeu soou mais como se fosse a voz de um exercito furioso se levantado contra você querendo lhe destruir? E o pior, que esse exercito não estava somente lá fora marchando em sua direção, mas para sua tristeza e agonia, estava dentro de você, em seu coração e na sua alma?
Foi assim que Davi se sentiu. Não era apenas uma revolta acontecendo lá fora, era uma revolta lá fora e ao mesmo tempo aqui dentro, no interior de sua alma. Uma rebelião em seus sentimentos!
Ele faz uma lamentação:
Salmo 3.1 ESV
O Lord, how many are my foes! Many are rising against me;
Obviamente, a referência direta aqui é ao numeroso exército que Absalão conseguiu reunir em torno de si para iniciar a rebelião ( 2 Sm 15.13 ).
Eles marcham em direção a Jerusalém entoando canções de guerra cujas letras objetivavam levar medo e pavor por onde passavam e principalmente ao oponente. O que é que eles diziam nessas canções?
Davi mesmo informa:
Salmo 3.2 ESV
many are saying of my soul, “There is no salvation for him in God.” Selah
Contudo, é interessante saber que está palavra ‘inimigo’ ou ‘adversário’ tem como sentido os seguintes significados no dicionário português (Michaelis):
“Que é contrário; adverso, hostil”.
“Que se encontra em oposição; adversário”.
“Pessoa que tem inimizade, hostilidade a alguém e quer seu mal”.
Por extensão: “Aquilo que prejudica, que é destrutivo, nocivo”.
E quanto ao seu significado no contexto bíblico, podemos encontrar os seguintes conceitos que envolve a palavra inimigo ou adversário:
“Aflição, angústia, aperto, estreito, tristeza, tribulação e dificuldade”.
Portanto, inimigo ou adversário, não se refere apenas a um oponente no sentido literal, mas a qualquer força ou sentimento que representa uma ameaça ou destruição da confiança e comunhão com Deus.
Tudo que se levanta contra nós e que tenta destruir nossa comunhão ou mesmo roubar nossa confiança em Deus são nossos inimigos!
Nesse aspecto, não é apenas Davi que tem muitos inimigos, mas todos, que assim como ele também são servos de Deus!
Portanto, a depressão, a frustração, a traição, o desapontamento, a desilusão e todas as coisas semelhantes a essas são como inimigos para nossa alma .
Portanto, a depressão, a frustração, a traição, o desapontamento, a desilusão e todas as coisas semelhantes a essas são como inimigos para nossa alma .
Quem já sofreu na mão de algum desses inimigos sabe que o sentimento que essas coisas provocam é semelhante a um estouro de uma guerra dentro da pessoa!
Você ouve não de fora, mas de dentro:
Deus não vai te ajudar!
As palavras do verso 07 onde ele pede para quebrar o queixo e os dentes, remete a um tipo de sentimento que é semelhante a imagem de um animal feroz que ao rosnar os dentes para presa encurralada pronto para devorar-la demostra sua força, violência e disposição para o ataque.
Não há esperança para você!
Dessa vez não tem como escapar!
As palavras do verso 07 onde ele pede para quebrar o queixo e os dentes, remete a um tipo de sentimento que é semelhante a imagem de um animal feroz que ao rosnar os dentes para presa encurralada pronto para devorar-la demostra sua força, violência e disposição para o ataque.
Como lidar com esses sentimentos? Ou como reagir a essas vozes?

I. Chore! Davi Chorou! (Ao Senhor clamo em alta voz…v.4)

Sl 3.4
Salmo 3.4 NIV
I call out to the Lord, and he answers me from his holy mountain.
Salmo 3.4 ESV
I cried aloud to the Lord, and he answered me from his holy hill. Selah
Salmo 3.4 NASB95
I was crying to the Lord with my voice, And He answered me from His holy mountain. Selah.
a. Informar o contexto que Davi escreve o salmo;

1. Chorar não é fraqueza, é externalizar sentimentos!

a. Informar o contexto que Davi escreve o salmo;
Os Salmos são carregados com esse tipo de comportamento. (mostrar exemplos)
b. Salientar a frustação e o medo diante da traição do seu filho;
b. Salientar a frustação e o medo diante da traição do seu filho;
Salmo 77.1 NIV
I cried out to God for help; I cried out to God to hear me.
; ;
Salmo 142.1 NIV
I cry aloud to the Lord; I lift up my voice to the Lord for mercy.
;

2. Precisamos chorar mais, os Salmos nos ensina isso;

c. Como lidar com tais sentimentos?
c. Como lidar com tais sentimentos?

2. Precisamos chorar mais, os Salmos nos ensina isso;

Tenho visto nos Salmos uma necessidade maior de chorar, precisamos chorar mais;
Preferimos mais o riso do que o choro, mais sorrisos do que lágrimas;
Sempre queremos mais risos, somos até incentivados a rir para vida;
Você conhece o Smiley?
É a imagem desse pensamento;
Mas há um detalhe, o riso pode ser falso mas dificilmente serão as lagrimas.
É bem mais fácil ser ator na alegria! Fingir que está tudo bem com um sorriso é nossa maior especialidade.

3. Precisamos Demonstrar o que sentimos!

O choro tem esse aspecto pedagógico!
Mostra que não somos tão fortes como imaginamos.
Quem não chorou na vida ainda não sabe o que é viver!
A vida começa e termina com lágrimas já pensou nisto?!
Quem passou pela vida em branca nuvem E em plácido repouso adormeceu, Quem não sentiu o frio da desgraça, Quem passou pela vida e não sofreu, Foi espectro de homem, e não homem, Só passou pela vida, não viveu.
Francisco Otaviano

4. Mas, cuidado para não se tornar um chorão!

4. Mas, cuidado para não se tornar um chorão!

Há contudo uma ressalva que é preciso ser feita, para que ninguém se torne um bebê chorão por ai: Davi não chorou por qualquer coisa!
Davi não chorou por qualquer coisa! tem gente que chora por qualquer coisa e ao ouvir isto pode se sentir legitimada para continuar assim. não! chorar muito não tem nada haver com chorar quando é para chorar; chorar muito geralmente tem haver com instabilidade emocial, com alguem que não sabe lhe dá bem com os sentimentos e emoções; em outras palavras, são imaturas! já viu criança? chora por tudo! seu choro é a expessão de seus sentimentos descontrolados; a medida que vão crescendo e amadurecendo vão controlando o choro, aprendem que não precisam chorar para se expressarem; o choro aqui é de alguem maduro, que tem controle emocional, que chora mas não fica só chorando;
Tem gente que chora por qualquer coisa e ao ouvir isto pode se sentir legitimada para continuar assim!
Chorar muito não tem nada haver com chorar quando é para chorar;
Chorar muito geralmente tem haver com instabilidade emocional, com alguém que não sabe lhe dá bem com os sentimentos e emoções; Em outras palavras, são pessoas imaturas!
Já viu criança pequena? Chora por tudo! Seu choro é a expressão de seus sentimentos descontrolados; Porém a medida que vão crescendo e amadurecendo vão controlando o choro, aprendem que não precisam chorar para se expressarem;
O choro aqui é de alguém maduro, que tem controle emocional, que chora mas não fica só chorando;
Refletindo:
- Você tem chorado diante do Senhor?

II. Relaxe! Davi descansou! (Eu deitei e dormir...v.5)

1. É nosso maior desafio! Quem consegue facilmente?

Nossa tendência ao controle rouba-nos a paz e tranquilidade;
Somos tentados a agir, a ter que fazer alguma coisa, mas as vezes, fazer alguma coisas é não fazer nada!
Veja 2 Sm 16.5-14.

A- Descansar não é cruzar os braços, é compreender a soberania de Deus no controle de todas as coisas.

Muitos não fazem nada com a desculpa que estão esperando em Deus;
Descansar em Deus pode significar ter que trabalhar duro. levantar mais cedo, largar mais tarde.
Descansar em Deus é fazer sua Parte!

B - Descansar é ter cuidado com os conselhos que te induzem a uma ação precipitada e fora da vontade de Deus!

Descansar é ter cuidado com as vozes que damos ouvido!
A quem você tem ouvido?
Quais são os conselhos que você tem dado ouvido?
Quem são seus conselheiros? Eles são amigos de Deus?
ou a de amigos e pessoas de sua confiança?

III. Levantou (Eu levantei....v.5b)

IV. Confiou (Eu não terei medo...v.6)

1. Confiar não significar fechar os olhos para a realidade dos problemas

Veja que ele diz que não vai temer os milhares que se levantam contra ele, isto significa que sabia do que estava se passando, ele era realista com o problemas;
Muitos preferem fechar os olhos ou se apoiar em uma fé cega, mas isso não é confiança!

2. Confiar significar entender a situação mas compreender que independente de qual seja a situação, Deus é poderoso para fazer milagres!

5.
Related Media
See more
Related Sermons
See more